Sobre o TF-X turco

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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Re: Sobre o TF-X turco

#91 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 4:19 pm

ninjanki escreveu:Complementando,

O Brasil, apesar da falta de tradição e prática, tem projetos estratégicos e de grande porte em andamento: O Prosub, que visa principalmente construir nosso sub nuclear, o programa espacial brasileiro, que está sem direção no momento, mas que avança pelo menos na área de satélites, outro componente divisor de águas em termos de capacidade militar e estratégica. Temos ainda uma série defasagem educacional(agora que o bolsa familia criou uma rede para segurar a necessidade mais básica, comida...) que é impedimento fundamental para todos nossos projetos futuros e que precisa ser atacada agora(portanto, um projeto de grande porte por si só), e o pré-sal, uma empreitada que irá comprometer quantidades enormes de fundos e recursos humanos e tecnológicos para se tornar uma realidade rentável.(só para o pré-sal, já se projeta um deficit de trabalhadores técnicos e de desenvolvimento da ordem de dezenas de milhares).

Acho que o Brasil não terá condições de desenvolver o caça de 5a. geração no médio prazo, pelo menos não sem um parceiro habilitado e com os recursos humanos e tecnológicos já alinhados para tal tarefa. Só penso que as possibilidades são França, Coréia do Sul, Rússia e Suécia. Talvez a Africa do Súl pudesse viabilizar a parceria, mas entendo que eles não tem tanto expertise assim. Precisaríamos de 4 parceiros, e isso seria como que o consórcio do Eurofighter, só que com gente menos gabaritada cooperando... Não soa promissor...

Allan
Allan,
O que assinalei em vermelho é o que expressa uma contradição do seu argumento, na minha opinião.
Existem outros grandes desafios fora do setor de defesa como a exploração do pré-sal, a construção naval, a modernização da infraestrutura, etanol, programa nuclear, hidroelétricas, etc, etc. Estamos preparados para tudo isso?
Evidentemente que não estamos preparados no momento mas devemos tomar uma iniciativa para o futuro.

Até poque a alternativa para a FAB (e para o país) será criar um FX-2050 daqui a 25 ou 30 anos, nos moldes do atual.

[]'s




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Re: Sobre o TF-X turco

#92 Mensagem por Boss » Ter Out 11, 2011 6:08 pm

Daqui 25 ou 30 anos estaremos no FX-2 ainda, dado o ritmo do governo.




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Re: Sobre o TF-X turco

#93 Mensagem por ninjanki » Ter Out 11, 2011 8:36 pm

Alberto,

Eu também notei a aparente contradição. Não é. Meu ponto é justamente que já abraçamos pelo menos 4 projetos de grande porte, que exigem recursos financeiros e humanos, e um grande foco dos sucessivos governos, para serem levados a cabo, todos igualmente estratégicos ou mais que o caça de 5a. geração, e que já não temos recursos para realizar todos esses projetos(pode apostar que a educação vai continuar capengando por um bom tempo, e que o prósub só continua se o PT ganhar a próxima eleição, ou se o congresso declarar o projeto como de interesse nacional e garantir por lei os recursos para os próximos anos até a finalizaçào). Se não haverá dinheiro, recursos humanos e foco de políticas industriais para viabilizar um caça de 5a. geração, não tem como fazermos sozinhos, ou em associação com quem também não tem esses recursos disponíveis!!!! É a metáfora do cobertor curto... O plano real deu certo porque o FHC focou 8 anos de governo em torna-lo permanente, e a prova disso é que o Lula não só prometeu como cumpriu procurar manter as bases do real para manter inflação e economia sob controle. Agora, temos o pré-sal que é um projeto do tamanho ou maior que o Brasil, e mais essas outras coisas todas, e entendo que só devemos atacar um ou dois grandes projetos de cada vez, sob o risco de não ter o foco e a habilidade para levar-los a cabo.

Ats,
Allan




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Re: Sobre o TF-X turco

#94 Mensagem por lelobh » Ter Out 11, 2011 8:40 pm

ninjanki escreveu:
lelobh escreveu:
Compartilho sua visão amigo. É o momento certo para pensar em algo assim. Veja:

precisamos de um novo caça, mas não temos a urgência do confronto próximo;
temos uma empresa com renome e experiência suficientes para coordenar o projeto (não é assim com o KC390?);
temos recursos humanos qualificados nas empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa;
temos uma economia estável, baixo endividamento público, um controle fiscal eficiente e perspectiva de crescimento, traduzindo: dinheiro para "tocar em frente" o projeto;
temos uma crescente relevância no cenário geopolítico, e não apenas na América Latina, o que favorece a possibilidade de parcerias, reduzindo eventuais obstáculos tecnológicos, e ampliando a viabilidade comercial do projeto;
comparando com o passado "recente", temos alguma vontade política relevante (se não houvesse vontade política não haveria tantos projetos em desenvolvimento, e muito menos uma END);

E para completar, acho que ninguém em sã consciência imagina um F-22 logo de partida, mas sim um caça moderno, que supere os atuais meios, possua uma plataforma que permita atualizações (não sei se é o jargão correto), e ajude a desenvolver o parque industrial nosso, e dos nossos parceiros.

