OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Moderador: Conselho de Moderação
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Outra questão a ser levantada é
Sim, é dificil ocupar um pais continental como Brasil, QUANDO tem resistencia / insurgencia organizada, agora
Qual é a vontade e capacidade da população, de lutar, apoiar e ate morrer pela patria num conflito deste?
Hoje é mais facil conseguir alguem para defender seu time de futebal do que defender o pais.
Sim, é dificil ocupar um pais continental como Brasil, QUANDO tem resistencia / insurgencia organizada, agora
Qual é a vontade e capacidade da população, de lutar, apoiar e ate morrer pela patria num conflito deste?
Hoje é mais facil conseguir alguem para defender seu time de futebal do que defender o pais.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39610
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1144 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Isso acontece porque não há uma ameaça concreta. SE alguém invadisse o Brasil dúvido que o ppl ficasse parado.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38041
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Provavelmente o populacho iria as ruas e gritar:cabeça de martelo escreveu:Isso acontece porque não há uma ameaça concreta. SE alguém invadisse o Brasil dúvido que o ppl ficasse parado.
"lulalá, brilha uma estrela... laulalá... é a nossa esperança...lulalá...quero ninha bolsa.. " ou então,
"vem, vamos embora que esperar não é correr... Miami nos espera, vamo logo, se não é nóis vais se f...er.", ou ainda,
"Perdeu mano! Perdeu! Tá ligado!"
abs.
Carpe Diem
- gingerfish
- Sênior
- Mensagens: 1450
- Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
- Localização: juiz de fora
- Agradeceram: 84 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Caríssimo, eu não acho que um atirador norte-americano seja superior a um atirador brasileiro... acho até que ele pode ser mais equipado... mas, na hora do vamos ver, eu acho que o brasileiro pega... acho o Exército Brasileiro meio sucateado, mas dar tiros de fuzil é diferente de dar tiros de míssel, financeiramente dizendo... então, eu não acho isso inegável, não. Pra mim, o caçador brasileiro é foda! Ele é bom... e o resto também pode ser bom.cabeça de martelo escreveu:Gingerfish estás a falar de um video muito antigo onde um Tenente dos Marines (equivalente aos vossos Fuzileiros Navais) desistiu porque não aguentou. O CIGS é uma "escola" que forma a vossa elite de especialistas de Guerra na Selva, não é uma unidade que forma unidades operacionais. Segundo li, este ano passou por lá dois militares de Operações Especiais do Exército Português ficando um pelo caminho (segundo consta por causa de uma lesão). Será que o militar em questão é inferior a um Sargento ou Oficial do Exército Brasileiro? Dúvido.gingerfish escreveu:Ô Everson, e sem contar nos diversos e diversos vídeos que vemos dos soldados norte-americanos dançando lady Gaga, Britney Spears, Bye Bye Bye... eles são muito pequenininhos para encarar nossos guerreiros de selva, comandos, Comanf, FE, BOPE, Guarda Municipal de São Paulo (...) eles gostam muito de brincar de Barbie Há até um vídeo no YT que mostra treinamento de selva, com americanos, e fala do corpo do mariner... os caras não aguentaram!!!! E, primo, na selva, a maior tecnologia é o homem!!!!
[]'s
Há a simples questão de que uns estão habituados à temperatura e humidade que enfrentam quando vão para o curso e os outros não. Uns estão no seu quintal os outros não. Eles treinaram-se nos rios frios portugueses para irem para uma amazónia quentissima e com uma humidade relativa também ela elevadissima. O choque é temendo para o corpo. Eu quando passei umas 3 semanas aí no Brasil no estado de Espirito Santo habituei-me fácilmente, agora se fosse na amazónia...coisas bastante diferentes.
O "simples" atirador (o que vocês chamam de fuzileiro) Norte-Americano está muito mais bem equipado e treinado que o "simples" atirador Brasileiro, isso é inegável.
Será que isso faz com que os Norte-Americanos conseguissem conquistar e manter o Brasil? Lê o que o FoxTroop escreveu, porque é essa a minha opinião (e ele tem experiência em missões internacionais).
