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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Enlil
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Re: NOTÍCIAS

#23371 Mensagem por Enlil » Qui Nov 10, 2011 3:12 pm

Sim, mas no caso dos EUA creio que tenha sido um erro de fiscalização. Por seu turno tevebo caso da Malásia, que não sei se se concretizou, que informou que compraria peças para seus Su-30 da China, mais baratas, produzidas sem autorização dos russos, que ficaram putos.

Depois "começam a cair os Su-30 malaios" e queria ver quem iria se responsabilizar!



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Carcará
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Re: NOTÍCIAS

#23372 Mensagem por Carcará » Qui Nov 10, 2011 5:06 pm

Prezados amigos,

Fiquei sabendo de um amigo da BAGL que na RFA deste mês trás uma entrevista com o Brig. Burnier. Apesar de eu ainda nao ter lido a entrevista, sugiro a todos que leiam. Conheço o mesmo a 15 anos e com certeza ele e' um dos que mais luta para ter uma FAB operacional e guerreira.

Abraço a todos.

Mascarenhas




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saullo
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Re: NOTÍCIAS

#23373 Mensagem por saullo » Qui Nov 10, 2011 5:59 pm

Muito boa a entrevista.
Parece ser mesmo um homem de visão, e percebe-se, pelo que ele fala, que os VANTs devem vir com tudo num futuro não muito distante.

Abraços




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Carlos Lima
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Re: NOTÍCIAS

#23374 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 10, 2011 6:01 pm

saullo escreveu:Muito boa a entrevista.
Parece ser mesmo um homem de visão, e percebe-se, pelo que ele fala, que os VANTs devem vir com tudo num futuro não muito distante.

Abraços
Alguém poderia colocar um resumo??

(aqui nos EUA eu não tenho acesso a essa revista :( ).

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Re: NOTÍCIAS

#23375 Mensagem por Enlil » Qui Nov 10, 2011 7:02 pm

7 de novembro de 2011
Novos cargueiros para a Venezuela
Com o objetivo de substituir seus C-130 Hercules, a Aviación Militar Bolivariana de Venezuela adquiriu à China oito cargueiros de porte médio AVIC Y-8, aeronave que tem como base o Antonov An-12. Os aviões serão distribuídos para o Grupo de Transporte Aéreo Nº 6, sediado na Base Aérea El Libertador, em Maracay. Segundo anúncio do Ministro da defesa daquele país, os Y-8 deverão ser entregues durante o ano de 2012. (Juan Carlos Cicalesi)

http://www.segurancaedefesa.com/Y-8_Venezuela.html



[]'s.




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Re: NOTÍCIAS

#23376 Mensagem por gogogas » Qui Nov 10, 2011 9:03 pm

Imagem
26 de Octubre de 2011 (www.fuerzasmilitares.org).- La Fuerza Aérea Paraguaya (FAP) recibió el primer avión de transporte Cessna Grand Caravan, que forma parte de la compra de dos aparatos a través de licitación pública con una inversión total de G. 30.000 millones.
La aeronave, que fue presentada el viernes último al estado mayor de la Aviación, será utilizada para transporte civil, de tropas, paracaidistas y evacuación aeromédica.
Es considerado uno de los mejores aparatos dentro de su tipo con todos los adelantos tecnológicos, según destacaron en la FAP. El segundo avión será recibido en el primer semestre del año próximo, de acuerdo al comandante de la FAP, Gral. de División Miguel Christ Jacobs.
Agregó que la adquisición de estas aeronaves permitirá a la Fuerza Aérea mejorar sensiblemente su capacidad operativa. Dada su autonomía de vuelo, es posible recorrer la totalidad del territorio nacional, con la facilidad de que el Caravan puede aterrizar en pistas rurales, siendo suficiente una extensión de 500 metros para descender”.
Resaltó que el costo operativo de las operaciones aeromédicas será menor. “De momento, tenemos solo los aviones CASA para realizar traslados aeromédicos; los Caravan tiene un costo operativo menor. Esto nos permitirá seguir prestando servicio a la ciudadanía, ahorrando divisas en mantenimiento. En aeronáutica siempre el presupuesto es muy elevado”, acotó.
El Caravan tiene 14 asientos, una autonomía de vuelo de 1.610 km, con una capacidad de carga de 1.400 kg. Cada aparato cuesta unos US$ 3,5 millones.