Sinceramente, comprar qualquer outro caça "joga por terra" alguns dos pré-condicionantes que mencionei acima. Por questões lógicas creio que a escolha de um caça dentro do FX-2 matará por algumas décadas um caça nacional... mas posso estar errado, afinal as coisas mudam.

Quanto ao AMX não dá para comparar o cenário externo e interno de hoje, com aquele existente na época do projeto, ou nos anos que se seguiram. Pensando assim ainda seríamos colônia de Portugal, a premissa é a mesma.

Quanto a viabilidade do projeto basta ver como influenciamos de forma decisiva nossos vizinhos, para que adotassem o sistema nipo-brasileiro de TV digital. Não vejo como seria diferente no caso de um caça nacional. Na verdade a própria aceitação do KC390 já fornece alguma perspectiva.

Eu pensaria seriamente na possibilidade...

Abraço
Baixo endividamento público???? De onde você tirou isso??? Nossa previdência está a caminho da insolvência, nossos juros são estratosféricos e penalizam um enorme montante de dívida pública que só é rolada em ampliada, e o único caminho que o governo vê para aumentar investimentos em qualquer coisa é aumentando os impostos(veja o caso da saúde)

Faltam engenheiros e técnicos de qualidade, e principalmente, nas quantidades necessárias e com experiência no assunto. Saindo da esfera da Embraer, poucas empresas tem tradição em desenvolver tecnologia de ponta, e principalmente, clientes para consumi-la. O cenário não é simples e nem óbvio. Não digo que não temos o potencial para essa empreitada, mas estamos longe de ter as condições ideais(que tal a falta sistemática de continuidade de recursos e objetividade dos sucessivos governos para projetos militares? Isso tem de ser resolvido filosófica e legalmente antes de entrarmos num projeto desse tamanho.)

No mais, porque estamos procurando a Turquia como parceiro? Oque eles trazem para a mesa, além do mesmo desejo de ter um caça próprio? Eles tem soluções para os principais problemas: Materiais, motor, radar e integração de sistemas de combate? Pelo que eu saiba, eles estão ainda menos capacitados tecnológicamente doque nós para essa empreitada. Essa parceria só irá para frente se houver um terceiro sócio menos mulambo que os outros dois.(Japão e Coréia seriam possibilidades, mas ambos tem suas coleiras...)

Allan

"Baixo endividamento público???? De onde você tirou isso???"

Recomendo verificar o nível de endividamento público (Brasil) em relação ao PIB, e comparar com o percentual de endividamento público dos países desenvolvidos (aqueles capazes, na sua opiniao, de levarem em frente o projeto em questão). E não se esqueça que o governo tem atuado para reduzir ainda mais o nível de endividamento público.

"Nossa previdência está a caminho da insolvência"

Você tem uma visão apenas parcial do sistema, e repete um discurso incorreto, que atende a outros fins (quanto aos outros fins não me refiro a você, ok?)... Procure saber sobre os meios de financiamento da Seguridade Social (Previdência é um dos pilares da Seguridade Social), depois procure saber, por exemplo, sobre a arrecadação da CONFINS, e o seu destino final.

"nossos juros são estratosféricos"

Verdade, mas não altera nenhuma das condicionantes.

"e o único caminho que o governo vê para aumentar investimentos em qualquer coisa é aumentando os impostos(veja o caso da saúde)"

Não vejo por aí. O próprio crescimento do PIB é levado em consideração no momento de elaboração do orçamento, se traduzindo em mais recursos disponíveis. Enfim, não creio que seja necessário aumentar impostos para tocar um mero projeto de caça. Você viu algum aumento de imposto para que pudessemos tocar em frente o PROSUB?

"ue tal a falta sistemática de continuidade de recursos e objetividade dos sucessivos governos para projetos militares? Isso tem de ser resolvido filosófica e legalmente"

O governo se comprometeu formalmente com a Defesa, acredito que seja o objetivo da END. Esqueça qualquer vinculação de percentual do orçamento para a Defesa, isso é complemente inviável no atual momento (a DRU não me deixa mentir).