Uma coisa é destruir/desarticular umas Forças Armadas (eles conseguiam isso especialmente a segunda parte), outra coisa é consegui manter uma ocupação de uma país com as dimensões continentais do Brasil.
Eu dúvido que haja interesse numa loucura dessas seja de quem for.
A questão da Amazônia, que eu falei, é justamente essa que você falou... o Exército domina o terreno; é uma presença frequente ali, e isso viabiliza a vida, lá. Evidentemente, eu acredito que os militares do Exército Brasileiro sejam soberbos por causa disso. Eu tive um amigo que foi pra lá, e ele disse que o lugar é "o inferno", e que ele teve as maiors dificuldades do mundo para se adaptar. Acho, também, que a vontade de lutar faz a diferença. Interessante... militares brasileiros nordestinos foram parar lá na Itália e se impuseram à diretoria, primo. Pelo que eu saiba, os americanos do norte tinham canhões apontados para o Monte Castelo, mas os brasileiros, querendo glória, falaram: "não... a gente vai fazer o serviço sozinhos", e os americanos: "que isso, cara, a gente tem canhões de todo tamanho apontados para aquea direção"... "não...". Tudo bem que essa glória nos custou algumas vidas... e isso é foda de aceitar... imagino para falarem uma palhaçada dessas para os familiares de quem se foi.
A Rússia tem quase a mesma dimensão do Brasil... e EUA e URSS quase entraram em guerra. Dizem, unanimamente, que o confronto bélico só não ocorreu porque concluíram que não haveria vencedores - o que eu, particualrmente, acho que em nenhuma guerrar há, mas, no caso norte-americano no Iraque e no Afeganistão, há uma elitezinha muito, mas muito, mas muito fiadaputa, que está rindo, enquanto o mundo chora lágrimas de fel.
O Brasil não dispõe de arsenal nuclear, e eu não duvido que essa maldita eilte (que controla o governo dos EUA) consiga fabricar/forjar um motivo que justifique uma invasão no Brasil, sem que outros países não se metam... afinal, essas pessoas pensam que podem tudo!!! E não só pensam - realmente 'podem'! Aí, vão pegar cenas de vagabundagem brasileira, jogar pro mundo e falar: "tá vendo? O Brasil é isso aí... só tem vagabundo nesse trem", bem como fizeram inúmeras vezes no Iraque... você viu alguma foto 'bonita' do Iraque, que fosse divulgada pela mídia/governo dos EUA? (e que bom que você conhece o Brasil... aqui é assim: você vê um cara pobre, e todo mundo te fala que ele é pobre porque ele não quis trabalhar, mas a realidade é que ele deu duro desde criança); e blá blá blá... vão ao Oriente Médio, deixam o povo quebrar tudo, APOIAM, e depois falam: "pois é, não é... agora que vocês quebraram tudo, vamos reconstruir" ($$$$$$$$$$$$$$$), e créu no povo. Eu já parei para me fazer essa pergunta, se eles podem vir aqui, e eu acho que sim.
Veja bem... o Brasil é um prato cheio para eles... água doce (melhor... água pra consumo), com suas poderosas bacias hidrográficas, com quase 90% do território submetido a clima tropical, e vem água... e o aquífero guarani; petróleo, floresta rica...
[]'s
A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Jó 7:1
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Eu não seria tão otimista.cabeça de martelo escreveu:Isso acontece porque não há uma ameaça concreta. SE alguém invadisse o Brasil dúvido que o ppl ficasse parado.
Mesmo com "nivel de patriotismo a la copa".
População esta preparado para resistencia? Quantos tem armas e quantos sabem atirar.
Isso se aqueles quem sempre tiveram armas a vontade (bandidos) não promovem saques da população, antes que tropa inimigos venha resgatar a população....
Não estamos falando de iraquianos que crescerão e vivem em conflitos quase que constantes (tambem não gostaria que Brasil seja isso). Muito menos Americanos ou Suiços que a maioria da população sabem efetivamente atirar ou praticam caça, tem acesso a armas de fogo e mais importante, treinados e preparados para isso.
Lamentavelmente a realidade é isso:
Qualquer invasão a Brasil termina logo ou antes que forças armas desistam. Não espere nada que população se meta nisso.
