O branqueamento e resurgimento dos pensamentos Ditatoriais

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FoxTroop
Sênior
Sênior
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 112 vezes

Re: Convulsâo na Grécia

#121 Mensagem por FoxTroop » Qui Nov 03, 2011 4:16 pm

Já era de esperar....

Princípio de acordo com a oposição
Papandreou disposto a recuar no referendo

O primeiro-ministro grego afinal não se demite e está pronto a retirar a sua proposta de referendo sobre a permanência do seu país na zona euro, adianta num comunicado acabado de divulgar, em que se diz também pronto a discutir com o líder da oposição, Antonis Samaras.
http://www.publico.pt/Economia/papandre ... do-1519405

Quanto ao resto, caso os nossos caros foristas não saibam, os comunistas são os responsáveis pelos males deste mundo, começando nos roubos por esticão no Chiado, às supostas "bombas antónias" no Irão, passando pelo tráfico nas favelas do Rio e as casas de meninas em Banguecoque ou nunca repararam que o tal de caído aparece sempre de vermelho?! :mrgreen:
Imagem
Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#122 Mensagem por Grifon » Qui Nov 03, 2011 4:19 pm

Ministro grego das Finanças anuncia que não haverá referendo
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1001 ... endo.shtml
soultrain
Sênior
Sênior

#123 Mensagem por soultrain » Qui Nov 03, 2011 4:54 pm

Slotrop,

tem razão, peço desculpa no próprio tópico que criei! Mas estes assuntos são demais importantes para ficar sem resposta e acredite ou não, estes problemas são muito similares á Grécia.

Gaia,

Os défices da balança comercial aumentaram quatro vezes entre 1964 e 1973, só para ver para onde nos dirigíamos, mas o problema na altura como agora, foi o endividamento bancário. O BNU era uma excepção porque era estatal.

O regime era imperfeito, muito mais imperfeito que a democracia, a nossa liberdade individual não tem preço, eu não quero viver como vivem os Norte Coreanos ou os meus pais e avós viveram na altura. Tive familiares presos por insignificâncias. O meu pai foi militar de Abril.

Não concebo alguém defender o regime de Salazar e minorar o que tinha de mau, sobrepondo o que fez bem, porque se há muita gente assim teremos um Hitler na Europa em dois tempos.

Ditadura nunca! Viva o 25 de Abril!

A responsabilidade disto tudo são de traidores da pátria, vulgares criminosos, não da revolução que nos trouxe a democracia ou da própria democracia!

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#124 Mensagem por soultrain » Qui Nov 03, 2011 4:58 pm

FoxTroop escreveu:Já era de esperar....

Princípio de acordo com a oposição
Papandreou disposto a recuar no referendo

O primeiro-ministro grego afinal não se demite e está pronto a retirar a sua proposta de referendo sobre a permanência do seu país na zona euro, adianta num comunicado acabado de divulgar, em que se diz também pronto a discutir com o líder da oposição, Antonis Samaras.

Quanto ao resto, caso os nossos caros foristas não saibam, os comunistas são os responsáveis pelos males deste mundo, começando nos roubos por esticão no Chiado, às supostas "bombas antónias" no Irão, passando pelo tráfico nas favelas do Rio e as casas de meninas em Banguecoque ou nunca repararam que o tal de caído aparece sempre de vermelho?! :mrgreen:

Shiuuu, em Banguecoque não há prostituição!!!! Não é de esquerda! As p... estão todas em Cuba, não sabias?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
gaia
Avançado
Avançado
Agradeceram: 15 vezes

#125 Mensagem por gaia » Qui Nov 03, 2011 5:40 pm

Soultrain :

Não é o que estou a ver nas estatísticas do banco de portugal , o saldo em 1974 foi negativo com a revolução , mas antes esteve muito equilibrado e de 1966 até 1973 francamente positivo, com uma guerra !!!!

http://www.bportugal.pt/pt-PT/Estatisti ... op-btc.pdf

Em 1973 Portugal atinge o valor histórico , do menor endividamento externo em relação ao PIB dos últimos 150 anos , com uma guerra , fantástico.

