Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

Re: Super Hornet News

#4561 Mensagem por Carcará » Qui Out 27, 2011 11:19 am

kkkkk! Para os imortais, imediatamente! [003]




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#4562 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Out 27, 2011 11:31 am

É brincadeira, mas é sério. :?




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Super Hornet News

#4563 Mensagem por EDSON » Qui Out 27, 2011 12:36 pm

[018] [018] essa foi foda. Não me aguentei.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19076
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2038 vezes
Agradeceram: 2579 vezes

Re: Super Hornet News

#4564 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 05, 2011 9:10 pm



Boeing revela mais detalhes do ‘International Roadmap’ do Super Hornet


Segundo o site Aviation Week, engenheiros da Boeing revelaram mais detalhes do “International Roadmap” do caça F-18 Super Hornet. O nome entre aspas refere-se ao programa que visa incorporar melhorias no caça para possíveis clientes internacionais. A revelação dos detalhes aparece na esteira das reações da Boeing e da Lockheed Martin (fabricante do F-35) após a eliminação das duas empresas norte-americanas na competição do novo caça da Índia. E também estão relacionados à busca de negócios, pela Boeing, em países que não são parceiros do F-35, como é o caso do Japão.

Diversas forças aéreas buscam novos caças e não estão interessadas apenas no desempenho dos radares e aviônicos, mas também nas capacidades de combate dos caças em engajamentos além do alcance visual (BVR). A intenção da Boeing, com esse programa, é aprimorar a célula básica do Super Hornet para melhor razão empuxo / peso, aceleração, agilidade, manobrabilidade, persistência no combate, características furtivas (baixa observação) e capacidades de sensores.
Um foco de melhorias está nos novos tanques conformais (CFTs). De acordo com cálculos preliminares, um Super Hornet com dois CFTs e um tanque externo central, convencional, teria o mesmo raio de combate que hoje só pode ser atingido com três tanques externos. O posicionamento dos CFTs no dorso, próximos ao centro de gravidade da aeronave, permite esse desempenho e também reduz a quantidade de trabalhos de ajustes aerodinâmicos (trim) realizados pelos estabilizadores horizontais, o que permite um menor arrasto gerado por esses estabilizadores.

Além disso, os CFTs não requerem modificações no programa (software) de controle de voo, segundo a Boeing, embora a confirmação só possa ser feita após testes de voo e em túnel de vento. Os primeiros esforços deverão ser completados ao final deste ano, com outra bateria de testes em 2012, segundo os engenheiros.


Além dos CFTs, a Boeing também está promovendo a substituição dos pilones e pontos duros da fuselagem e asas do F-18 por casulos porta-armamentos (Enclosed Weapons Pods – EWPs), cada um deles capaz de carregar quatro mísseis BVR AIM-120 Amraam, uma bomba de 2.000 libras ou duas de 500 libras.

Segundo a Boeing, ainda que cada EWP tenha um peso vazio planejado de 370 kg, essa “adição” é mais do que compensada pela eliminação de pilones e trilhos de lançamento, as melhorias aerodinâmicas decorrentes, assim como a diminuição da seção reta radar. Com dois EWPs sob as asas e um sob a fuselagem, o Super Hornet pode carregar 12 mísseis BVR Amraam, além dos dois AIM-9Xs das pontas das asas para engajamentos WVR.

Porém, os EWPs precisam ainda ser certificados para uso em voos supersônicos e fatores de carga em combate. Além disso, a Boeing ainda não se decidiu se vai modificar um Super Hornet existente para testar os CFTs e / ou os EWPs em voo. A Boeing também precisa detalhar suas estimativas de ganho em desempenho para o Super Hornet equipado com uma versão melhorada General Electric F414, em conjunto com o “Transonic Flight Quality Improvement wing package”, CFTs e EWPs.

Mas a empresa afirma que o tempo de aceleração da velocidade de cruzeiro para velocidade supersônica na faixa de Mach 1,3-Mach 1,5 será reduzido, dependendo da configuração e altitude da aeronave. Essa redução, comparada a um Super Hornet convencional, poderá ser entre 2 a 3,5 vezes. Durante uma missão típica de patrulha aérea de combate, em altitudes próximas a 40.000 pés, o tempo necessário para acelerar da velocidade de patrulha para a de combate supersônico deverá ser reduzida de 2 a 3 vezes.