Tambem não se preocupe que alguma força venha tomar nosso pais, nosso politico ira vender ela antes...
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
x2soultrain escreveu:Se vocês repararem, os países "intervencionados", foram sempre países que não pertenciam à "ordem mundial" ao comercio livre, globalização o que lhe queiram chamar.
Todos os outros não é preciso invadir, basta "o mercado".
[[]]'s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Acho que uma forma de defesa para esse tipo de ameça seria uma marinha balanceada mas com ênfase nos submarinos, um planejamento para ocupação das Guianas e o desenvolvimento de mísseis de cruzeiro ou mesmo balísticos com precisão marítima e grande alcance.
O que acham?
[]'s
O que acham?
[]'s
Alberto -
- FOXTROT
- Sênior
- Mensagens: 7718
- Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
- Localização: Caçapava do Sul/RS.
- Agradeceu: 267 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
O povo resiste sim, cada uma a sua maneira, algumas regiões mais outras menos ou quase nada, mas em caso de guerra haverá resistência.
Resistência não se faz só com armas, a sabotagem pode ser mais eficiente que alguns tiros.
Saudações
Resistência não se faz só com armas, a sabotagem pode ser mais eficiente que alguns tiros.
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
O que poderia ser feito para evitar entrar no método de resistência?
[]'s
[]'s
Alberto -
- prp
- Sênior
- Mensagens: 8875
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 414 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Rezar, procissão, novena, culto, macumba dentre outras técnicas de resistência.AlbertoRJ escreveu:O que poderia ser feito para evitar entrar no método de resistência?
[]'s
- pt
- Sênior
- Mensagens: 3131
- Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
- Localização: Setubal - Portugal
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 161 vezes
- Contato:
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Nada. O conflito em causa é completamente disparatado. Mais facilmente o Brasil será invadido pela China, quando se recusar a vender soja ou a comprar produtos chineses, ou quando os chineses ordenarem ao Brasil para deixar de vender para África, porque aquilo é área de expansão do império do meio.O que poderia ser feito para evitar entrar no método de resistência?
De qualquer das formas qualquer tipo de defesa seria sempre marítima. Não há outra forma de chegar.
Mas também não há navios suficientes no mundo para atacar o Brasil. Nem sequer São Paulo quanto mais o Brasil.
Um país como o Brasil não pode ser atacado.
Pode ser vítima de uma retaliação, caso ataque alguém com armas nucleares mas de resto não pode ser atacado.
O que pode ser atacado como disse acima, são os interesses brasileiros e das empresas brasileiras e nesse caso esqueçam a NATO, que não é um inimigo, só pode ser um aliado.
O Brasil exporta produtos primários para a China e exporta os produtos com mais alto valor tecnológico para a Europa e para os Estados Unidos, juntamente com a América Latina.
Se enfrentar a China (e a China será o principal rival dos Brasil nos mercados dos países em desenvolvimento) então aí é que a vaca vai tossir.
Um dos exemplos disto é a industria aeronáutica com a Embraer.
Para chineses, a Embraer e o Brasil, são juntas com a Airbus, a Boeing e a Bombardier, num mesmo grupo de «empresas do mundo ocidental» que é preciso derrotar.
Considerando os mercados potenciais, com o lançamento de novas aeronaves comerciais de transporte chinesas, a COMAC vai apontar a todos os clientes da EMBRAER fora da Europa e dos Estados Unidos.
Países como a Venezuela, a Bolivia (que acho que já utiliza aeronaves regionais chinesas) ou o Equador serão os alvos iniciais. Depois virão os outros. Em África é o que se sabe, e os chineses têm muitos dos lideres no bolso. Na Ásia depende da região. Não vão vender para a India nem para os países com que têm problemas no ar do sul da China. Mas de resto...
Quem não dançar ao ritmo da música chinesa, vai dançar de outro jeito.
E se tiver que afrontar aquele que será o seu principal rival comercial, o Brasil vai apoiar-se em quem ?
Na Argentina ?
Nos russos ?
Um povo racista, a milhares de km de distância e com fronteira com a China ?
Nos japoneses ?
Por estarem do outro lado do mundo...
Só restam os Estados Unidos e a Europa.
E, horror dos horrores, a maioria são países da NATO ...