Fazer comparações de Hitler e Salazar , é um disparate , e sabe que muitas das actuais democracias perpetraram e financiaram muito crimes hediondos , no século XX , mas como tinham o rótulo de democracias , tudo lhes era permitido, agora dizer que o Salazar era um dos maus , e os outros com capa santificada pela democracia , eram os bons.

Salazar comparado com muitos estadistas democratas , até foi muito mais brando , com bom senso, e com objectivos bem mais superiores , como o desenvolvimento, e procurar o bem estar das populações em África. Veja como os americanos financiaram a UPA em 1961, que fez o massacre de 1000 brancos e de muitos milhares de bailundos , no norte de Angola .

Sabe do que estou falar , está a entender , a favorecerem oligarquias corruptas e sanguinárias por todo o globo.

É lógico , que houve erros , como a PIDE , alguma repressão , que nunca podemos tolerar , condicionalismo industrial .

Não foi um regime perfeito , mas os políticos eram sérios , honestos e competentes , e o regime tinha uma grande capacidade de se modificar, e evoluir.

Mas não levou um país para uma situação insustentável , e de falência .

Tem o seu lugar na história , não foram perfeitos , mas no computo geral deram o melhor , e tentaram dentro dos possíveis mudar Portugal para melhor , e conseguiram, e tinham uma estratégia , que não existe actualmente .
soultrain
Sênior
Sênior

#126 Mensagem por soultrain » Qui Nov 03, 2011 6:38 pm

gaia escreveu:Soultrain :

Não é o que estou a ver nas estatísticas do banco de portugal , o saldo em 1974 foi negativo com a revolução , mas antes esteve muito equilibrado e de 1966 até 1973 francamente positivo, com uma guerra !!!!

http://www.bportugal.pt/pt-PT/Estatisti ... op-btc.pdf

Em 1973 Portugal atinge o valor histórico , do menor endividamento externo em relação ao PIB dos últimos 150 anos , com uma guerra , fantástico.

Fazer comparações de Hitler e Salazar , é um disparate , e sabe que muitas das actuais democracias perpetraram e financiaram muito crimes hediondos , no século XX , mas como tinham o rótulo de democracias , tudo lhes era permitido, agora dizer que o Salazar era um dos maus , e os outros com capa santificada pela democracia , eram os bons.

Salazar comparado com muitos estadistas democratas , até foi muito mais brando , com bom senso, e com objectivos bem mais superiores , como o desenvolvimento, e procurar o bem estar das populações em África. Veja como os americanos financiaram a UPA em 1961, que fez o massacre de 1000 brancos e de muitos milhares de bailundos , no norte de Angola .

Sabe do que estou falar , está a entender , a favorecerem oligarquias corruptas e sanguinárias por todo o globo.

É lógico , que houve erros , como a PIDE , alguma repressão , que nunca podemos tolerar , condicionalismo industrial .

Não foi um regime perfeito , mas os políticos eram sérios , honestos e competentes , e o regime tinha uma grande capacidade de se modificar, e evoluir.

Mas não levou um país para uma situação insustentável , e de falência .

Tem o seu lugar na história , não foram perfeitos , mas no computo geral deram o melhor , e tentaram dentro dos possíveis mudar Portugal para melhor , e conseguiram, e tinham uma estratégia , que não existe actualmente .
Não sei que relatório é esse, mas de certeza que não é a balança comercial de Portugal, parece o relatório e contas do BP.

Não os políticos não eram sérios , honestos e competentes e o regime não tinha uma grande capacidade de se modificar, e evoluir. Aliás o seu conservadorismo era imagem de marca.