Fuente: abc.com.py




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Re: NOTÍCIAS

#23377 Mensagem por Boss » Qui Nov 10, 2011 9:14 pm

cb_lima escreveu:
saullo escreveu:Muito boa a entrevista.
Parece ser mesmo um homem de visão, e percebe-se, pelo que ele fala, que os VANTs devem vir com tudo num futuro não muito distante.

Abraços
Alguém poderia colocar um resumo??

(aqui nos EUA eu não tenho acesso a essa revista :( ).

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[2] (pelo resumo, não estou nos EUA. :mrgreen: )




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Re: NOTÍCIAS

#23378 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 11, 2011 6:40 am

Olha só que interessante Srs...

:wink:

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... t%20Strike
Libya Ops Show Need For Lower-Cost Strike

Nov 10, 2011

By Robert Wall

LONDON — Although much of the focus of Libya strike operations has been on platforms such as the Tornado GR4, Eurofighter Typhoon and Dassault Rafale fighters, one lesson emerging from the conflict is the need to have a low-cost aircraft to support such prolonged operations.

“We need to think about the need for the future for a low-cost platform to be able to do our job, if required, in a permissive environment,” argues Brig. Gen. Silvano Frigerio, deputy chief of air and space plans in the Italian air force and chief of the targeting directorate for NATO’s Libya operations.

“If we don’t have a composite fleet with very high technology and maybe lesser technology aircraft, how can we manage to fly thousands and thousands of flying hours on a joint operation area looking for one armored vehicle with the sophisticated aircraft we will have in the future? Maybe we can’t afford to stay there for such a long time,” he says. During the Libya operations, allies were worried about the cost of the duration of the conflict, he tells the International Quality and Productivity Center’s annual International Fighter Conference here.

Italy saw the difference firsthand when comparing the cost of operating a fully loaded AMX ground attack aircraft with other strike assets.

The conflict also reinforced the need for smaller, low-collateral-damage weapons.

Frigerio points to broader insufficiencies that the NATO alliance needs to deal with, as well. One is the need to bolster its intelligence, surveillance and reconnaissance collection capabilities, as NATO depended roughly 80% on U.S. assets during the campaign.

Speaking of projects such as the Alliance Ground Surveillance program — an effort to acquire Global Hawks for NATO — he says, “we need to continue on this way.”

Not all the gaps are equipment-related. For instance, the alliance needs to establish a center of excellence for targeting in order to increase the number of targeters available to support an operation and ensure they are trained to a common standard. A NATO-common collateral-damage estimating methodology also is required, he adds.

Photo: Dassault
Equílibrio é tudo... não adianta ter uma FAérea com somente aeronaves ultra sofisticadas.

Nesse ponto com o S Tucano a FAB está mostrando uma visão para o futuro... :wink:

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Re: NOTÍCIAS

#23379 Mensagem por pafuncio » Sex Nov 11, 2011 9:08 am

o amx nao foi utilizado, neh? alguma especulação?




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: NOTÍCIAS

#23380 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 11, 2011 5:13 pm

pafuncio escreveu:o amx nao foi utilizado, neh? alguma especulação?
O Am-X foi utilizado e ele foi uma daquelas aeronaves que não fizeram 'manchete', mas cumpriu a sua missão e custou bem menos do que um Tornado para fazer a mesma coisa.

:)

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#23381 Mensagem por joao fernando » Sex Nov 11, 2011 5:42 pm

Quanto a pirataria, é sabido que componentes eletronicos piratas estão a inudar o mercado...por fora, são iguais...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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#23382 Mensagem por Paisano » Sex Nov 11, 2011 10:41 pm

cb_lima escreveu:
pafuncio escreveu:o amx nao foi utilizado, neh? alguma especulação?
O Am-X foi utilizado e ele foi uma daquelas aeronaves que não fizeram 'manchete', mas cumpriu a sua missão e custou bem menos do que um Tornado para fazer a mesma coisa.

:)

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Mas o AMX não é uma porcaria sobre asas? :shock:




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Re: NOTÍCIAS

#23383 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 11, 2011 11:37 pm

Paisano escreveu: Mas o AMX não é uma porcaria sobre asas? :shock:
O AM-X italiano tem radar, bombinhas a laser e outras coisas que o nosso infelizmente não tem :( .

