NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FoxTroop
Sênior
Sênior
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 112 vezes

Re: NOTÍCIAS

#23566 Mensagem por FoxTroop » Qua Nov 30, 2011 11:55 am

Sou a favor do SMO, especialmente no caso de uma Nação pequena, que não se pode dar ao "luxo" de formar e manter uma força profissional em números que garantam um mínimo de capacidade e operacionalidade.

Quanto à questão, o instrutor tem de estar capacitado para perceber se está a passar a "linha" com determinado instruendo. O instruendo está lá para testar os seus limites, não os conhece e é lá que se vai superar, cabe ao instrutor garantir que o abuso não acontece.

Nos Fuzileiros, os instrutores eram criteriosamente escolhidos, os instruendos idem (de mais de 40 homens que prestaram provas comigo passamos 3) e apesar de no plano de curso de Fuzileiro estarem provas extremas (como a descida do Sado) as lesões ou acidentes são extremamente raras. Sempre me impressionou até ao dia de hoje, a forma como os instrutores sabiam "sentir o pulso" da malta, mantendo-nos no limite dos limites sem nunca deixarem nem darem azo a que se passasse essa linha.

Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1139 vezes
Agradeceram: 2862 vezes

#23567 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 30, 2011 1:39 pm

No final da minha recruta a brigada do reumático eram uns 30, já para não falar dos que estavam lesionados mas que continuavam a instrução por vontade própria. na minha tropa os lesionados são mais que muitos... :roll: :oops:

Eu já fui contra o SMO, mas neste momento estou contra ESTA profissionalização que fizeram em Portugal.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
lubra
Avançado
Avançado

#23568 Mensagem por lubra » Qua Nov 30, 2011 1:50 pm

No Brasil a proposta do SMO é (ou deveria ser) principalmente formação de cidadania.

Saudações,
Luciano.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2566 vezes
Agradeceram: 1038 vezes

#23569 Mensagem por J.Ricardo » Qua Nov 30, 2011 2:34 pm

Isso não é função das FA, é função da escola, função das FA é defender a pátria e para isso são necessárias pessoas que tenham vocação para isso e também que as FA tenham uma carreira para seguir, por isso sou contra o SMO e principalmente contra os TG!!!

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#23570 Mensagem por Andre Correa » Qua Nov 30, 2011 2:46 pm

Eu sou contra o SMO, pois nesse processo, muitos que desejam servir a pátria são excluídos por vários motivos, e por outro lado, muitos que não queriam lá estar, são forçados a tal, ou conseguem sair por outros meios, que não deveriam existir...

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#23571 Mensagem por crubens » Qua Nov 30, 2011 3:05 pm

J.Ricardo escreveu:
crubens escreveu: Ridículo isso, o que é que esse povo pensa que é servir em forças armadas, passeio no parque !?!? :evil:
E vira e mexe vem essa denúncia de pau-de-arara, querem por que querem colocar como uma coisa usual nas FFAA desde anos 60, 70.
Crubens, tudo depende, para um cara que QUER servir as FA, isso é máximo, para um cara que esta prestando serviço OBRIGATÓRIO é um inferno, é traumático, cada um com sua natureza... por isso sou absolutamente contra o SMO, faz quem quer!!!
J.Ricardo o alistamento é obrigatório servir nem tanto pois a quantidade de alistado supera em muito o numero de vagas que faz que só fique quem realmente quer, isso desde dá época que eu estava na ativa fui para a reserva em 1989. Essa conversa de colocar alguém para servir sem querer já caiu a muito tempo, acho muito difícil hoje em dia alguém servir contra a sua vontade. E segundo a própria reportagem "ele sonhava servir na Aeronáutica", então ele não estava lá forçado.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#23572 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Nov 30, 2011 3:21 pm

crubens escreveu:J.Ricardo o alistamento é obrigatório servir nem tanto pois a quantidade de alistado supera em muito o numero de vagas que faz que só fique quem realmente quer, isso desde dá época que eu estava na ativa fui para a reserva em 1989. Essa conversa de colocar alguém para servir sem querer já caiu a muito tempo, acho muito difícil hoje em dia alguém servir contra a sua vontade. E segundo a própria reportagem "ele sonhava servir na Aeronáutica", então ele não estava lá forçado.
Nem quem realmente quer as vezes fica.

Sai de minha cidadezinha, onde os alistados são despensandos automaticamente (aqui não tem TG) e fui me alistar em Brasilia/DF a mais de 600 km daqui, e olha que tinha um ex-vizinho aqui de casa (que na epoca era sargento da FAB) organizando as coisas p/ mim lá, ja era praticamente certo que iria conseguir entrar e mesmo assim fui dispensado por excesso de contingente. :roll:

Voltava em Brasilia sempre q tinha alguma fase e no final fui dispensando....rs... viajei umas 3 vezes p/ lá em um ano.

Abs

Imagem
Bender

#23573 Mensagem por Bender » Qua Nov 30, 2011 3:29 pm

Quer dizer então que na Suiça venceu o Gripen mesmo? É vero?

SDS.

DELTA22
Sênior
Sênior

#23574 Mensagem por DELTA22 » Qua Nov 30, 2011 3:30 pm

Bender escreveu:Quer dizer então que na Suiça venceu o Gripen mesmo? É vero?

SDS.
Sim. Vão vender 22 Gripens C/D para eles!

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#23575 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 30, 2011 3:51 pm

J.Ricardo escreveu:
crubens escreveu: Ridículo isso, o que é que esse povo pensa que é servir em forças armadas, passeio no parque !?!? :evil:
E vira e mexe vem essa denúncia de pau-de-arara, querem por que querem colocar como uma coisa usual nas FFAA desde anos 60, 70.
crubens escreveu: Crubens, tudo depende, para um cara que QUER servir as FA, isso é máximo, para um cara que esta prestando serviço OBRIGATÓRIO é um inferno, é traumático, cada um com sua natureza... por isso sou absolutamente contra o SMO, faz quem quer!!!
J.Ricardo o alistamento é obrigatório servir nem tanto pois a quantidade de alistado supera em muito o numero de vagas que faz que só fique quem realmente quer, isso desde dá época que eu estava na ativa fui para a reserva em 1989. Essa conversa de colocar alguém para servir sem querer já caiu a muito tempo, acho muito difícil hoje em dia alguém servir contra a sua vontade. E segundo a própria reportagem "ele sonhava servir na Aeronáutica", então ele não estava lá forçado.
1º: A linha entre 'dureza/dificuldade' e 'violência' é bem tênue. Você pode exigir dos soldados que dêm tudo o que puder, encontrem seus limites.
Mas amarrar a pessoa num pau, agredir, soco, pontapé, definitivamente está fora do script das práticas que levam a se ter uma boa tropa. Práticas arcaicas, do arco da velha e de repúblicas de bananas, soviéticas.
Não consigo imaginar esse tipo de coisa (pau de arara, chute, ferro-quente, etc) em tropas como do exército israelense, alemão, sul-coreano, entre outras.
Bem capaz mesmo que lá na Coréia do Norte, China, Irã, Angola a coisa seja assim, na base do soco.

2º: O Exército procura jovens saudáveis, sãos, dedicados e de bom caráter. Para esses é bem difícil de escapar do serviço militar, por mais que ele diga que não quer. Me alistei no ano em que prestei vestibular e, ao longo das etapas de seleção, 'maloqueiros', adoentados, filhos únicos foram ficando para trás e no final, haviam uns 300 jovens estudiosos, trabalhadores e que não gostariam de abraçar mais outra obrigação.
No meu caso, passei no vestibular de uma universidade fora da minha cidade, em tempo integral, e fui dispensado. Outros, tiveram de diminuir a carga de estudos do próximo vestibular, ou então se recolocar em outro trabalho.

abraços]

----------------
amor fati
crubens
Sênior
Sênior

#23576 Mensagem por crubens » Qua Nov 30, 2011 5:46 pm

Ih cara, então tu quer que o Exército fique com os 'maloqueiros' e adoentados :D , já os filhos únicos que são arrimo de família são dispensado por lei.
Olha passei quase 10 anos na ativa, participei de comissão de seleção várias vezes e em nenhuma delas foi incorporado ninguém que não quisesse. E um dos motivos que levavam a escolher só voluntários era o fator disciplina, pois o pessoal que era incorporado contra a vontade era os que davam mais alteração até chegarem ao ponto de serem expulsos.
Agora essa questão de "pau de arara, soco, pontapé, ferro-quente" tem que se apurar se é verdade ou não, porque se for, os responsáveis tem que ser punidos pois isso não está nos manuais do EB e muito menos nos da FAB.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2566 vezes
Agradeceram: 1038 vezes