Como é que uma pessoa honesta e competente deixa os compatriotas viverem num estado miserável e faz apologia da ignorância, como uma benção, que a pobreza santifica, como é que controla tudo e todos, sabe das mortes e tortura, prisões arbitrárias e censura e é honesto?

Havia corrupção e trafico de influências generalizadas, sem ninguém que pudesse denunciar, porque havia a policia dos bons costumes e não havia liberdade de imprensa. Portugal era dominado por 6 famílias, repare 6 que eram amigas do regime, dizia-se que num almoço no Tavares Rico com 6 pessoas decidia-se o destina da nação.

A sua ideia do regime é romanceada e errada, na altura vivia-se bem em Angola ou Moçambique, cá não a não ser a tal minoria.

Onde você foi buscar estas ideias estapafurdias?

E sim, comparo Salazar com Hitler em muitas coisas, menos no belicismo e ódio visceral a outros povos, de resto é muito semelhante.

Salazar teve uma virtude porem, o seu despojamento aos bens materiais. Nem a sua fixação nas finanças publicas era virtude, nunca nos serviu de nada como povo, foi passar da bandalheira anterior para uma austeridade absoluta.

Quem defende a ditadura de Salazar e vende a sua liberdade e dos seu compatriotas em troco de dinheiro é traidor da pátria.

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#127 Mensagem por soultrain » Qui Nov 03, 2011 7:00 pm

Já agora, pondo em perspectiva os acontecimentos pós 74 - O primeiro choque petrolífero, no Outono de 1973-74 levando a fortes aumentos dos preços do petróleo e de outros bens, num contexto de fortíssima dependência da importação de energia. Entrada do FMI em 1977-79, o que contribuiu para se atingir praticamente o reequilíbrio em 1979. Contudo, o segundo choque petrolífero de 1979 — agravado pela valorização do dólar e pela subida das taxas de juro da dívida externa levaram a uma nova entrada do FMI em 1983-85.

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#128 Mensagem por soultrain » Qui Nov 03, 2011 7:09 pm

Portugal da Ditadura / Portugal depois da Ditadura

Todos os indicadores económicos, sociais e culturais são coincidentes num ponto: A situação da maioria da população portuguesa é hoje incomparavelmente melhor do que era durante a ditadura. Ninguém pode afirmar o contrário, a não ser por ignorância ou má fé.

O que continua a fascinar tantas mentes perturbadas ?

Analisando os discursos dos "salazaritas" é frequente a evocação de um mítico passado, que teria sido destruído pelo actual regime democrático:

- Nostalgia do Império: A propaganda da ditadura repetiu até à exaustação que o povo português estava orgulho do seu vasto império colonial e não se furtava a sacríficios para o manter. O balanço deste orgulho nacional é conhecido: milhares de mortos e estropiados e um país empobrecido pelo esforço de manter a todo o custo o Império.

- Nostalgia da Ordem: Portugal era mais o seguro país do mundo afirmava a propaganda da ditadura. Embora os criminosos fossem poucos, as prisões estavam cheias de presos políticos. Uma vasta rede de bufos espiavam a população à procura de "elementos subversivos" da Ordem Pública.

- Nostalgia da Identidade Nacional. Durante a ditadura Portugal não era um país de imigrantes, mas de emigrantes. Muitos poucos o procuravam para residir e trabalhar. Dada a escassez de imigrantes não existia o medo da perda da Identidade Nacional que tanto hoje assusta os "salazaristas". O drama é que milhões de portugueses tiveram que sair das suas terras para o estrangeiro à procura de melhores condições de vida. Apesar da esmagadora maioria gostar da sua terra e a ela se sentir emocionalmente ligada, dificilmente se poderiam sentir safisfeitos com o rumo do país e do facto de serem portugueses. O resultado foi a criação de uma mentalidade fechada e povoada de complexos de inferioridade que continua a condicionar a afirmação de Portugal no mundo.

Há nos discursos "salazaristas" acusações mais explicitas contra casos do actual regime democrático, aos quais se contrapõe os "brilhantes" exemplos da ditadura.