No fundo o projeto não é ruim... só não recebeu o merecido investimento.

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#23384 Mensagem por FoxHound » Sáb Nov 12, 2011 12:41 pm

Importação de armas russas para o Brasil deve aumentar nos próximos anos.
Víktor Litóvkin, especialista militar.
Segundo o Centro de Análise do Comércio Internacional de Material de Guerra (Cacimg), entidade de análise russa, as importações brasileiras de material de guerra identificadas no período de 2003 a 2010 atingiram US$ 2, 677 bilhões. O que está por trás desse número? Qual a participação das empresas russas nas importações brasileiras de armas? Porque a cooperação russo-brasileira nessa área tem um bom futuro?
O recentemente publicado “Anuário do Cacimg de 2011: estatísticas e análise do comércio mundial de material de guerra entre 2003 e 2010” contém, entre outras informações, dados sobre as exportações de armas para o Brasil, originárias de 14 países, nos últimos oito anos. Segundo o anuário, as importações brasileiras identificadas, originárias de todos os 14 países acima mencionados, atingiram, segundo estimativas do Cacimg, US$ 2,677 bilhões.
Nesse mesmo período, o Brasil formou um pacote de pedidos de compra de armas no valor de US $ 14,637 bilhões, principalmente no âmbito dos programas de cooperação a longo prazo com a França e Itália. No entanto, o maior exportador mundial de equipamento de guerra para o Brasil no período de 2003 a 2010 foram, como era previsto, os EUA, com US$ 632 milhões e 23,6% do mercado e uma carteira de pedidos de compra equivalente a US$ 1 bilhão (6,85% do mercado). O segundo lugar no ranking de exportações de armas para o Brasil pertence à França, com US$ 459 milhões e 17,1% do mercado, seguida por Israel, com US$ 433 milhões e 16,2% do mercado, Alemanha e Espanha.
A Rússia segue atrás de seus concorrentes no mercado brasileiro, com US$ 145 milhões e uma carteira de pedidos no valor de US$ 270 milhões, mas permanece como um dos grandes exportadores de armas para o Brasil.
O que podemos dizer além daquilo revelado pelos números supracitados? Aparentemente, as estatísticas dão uma resposta cabal a todas as nossas perguntas, mas, na verdade, não é bem assim. Quais conclusões vêm à cabeça após a análise dos números acima? O fato de os EUA liderarem o ranking mundial de exportações de armas para o Brasil não é surpresa.
Os EUA têm sido sempre país líder, para não dizer monopolista, nas exportações de armas para a América Latina. Poucos países, inclusive ocidentais, conseguiram “dançar um samba” com os militares locais. A Boeing, Lockheed Martin, Raytheon e outros pesos-pesados da indústria de guerra norte-americana mantinham seu feudo bem fechado aos estranhos. Só nos últimos anos, quando o Brasil passou a ser governado pelos líderes não muito obedientes ao “Grande Irmão do Norte”, no mercado brasileiro surgiram empresas francesas, alemãs, espanholas e israelenses.
Como resultado, segundo a revista “The Military Balance-2011”, dos 267 carros de combate atualmente em serviço no Exército brasileiro só 90 são de origem norte-americana (diversas versões do M-60). Os outros são os Leopards alemães.
Mais do que isso, a empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann, fabricante de blindados sob a marca Leopard, ganhou um contrato de manutenção técnica do parque de seus blindados no Brasil para os próximos cinco anos e de fornecimento de equipamentos de treinamento de uso dos mesmos. Para esses fins, a empresa pretende abrir na cidade de Santa Maria uma filial com a participação de especialistas locais. Embora o valor do contrato se mantenha em sigilo comercial, sabe-se que o acordo equivale a vários milhões de euros.
Segundo o Cacimg, o Brasil tem uma experiência, ainda que pequena, de cooperação com a Rússia da qual já comprou sistemas portáteis de defesa antiaérea Igla e helicópteros militares de carga e de ataque Mi-35. Pretende comprar também sistemas de mísseis antiaéreos para o Exército, Tor-M2, para proteger seguramente seu espaço aéreo durante as Olimpíadas de 2016. Todavia, a problemática da defesa antiaérea do Brasil e dos aviões de combate brasileiros merecem uma conversa à parte.
O parque aeronáutico do Brasil é composto principalmente pelos caças norte-americanos e franceses obsoletos. O Brasil anunciou várias vezes a licitação para a compra de um caça moderno e teve, entre outras, a proposta de caça russo Su-35 de geração 4 + +. A vitória no concurso renderia à empresa russa Sukhôi cerca de US$ 700 milhões, além de uma cooperação com o Brasil na indústria aeronáutica. Mas o concurso não chegou a acontecer por razões econômicas, entre outras. Da última vez, a proposta russa não foi sequer admitida no concurso.
O Brasil havia sugerido à Rússia uma “troca econômica”: se a empresa Sukhôi tivesse vencido o concurso, Moscou teria comprado, em contrapartida, do Brasil uma parcela de aeronaves regionais de curto curso da empresa Embraer e até teria começado sua produção sob licença nas empresas russas. A Rússia não aceitou a proposta brasileira, pois estava prestes a lançar no mercado de voos regionais sua própria aeronave, Sukhôi SuperJet, construída pela subsidiária da Sukhôi, a empresa Aeronaves Civis Sukhôi.
No entanto, mais tarde verificou-se que a Aeronaves Civis Sukhôi, assim como suas congêneres nacionais Antonov e Tupolev, não têm, no momento, condições para satisfazer todas as necessidades da Rússia em aeronaves regionais de curto e médio curso. Por essa razão, o presidente Dmítri Medvédev anunciou que Moscou está disposta a comprar no exterior aeronaves regionais. Esse anúncio abre o mercado russo de aeronaves regionais à Embraer e também à canadense Bombardier e proporciona aos exportadores nacionais de material de guerra a oportunidade de se fixar no mercado de armas brasileiro. Se isso acontecer, a carteira de pedidos de compra no valor de US$ 270 milhões poderá parecer demasiadamente pequena para os dois países.
Víktor Litóvkin é editor-chefe da revista Nezavisimoie voiennoie obozrenie (do russo, “Observador militar independente”).
http://gazetarussa.com.br/articles/2011 ... 12770.html