"Faltam engenheiros e técnicos de qualidade"

Depende do que é considerado "engenheiro e técnicos de qualidade". O empresariado nacional, em sua maioria, tem o hábito de desqualificar os trabalhadores, exigirem cursos e experiência e não colocarem um tostão na formação do profissional, com exceção das grandes empresas. Não é por menos que muitos engenheiros estão desempregados. Enfim, vejo essa questão por outro ângulo.

"No mais, porque estamos procurando a Turquia como parceiro?"

Não sei, às vezes é um país considerado não alinhado, no momento, com algum eixo de poder do qual queremos manter certa "independência", mas ao mesmo tempo não considerado como "pária" pela comunidade internacional...

"Pelo que eu saiba, eles estão ainda menos capacitados tecnológicamente doque nós para essa empreitada. Essa parceria só irá para frente se houver um terceiro sócio menos mulambo que os outros dois"

Se você não crê no potencial do Brasil para tocar um projeto assim paciência, respeito sua opinião.

Abraço.




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
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Re: Sobre o TF-X turco

#95 Mensagem por sapao » Ter Out 11, 2011 10:32 pm

AlbertoRJ escreveu:
sapao escreveu:Então fecha o caixão?
Acho que temos que sair dessa inércia porque o país está bem diferente do passado.

Na minha opinião!



Depende Alberto: você quer minha opinião sobre o que devemos fazer ou minha opinião sobre como o assunto é tocado hoje em dia?

Na minha opinião sobre o que devemos fazer, teriamos uma visão bem parecida com a Israelense.
Comprariamos equipamentos de fora e depois mudariamos para versões que atendessem NOSSAS necessidades, com equipamentos desenvolvidos e construidos por nós.

Todo mundo fala de TOT, mas temos que lembrar que TOT necessita de:
1- Alguem que lhe forneça a tecnologia;
2- Alguem que tenha capacidade de absorver essa tecnologia, e o mais importante;
3- DEMANDA para essa tecnologia.

Quantos empresários perderam dinheiro na epoca do AMX/T-27 porque absorveram tecnologia e investiram em produtos que depois que o projeto acabou não tinham comprador?
Vou dar uma dica, não foram nem 1 nem 2...


Agora minha opinião sobre como o assunto é tocado hoje em dia:
Dá uma olhada no Topico F-X!!!
Se você acha que é o ideal para a FAB então tudo bem.
Mas cuidado com a coleira porque até os israelenses têm esse problema.
E olha que para chegar a onde estão eles passaram primeiro pelo Lavi!

[]'s

Para a FAB não, para o país.
O Sub Nuc está sendo feito assim, o KC-390 está sendo feito assim e o VBTP vai ser feito assim.
Começar um projeto do zero normalmente é certeza de que vai sair caro e defasado, isso se entrar em operação. Exemplos disso no vale do paraiba temos de penca...
Temos que pular etapas, caso contrario não sairemos do papel.
Você acha que esse modelo realmente é ruim?




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Re: Sobre o TF-X turco

#96 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 10:39 pm

Como é? Vão ser feitos a lá Israel? O SubNuc e o KC-390 estão sendo feitos assim? Eu discordo e muito.
Talvez não estamos nos entendendo porque eu não defendo que tudo tenha que ser feito aqui. Mas esses são projetos nacionais, o SubNuc será nacional com base no Scorpene e o KC-390 mais ainda.
Eu achei que defendia um modelo tipo F-16I Soufa, cujo radar israelense não pôde nem ser instalado.
O modelo do SubNuc e do KC-390 eu defendo também.

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Re: Sobre o TF-X turco

#97 Mensagem por sapao » Ter Out 11, 2011 10:56 pm

lelobh escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Então fecha o caixão?
Acho que temos que sair dessa inércia porque o país está bem diferente do passado.

Na minha opinião!

[]'s
Compartilho sua visão amigo. É o momento certo para pensar em algo assim. Veja:

precisamos de um novo caça, mas não temos a urgência do confronto próximo;
isso só reforça a tese da falta de urgencia que sempre ronda o processo
temos uma empresa com renome e experiência suficientes para coordenar o projeto (não é assim com o KC390?);
quantos estamos investindo no 390? vamos ter vontade de investir igual?
temos recursos humanos qualificados nas empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa;
para essa empreitada? acho dificil, temos POTENCIAL para isso mas não acho que atualmente tenhamos CAPACIDADE para isso.
temos uma economia estável, baixo endividamento público, um controle fiscal eficiente e perspectiva de crescimento, traduzindo: dinheiro para "tocar em frente" o projeto;
haver dinheiro nos cofres publicos nunca foi o problema, a falta dele nos projetos é que sempre foi o problema.
temos uma crescente relevância no cenário geopolítico, e não apenas na América Latina, o que favorece a possibilidade de parcerias, reduzindo eventuais obstáculos tecnológicos, e ampliando a viabilidade comercial do projeto;
não existem amizades, e sim interesses. o que nos teriamos para oferecer que sobrepujasse o lobbie dos americanos, europeus, russos e chineses nessa area?
comparando com o passado "recente", temos alguma vontade política relevante (se não houvesse vontade política não haveria tantos projetos em desenvolvimento, e muito menos uma END);
da vontade a pratica existe um caminho que não é tão curto assim.

E para completar, acho que ninguém em sã consciência imagina um F-22 logo de partida, mas sim um caça moderno, que supere os atuais meios, possua uma plataforma que permita atualizações (não sei se é o jargão correto), e ajude a desenvolver o parque industrial nosso, e dos nossos parceiros.
Começariamos então HOJE um projeto, que estaria operacional daqui a 10 anos e obsoleto daqui a 5 anos. não vale a pena pular algumas etapas?

Sinceramente, comprar qualquer outro caça "joga por terra" alguns dos pré-condicionantes que mencionei acima. Por questões lógicas creio que a escolha de um caça dentro do FX-2 matará por algumas décadas um caça nacional... mas posso estar errado, afinal as coisas mudam.
já está claro que NÃO HAVERÁ caça nacional no F-X. TALVEZ, segundo a END, daqui a alguns anos se passe a trabalhar algo nesse sentido, mas não hoje.
Isso já foi definido por quem decide, então cumpra-se!


Quanto ao AMX não dá para comparar o cenário externo e interno de hoje, com aquele existente na época do projeto, ou nos anos que se seguiram. Pensando assim ainda seríamos colônia de Portugal, a premissa é a mesma.
desculpa, mas realmente não entendi a comparação. O AMX foi desenvolvido EXATAMENTE para capacitar a industria nacional e diminuir a dependencia externa; como é que pensando assim ainda seriamos uma colonia de Portugual?

Quanto a viabilidade do projeto basta ver como influenciamos de forma decisiva nossos vizinhos, para que adotassem o sistema nipo-brasileiro de TV digital. Não vejo como seria diferente no caso de um caça nacional. Na verdade a própria aceitação do KC390 já fornece alguma perspectiva.
não existe comparação entre o lobbie de um modelo de TV digital e o de produtos de Defesa.
sobre o 390, foi o que disse: poucas empresas no mundo sabem fazer pesquisa de mercado como a EMBRAER. a aceitação do modelo se deu a esse fator e ao fato do ausencia do trabalho de politica para evitar a represália nos mercados aonde ele vai entrar.



Abraço




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Re: Sobre o TF-X turco

#98 Mensagem por sapao » Ter Out 11, 2011 11:04 pm

AlbertoRJ escreveu:Como é? Vão ser feitos a lá Israel? O SubNuc e o KC-390 estão sendo feitos assim? Eu discordo e muito.
Talvez não estamos nos entendendo porque eu não defendo que tudo tenha que ser feito aqui. Mas esses são projetos nacionais, o SubNuc será nacional com base no Scorpene e o KC-390 mais ainda.
Eu achei que defendia um modelo tipo F-16I Soufa, cujo radar israelense não pôde nem ser instalado.
O modelo do SubNuc e do KC-390 eu defendo também.

[]'s
Então estamos de acordo.

Só citei o SubNuc porque o projeto dele é francês, nos vamos adaptar uma parte que nos convêm, correto?
Da mesma maneira que iremos adaptar os Scorpene. Ou seja, o projeto não é nosso e sim adaptado para nossas necessidades.

O 390 já é um projeto nacional que depende de fabricantes do exterior para ser realizado pois não dispomos de capcidade de produzi-lo sozinhos.

E acredite, o RADAR do F-16I é israelense. Assim como seu data-link, sistemas de navegação, de auto-defesa e outras coisas mais.




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Re: Sobre o TF-X turco

#99 Mensagem por sapao » Ter Out 11, 2011 11:06 pm

AlbertoRJ escreveu:Eu concordo que uma parceria com a Turquia não seria a ideal mas também acho que não podemos ter uma filosofia de sempre "pegar carona" com os outros porque um país que deseja mesmo ser independente um dia terá que fazer como a Índia e a China estão fazendo. A Índia, apesar de aproveitar a oportunidade do FGFA, já se prepara para o programa MCA, que aproveitará quase tudo o que foi desenvolvido para o Tejas:

http://www.flightglobal.com/news/articl ... er-316782/
http://www.hindu.com/2009/02/05/stories ... 830400.htm
http://www.bharat-rakshak.com/media/Aer ... 8.jpg.html

Mas vou parar por aqui em respeito à opinião dos demais.

[]'s
Pois ela junto com a China são excelentes exemplos de como pegar uma boa carona.




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Re: Sobre o TF-X turco

#100 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 11:12 pm

sapao escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Como é? Vão ser feitos a lá Israel? O SubNuc e o KC-390 estão sendo feitos assim? Eu discordo e muito.
Talvez não estamos nos entendendo porque eu não defendo que tudo tenha que ser feito aqui. Mas esses são projetos nacionais, o SubNuc será nacional com base no Scorpene e o KC-390 mais ainda.
Eu achei que defendia um modelo tipo F-16I Soufa, cujo radar israelense não pôde nem ser instalado.
O modelo do SubNuc e do KC-390 eu defendo também.

[]'s
Então estamos de acordo.

Só citei o SubNuc porque o projeto dele é francês, nos vamos adaptar uma parte que nos convêm, correto?
Da mesma maneira que iremos adaptar os Scorpene. Ou seja, o projeto não é nosso e sim adaptado para nossas necessidades.

O 390 já é um projeto nacional que depende de fabricantes do exterior para ser realizado pois não dispomos de capcidade de produzi-lo sozinhos.

E acredite, o RADAR do F-16I é israelense. Assim como seu data-link, sistemas de navegação, de auto-defesa e outras coisas mais.
O radar do F-16I é israelense? Tem certeza?

[]'s




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Re: Sobre o TF-X turco

#101 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 11:13 pm

sapao escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Eu concordo que uma parceria com a Turquia não seria a ideal mas também acho que não podemos ter uma filosofia de sempre "pegar carona" com os outros porque um país que deseja mesmo ser independente um dia terá que fazer como a Índia e a China estão fazendo. A Índia, apesar de aproveitar a oportunidade do FGFA, já se prepara para o programa MCA, que aproveitará quase tudo o que foi desenvolvido para o Tejas:

http://www.flightglobal.com/news/articl ... er-316782/
http://www.hindu.com/2009/02/05/stories ... 830400.htm
http://www.bharat-rakshak.com/media/Aer ... 8.jpg.html

Mas vou parar por aqui em respeito à opinião dos demais.

[]'s
Pois ela junto com a China são excelentes exemplos de como pegar uma boa carona.
A carona é um meio importante mas só serve para ajudar.

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Re: Sobre o TF-X turco

#102 Mensagem por sapao » Ter Out 11, 2011 11:16 pm

AlbertoRJ escreveu:
sapao escreveu: Então estamos de acordo.

Só citei o SubNuc porque o projeto dele é francês, nos vamos adaptar uma parte que nos convêm, correto?
Da mesma maneira que iremos adaptar os Scorpene. Ou seja, o projeto não é nosso e sim adaptado para nossas necessidades.

O 390 já é um projeto nacional que depende de fabricantes do exterior para ser realizado pois não dispomos de capcidade de produzi-lo sozinhos.

E acredite, o RADAR do F-16I é israelense. Assim como seu data-link, sistemas de navegação, de auto-defesa e outras coisas mais.
O radar do F-16I é israelense? Tem certeza?

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Certeza só da morte e dos impostos... :wink:




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Re: Sobre o TF-X turco

#103 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 11:17 pm

sapao escreveu:
AlbertoRJ escreveu: O radar do F-16I é israelense? Tem certeza?

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Certeza só da morte e dos impostos... :wink:
Concordo, [003]

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Re: Sobre o TF-X turco

#104 Mensagem por sapao » Ter Out 11, 2011 11:18 pm

AlbertoRJ escreveu:
sapao escreveu: Pois ela junto com a China são excelentes exemplos de como pegar uma boa carona.
A carona é um meio importante mas só serve para ajudar.

[]'s
Concordo.
Ela não deve jamais ser o obejtivo final, mas não deve ser desprezada como um degrau na emancipação tecnologica. Economiza dinheiro, esforço, e o mais importante: tempo!




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Re: Sobre o TF-X turco

#105 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 11, 2011 11:43 pm

Puerrrrra, depois de tanto tempo eu leio pessoas de altíssimo gabarito escrevendo opiniões que batem com as minhas no que concerne as ToTs. :D

ALELUIA!

Pensei que o time da prateleirada tinha ganho o jogo. :roll: :lol:




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