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39610
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1144 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Eu afirmei que o fuzileiro da unidade mais banal do Exército Norte-Americano está mais bem armado e treinado que o fuzileiro da unidade mais banal do Exército Brasileiro e mantenho. Se não tens dinheiro não podes comprar muita coisa que pode fazer toda a diferença no TO (Coletes táticos e balisticos, NVG, rádios, etc). Se não tens dinheiro não podes treinar os militares devidamente, mesmo que tenhas muito boa vontade. Isso faz toda a diferença do mundo. Até podes meter a rapaziada a fazer marchas de 60 km, mas se no final práticamente não dispararam, se tiveram uma instrução pouco profunda e pouco extensa, o resultado final não vai ser bom.gingerfish escreveu:Caríssimo, eu não acho que um atirador norte-americano seja superior a um atirador brasileiro... acho até que ele pode ser mais equipado... mas, na hora do vamos ver, eu acho que o brasileiro pega... acho o Exército Brasileiro meio sucateado, mas dar tiros de fuzil é diferente de dar tiros de míssel, financeiramente dizendo... então, eu não acho isso inegável, não. Pra mim, o caçador brasileiro é foda! Ele é bom... e o resto também pode ser bom.cabeça de martelo escreveu: Gingerfish estás a falar de um video muito antigo onde um Tenente dos Marines (equivalente aos vossos Fuzileiros Navais) desistiu porque não aguentou. O CIGS é uma "escola" que forma a vossa elite de especialistas de Guerra na Selva, não é uma unidade que forma unidades operacionais. Segundo li, este ano passou por lá dois militares de Operações Especiais do Exército Português ficando um pelo caminho (segundo consta por causa de uma lesão). Será que o militar em questão é inferior a um Sargento ou Oficial do Exército Brasileiro? Dúvido.
Há a simples questão de que uns estão habituados à temperatura e humidade que enfrentam quando vão para o curso e os outros não. Uns estão no seu quintal os outros não. Eles treinaram-se nos rios frios portugueses para irem para uma amazónia quentissima e com uma humidade relativa também ela elevadissima. O choque é temendo para o corpo. Eu quando passei umas 3 semanas aí no Brasil no estado de Espirito Santo habituei-me fácilmente, agora se fosse na amazónia...coisas bastante diferentes.
O "simples" atirador (o que vocês chamam de fuzileiro) Norte-Americano está muito mais bem equipado e treinado que o "simples" atirador Brasileiro, isso é inegável.
Será que isso faz com que os Norte-Americanos conseguissem conquistar e manter o Brasil? Lê o que o FoxTroop escreveu, porque é essa a minha opinião (e ele tem experiência em missões internacionais).
Uma coisa é destruir/desarticular umas Forças Armadas (eles conseguiam isso especialmente a segunda parte), outra coisa é consegui manter uma ocupação de uma país com as dimensões continentais do Brasil.
Eu dúvido que haja interesse numa loucura dessas seja de quem for.
Atenção, repito, estou a falar do fuzileiro da unidade mais banal do Exército Norte-Americano frente ao fuzileiro da unidade mais banal do Exército Brasileiro. Se formos a comparar um Pára Brasileiro com um "Airborne" Norte-Americano a figura muda por completo!
Eles fizeram isso pela mesma razão que algumas das unidades de Operações Especiais/Comandos de países da europa de leste têm mostrado mais serviço no Afeganistão... querem mostrar serviço e capacidades aos seus aliados.A questão da Amazônia, que eu falei, é justamente essa que você falou... o Exército domina o terreno; é uma presença frequente ali, e isso viabiliza a vida, lá. Evidentemente, eu acredito que os militares do Exército Brasileiro sejam soberbos por causa disso. Eu tive um amigo que foi pra lá, e ele disse que o lugar é "o inferno", e que ele teve as maiors dificuldades do mundo para se adaptar. Acho, também, que a vontade de lutar faz a diferença. Interessante... militares brasileiros nordestinos foram parar lá na Itália e se impuseram à diretoria, primo. Pelo que eu saiba, os americanos do norte tinham canhões apontados para o Monte Castelo, mas os brasileiros, querendo glória, falaram: "não... a gente vai fazer o serviço sozinhos", e os americanos: "que isso, cara, a gente tem canhões de todo tamanho apontados para aquea direção"... "não...". Tudo bem que essa glória nos custou algumas vidas... e isso é foda de aceitar... imagino para falarem uma palhaçada dessas para os familiares de quem se foi.
