Eu ganhei...soultrain escreveu:Muito interessante.
Não sei se comprou, mas está disponível na RAND grátis :
http://www.rand.org/pubs/monographs/2006/RAND_MG486.pdf
Vale a pena.
[]s
CB_Lima
Moderador: Conselho de Moderação
Eu ganhei...soultrain escreveu:Muito interessante.
Não sei se comprou, mas está disponível na RAND grátis :
http://www.rand.org/pubs/monographs/2006/RAND_MG486.pdf
Mas a gente já tem poucas fragatas. O Lord Nauta já colocou no tópico do reaparelhamento que não conseguiremos manter o número (haverá a redução de 1/3 - vamos cair de 9 para 6 a partir de meados da próxima década).cb_lima escreveu:Bom pontoCarlos Mathias escreveu: O que não seria óbice para a MB colocar seu pedido de 48 unidades junto com a FAB.
Chegando os aviões, ela poderá treinar no PA pouso, decolagem, arremetida, simulações de combate...
Se a França fez, porque não podemos fazer e manter os caçadores navais afiados no melhor possível?
Além disso, poder-se-á treinar ataque naval, ataque ao solo, combate ar-ar e todas as outras missões que não impliquem necessariamente em pousar e decolar de um PA, estando os aviões baseados em terra (no papel vai estar todo mundo no PA).
A China está fazendo assim, a Índia idem, Rússia e outros.
Para o PA seguinte, a operação deste e/ou outros aviões de tamanhos semelhantes será normal e plena, e quando este segundo PA chegar, nossos aviadores navais estarão com 99% do treino pronto, restando algumas adaptações para a operação à bordo.
Faz sentido
[]s
CB_Lima
Aí é questão de ponto de vista de cada um.Diante desse quadro será mesmo sensato que a MB compre caças apenas "para treinar pouso e decolagem"
Mas vc apenas pegou um trecho que eu escrevi que estava dentro de um conjunto, vou repetir meu post:Carlos Mathias escreveu:Aí é questão de ponto de vista de cada um.Diante desse quadro será mesmo sensato que a MB compre caças apenas "para treinar pouso e decolagem"
Eu pelo menos gostaria de contar com 48 caças no estado da arte, além dos da FAB, para defender o Brasil de qualquer ameaça, mesmo sendo caças da MB e tendo que operar de bases em terra.
Enquanto não houver o PA definitivo, esses caças serão o que são, caças, e como tal, serão armas à disposição para uso na defesa nacional.
Não é como que eles fossem inúteis fora do PA, ao contrário.
Se o SP enguiçar, os A-4M não serão colocados num canto, esperando o navio ficar pronto. Continuam sendo aviões de combate aptos e prontos para uso.
Os hipotéticos Rafales da MB se juntariam imediatamente ao esquema de Defesa do país, como armas prontas e efetivas.
Talvez lhes coubessem missões de ataque naval em profundidade, de esclarecimento, interceptação sobre o mar...
Missões prá eles não faltariam enquanto esperassem pelo A-1X.
Enfim, na minha opinião, se a compra conjunta FAB+MB ajudar a melhorar as questões de preço, ToTs, e etc; e ainda nos proporcionar a equipagem da MB, acho melhor que esperar 20 anos com os A-4M.
knigh7 escreveu:
Mas a gente já tem poucas fragatas. O Lord Nauta já colocou no tópico do reaparelhamento que não conseguiremos manter o número (haverá a redução de 1/3 - vamos cair de 9 para 6 a partir de meados da próxima década).
Diante desse quadro será mesmo sensato que a MB compre caças apenas "para treinar pouso e decolagem", sem utilidade num porta-aviões?Ah sim podem utilizá-los em terra. Mas isso a FAB pode fazer e a MB pode e deve cuidar de coisa muito mais útil, como por exemplo pelo menos tentar manter o número (que já é baixo) de escoltas...
Vale ressaltar que é oportuno que se tenha caças antes, mas não tanto. Como o novo NAe ficará pronto em meados da próxima década (por volta de 2025) nem faz sentido diante do quadro que a MB adquira caças nessa década.
Alguns: EUA, Índia, França, Russia... agora, considerando os países que vc colocou, pra que ter PA??? E o tendo os A-4M darão conta contra a força aérea da Argélia por exemplo???Boss escreveu:No Atlântico Sul.J.Ricardo escreveu:O Brasil precisa de um PA, ele é válido, os A-4M são válidos, mas nada de ufanismo, no ambiente que ele irá aturar
hum quer dizer então que no AS somente e somente ele irá navergar..., ou, ele ficará apenas confinado no AS...
Quais pares mais musculosos ?J.Ricardo escreveu: , seus pares estarão bem mais "musculosos" que ele.
Só a U.S Navy quando estiver desfilando pela Sapucaí.
Porque britânicos tem só o Illustrious que parece que só opera helicópteros agora,o que mais sobra ?
Angolanos ? Argentinos ? Piratas ?
Para quê a força aérea da Argélia, se os submarinos argelinos podem afundar o S. Paulo, por falta de escoltas modernos?Alguns: EUA, Índia, França, Russia... agora, considerando os países que vc colocou, pra que ter PA??? E o tendo os A-4M darão conta contra a força aérea da Argélia por exemplo???
Iguais ao do Chile... e vão ficar estocados juntos ou na 4ª frota???REGATEANO escreveu:Os Harriers II Plus nem de longe se comparam aos A-4M que ainda irão entrar em operação.
Basta só falar do AIM120.
Essa é uma discusão boa que ocorre lá no aéreas...SUT escreveu:
EE.UU. finamente NO retuvo NINGUNA entrega de AIM 120 a NADIE.