Embora esteja claro que um Super Hornet assim modificado vai voar, acelerar, manobrar com potência de sobra, comparado ao atual Super Hornet nos mesmos envelopes de voo, até o momento o conceito do “International Roadmap” conta com fundos de pesquisa e desenvolvimento da própria Boeing. A empresa deseja um cliente para financiar mais desenvolvimentos e integrações, assim como os testes dessas melhorias.



http://72.10.53.129/




Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: Super Hornet News

#4565 Mensagem por Petry » Sáb Nov 05, 2011 11:44 pm

Está parecendo uma propaganda da Tigre: "fuja do mico". O F-18 deve vir com esse mico, ehgeheheh.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Super Hornet News

#4566 Mensagem por Penguin » Seg Nov 14, 2011 6:40 pm

Os EAU tb solicitaram informações a Boeing...

DUBAI: Boeing throws F-15, F/A-18 into UAE fighter modernisation mix

http://www.flightglobal.com/news/articl ... ix-364787/




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Super Hornet News

#4567 Mensagem por Penguin » Seg Nov 14, 2011 6:45 pm

Boeing Looks Beyond JSF
Posted by Bill Sweetman at 11/14/2011 5:53 AM CST
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... d=blogDest

Boeing director of international market development Richard McCrary delivered a thought-provoking paper to last week's Defence IQ Fighter Conference in London. Coming from a philosophy graduate and SR-71 pilot who led Boeing's campaign to sell the Super Hornet to Australia, it's worth attention.

McCrary advanced a concept that was new to me: the idea of a "half-life of technology":

The point at which break-through characteristics that can have a disruptive effect and provide a dominant capability are effectively countered, emulated, exploited and/or copied; thus devolving to a desirable design characteristic, a necessary but insufficient design element.

Jet engines, swept wings and supersonic speed have all passed through this phase, McCrary notes. There is also the risk that the high cost of making new technology work will result in a disruptive technology that is not fielded in large enough numbers to be dominant -- where McCrary draws a comparison between the Me262 and F-22.

"We spent the Russians into the dirt," McCrary says, but adds that "we are on the same trajectory ourselves". Out of almost 2400 stealth aircraft planned in 1980s programs, the US procured 267.

The rising cost of combat aircraft, too, could be putting allies out of the airpower business, McCrary suggests. If the number of aircraft that can be afforded don't allow for the basics of capability -- for instance, the ability to sustain a homeland defense QRA and provide aircraft to a coalition at the same time.

The alternative approach is evolutionary, McCrary suggests, but with a twist -- the parallel development of a new platform that can exploit the investment in evolved systems.

Imagem

He gave two examples: Sukhoi, evolving the T-10B design into the Su-35S while working on the T-50 next-generation platform, and Boeing, with the "international roadmap" version in parallel with one of the strange tailless beasts that have been appearing on Boeing charts for about a year.

Imagem

Two thoughts:

First, I am beginning to see outlines of a strategy that reflects the possibility that the US Navy will forgo the F-35C (and possibly the B) in favor of an improved Super Hornet. The next step would be to pursue the next manned aircraft -- quite possibly with something that, initially, shares electronics and propulsion with the F/A-18. That was basically how the Super Hornet itself started.

Second, taking off from McCrary's "necessary but not sufficient" comment, it's possible to see the dynamic that has driven increasing size, complexity and cost over decades. Jet propulsion, radar and guided missiles, supersonic speed, agility and now stealth all have seen fighter size and power ratcheted upwards. However, that's not a process that can continue indefinitely. Reining in requirements is one answer.

However, another -- fleet-wide -- solution could be glimpsed in a few comments at the conference. As Brig Gen Silvano Frigerio of Italy pointed out, a Libya-style operation does not demand high-end fighters -- and the operating cost of those aircraft can make a long campaign hugely burdensome.

RUAG briefed on its plans to modernize F-5s for roles such as homeland defense and lead-in training. And McCrary himself commented that the Gripen is "the last affordable modern fighter" -- while adding that in his view the larger NG was a mistake, "pushing them out of that market sector".




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Super Hornet News

#4568 Mensagem por GDA_Fear » Seg Dez 05, 2011 8:36 pm


Boeing Recebe Contrato de Desenvolvimento de Sistema IRST para o F/A-18E/F


Novo sistema de Busca e Rastreamento Infravermelho (IRST) para o Super Hornet pode detectar e rastrear alvos múltiplos em sistemas inibidores de radares


ST. LOUIS, 22. Nov, 2011 – A Boeing recebeu contrato de US$ 135 milhões da Marinha Americana para desenvolvimento e produção do sistema de sensores infravermelhos para busca e rastreamento (IRST, sigla em inglês) do F/A-18E/F Super Hornet.