O Iraque foi invadido com a reprovação de meio mundo, hoje em dia ninguém acredita que os norte-americanos foram para lá para destruir as ADM, ou para lutar contra o terrorismo e muito menos "libertar" os iraquianos do jugo do tio Saddam.A Rússia tem quase a mesma dimensão do Brasil... e EUA e URSS quase entraram em guerra. Dizem, unanimamente, que o confronto bélico só não ocorreu porque concluíram que não haveria vencedores - o que eu, particualrmente, acho que em nenhuma guerrar há, mas, no caso norte-americano no Iraque e no Afeganistão, há uma elitezinha muito, mas muito, mas muito fiadaputa, que está rindo, enquanto o mundo chora lágrimas de fel.
O Brasil não dispõe de arsenal nuclear, e eu não duvido que essa maldita eilte (que controla o governo dos EUA) consiga fabricar/forjar um motivo que justifique uma invasão no Brasil, sem que outros países não se metam... afinal, essas pessoas pensam que podem tudo!!! E não só pensam - realmente 'podem'! Aí, vão pegar cenas de vagabundagem brasileira, jogar pro mundo e falar: "tá vendo? O Brasil é isso aí... só tem vagabundo nesse trem", bem como fizeram inúmeras vezes no Iraque... você viu alguma foto 'bonita' do Iraque, que fosse divulgada pela mídia/governo dos EUA? (e que bom que você conhece o Brasil... aqui é assim: você vê um cara pobre, e todo mundo te fala que ele é pobre porque ele não quis trabalhar, mas a realidade é que ele deu duro desde criança); e blá blá blá... vão ao Oriente Médio, deixam o povo quebrar tudo, APOIAM, e depois falam: "pois é, não é... agora que vocês quebraram tudo, vamos reconstruir" ($$$$$$$$$$$$$$$), e créu no povo. Eu já parei para me fazer essa pergunta, se eles podem vir aqui, e eu acho que sim.
Veja bem... o Brasil é um prato cheio para eles... água doce (melhor... água pra consumo), com suas poderosas bacias hidrográficas, com quase 90% do território submetido a clima tropical, e vem água... e o aquífero guarani; petróleo, floresta rica...
[]'s
O Brasil é uma democracia e pertence ao mundo ocidental. Logo metade das meias-verdades que alguém podia dizer sobre o teu país/governo são logo descartadas. O Brasil é visto como um país com futuro desde que o Lulla tornou-se presidente e já antes disso havia empresas Portuguesas a investir fortemente aí.
Não vejo qualquer possibilidade de os EUA e muito menos a OTAN invadir o Brasil.
Essa possibilidade é tão fantasiosa que só consigo rir!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39610
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1144 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Uns textos do Soul que na minha opinião mata a questão:
soultrain escreveu:Concordo, é um disparate, é um cenário mas é um disparate. Dos vizinhos tambem, a ameaça mais premente é interna apoiada não por países mas por grandes corporações, como por exemplo o destacamento de uma parte do território.gaia escreveu:A ameaça da Nato para o Brasil é autentico disparate , e Portugal foi um dos fundadores .
O Brasil tem outro tipo de ameaças e vem dos seus vizinhos ,e não da Guiana Francesa .
[[]]'s
soultrain escreveu:Não precisam invadir, o Brasil é uma democracia com o mercado aberto, basta jogar uma pilha de dinheiro e em poucos anos tem o que se quer sem dar um tiro. Basta jogar dinheiro em algumas instituições chave, fica bem baratinho.
É mais caro, mas em ultimo caso, quanto acha que custa subsidiar a campanha de um partido amigo para ganhar? Acha que vai ser a primeira vez? Lembra-se do wiki leaks sobre as ultimas eleições no Brasil? Quanto acha que era necessário para efectivamente ganhar? 1 b de USD? 2? E quanto vale o pré sal? Bom investimento não?