- Corrupção. Proliferam por todo o país os casos de corrupção, nomeadamente nas autarquias, onde políticos incompetentes ligados a bandos de mafiosos lançaram o caos urbanístico, pondo em causa a qualidade de vida actual e das futuras gerações. A constatação é verdadeira, mas de pouco serve evocar a figura de um ditador cuja propaganda afirmava ser impoluto. Nada nos garante que a corrupção não fosse idêntica na administração pública, embora mais discreta.

- Contas Públicas. O descalabro actual das contas públicas é conhecido, não há que negar a evidência. A receita de Salazar não é solução - um país empobrecido com enormes reservas de ouro. O Estado está ao comunidade, não o contrário. A solução passa por outros caminhos que não o regresso ao nero passado.

http://lusotopia.no.sapo.pt/indexPTSalazar.html

NJ
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#129 Mensagem por tflash » Qui Nov 03, 2011 7:28 pm

Algumas considerações de alguém que nem sequer era nascido no tempo da ditadura:

Os meus pais também falam que se vivia melhor, materialmente, nesses tempos. Eu já disse que eles não querem aquele tempo, o que querem é ter 30 anos novamente.
Vamos ver, eles eram classe média. Moravam numa casa alugada, tinham um carro. Os electrodomésticos resumiam-se a um frigorífico, um aspirador e uma televisão a preto e branco. Iam de férias para a casa da família, no interior. A gasolina era barata.

Comparativamente com o Portugal de 2011 e o mundo moderno, eles não gastavam quase nada. Era telefone, gás, água e electricidade, comprar comida, comprar tecido para entregar à costureira e ao alfaiate para fazer roupa. (o pronto a vestir, começava a surgir nessa altura por cá)

Por isso é que as famílias poupavam e tinham mais dinheiro para viver. Juntemos a isso tudo, a conta do telemóvel, da net, da net portátil, da TV por cabo, o carro da mulher, o carro do filho, o crédito da casa, a roupa nova todos os anos, as férias no estrangeiro, o ginásio, o spa, a ração para os animais de estimação, o veterinário para os ditos animais, a roupa de marca para os filhos, computadores, mp3, mp4, consola, máquina de fazer comida, máquina de tirar café e eu sei lá mais o quê. Chegamos ao fim e realmente não há dinheiro!

Agora, tenho sérias dúvidas que conseguisse viver como se vivia nos anos 70. Melhor, acho que muitos dos revivalistas também não seriam capazes.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
FoxTroop
Sênior
Sênior

#130 Mensagem por FoxTroop » Qui Nov 03, 2011 7:42 pm

soultrain escreveu:
FoxTroop escreveu:Já era de esperar....

Shiuuu, em Banguecoque não há prostituição!!!! Não é de esquerda! As p... estão todas em Cuba, não sabias?

[[]]'s

Isso não sabia, mas sabia e sei que os filhos delas costumam reunir-se ali para os lados de São Bento... :twisted: :twisted: :mrgreen:
Editado pela última vez por FoxTroop em Qui Nov 03, 2011 7:43 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
soultrain
Sênior
Sênior

#131 Mensagem por soultrain » Qui Nov 03, 2011 7:42 pm

Pois a minha mãe passou fome no interior do pais, os meus avós do lado materno eram agricultores no norte do país. A miséria grassava em Portugal na altura, especialmente no interior. Já o avó do meu lado paterno foi responsável de uma mina de volfrâmio e vivia muito bem.

Praticamente todos os meus familiares do lado dos meus avós maternos, incluindo o meu avô, emigrou para o Brasil para fugir da fome nos anos 60 e foram as remessas deles que remediavam lá em casa.

NJ
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#132 Mensagem por tflash » Qui Nov 03, 2011 8:01 pm

As pessoas ou emigravam ou migravam para as cidades que foi o caso dos meus pais. Trabalhavam os dois, a minha bisavó estava em casa e tomava conta das coisas. Fome nessa altura foi algo que nunca ouvi nas histórias da família materna. Acho que houve boas colheitas naquela zona. (entre Coimbra e Viseu, a uns 100km da terra do botas) A minha família só comprava açúcar, sal e café, o resto era tudo produzido por eles.

O meu pai, já era de uma zona mais urbana e pelo que contam, a comida era a conta mas não passavam fome. Fartavam-se era de trabalhar e foi desde novo. A vantagem para os dias de hoje era que quem quisesse abandonar a terra de origem e vir para Lisboa ou para o Porto, tinha sempre trabalho. Essa foi a experiência deles. Os centros urbanos cresciam e havia escassez de mão de obra provocada pela emigração e pela mobilização de tropas na guerra.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
soultrain
Sênior
Sênior

#133 Mensagem por soultrain » Qui Nov 03, 2011 8:38 pm

O interior do país era quase mediaval T, o Alentejo então. Crianças eram vendidas como escravos (alguns da minha família) para trabalhar à jorna em herdades. Crianças iam descalças para a escola, sem comer, ou com umas sopas de vinho que era o que havia em abundância. O almoço era pão com azeitonas, migas de couve e feijão, carne só nos dias de festa. E isto não são casos isolados, ou porque acha que emigraram milhões de pessoas de um país com meia dúzia de gatos pintados?

A maioria dos habitantes não sabia ler ou escrever, quanto mais por os pês na escola. Morriam como tordos por falta de cuidados básicos de saúde, o índice de mortalidade infantil era gigantesco.

Os seus pais foram privilegiados, fale com eles e pergunte-lhes.

Na época da ditadura, os escândalos, os casos de corrupção, os enriquecimentos ilícitos, isso tudo era mantido longe do conhecimento público pq naquela altura o regime detinha o poder absoluto sobre todos os meios de comunicação.
Havia uma coisa chamada "máquina de propaganda governamental" que, basicamente, dizia o seguinte:

O regime é bom! O regime é bom! O regime é bom! O regime é bom!

Todo o resto, escândalos financeiros à mistura, era subtilmente varrido para debaixo do tapete.

Aqui um relatório muito completo do INE:

http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... COESmodo=2

Uma coisa temos em comum com a sociedade de antes do 25 de Abril, a falta de confiança no futuro, mas prefiro mil vezes esta falta de confiança.

[[]]'s

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#134 Mensagem por soultrain » Qui Nov 03, 2011 8:49 pm

Salazar foi um falhado. Não tinha visão estratégica, não tinha planos de futuro, nem sequer conseguiu criar um regime consistente que sobrevivesse ao seu fundador. Foi reagindo às circunstâncias do momento mas não tinha futuro e desmoronou-se por si próprio.

Ao fim de meio século conseguiu fazer de Portugal o país mais atrasado, mais inculto e mais pobre da Europa ocidental, no meio de uma das épocas de maior desenvolvimento internacional de sempre.

E governando em ditadura nem se podem queixar que foram as "forças de bloqueio", a oposição, etc. que não deixaram fazer melhor...

O que me espanta é mais ninguém contribuir, será que todos aqui são carpideiras de Salazar?

NJ
FoxTroop
Sênior
Sênior

#135 Mensagem por FoxTroop » Qui Nov 03, 2011 8:53 pm

O meu falecido avô paterno costumava dizer que se passava "fominha de matar pulga". O "paraíso salazarengo" era tão bom que tenho uma boa fatia de familiares que, não aguentando o "idílio" e tanta "fartura" e certamente sofrendo tiques de masoquismo, preferiu ir "sofrer" para a França, USA, Canadá, Brasil. Outros tiveram a sorte de conseguir ir para Moçambique onde, segundo eles, se vivia bem. O ramo moçambicano acabou por ter de se pirar depois para a África do Sul após o 25 de Abril.
Imagem
Trancado