#23577 Mensagem por J.Ricardo » Qua Nov 30, 2011 5:53 pm

Na minha cidade, tem TG, lá, pelo que converso com o pessoal, 90% não quer fazer, mas mesmo assim são obrigados a "servir". Quando me apresentei os cabeludos passavam reto, nem faziam exame médico, os "burgueses" também saiam fora logo a pedido dos "papais", consegui sair devido a um problema crônico que tinha em um joelho (operei mas até hoje não é 100%), mas um monte de moleques que estavam doidos para escaparem foram arregimentados pelo TG...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
crubens
Sênior
Sênior

#23578 Mensagem por crubens » Qua Nov 30, 2011 9:47 pm

A realidade de TG pode ser outra já que ficam longe dos grandes centros populosos. Além do mais não sei se ainda tem alguma serventia esses TG hoje em dia, mas posso estar enganado.

Imagem
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 304 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#23579 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Dez 03, 2011 9:39 pm

O dia em que a india resolver retirar os Mig-21 de serviço, ja vão ter caido todos...

Força Aérea da Índia perde mais um MiG-21 em acidente

Na tarde dessa sexta-feira, dia 2 de novembro, mais um acidente aconteceu com um caça MiG-21 da Força Aérea da Índia. O jato caiu na cidade de Haryana, distrito de Sirsa, por volta das 13:40. O piloto conseguiu ejetar.

O caça MiG-21 da Força Aérea da Índia caiu no distrito de Sirsa.

Imagem

O caça MiG-21 havia decolado da Base Aérea de Sirsa numa missão de treinamento, e caiu logo após a decolagem. O piloto foi resgatado e levado para o hospital da cidade.

Este é o quarto acidente com caças MiG-21 na Índia apenas em 2011, ocorridos em fevereiro, setembro e outubro.

O Ministro da Defesa AK Antony disse em março desse ano que a Força Aérea da Índia deve retirar de operação a maioria de suas aeronaves de caça MiG até 2017, incluindo os MiG-21, e substituir essas aeronaves por modelos mais modernos, como as aeronaves de combates leves (LCA) e pelas novas aeronaves multimissão de combate médias (MMRCA).

A escolha da nova aeronave de combate média (MMRCA), deve acontecer nesse mês de dezembro, entre o caça Rafale ou o Eurofighter.

Fonte: http://cavok.com.br/blog/

Um abraço e t+ :D

guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#23580 Mensagem por guilhermecn » Dom Dez 04, 2011 2:23 pm

Pablo Maica escreveu:O dia em que a india resolver retirar os Mig-21 de serviço, ja vão ter caido todos...

Força Aérea da Índia perde mais um MiG-21 em acidente

Na tarde dessa sexta-feira, dia 2 de novembro, mais um acidente aconteceu com um caça MiG-21 da Força Aérea da Índia. O jato caiu na cidade de Haryana, distrito de Sirsa, por volta das 13:40. O piloto conseguiu ejetar.

O caça MiG-21 da Força Aérea da Índia caiu no distrito de Sirsa.

Imagem

O caça MiG-21 havia decolado da Base Aérea de Sirsa numa missão de treinamento, e caiu logo após a decolagem. O piloto foi resgatado e levado para o hospital da cidade.

Este é o quarto acidente com caças MiG-21 na Índia apenas em 2011, ocorridos em fevereiro, setembro e outubro.

O Ministro da Defesa AK Antony disse em março desse ano que a Força Aérea da Índia deve retirar de operação a maioria de suas aeronaves de caça MiG até 2017, incluindo os MiG-21, e substituir essas aeronaves por modelos mais modernos, como as aeronaves de combates leves (LCA) e pelas novas aeronaves multimissão de combate médias (MMRCA).

A escolha da nova aeronave de combate média (MMRCA), deve acontecer nesse mês de dezembro, entre o caça Rafale ou o Eurofighter.

Fonte: http://cavok.com.br/blog/

Um abraço e t+ :D
Com Migs 21 desse jeito, pq não retira-los logo de serviço? Eu até entendo que é necessário caças novos para a reposição, e que aposenta-los agora deixaria uma lacuna, mas caças nesse estado trazem mais perigo do que benefício, não?

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
Responder