Jisuis tá vendo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Jisuis tá vendo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#61 Mensagem por Carlos Lima » Dom Out 23, 2011 12:03 am

soultrain escreveu:Muito interessante.

Não sei se comprou, mas está disponível na RAND grátis ;) :

http://www.rand.org/pubs/monographs/2006/RAND_MG486.pdf
Eu ganhei... :wink:

Vale a pena. :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2041 vezes
Agradeceram: 2584 vezes

#62 Mensagem por knigh7 » Dom Out 23, 2011 3:17 pm

cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu: O que não seria óbice para a MB colocar seu pedido de 48 unidades junto com a FAB.
Chegando os aviões, ela poderá treinar no PA pouso, decolagem, arremetida, simulações de combate...

Se a França fez, porque não podemos fazer e manter os caçadores navais afiados no melhor possível?

Além disso, poder-se-á treinar ataque naval, ataque ao solo, combate ar-ar e todas as outras missões que não impliquem necessariamente em pousar e decolar de um PA, estando os aviões baseados em terra (no papel vai estar todo mundo no PA).

A China está fazendo assim, a Índia idem, Rússia e outros.

Para o PA seguinte, a operação deste e/ou outros aviões de tamanhos semelhantes será normal e plena, e quando este segundo PA chegar, nossos aviadores navais estarão com 99% do treino pronto, restando algumas adaptações para a operação à bordo.
Bom ponto :)

Faz sentido [100] [009]

[]s
CB_Lima
Mas a gente já tem poucas fragatas. O Lord Nauta já colocou no tópico do reaparelhamento que não conseguiremos manter o número (haverá a redução de 1/3 - vamos cair de 9 para 6 a partir de meados da próxima década).

Diante desse quadro será mesmo sensato que a MB compre caças apenas "para treinar pouso e decolagem", sem utilidade num porta-aviões?Ah sim podem utilizá-los em terra. Mas isso a FAB pode fazer e a MB pode e deve cuidar de coisa muito mais útil, como por exemplo pelo menos tentar manter o número (que já é baixo) de escoltas...

Vale ressaltar que é oportuno que se tenha caças antes, mas não tanto. Como o novo NAe ficará pronto em meados da próxima década (por volta de 2025) nem faz sentido diante do quadro que a MB adquira caças nessa década.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 129 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#63 Mensagem por prp » Dom Out 23, 2011 8:59 pm

[072] [072] [072] [072] [072] [072] [075]

Carlos Mathias

#64 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 23, 2011 9:09 pm

Diante desse quadro será mesmo sensato que a MB compre caças apenas "para treinar pouso e decolagem"
Aí é questão de ponto de vista de cada um.

Eu pelo menos gostaria de contar com 48 caças no estado da arte, além dos da FAB, para defender o Brasil de qualquer ameaça, mesmo sendo caças da MB e tendo que operar de bases em terra.

Enquanto não houver o PA definitivo, esses caças serão o que são, caças, e como tal, serão armas à disposição para uso na defesa nacional.

Não é como que eles fossem inúteis fora do PA, ao contrário.
Se o SP enguiçar, os A-4M não serão colocados num canto, esperando o navio ficar pronto. Continuam sendo aviões de combate aptos e prontos para uso.

Os hipotéticos Rafales da MB se juntariam imediatamente ao esquema de Defesa do país, como armas prontas e efetivas.
Talvez lhes coubessem missões de ataque naval em profundidade, de esclarecimento, interceptação sobre o mar...
Missões prá eles não faltariam enquanto esperassem pelo A-1X.

Enfim, na minha opinião, se a compra conjunta FAB+MB ajudar a melhorar as questões de preço, ToTs, e etc; e ainda nos proporcionar a equipagem da MB, acho melhor que esperar 20 anos com os A-4M.

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#65 Mensagem por REGATEANO » Dom Out 23, 2011 11:06 pm

Concordo.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2041 vezes
Agradeceram: 2584 vezes

#66 Mensagem por knigh7 » Seg Out 24, 2011 1:04 am

Carlos Mathias escreveu:
Diante desse quadro será mesmo sensato que a MB compre caças apenas "para treinar pouso e decolagem"
Aí é questão de ponto de vista de cada um.

Eu pelo menos gostaria de contar com 48 caças no estado da arte, além dos da FAB, para defender o Brasil de qualquer ameaça, mesmo sendo caças da MB e tendo que operar de bases em terra.

Enquanto não houver o PA definitivo, esses caças serão o que são, caças, e como tal, serão armas à disposição para uso na defesa nacional.

Não é como que eles fossem inúteis fora do PA, ao contrário.
Se o SP enguiçar, os A-4M não serão colocados num canto, esperando o navio ficar pronto. Continuam sendo aviões de combate aptos e prontos para uso.

Os hipotéticos Rafales da MB se juntariam imediatamente ao esquema de Defesa do país, como armas prontas e efetivas.
Talvez lhes coubessem missões de ataque naval em profundidade, de esclarecimento, interceptação sobre o mar...
Missões prá eles não faltariam enquanto esperassem pelo A-1X.

Enfim, na minha opinião, se a compra conjunta FAB+MB ajudar a melhorar as questões de preço, ToTs, e etc; e ainda nos proporcionar a equipagem da MB, acho melhor que esperar 20 anos com os A-4M.
Mas vc apenas pegou um trecho que eu escrevi que estava dentro de um conjunto, vou repetir meu post:
knigh7 escreveu:
Mas a gente já tem poucas fragatas. O Lord Nauta já colocou no tópico do reaparelhamento que não conseguiremos manter o número (haverá a redução de 1/3 - vamos cair de 9 para 6 a partir de meados da próxima década).

Diante desse quadro será mesmo sensato que a MB compre caças apenas "para treinar pouso e decolagem", sem utilidade num porta-aviões?Ah sim podem utilizá-los em terra. Mas isso a FAB pode fazer e a MB pode e deve cuidar de coisa muito mais útil, como por exemplo pelo menos tentar manter o número (que já é baixo) de escoltas...

Vale ressaltar que é oportuno que se tenha caças antes, mas não tanto. Como o novo NAe ficará pronto em meados da próxima década (por volta de 2025) nem faz sentido diante do quadro que a MB adquira caças nessa década.

Carlos Mathias

#67 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 24, 2011 1:39 am

Não, eu li tudo sim e considerei no meu post.

De maneira geral você quer dizer que mal dá prá escoltas, que dirá para os Rafales.

Porém, já foi dito que a compra da MB seguirá a da FAB, daí se conclui que sim, haverá dotação para a MB comprar os seus e, no meu entender, justamente porque aumentando a encomenda se pode negociar melhores condições.

Seriam 70~120 para a FAB e 48 para a MB.
É isso mesmo ????
Não sei, acho que ninguém sabe, mas dentro do que está planejado como ideal, é isso.

Completei que os caças seriam armas ativas e úteis, prontas para o uso e aperfeiçoariam a doutrina da MB, e quiçá, da FAB, ao operam juntos.

Ou seja, justifica comprar armas que serão/poderão ser usadas, mas para estocar e esperar o PA simplesmente, aí não.
Além disso, este aviões chegarão ao longo de décadas talvez,e o impacto será diluído ao longo dos anos.

E indo mais além, eu acredito que as coisas voltarão aos seus eixos iniciais, pois a crise não será eterna e nos afetará, segundo previsões, no máximo por dois anos, sendo as previsões médias de um ano,e as otimistas, meses.

Mas veja bem, tudo isso são achismos e opiniões, e valem o que valem.

Respeito muitíssimo o amigo Nauta, mas tenho fé que ele vai errar essa previsão e as escoltas serão em nºs previamente planejados.

Mas eu acho que dá prá espremer um pouco e encomendar uns 12 prá MB no meio do lote de 48 da FAB.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2676 vezes
Agradeceram: 1087 vezes

#68 Mensagem por J.Ricardo » Seg Out 24, 2011 9:28 am

Boss escreveu:
J.Ricardo escreveu:O Brasil precisa de um PA, ele é válido, os A-4M são válidos, mas nada de ufanismo, no ambiente que ele irá aturar
No Atlântico Sul.

hum quer dizer então que no AS somente e somente ele irá navergar..., ou, ele ficará apenas confinado no AS...
J.Ricardo escreveu: , seus pares estarão bem mais "musculosos" que ele.
Quais pares mais musculosos ?

Só a U.S Navy quando estiver desfilando pela Sapucaí.

Porque britânicos tem só o Illustrious que parece que só opera helicópteros agora,o que mais sobra ?

Angolanos ? Argentinos ? Piratas ?
Alguns: EUA, Índia, França, Russia... agora, considerando os países que vc colocou, pra que ter PA??? E o tendo os A-4M darão conta contra a força aérea da Argélia por exemplo???

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#69 Mensagem por luis F. Silva » Seg Out 24, 2011 1:30 pm

Alguns: EUA, Índia, França, Russia... agora, considerando os países que vc colocou, pra que ter PA??? E o tendo os A-4M darão conta contra a força aérea da Argélia por exemplo???
Para quê a força aérea da Argélia, se os submarinos argelinos podem afundar o S. Paulo, por falta de escoltas modernos?
Mas como aqui já foi escrito imensas vezes, o S.Paulo e seu grupo aéreo são apenas para doutrina.

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#70 Mensagem por J.Ricardo » Seg Out 24, 2011 2:33 pm

Eu só repliquei e exemplo e segui a lógica do colega Boss...

No mais concordo contigo, o SP é para manter doutrina, para isso estamos bem, mas manter a supremacia no AS não, para isso, de concreto, só os submarinos...

São muralhas do Brasil!
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#71 Mensagem por J.Ricardo » Seg Out 24, 2011 2:39 pm

REGATEANO escreveu:Os Harriers II Plus nem de longe se comparam aos A-4M que ainda irão entrar em operação.
Basta só falar do AIM120.
Iguais ao do Chile... e vão ficar estocados juntos ou na 4ª frota???

Mas se realmente vierem, ponto pra marinha!!!

Editado pela última vez por J.Ricardo em Seg Out 24, 2011 2:57 pm, em um total de 2 vezes.
São muralhas do Brasil!
SUT
Avançado
Avançado
Agradeceram: 1 vez

#72 Mensagem por SUT » Seg Out 24, 2011 2:48 pm

:roll: :roll: :roll: :roll:

EE.UU. finamente NO retuvo NINGUNA entrega de AIM 120 a NADIE.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#73 Mensagem por Marino » Seg Out 24, 2011 3:23 pm

Meu Deus...

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#74 Mensagem por J.Ricardo » Seg Out 24, 2011 4:17 pm

SUT escreveu::roll: :roll: :roll: :roll:

EE.UU. finamente NO retuvo NINGUNA entrega de AIM 120 a NADIE.
Essa é uma discusão boa que ocorre lá no aéreas...

São muralhas do Brasil!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#75 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 24, 2011 4:49 pm

Vamos manter por lá, ok?

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder