#737
Mensagem
por FCarvalho » Seg Set 19, 2011 4:49 pm
Meu pitaco.
Primeiro: quanto a Belo Monte, a Pres. Dilma já deu um recado "ao mundo", mais que explícito, já algum tempo atrás, ao considerar o questionamento por ONG's e indios, via OEA, sobre o assunto, uma intromissão nos assuntos internos do país, e isto teria consequências ao interessados.E diga-se de passagem, o fez bem com todas as letras. Em politica internacional, diplomaticamente, para bom entendedor meia palavra basta. E o Raoni, já é um velho conhecido da DPF e Abin, assim como outros "movimentos indigenas" e ONG's pseudo-ecologistas.
Segundo: é bom que se leve, e muito, a serio estas questões de separatismo no Brasil. Nossa história - de tão triste falta de memória nacional - é pontilhada imensamente por conflitos e embates não só ideológicos, como armados, em função não só de idéias, como de, e principalmente, insatisfações politicas e econômicas. São nefastos os inúmeros exemplos que contamos em nossa historigrafia militar em que o EB foi chamado a "tapar buraco" que a ausência, ou incompetência, de politicas publicas, menos deletérias à eqüidade do desenvolvimento nacional, não conseguiram resolver.
Ademais, lembremo-nos do exemplo europeu, que a pouco mais de 70 anos atrás, estava envolto nas horrendas consequências da falta de entendimento entre suas sociedades, frente a fragmentação do poder e à desenfreada concorrência pela primazia econômica.
Por motivos amplamente menos nobres do que os propostos, anos atrás, o mundo inflamou-se e nós quase decretamos nosso próprio exterminio enquanto espécie.
Será que esta geração de brasileiros não aprendeu algumas das lições da história alheia?
abs.
Carpe Diem