Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#8956 Mensagem por prp » Dom Out 16, 2011 8:35 pm

Eu gostaria de saber os dados das favela NÃO PACIFICADAS. :roll:




Carlos Mathias

Re: Operações Policiais e Militares

#8957 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 16, 2011 8:50 pm

Esquece esses detalhes insignificantes rapá. :roll:




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#8958 Mensagem por ZeRo4 » Dom Out 16, 2011 11:20 pm

prp escreveu:Eu gostaria de saber os dados das favela NÃO PACIFICADAS. :roll:
O texto traça um paralelo nas comunidades pré-pracificação e pós-pacificação. Portanto, os dados da favela "não pacificada" estão no mesmo texto. O mais engraçado é que o Governo do Estado, através do ISP, simples omite dados (insignificantes, segundo o CM) de anos (pré-UPP) anteriores, por que será?




Editado pela última vez por ZeRo4 em Seg Out 17, 2011 12:24 am, em um total de 4 vezes.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#8959 Mensagem por ZeRo4 » Dom Out 16, 2011 11:24 pm

Rio .40

Comentários sobre dados de violência em favelas "pacificadas" (ou seja, aquelas que têm destacamentos policiais dentro delas)

Há alguns dias, escrevi um artigo sobre as ocorrências criminais nas favelas "pacificadas" do Rio de Janeiro (ver post abaixo), entre janeiro de 2010 e junho de 2011. Na ocasião, me ative exclusivamente aos números e não fiz grandes reflexões sobre os dados.

Além da óbvia conclusão de que as favelas pacificadas continuam sendo áreas violentas (com 24 homicídios, 36 encontros de cadáveres e 132 tentativas de homicídios em 13 favelas, em um ano e meio), os dados lançam outras luzes sobre o processo de pacificação (luzes essas que, espero, estejam servindo para iluminar nossas autoridades de segurança).

Certa vez fui interpelado por uma assessora do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, dizendo que eu torcia pelo fracasso das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Respondi-lhe que não. Que, pelo contrário, torcia para que elas fizessem sucesso, afinal não pretendo me mudar do Rio de Janeiro e desejo que meus filhos e netos vivam em uma sociedade civilizada (na qual até hoje não tive oportunidade de viver).

Mas apenas acreditava que as UPPs não dariam certo e que as autoridades de segurança (confiantes em seu próprio sucesso) não estavam preparadas para adaptar o bem sucedido modelo das UPPs da zona sul ao processo de expansão do projeto, que incluiria novas e distintas comunidades (da Tijuca e, principalmente, do subúrbio).


Disse a ela que meu objetivo com o blog era não só ajudar a população a enxergar as UPPs como elas são, mas também contribuir construtivamente com o governo, através de minhas críticas, a melhorar o processo.

Não acreditar no sucesso de uma política é uma coisa. Torcer por seu fracasso é outra. Eu torço, do fundo do meu coração, para que eu esteja errado e que a política seja bem sucedida (afinal, não tenho nada a perder. Tenho minha profissão e não ganho qualquer dinheiro com esse blog). Mas infelizmente, até o momento (para desespero dos assessores governamentais que acompanham meu blog), a maioria das análises que fiz sobre as UPPs (e das coisas que eu previ) está se mostrando correta (até mesmo minha previsão sobre o fracasso da ocupação do Alemão).

E esse post vai nessa direção, de não só confirmar o que eu vinha alertando há tempos, como também de ajudar, com minhas críticas, a abrir o olho das autoridades de segurança (para que elas não sejam engolidas por sua própria soberba).

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram conclusões interessantes. Os crimes violentos, por exemplo, são maiores nas favelas da Tijuca, Centro e zona oeste do que nas favelas da zona sul do Rio de Janeiro. E mesmo na Tijuca, a média de crimes violentos por favela é menor que no Centro e na zona oeste.

Enquanto nas quatro favelas da zona sul analisadas pela pesquisa (Dona Marta, Tabajaras, Babilônia/Chapéu Mangueira e Pavão) a média de homicídios por favela é de 0,5 homicídio, 5 tentativas de homicídio, 0,5 encontro de cadáver e 6,25 desaparecidos, nas seis favelas da Tijuca (Turano, Borel, Salgueiro, Formiga, Andaraí e Macacos), a média já sobe um pouco para 1 homicídio, 0,5 encontro de cadáver, 5 tentativas e 6,6 desaparecidos por favela.

Já a favela do Centro, o Morro da Providência, tem 3 homicídios, 9 cadáveres, 5 tentativas, 8 desaparecidos. Enquanto isso, as duas favelas da zona oeste (Cidade de Deus e Batan) têm uma média de 6 homicídios, 1 cadáver, 39 tentativas e 30,5 desaparecidos por favela (claro que a Cidade de Deus puxa bastante a média para o alto).

Outra conclusão é que as favelas maiores e com maior histórico de violência (entre bandidos e entre polícia e bandidos) têm maiores índices de violência. É o caso da Cidade de Deus, com 11 homicídios e 76 tentativas de homicídio) e do Morro da Providência (com três homicídios, nove encontros de cadáver e cinco tentativas de homicídio).

Favelas pequenas, mas com histórico de violência, também aparecem com indicadores mais negativos, como é o caso do Borel e Morro dos Macacos (com um homicídio) e Ladeira dos Tabajaras (com dois). O Andaraí (com três homicídios registrados e mais dois ocorridos no entorno da favela) surge como uma surpresa, uma vez que não tem histórico de grande violência.

Já havia dito em posts anteriores que a UPP enfrentaria mais problemas quanto mais se expandisse para favelas maiores e para comunidades do subúrbio. As razões são claras. Territórios maiores oferecem mais desafios para ocupações militares. E favelas do subúrbio são mais próximas umas das outras (algo que não acontece na zona sul, mas que acontece na Tijuca).

Quando uma favela está pacificada, mas sua vizinha não está, há o desafio de controlar o trânsito de criminosos entre as duas favelas.

As comunidades do subúrbio, assim como a população do "asfalto" no subúrbio, está acostumada a receber menos atenção do Estado (aí está uma diferença para as favelas da Tijuca). A polícia sempre foi mais violenta nas áreas do subúrbio do que na zona sul e Tijuca.

Estudos de instituições como a Fundação Getulio Vargas já mostraram que há diferenças entre as condições sociais de moradores de favelas da zona sul (que vivem melhor) e moradores de favelas do subúrbio (que vivem pior).

Os índices de criminalidade do subúrbio sempre foram maiores que os da zona sul e da zona norte. Logo, é de se inferir que bandidos sempre atuaram de forma mais livre nas regiões mais pobres da cidade.

Ao tentar pacificar áreas maiores, mais próximas de outras favelas e com históricos de exclusão/desconfiança em relação ao Estado, a polícia enfrentará dificuldades cada vez maiores.

E a política de expansão das UPPs vem mostrando esse desafio. Se em 2009 e 2010 era difícil ver notícias sobre ocorrências violentas nas favelas "pacificadas", em 2011, começamos a perceber mais violência nessas áreas.

Se as autoridades públicas de segurança pretendem expandir a política de UPP para mais favelas do subúrbio (e de outras regiões do Rio) e para grandes favelas da zona sul (Rocinha e Vidigal), será preciso fazer mudanças profundas na estratégia de ocupação dessas comunidades.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#8960 Mensagem por ZeRo4 » Dom Out 16, 2011 11:33 pm

O autor do Blog sintetiza muito bem a realidade (e não a utopia) do que acontece na maioria das favelas pacificadas. Só faltou traçar um parelelo sobre as áreas pacificadas na Tijuca e no Centro que foram feitas as pressas para aproveitamento eleitoral do Gov. Sérgio Cabral. Na minha opinião esse é o principal motivo do "declínio" do programa. Como venho falando há tempos, se as coisas tivessem sido feitas de maneira técnica, visando o processo e não o ganho de votos por parte da população (Alguém já viu Tropa de Elite 2?) com certeza o progrma não teria os problemas e o revés que vem sofrendo nos últimos tendo, colocando em cheque a própria eficácia do mesmo.

Não se discute que em relação a guerras e tiroteios a situação apresenta significativa melhora (apesar do último histórico de confronto em diversas favelas "pacificadas"). Entretanto, é necessário manter os olhos nos índices de criminalidade, afinal de contas são eles que ditam ou não a eficácia de um programa de segurança pública... e agora notamos um fator interessante, além de não conseguir baixar os índices em locais onde forem instaladas, as UPPs acabam por aumentar o índice de criminalidade nessas localidades, além de já ter aumentado o índice em outra regiões devido a migração da maior parte da vagabundagem.

Então, a UPP não prende bandidos, não acaba com o controle do território por parte dos traficantes, aumenta os índices de criminalidade nas áreas onde são instaladas... já que elas não serão instaladas nas mais de 1.000 favelas do RJ, fico me perguntando e não consigo achar uma respota: Afinal de contas, pra que diabos serve a UPP, fora as medidas eleitoreiras do Gov. do Estado?




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Carlos Mathias

Re: Operações Policiais e Militares

#8961 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 17, 2011 3:18 pm

Incrível, aqui não tem UPP e os crimes só aumentam.

Então quer dizer que na área do Alemão as coisas estão piores do que eram antes da invasão, é isso mesmo?
Piorou depois da tomada da região?

Aumentaram os tiroteios, os assaltos, os assassinatos, os estupros, o tráfico de drogas aumentou, a polícia continua não entrando em nenhuma daquelas comunidades, continuam rodando lá dentro mais de mil motos roubadas, uns 200 carros idem, e segue a lista das coisas que estão iguais ou piores.

É isso mesmo?




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#8962 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Out 17, 2011 3:29 pm

Carlos Mathias escreveu:Incrível, aqui não tem UPP e os crimes só aumentam.

Então quer dizer que na área do Alemão as coisas estão piores do que eram antes da invasão, é isso mesmo?
Piorou depois da tomada da região?

Aumentaram os tiroteios, os assaltos, os assassinatos, os estupros, o tráfico de drogas aumentou, a polícia continua não entrando em nenhuma daquelas comunidades, continuam rodando lá dentro mais de mil motos roubadas, uns 200 carros idem, e segue a lista das coisas que estão iguais ou piores.

É isso mesmo?
Não moro no Rio, nunca fui.

Tenho vontade todos falam q é lindo.

Mas pelo oq agente ve e lê essas pacificações é um trabalho delicadissimo

Qndo o trafico comandava existia trafico e só...não existia roubo, estupros, assaltos, os trafica não deixavam e se alguem badernava era morto por eles.

Agora pacificado se tornou uma comunidade pobre qualquer, com tudo isso, roubo, estupros e assaltos koza q não existia antes.

Quem não viu aquele video dos soldados do exercito metendo bala de borracha numa galera em um buteco no morro? Aquilo la sintetiza exatamente que o povo lá não é acostumado com lei...e agora que existe ordem eles tão tudo puto...

Como eu disse no começo...nunca fui no Rio, mas oq eu leio e vejo em jornais é isso.




Imagem
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#8963 Mensagem por ZeRo4 » Seg Out 17, 2011 4:41 pm

Carlos Mathias escreveu:Incrível, aqui não tem UPP e os crimes só aumentam.

Então quer dizer que na área do Alemão as coisas estão piores do que eram antes da invasão, é isso mesmo?
Piorou depois da tomada da região?

Aumentaram os tiroteios, os assaltos, os assassinatos, os estupros, o tráfico de drogas aumentou, a polícia continua não entrando em nenhuma daquelas comunidades, continuam rodando lá dentro mais de mil motos roubadas, uns 200 carros idem, e segue a lista das coisas que estão iguais ou piores.

É isso mesmo?
Carlos, eu já expliquei essas relações diversas vezes, mas você parece tão hipnotizado com as ações de marketing do Governo (isso eles fazem bem, admito!) que acaba não enxergando até mesmo o óbvio! Interpretações podem acontecer de inúmeras maneiras, mas os números não mudam e não metem! 1+1=2 em qualquer lugar do Planeta Terra.

Você vive traçando relações entre áreas pacificadas e não pacificadas para justificar o seu ponto de vista, isso é uma heresia! Analisar o programa como bem sucedido dizendo que a Favela Pacificada X tem menos homicídios que a Favela Não Pacificada Y é errôneo, você está (sem motivo plausível) descartando todos os dados obtidos e estudados até hoje em relação a UPP, se levarmos em consideração o mesmo fenômeno notado até agora nas favelas pacificadas, chegaremos a conclusão, que ao ser pacificada, a Favela Y continuará apresentando um índice de homicídios maior do que o da Favela X.

Em nenhum momento eu disse que as áreas não-pacificadas estão melhores do que as áreas pacificadas, o que eu venho dizendo é que os índices de criminalidade nas áreas com UPP não diminuíram, pelo contrário, aumentaram! São fatos... se você vive num bairro que tem 10 homicídios/ano e após o processo de pacificação o mesmo bairro apresenta um índice de 20/homicídios/ano, a situação melhorou ou piorou?

O seu problema é que você só pensa numa hipotética situação: Tiroteio. É evidente que nesse caso há uma melhora significativa no processo de pacificação (apesar de várias ressalvas já vistas), também não o culpo por pensar deste jeito, já que o tiroteio é algo que afeta de forma istantânea a vida do cidadão (principalmente dos que vivem no entorno da comunidade), porém não pode e nem deve ser o único parâmetro utilizado para aferir se a situação melhorou ou não de fato.

Os índices de criminalidade servem para isso, para se fazer uma comparação pré-UPP e pós-UPP, ora, se os índices aumentaram, que melhora houve no processo em si?

Os tiroteios diminuíram sim, entretanto em áreas dominadas pelo tráfico de drogas nunca há FURTOS/ROUBOS e muito menos ESTUPROS: Grampo do traficante Alexander de Jesus Carlos, conhecido como "Choque", onde o mesmo ordena uma execução e uma tortura de indivíduos que cometaram esse tipo de delito na favela de Manguinhos:



Os Assassinatos, em áreas de UPP (mais uma vez basta você ler com ATENÇÃO), aumentaram sim! Logo, em áreas com UPP está provado estatisticamente que há mais mortes no período com UPP do que no período sem UPP. Volto a dizer (já que você adora fazer essa comparação...) que isso não quer dizer que em áreas com UPP haja mais assassinatos do que em áreas sem UPP.

O tráfico de drogas continua existindo, pode não ter aumentado, mas certamente não diminuiu a ponto de ser significativo, a única diferença é que não porta mais fuzis e nem vende ostensivamente, mas até isso também tem lá as suas exceções:

Feira de drogas resiste à UPP da Cidade de Deus

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/07 ... 044669.asp

http://2.bp.blogspot.com/_A4_DxVDymew/TC6ExJ6Vu8I/AAAAAAAAMxI/3rRuALJIMRE/s1600/ScreenShot1142.jpg

Também tivemos notícias de "feirões das drogas" em outras comunidades recém-pacificadas, até mesmo no Complexo do Alemão, ocupado pelo EB (que tem uma política diferente da PMERJ), os feirões continuam acontecendo.

Enfim, o único ponto onde REALMENTE se apresentou melhora significativa é na questão dos confrontos, mas isso não pode ser considerado medida de segurança pública, já que as UPPs não vão alcançar as mais de 1.000 comunidades existentes no RJ, então, confrontos sempre vão haver e com os índices aumentando em favelas que fazem parte do programa, well... qual, realmente, é a finalidade do programa?




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#8964 Mensagem por rodrigo » Seg Out 17, 2011 5:33 pm

Como fazer uma faxina

A experiência colombiana de combate à corrupção policial é um exemplo e tanto de que é possível reduzir essa praga, a maior chaga das forças da lei no Rio

http://vejario.abril.com.br/edicao-da-s ... 3404.shtml




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Operações Policiais e Militares

#8965 Mensagem por brasil70 » Seg Out 17, 2011 7:05 pm

Video muito interessante sobre os tiroteios ocorridos no dia 06/09/11 no Complexo do Alemão. A partir dos 7 min começa intensos tiroteios.





"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#8966 Mensagem por marcelo bahia » Seg Out 17, 2011 7:23 pm

Uma pergunta!!

Se os tiros vinham principalmente dos morros ao lado que não tinham sido pacificados, por que o EB não usou helicópteros pra infiltrar soldados naqueles pontos??

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#8967 Mensagem por ZeRo4 » Seg Out 17, 2011 7:29 pm

rodrigo escreveu:Como fazer uma faxina

A experiência colombiana de combate à corrupção policial é um exemplo e tanto de que é possível reduzir essa praga, a maior chaga das forças da lei no Rio

http://vejario.abril.com.br/edicao-da-s ... 3404.shtml
Muito boa a matéria, Rodrigo! mas o que posso falar dela? Só posso sentir inveja, chega a ser um sonho a mudança proporcionada aos policais colombianos, só gostaria de saber quanto ganha em média um policial por lá, para fazer uma melhor comparação.

O que me chama atenção (eu iria falar disso antes mesmo de ler a matéria...) é o que foi feito a princípio quando se tocaram que as coisas iam de mal a pior! Criaram uma instituição independente para fiscalizar a polícia... ÓTIMO! Segundo, aumento de 30% para toda tropa e etc.

O Governador Sérgio Cabral foi a Colômbia conhecer de perto as medidas que mudaram o rumo da Colômbia no que tange a Segurança Pública. De lá ele trouxe a UPP e o Teleférico do Alemão, mas os Policiais e Bombeiros continuam recebendo salário de fome! Como comparação, enquanto os colegas Colombianos ganharam 30% de aumento, nós recebemos míseros 5% de aumento este ano, sabe qual o impacto disso nos vencimentos de um Bombeiro, por exemplo? R$ 50/mês! vergonhoso! Talvez o Governo acha que sai mais barato investir no Marketing das UPPs e pelo visto vem fazendo efeito.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#8968 Mensagem por ZeRo4 » Seg Out 17, 2011 7:48 pm

brasil70 escreveu:Video muito interessante sobre os tiroteios ocorridos no dia 06/09/11 no Complexo do Alemão. A partir dos 7 min começa intensos tiroteios.

Qual a diferença desse vídeo para o ocorrido na Cidade de Deus, Turano, São Carlos, Andaraí, Providência, Coroa/Fallet/Fogueteiro (2x)?

Qual a diferença dessa operação para operações da PMERJ?

Essa é a face da pacificação que não aparece na imprensa, é a face da pacificação que o Governo tenta ao máximo esconder dos cidadãos, para que eles continuem achando que está tudo tudo as 1.000 maravilhas.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Operações Policiais e Militares

#8969 Mensagem por brasil70 » Seg Out 17, 2011 10:29 pm

marcelo bahia escreveu:Uma pergunta!!

Se os tiros vinham principalmente dos morros ao lado que não tinham sido pacificados, por que o EB não usou helicópteros pra infiltrar soldados naqueles pontos??

Sds.
Por que o EB não deixa helicópteros estacionados perto do Complexo e além do mais, eles foram pegos de surpresos. No mass, esses tiros não foram a maioria disparados de morros vizinhos, teve é claro, mas grande parte dos tiros ocorreu dentro do Complexo.




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Carlos Mathias

Re: Operações Policiais e Militares

#8970 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 17, 2011 10:30 pm

Zero, você quer dizer que eu só conheço tiroteio, cara? :roll:

Pô amigo, não é só você que tem gente da família, amigos e colegas no meio não cara, incluso aí DESIPE e semelhantes.

Bem, quer dizer que o Cabral trouxe UPP e teleférico e não resolve, só se trouxer os 30% de aumento.

Tem certeza que é isso que você quer dizer, que a polícia vai ser resolvida com 30% de aumento cara?

Eu tinha resolvido não mais escrever sobre esse assunto prá debater com você e quebrei minha promessa.

Prá gente começar a falar disso, prá dizer a primeira palavra,a principal e talvez a única providência realmente necessária é acabar com a corrupção na polícia.

Sem isso, pode dar 100% de aumento que não vai resolver.

E Zero, eu não preciso ver filme prá saber de algumas coisas bem chatas sobre toda a nossa segurança pública.

Ah!
O Tropa II se refere ao Garotinho.




Responder