O sistema IRS do Super Hornet é composto por um sensor passivo de longo alcance, capaz de localizar e detectar emissões infravermelhas. O sistema pode rastrear múltiplos alvos simultaneamente e possibilita aumento na eficiência de estabelecimento de alvos ar-ar. O sistema IRST permite ao usuário identificar ameaças avançadas, até mesmo se tiverem equipamentos para enganar radares.

O IRST é um importante elemento para o plano de voo dos F/A-18E/F Super Hornet Bloco II da Marinha Americana, uma série de melhorias de capacidade que asseguram ao Super Hornet vantagens em relação a ameaças conhecidas e futuras da próxima década. O sistema IRST está programado para alcançar capacidade operacional em 2016.

“As equipes de IRST do F/A-18E/F compartilham foco absoluto em entregar essas capacidades”, destaca Tim Adrian, gerente do programa IRST na Boeing. “Entregaremos um potente sensor totalmente integrado à avançada arquitetura de sistemas do F/A-18E/F, e, ao mesmo tempo, garantir que o sistema IRST seja compatível, sustentável e interoperativo para a Marinha”.

Estão subcontratadas pela Boeing para o desenvolvimento do sistema IRST a Lockheed Martin [NYSE: LMT] (que produzirá o sensor IRST); a GE Aviation [NYSE: GE] (fornecedora do adaptador para tanque de combustível onde o sensor será instalado); e a Meggitt Defense Systems Inc., Irvine, Calif. (que cuidará do resfriamento e montagem da unidade).

Imagem




Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: Super Hornet News

#4569 Mensagem por kekosam » Ter Dez 13, 2011 6:03 pm

Cara, pode até ser bom... mas que fica estranho, pra não dizer escroto, o IRST nesta posição.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62011
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6451 vezes
Agradeceram: 6805 vezes
Contato:

Re: Super Hornet News

#4570 Mensagem por Túlio » Ter Dez 13, 2011 6:16 pm

Pois é, parece mais para busca ar-superfície. Pelo jeito, ao menos em interceptações o nosso caça terá de estar voando bem mais alto que os inimigos para poder detectá-los discretamente com o IRST... 8-] 8-] 8-] 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: Super Hornet News

#4571 Mensagem por Justin Case » Ter Dez 13, 2011 6:19 pm

Amigos,

A posição me parece bem adequada para a função FLIR.
Já para o uso ar-ar (IRST), há o problema de sombreamento dos alvos que exigiriam look-up.
Outro problema que pode ser crítico é a vibração do conjunto óptico. Essa vibração pode causar que as imagens fiquem desfocadas e percam definição em azimute.
Creio que também seria trabalhosa a instalação do conjunto no tanque. Assim como para os canhões, para o HUD e outros equipamentos que requerem precisão em azimute; sempre é necessária a tarefa de "harmonização" que é o alinhamento preciso do equipamento com as linhas de referência de cada aeronave específica. Cada equipamento não é dimensionalmente idêntico ao anterior e esse assunto é ainda mais crítico se for instalado em um tanque, que é instalado em um pilone, que é instalado em uma estação de carga da aeronave.
A instalação no nariz também não seria simples, pois a aeronave não foi concebida para isso. O "dome" que vemos nas aeronaves que têm IRST é apenas a ponta de um iceberg que está por baixo. Há necessidade de espaço para o hardware, requisitos de carga elétrica, de disponibilidade de refrigeração, etc.
Em suma, um IRST é um problemão para qualquer aeronave que não foi concebida para tê-lo desde a fase de projeto.
Abraços,

Justin




Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#4572 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 13, 2011 6:22 pm

Imagem

Cabe isso e muito mais. :wink: 8-]




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Super Hornet News

#4573 Mensagem por Andre Correa » Ter Dez 13, 2011 6:24 pm

Eu já acho muito estranho por cima, como no Sukkoi e Rafale... Acho que tal como nesse SH, e no F-35, tem maior visibilidade estando embaixo... mas sei que já rendeu muita discussão sobre isso aqui...


[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#4574 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 13, 2011 6:26 pm

No F-18 só não está ali por falta de espaço e do canhão.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62011
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6451 vezes
Agradeceram: 6805 vezes
Contato:

Re: Super Hornet News

#4575 Mensagem por Túlio » Ter Dez 13, 2011 6:32 pm

Principalmente o canhão. Não tinha lugar PIOR para instalarem?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder