20 de outubro de 2011, em Noticiário Internacional, por Guilherme Poggio
![Imagem](http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/10/Eurofighter-300-in-service-foto-EADS-580x391.jpg)
O 300º Eurofighter Typhoon produzido pelas quatro empresas parceiras das consórcio europeu foi entregue no dia 18 de outubro pela Cassidian para a Força Aérea espanhola (Ejercito del Aire). Este marco faz do Eurofighter Typhoon a única aeronave da nova geração de caças multifunção a alcançar a impressionante cifra de 300 exemplares em serviço.
O Eurofighter Typhoon – desenvolvido e fabricado pela Cassidian na Alemanha e na Espanha, pela BAE Systems no Reino Unido e pela Alenia Aeronautica da Itália – agora estão em serviço em todo o globo com 16 unidades em seis forças aéreas, substituindo 11 tipos de aeronaves. Isto confirma o Eurofighter não só como o melhor avião multi-tarefa disponível no mercado mundial, mas também a solução de valor mais eficaz e melhor para atender às exigências de defesa aérea das forças aéreas e nações em todo o mundo.
Até a presente data, a frota completou mais de 130.000 horas de vôo com disponibilidade operacional bem acima da média e desempenho operacional incomparável que foi demonstrado recentemente durante as operações sobre a Líbia.
O Eurofighter Typhoon é a aeronave escolhida pelo Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Arábia Saudita e Força Aérea austríaca.
O evento coincide com o Seoul Air Show 2011, onde o Eurofighter está exibindo as suas capacidades para apoiar a campanha para o projeto FX-III onde o Ministério da Defesa daquele país pretende comprar cerca de 60 caças de última geração com o objetivo de tê-los em serviço operacional em 2016.
Enzo Casolini, CEO da Eurofighter GmbH, disse: “este marco é outro exemplo importante de como bem-sucedido este consórcio europeu é. O programa, a maior colaboração industrial na Europa, é um brilhante exemplo do que pode ser alcançado através da cooperação, reunindo capacidades europeias; garantir milhares de empregos a longo prazo e gerando um impacto econômico positivo para as nações clientes”.
Com uma carteira de encomendas de 707 aeronaves, este é o maior programa de cooperação militar da Europa e oferece tecnologia de ponta, reforçando a indústria aeroespacial europeia na competição global.
Mais de 100.000 empregos em 400 empresas são garantidos pelo programa. A Eurofighter GmbH Jagdflugzeug gerencia o programa em nome das empresas parceiras do consórcio Eurofighter: Alenia Aeronautica / Finmeccanica, BAE Systems, EADS CASA e EADS Deutschland, maiores empresas aeroespaciais da Europa com um volume de negócios total de aproximadamente 120 mil milhões de Euros (2010).
FONTE/FOTO: EADS
Leia mais (Read More): Espanha recebe o 300º Typhoon produzido pelo consórcio Eurofighter | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil