Ditadura Portuguesa - 1926 - 1974 e período revolucionário
Moderador: Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6686 vezes
- Contato:
Re: Ditadura Portuguesa - 1926 - 1974 e período revolucionár
Mas por CULPA dela, a Democracia? Ou das pessoas?
EDIT - E já te falei, não há regimes de exceção - ditaduras, vamos dar o nome certo - com 'prazo de validade', quem chega lá não quer mais sair e emprega os meios necessários a isso. História, repito...
EDIT - E já te falei, não há regimes de exceção - ditaduras, vamos dar o nome certo - com 'prazo de validade', quem chega lá não quer mais sair e emprega os meios necessários a isso. História, repito...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
No tempo da monarquia parlamentar, chegaram a haver períodos ditatoriais com governos de iniciativa régia. Mas aí o Rei era um outsider. Quando o Rei ou o Presidente estão feitos com o governo...
No tempo do estado novo, o presidente da república só servia para cortar fitas.
No tempo do estado novo, o presidente da república só servia para cortar fitas.
Editado pela última vez por tflash em Ter Nov 08, 2011 3:53 pm, em um total de 1 vez.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- soultrain
- Sênior
Mas como é possível vocês continuarem a cair no conto de Vigário de um ignorante?
Ele que explique a ascenção do radicalismo espanhol, ele que explique Guernica por exemplo...enfim, discute-se com um idiota e ele o leva ao seu nível e ganha na sua especialidade... Não é assim?
Ele que explique a ascenção do radicalismo espanhol, ele que explique Guernica por exemplo...enfim, discute-se com um idiota e ele o leva ao seu nível e ganha na sua especialidade... Não é assim?
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Em Portugal , houve políticos sérios e acho que também existem muitos , mas o problema principal são as clientelas , os parasitas que gravitam.tflash escreveu:A alternativa é ir em frente e não olhar para trás. O Salazar já morreu, o Marcelo também. Nenhum partido ou movimento politico consegue fazer o "milagre" da multiplicação dos euros.
Podem ir ao cemitério de Stª Comba Dão e clonar o Salazar que há uma coisa que não vai mudar. Vamos ter pagar o que temos para pagar. Nós todos. Desde o que dorme com uma foice e um martelo por cima da cabeceira como o que tem o retrato do Salazar e do Marechal Carmona na mesma posição.
E vai custar o mesmo a todos, ou seja, muito.
Não acredito em mezinhas milagrosas da direita, da esquerda ou do raio que os parta (a eles). Acredito no meu trabalho e às vezes também falho.
Sobre as pessoas sérias e competentes, que é que as escolheria? É porque todos os políticos de Portugal e do Brasil são sérios e competentes... ...é só perguntar para eles e para as mães deles.
A única hipótese era fazer um big brother da política! Uns bons meses, num ambiente controlado, sem poderem fazer estragos.
O melhor sistema para Portugal actualmente seria presidencial , com umas ligeiras alterações , para limparem bem a casa , e para 10 anos .
O antigo regime teve um regime , de quase 50 anos , e a cúpula do regime não era corrupta , porque não se consegue agora , porque existem muitos interesses instalados .
Não houve um único ministro do antigo tenha enriquecido de uma forma obscena , se estou a mentir , digam qual .
Depois do 25A , é melhor não tocar no assunto .
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Mais ou menos como o Poder Moderador do D. Pedro I aqui? Bueno, monarquias - até as absolutistas - e as ditaduras civis são intrinsecamente diferentes, os monarcas se baseavam num suposto DIREITO DIVINO para serem o que eram e a Igreja, muito mais influente do que hoje, lhes dava sustentação. Claro que usavam a força sempre que julgavam necessário mas esta, a FORÇA, sempre foi a ÚNICA 'legitimidade' de uma ditadura...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
Túlio , nós aqui em Portugal Tecnicamente, estamos numa ditadura , o governo já é telecomandado pelo FMI e Credores .Túlio escreveu:Mas por CULPA dela, a Democracia? Ou das pessoas?
- tflash
- Sênior
Neste caso não acho que devamos acabar a discussão.
O colega está a exercer o direito democrático de expressar as suas convicções e eu estou a respeita-lo. Leio e rebato o que tiver que rebater. Quando não conseguir é porque ele tem razão.
É muito importante que se façam as perguntas todas e que debata a época sem paixões. Senão corremos o risco de viver tudo outra vez.
