
Como o Pepê disse...... puro looby........
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
A diferença de W/T entre o Rafale e o GripenNG que vc mesmo apurou é de 0,11. Vamos pegar como exemplo do Typhoon, nas mesmas condições, com 500 Kg de armamentos e 3 tanques (no caso ele usa tanques 1100L, totalizando 2690 Kg de combustível, mas sem contar o peso dos próprios tanques a fim de igualar os critérios:AlbertoRJ escreveu:Algumas considerações.knigh7 escreveu:Luís Henrique,
Considerando as configuracões existentes: tanto o Rafale quanto o Gripen podem levar bombas ou tanques em 4 pontos subalares. No ventre, o Rafale pode levar 1 tanque 2000L ou um cabide de bombas com até 1.800Kg. No ventre também, o Gripen 2 tanques de 1100L ou 2 Ton de bombas.
Para missões ar-ar: tanto o Rafale quanto o GripenNG levariam até 3 tanques menores, que são tanques supersônicos. O Gripen até 3 tanques de 1.100L cada e o Rafale até 3 tanques de 1.300 L cada. Como o GripenNG, considerando apenas o combustível inteno, tem uma autonomia entre 10 e 20% maior que o Rafale e por ser monoturbina, a diferenca de 600L nos tanques externos é erodida por isso e pela maior autonomia sem tanques do caca sueco. Não se esqueca que o Gripen pode levar os mísseis subalares em cabides duplos.
Indo para as misões ar-solo: até cerca de 750Km, não existe praticamente diferenca. Ambos podem levar no máximo 4 Ton de bombas nessa distância. Precisariam de utilizar o center line para colocar um tanque de 2000L para o Rafale ou 1700L para o GripenNG. O Rafale poderia levar mais mísseis ar-ar nessa configuracão. Entretanto, ambos levariam escoltas, pois nenhuma forca aérea colocaria um caca para combater na arena ar-ar com 6 ton. de cargas.
Após essa distância aí sim comecaria haver diferenca entre eles, aumentando paulatinamente.
Eu já dissë: o problema do GripenNG reside no fato de não haver outras encomendas substanciais.
Na missão ar-ar, de superioridade aérea, com as configurações propostas, o Gripen NG seria bem mais penalizado:
Rafale
Peso vazio 9500~10000 kg (depende do modelo) + 4700 kg comb. interno = 14700 kg =~ 32400 lb.
Max. thrust (M88 X 2): 34000 lb.
T/W ratio: 34000 / 32400 = 1,05.
Com 3 tanques de 1250l = 14700 + 3 x 1010 kg + 500 kg (mísseis) = 18230 kg =~ 40190 lb.
T/W ratio = 0,84
Gripen NG
Peso vazio 7000 + 3000 kg comb. interno = 10000 kg =~ 22046 lb.
Max. thrust (GE F414) = 22000 lb.
T/W ratio: 22000 / 22046 = 0,99.
Com 3 tanques de 1100 l = 10400 + 3 x 890 kg + 500kg (misseis) = 13570 kg =~ 29916 lb.
T/W ratio = 0,73
Fora a carga alar, que será maior no Gripen NG ( 45m2 contra 30m2 de área).
É um cálculo grosseiro mas entendo que o Gripen ficariam bem mais prejudicado em termos de performance para esse tipo de missão, além do seu alcance não ser necessariamente maior, visto que o Rafale leveria 7.730 kg em combustível contra 5.670 mas com consumo maior do NG nessas condições.
Creio que, conforme exposto, em situação normal, o Gripen NG levaria no máximo 2 tanques externos para missão semelhante.
Em relação à missão de ataque, apenas os 3 tanques de 2000 l do Rafale dariam mais 4.860 kg em combustível (totalizando 9660 kg) e ainda com folga para bombas (9500 - 4860 = 4640 adicionais para armas), comprometendo menos a performance. O Gripen NG com 3 tanques de 1700 l levaria mais 4131 kg em combustível sobrando menos que no Rafale para cargas externas (6000 - 4131 = 1869 para armas) e voaria bem mais próximo do seu limite.
É complicado comparar duas aeronaves de classes diferentes a mais ainda quando uma está plenamente operacional e a outra ainda nem existe.
[]'s
Eu tenho a seguinte opinião, caso o GripenNG seja o escolhido para a FAB:Lord Nauta escreveu:Pepê Rezende escreveu: Segundo os indianos, e aí vemos um típico caso de propaganda falsa, o radar apresentou um desempenho pífio e foi o pior avaliado no MMRCA, com um alcance vagabundo de 120km. O avião só não saiu antes da concorrência, não cumpria a exigência principal, a de ter ao menos um protótipo voando, porque o governo sueco alegou que a decisão estaria eivada de preconceito decorrente do caso de suborno envolvendo a venda de canhões FH-77 na década de 1980.
Dos aparelhos de 4,5ª geração é o que apresenta o pior desempenho e, citando a própria COPAC, a menor capacidade de desenvolvimento em função da pequena oferta de energia (o que também explica a enorme defasagem entre o raio de ação de translado e das configurações de combate, vc precisa usar o motor mais intensamente).
O que dói é que os suecos poderiam estar desenvolvendo um caça de 5ª geração se não fossem míopes e idiotas. Aliás, o projeto, coincidência ou não, seria bimotor e teria o tamanho aproximado do Rafale.
Abraços
Pepê
Prezados Senhores,
Continuo a ter a convicção que a FAB errou, se fosse um ''bost list'' sério os aviões que estariam na disputa seriam o RAFALE , O F18 e o SU35. Este aviaozinho o GripenNG (que só existe no papel) não participaria desta disputa de mais uma década. Como o Brasil deve ter o impulso de ser uma ''potencia periférica'' talvez o GRIPEN NG seja o escolhido e teremos então uma defesa aérea de segunda categoria.
Sds
Lord Nauta
Obviamente o Typhoon tem uma relação peso potência muito favorável quando não carregado. bem acima na comparação com o Rafale e o Gripen, daí e diferença (fora que o Rafale levaria mais combustível e seria mais econômico que o Typhoon).knigh7 escreveu:A diferença de W/T entre o Rafale e o GripenNG que vc mesmo apurou é de 0,11. Vamos pegar como exemplo do Typhoon, nas mesmas condições, com 500 Kg de armamentos e 3 tanques (no caso ele usa tanques 1100L, totalizando 2690 Kg de combustível, mas sem contar o peso dos próprios tanques a fim de igualar os critérios:AlbertoRJ escreveu: Algumas considerações.
Na missão ar-ar, de superioridade aérea, com as configurações propostas, o Gripen NG seria bem mais penalizado:
Rafale
Peso vazio 9500~10000 kg (depende do modelo) + 4700 kg comb. interno = 14700 kg =~ 32040 lb.
Max. thrust (M88 X 2): 34000 lb.
T/W ratio: 34000 / 32400 = 1,05.
Com 3 tanques de 1250l = 14700 + 3 x 1010 kg + 500 kg (mísseis) = 18230 kg =~ 40190 lb.
T/W ratio = 0,84
Gripen NG
Peso vazio 7000 + 3000 kg comb. interno = 10000 kg =~ 22046 lb.
Max. thrust (GE F414) = 22000 lb.
T/W ratio: 22000 / 22046 = 0,99.
Com 3 tanques de 1100 l = 10400 + 3 x 890 kg + 500kg (misseis) = 13570 kg =~ 29916 lb.
T/W ratio = 0,73
Fora a carga alar, que será maior no Gripen NG ( 45m2 contra 30m2 de área).
É um cálculo grosseiro mas entendo que o Gripen ficariam bem mais prejudicado em termos de performance para esse tipo de missão, além do seu alcance não ser necessariamente maior, visto que o Rafale leveria 7.730 kg em combustível contra 5.670 mas com consumo maior do NG nessas condições.
Creio que, conforme exposto, em situação normal, o Gripen NG levaria no máximo 2 tanques externos para missão semelhante.
Em relação à missão de ataque, apenas os 3 tanques de 2000 l do Rafale dariam mais 4.860 kg em combustível (totalizando 9660 kg) e ainda com folga para bombas (9500 - 4860 = 4640 adicionais para armas), comprometendo menos a performance. O Gripen NG com 3 tanques de 1700 l levaria mais 4131 kg em combustível sobrando menos que no Rafale para cargas externas (6000 - 4131 = 1869 para armas) e voaria bem mais próximo do seu limite.
É complicado comparar duas aeronaves de classes diferentes a mais ainda quando uma está plenamente operacional e a outra ainda nem existe.
[]'s
comb externo: 5.390 lb
comb interno: 9.920 lb
armamento: 1.102 lb
peso vazio: 24.582 lb
total: 40.994 lb
Potência: 40.500 lb
Razão peso/potência ~ 1,01.
A diferença entre peso/potência do Rafale para o Typhoon é de 0,17. Maior do que a diferença entre o Rafale para o GripenNG.
Eu coloquei isso para exemplificar que diferenças de peso/potência cerca de um décimo entre caças é algo pouco significativo.
Thor escreveu: Nas oportunidades que vimos o Rafale em ação, ele foi detectado normalmente pelos radares de caça e de solo.
Abraços
Na Cruzex, o Rafale levava, além dos tanques de combustível apenas as wingtips carregadas.soultrain escreveu:Thor,
Pelo que tenho lido o B2 e o F22 são de uma classe à parte, os ensinamentos de Petr Ufimtsev foram levados ao extremo. O PAK-FA não foi desenhado para ser furtivo, foi para ser discreto.
Não sei dizer, o que conheço do Rafale é de informações publicas, mas aposto que levar tanques e armamento deve ser a explicação. Os Franceses não pioraram o RCS para não ficar nas bibliotecas de outros? Mas aparecia com a qualidade de sinal igual a todos os outros?
Lembrei-me durante esta discussão de um pormenor delicioso, li algures que na guerra fria, os Avro Vulcan tinham uma assinatura radar mais pequena que o normal, mas era difícil fazer lock, já o Bear tinha uma assinatura gigante graças às hélices e motores.
[[]]'s
Manuel, não foi isso que eu quis dizer, só coloquei dessa forma para tentar deixar mais claro o que eu procurava demonstrar.knigh7 escreveu:Mas Alberto, como eu havia colocado no post que gerou o debate (que está aí dentro) nenhum caça com elevada carga externa (como 6 Ton. ) vai entrar em combate na arena ar-ar nessas condições. Ou ele vai escoltado, ou então ejeta as bombas e os tanques de combustíveis caso eles não sejam supersônicos. (aliás, se forem atacados, eles ejetam também os tanques supersônicos).
abraços
Mas qual é a capacidade de combustível, e o alcance de cada caça com esse combustível? Acho que dá pra ter uma idéia melhor de economia assim...Luís Henrique escreveu:A diferença entre Rafale e Eurofighter é mínima.
Rafale
peso vazio: 10.000
Potência: 15.500
Relação P/P: 1,55
Eurofighter
peso vazio: 11.500
Potência: 18.000
Relação P/P: 1,56
Levando em conta que o Rafale é mais leve e menos potente, ele também será mais econômico. Necessitando MENOS combustível.
Assim, por mais que alguns amem o Eurofighter e odeiem os franceses, não podem denegrir o Rafale.
É realmente um caça extraordinário e leva AMPLA vantagem em relação ao EF em alcance e carga de armamentos.
Sem falar que o peso de 10T é devido a estar 1 geração a frente do Eurofighter em equipamentos, pois o peso inicial era mais próximo de 9T. Agora com radar AESA e TUDO mais esta mais pesadinho....
vamos ver onde vai parar o peso do Eurofighter depois de instalarem o AESA nele....
Ah, Soultrain, vc foi em cima.soultrain escreveu:Thor,
Pelo que tenho lido o B2 e o F22 são de uma classe à parte, os ensinamentos de Petr Ufimtsev foram levados ao extremo. O PAK-FA não foi desenhado para ser furtivo, foi para ser discreto.
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