Enlil escreveu:GDA_Fear escreveu:Eu na minha hulmilde opinião acho que ainda se substima muito a Embraer muito mesmo.

Não, temos que ser realistas, não é uma questão de subestimar mas pura e simplesmente de custos. Seria muito mais viável fabricar um caça sob licença do que projetar um. A Embraer não tem experiência na área supersônica, a demanda doméstica não bancaria os custos do projeto e ainda entraria em um portfólio dominada por gigantes da área de defesa com ampla experiência na fabricação de aviões de combate. Um passo de cada vez, seria muito mais sensato fabricar sob licença um 4G++ e a partir dessa experiência partir para um de 5G nacional em parceria com outro(s) país(es).
Aliás, não é esse o propósito do FX-2?
A Embraer não dá ponto sem nó

.
O problema é que ja aparacem rumores que o FX pode estar indo a pique... Mas talvez sejam só boatos.
[].
.."a FAB deveria discutir o projeto do novo caça com a Embraer e comprar dela o novo avião. O que a empresa não souber fazer, ela pode desenvolver em parceria, garantindo o domínio do projeto em suas mãos."
Se houverem parcerias e investimentos nesse caça nacional não vejo porque não sair. Se o governo injetar $$$ como se especula, afinal essa idéia pelo que entendi está partindo do governo, não vejo porque não, a Embraer faria hoje o que faz com o Super Tucano, aprender a dominar os sistemas sensíveis depois é uma outra etapa, e só fortaleceria a indústria bélica brasileira, vai sair caro ? Sim, mas quem quer tem que fazer por onde.
E para o governo penso eu seria menos impactante do ponto de vista de desgaste, anunciar um caça nacional que anunciar a escolha do FX-2.
O FX-2 não vai recuperar décadas perdidas de descaso com a defesa, até porque já foi mais que provado, que o verdadeiro conhecimento vem de pesquisa e desenvolvimento, com esse é garantida a liberdade.
Eu prefiro infinitamente um caça nacional 3,5ªG~4ªG que um caça 4,5ªG estrangeiro, mas esse sou eu.