Os SSN´s teriam primeiro que conseguir tocaiá-lo, pois navegando a 32 nós contínuos por conta de sua propulsão nuclear ele só ficaria ao alcance de um sub patrulhando a menos de 12 nós por muita sorte. E se um SSN tentasse correr atrás de um Kirov em alta velocidade geraria tanto ruído que se tornaria alvo fácil para os meios AS.Enlil escreveu:O grande inimigo dos Kirov são os SSN, mas estes teria que furar a força desse tipo da Marinha Russa.
[]'s.
Ou seja, se colocado em uma região ampla o suficiente para poder navegar com liberdade e protegida por navios e helis AS, um Kirov é uma barreira bem difícil de ser rompida para uma FT inimiga. Ele exigiria a mobilização de uma força de ataque aéreo extremamente poderosa e de muitos submarinos em patrulha, imobilizando uma quantidade de unidades enorme apenas para se contrapor à ameaça de um único navio !
E não sei se seria tão simples assim colocá-lo fora de combate com uns poucos impactos como mencionado. Não sei como é sua proteção bindada ou como o casco é subdividido, mas alguns navios muito, muito menores aguentaram o impacto de mísseis anti-navio modernos sem ir ao fundo (como o HMS Glamorgan e o USS Stark) então um de 25.000 ton não deve ser assim tão fácil de colocar fora de ação. A pequena fragata iraniana Shanang, de apenas 1.500 ton, também provou ser bastante difícil de afundar com ataques aéreos, e se espera que um ou dois harpoon acabem com a capacidade de combate de um Kirov quase vinte vezes maior? Não estamos falando de um simples escolta com menos de 5.000 ton! Na segunda guerra os aviões mostraram ser uma ameaça muito grande para os navios de superfície das marinhas que não possuíam sistemas mais sofisticados de orientação para sua artilharia AAe, mas mesmo assim muitos navios atingidos por bombas de 250 kg ou por kamikases continuaram em ação. E passar pela quantidade de mísseis AAe de todos os tipos que um Kirov carrega e conseguir que mísseis atravessem os 8 (e não um ou dois como nos navios ocidentais) sistemas CIWS de alta cadência que o protegem não será tarefa fácil, nem mesmo para todo um grupamento aéreo de um NAe americano.
Até não acho que valha muito à pena hoje construir navios assim, provavelmente seria melhor dividir o dinheiro entre navios menores e subs, mas daí a negar o valor de combate de um Kirov vai uma grande distância.
Leandro G. Card