Bélgica
Ataque no centro de Liège faz seis mortos e mais de 120 feridos
Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas num ataque ocorrido no centro da cidade belga de Liège. Um indivíduo disparou e lançou granadas contra uma das principais praças da cidade. O ataque foi levado a cabo apenas por um homem, que acabou por se suicidar. As autoridades já fizeram saber que não se tratou de um atentado terrorista mas antes da obra de um único indivíduo
O atacante lançou diversos engenhos explosivos - do tipo thunderflash - e disparou uma Kalashnikov contra várias pessoas reunidas em torno da Praça de Saint-Lambert, muito movimentada à hora do ataque (por volta das 12h30 locais, mais uma hora que em Lisboa) até porque está lá instalada actualmente uma feira de Natal.
Inicialmente foram confirmadas cinco vítimas mortais, entre elas o atacante que se suicidou, identificado como Nordine Amrani, de 33 anos, e que já estava sinalizado pela polícia da cidade. O homem tinha sido condenado em 2008 pelo tribunal local a 58 meses de prisão efectiva por posse de armas e cultivo de cannabis mas encontrava-se actualmente em liberdade condicional.
As restantes vítimas mortais foram identificadas como sendo uma mulher de 75 anos, que morreu no hospital, e dois adolescentes: um de 15 anos, que morreu no local, e um de 17 anos, que também acabou por morrer no hospital. Mais tarde o jornal Le Soir noticiou a morte de um bebé de 23 meses na sequência do ataque que, segundo fontes hospitalares, causou pelo menos 123 feridos.
Ao contrário do que havia sido veiculado inicialmente, não houve três mas apenas um atacante. Esta informação foi confirmada à AFP pelo centro federal belga para as emergências.
Imediatamente após o ataque toda a área da Praça de Saint-Lambert foi fechada aos peões e ao trânsito pela polícia, que só deu a situação por controlada por vota das 14h50 (hora local).
Após o ataque, muitos transeuntes refugiaram-se nas lojas circundantes.
A ministra do Interior, Joëlle Milquet, e o recém-empossado primeiro-ministro, Elio Di Rupo, deslocaram-se a Liège, onde lamentaram o sucedido e expressaram os seus sentimentos às vítimas e respectivas famílias.
Atentado na Bélgica
Moderador: Conselho de Moderação
- FoxTroop
- Sênior
- Mensagens: 1477
- Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Atentado na Bélgica
Um atentado em Liege, em contornos que lembram o massacre na Noruega.
- FoxTroop
- Sênior
- Mensagens: 1477
- Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Re: Atentado na Bélgica
Autor dos disparos suicidou-se
Dois senegaleses mortos num ataque racista em Florença
Um homem com cerca de 50 anos que teria ligações à extrema-direita matou a tiro dois vendedores ambulantes senegaleses e feriu outras três pessoas em dois mercados de Florença (centro de Itália) antes de se suicidar
Gianluca Casseri, originário de Pistoia (Toscânia), segundo o site do jornal “Corriere della Sera”, iniciou o ataque num mercado situado na Piazza Dalmazia, no norte da cidade. Aí abriu fogo, matando os dois vendedores ambulantes e ferindo um terceiro que foi hospitalizado em estado considerado grave.
Segundo testemunhas, citados no “La Repubblica”, o autor dos tiros chegou ao local ao volante de um carro branco, disparou três tiros, entrou de novo no carro e abandonou o local.
Depois de ter deixado a Piazza Dalmazia, Casseri dirigiu-se ao mercado de San Lorenzo, no centro histórico da cidade, onde voltou a abrir fogo, provocando dois feridos. De seguida suicidou-se com a sua arma, uma Magnum 357.
Depois da tragédia, um cortejo espontâneo de 200 pessoas, na sua maioria de origem senegalesa e próximos das vítimas, partiu da Piazza Dalmazia em direcção ao centro da cidade, gritando “Vergonha! Vergonha!” e “Racistas!”.
Indignado, um dos manifestantes lamentou a morte de inocentes: “Eles vinham para aqui vender muitas vezes e não incomodavam ninguém”, disse citado pela AFP.
- jumentodonordeste
- Sênior
- Mensagens: 3226
- Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
- Localização: SP
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
- FoxTroop
- Sênior
- Mensagens: 1477
- Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Re: Atentado na Bélgica
Por isso é que a construção de uma verdadeira União Europeia tem de ser muito bem calculada e balanceada, com rumos e metas a terem de ser muito bem pesados e não o tipo de construção europeia que levou a ponto onde estamos hoje. Há tempo para emendar e tomar um rumo com futuro para as coisas. Se a coisa implodir agora, pode ser um retrocesso na Europa que pode ser comparável (salvaguardando as devidas proporções) ao colapso do Império Romano. Um avançar da construção europeia sem tomar em atenção todas as condicionantes que nos levaram a este ponto, pode ser o passo para a criação de uma gigantesca Jugoslávia com um fim terrível, deixando terreno livre para os demagogos populistas e terminando numa balcanização.jumentodonordeste escreveu:É a sementinha que vai destruir a Europa, mais uma vez.