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Re: NOTÍCIAS

#23385 Mensagem por Enlil » Sáb Nov 12, 2011 3:55 pm

Peças de avião serão fabricadas com jatos de água


Imagem

Usinagem com água


Engenheiros espanhóis estão desenvolvendo uma nova tecnologia que permite que peças de ligas metálicas avançadas sejam usinadas utilizando apenas água.

Embora seja fácil trabalhar com o alumínio e suas ligas, as coisas ficam mais complicadas no caso das peças aeroespaciais, que frequentemente precisam ser feitas de titânio ou de Inconel®, uma superliga à base de níquel e cromo.

O corte de peças com água está bem desenvolvido, já sendo utilizado industrialmente.

Mas Amaia Alberdi e seus colegas da Universidade do País Basco querem mais.

Eles estão desenvolvendo a usinagem a água, visando a substituição de fresas, tornos e máquinas de polimento.

Superligas


As superligas são materiais leves e muito resistentes, o que torna sua usinagem particularmente difícil e cara, sobretudo pelo elevado desgaste das ferramentas.

Os engenheiros partiram de uma máquina de corte a água disponível comercialmente e foram ajustando-a para que ela pudesse desbastar o material de modo uniforme e preciso.

“A diferença entre o corte com jato de água e a usinagem a água está no tempo de exposição do material ao jato de água,” explicou Alberdi.

Uma máquina de corte com jato de água permite a configuração dos parâmetros apenas do início da operação, o que é inadequado para a fabricação de formatos complexos e para o desbaste superficial seletivo.

Por isso os engenheiros desenvolveram modelos de resistência para os diversos tipos de superligas, usando-os em um novo sistema de controle que ajusta o jato de água em tempo real, seguindo o desenho CAD da peça.

Primeiro desbaste

Os engenheiros estão convencidos que a usinagem com jato de água tem um grande potencial, sobretudo em materiais para aplicações aeronáuticos, ainda que a usinagem ou a fresagem convencionais não sejam totalmente dispensadas.

“A vantagem é que a usinagem com água será capaz de realizar um primeiro desbaste a um custo muito baixo em comparação com o processo atual,” concluem eles.

Fonte: Inovação Tecnológica

http://planobrasil.com/2011/11/12/pecas ... s-de-agua/



[]'s.




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