O colega está a exercer o direito democrático de expressar as suas convicções e eu estou a respeita-lo. Leio e rebato o que tiver que rebater. Quando não conseguir é porque ele tem razão.
É muito importante que se façam as perguntas todas e que debata a época sem paixões. Senão corremos o risco de viver tudo outra vez.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Actualmente a Rússia é controlada pela máfia , a China é uma ditadura com um sucesso económico incrível , e começa a ser a credora das democracias ...Túlio escreveu:Mais ou menos como o Poder Moderador do D. Pedro I aqui? Bueno, monarquias - até as absolutistas - e as ditaduras civis são intrinsecamente diferentes, os monarcas se baseavam num suposto DIREITO DIVINO para serem o que eram e a Igreja, muito mais influente do que hoje, lhes dava sustentação. Claro que usavam a força sempre que julgavam necessário mas esta, a FORÇA, sempre foi a ÚNICA 'legitimidade' de uma ditadura...
Vão brincando, um dia vão dizer bem Dele , e até vão por umas coroas de flores na campa , se não forem vocês vão ser os vosso filhos ou netos , calma , muita calma .P44 escreveu:
Editado pela última vez por gaia em Ter Nov 08, 2011 4:06 pm, em um total de 1 vez.
- tflash
- Sênior
Mas o Rei sendo um outsider e a figura forte, pode pôr e dispor de um 1º ministro ou chanceler que será sempre a figura secundária. No caso da ditadura portuguesa, o presidente deveria sorrir e acenar para as câmaras. Era um fantoche. Isso impediu uma renovação e culminou numa revolução. Por isso é que é importante uma separação de poderes real. Seja com monarca ou com presidente.Túlio escreveu:Mais ou menos como o Poder Moderador do D. Pedro I aqui? Bueno, monarquias - até as absolutistas - e as ditaduras civis são intrinsecamente diferentes, os monarcas se baseavam num suposto DIREITO DIVINO para serem o que eram e a Igreja, muito mais influente do que hoje, lhes dava sustentação. Claro que usavam a força sempre que julgavam necessário mas esta, a FORÇA, sempre foi a ÚNICA 'legitimidade' de uma ditadura...
- P44
- Sênior
gaia escreveu:Vão brincando, um dia vão dizer bem Dele , e até vão por umas coroas de flores na campa , se não forem vocês vão ser os vosso filhos ou netos , calma , muita calma .P44 escreveu:
Para me pôr pobre já tenho os actuais, não preciso de ir prestar homenagem ao rei dos pobrezinhos.
O mais engraçado é que se ele ainda mandasse os que lhe cantam as ossanas nem podiam vir á net cantá-las...
Triste sina ter nascido português
Nas últimas eleições no PPM , quase sempre votei neste partido, mas a monarquia pode ser uma solução , ou pode partir daí . O rei é um símbolo , e os Braganças , portaram-se muito bem durante toda história . O meu rei favorito , D . Sebastião .tflash escreveu:Mas o Rei sendo um outsider e a figura forte, pode pôr e dispor de um 1º ministro ou chanceler que será sempre a figura secundária. No caso da ditadura portuguesa, o presidente deveria sorrir e acenar para as câmaras. Era um fantoche. Isso impediu uma renovação e culminou numa revolução. Por isso é que é importante uma separação de poderes real. Seja com monarca ou com presidente.Túlio escreveu:Mais ou menos como o Poder Moderador do D. Pedro I aqui? Bueno, monarquias - até as absolutistas - e as ditaduras civis são intrinsecamente diferentes, os monarcas se baseavam num suposto DIREITO DIVINO para serem o que eram e a Igreja, muito mais influente do que hoje, lhes dava sustentação. Claro que usavam a força sempre que julgavam necessário mas esta, a FORÇA, sempre foi a ÚNICA 'legitimidade' de uma ditadura...
- P44
- Sênior
D. Sebastião, um dos principais responsáveis pela desgraça de Portugal, um gayzeco com ilusões de grandeza.
que tendência para o masoquismo.
que tendência para o masoquismo.
Triste sina ter nascido português
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
tflash escreveu:Neste caso não acho que devamos acabar a discussão.
Penso EXATAMENTE igual - carinha incluída, o 'gaijo' quer ditadura e expressa isso usando um dos instrumentos mais valiosos da Democracia, a Livre-Expressão...
Mas ou eu tenho condições de responder ou ele tem razão...