[[]]'s
- Everson Garcia
- Intermediário
- Mensagens: 275
- Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
- Localização: sp-Brasil
- Agradeceram: 5 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
LeandroGCard escreveu:Melhor tirar o Afeganistão da lista, lá existem sim muitos lugares para se esconder, e a geografia dificulta extremamente a movimentação de unidades maiores e até mesmo as ações de reconhecimento.Everson Garcia escreveu:Olá amigo da mãe patria, quanto a questão sobre as baixas concordo com vc, mas ha ressalvas, esses paises citados alem de ser muito pequenos, possuem uma geografia que ajuda a vigilancia e posterior ataque ao alvo.
Iraque, Libia e Afeganistão possuem poucos lugares para se esconder, a Servia possue um pouco mais de dificuldade.
Aqui concordo plenamente, mas do ponto de vista brasileiro. Do ponto de vista de potenciais agressores internacionais o Brasil não é fraco por inépcia política, mas simplesmente por ser fraco, estes problemas com políticos ineptos e/ou corruptos eles também tem, mas mantém sua capacidade militar mesmo assim.Agora quanto ao fato de neutralizar as nossas FA, e ir embora não faz nenhum sentido estratégico, mas se fosse o caso eu iria agradecer para sempre a Otan, pois quem sabe assim finalmente os politicos finalmente acordassem, e transformassem finalmente o Brasil em uma potência militar, afinal hoje o maior inimigo do Brasil são os politicos brasileiros, que pecam por omissão criminosa em relação as nossas FAs.
Na minha opinião a maior possibilidade de alguma ação armada contra o Brasil vem justamente da grande facilidade que teria este tipo de ação, com ataques rápidos contra nossa infra-estrutura militar, política e econômica, sem se pensar em invasão ou ocupação. Simplesmente não temos nenhuma defesa crível contra isso, e sequer estamos pensando em preparar uma. Assim nos tornamos um alvo extremamente tentador para quaisquer governos aventureiros que tenham vínculos com grupos de interesse específicos, como companhias de mineração interessadas nos materiais estratégicos dos estados de fronteira na Amazônia, companhias petrolíferas interessadas no pré-sal, etc... . Ou até para governantes pusilânimes que queiram simplesmente posar de "heróis libertadores" de algum suposto povo indígena oprimido (vide Sarkozy no caso da Líbia).
Enquanto mantivermos os canais de acesso fácil dos estrangeiros a estes recursos naturais que temos (já viu por quanto vendemos o nosso nióbio, o nosso tântalo, o nosso Tório, ou como há empresas estrangeiras entrando no pré-sal em parceria ou não com a petrobrás?) um ataque não vale mesmo à pena e estaremos seguros. Só que perdemos bilhões e bilhões com isso a cada ano. Mas se quisermos controlar de fato o mercado destes materiais, ou se no futuro o petróleo ficar muito mais caro e escasso e algum cliente importante (EUA ou China) se sentir prejudicado no acesso ao nosso pré-sal, então uma ação rápida e violenta para forçar a mudança de posição de algum governante brasileiro mais nacionalista terá um custo/risco tão baixo que poderá se tornar sim uma tentação. É aí que mora o perigo.
Depois é só decretar um embargo de armas, a ser somado ao caos interno decorrente da derrota, e ficaremos de joelhos o tempo suficiente para cristalizar a situação, como ocorre com a Argentina no caso das Malvinas. No caso específico dos estados de fronteira então, formar uma "nação indígena" independente seria algo muito fácil, pois um bloqueio aéreo contra qualquer unidade militar brasileira que quisesse ir até lá controlar a situação poderia ser imposto sem muitos problemas. E se tentarmos nos mexer, aí veríamos um bloqueio total ao Brasil como ocorre contra o Irã, país que em vários aspectos é até mais avançado do que nós e mesmo assim só compra e vende o que os outros deixam.
Leandro G. Card
Olá Leandro, desculpe cara mas querer comparar politico brasileiro com os europeus , ta de brincadeira né, me ajuda aí !!!
Os politicos brasileiros são lixo perto dos europeus, por mais corruptos que esses ultimos sejam.
No caso argentino sobre as guerras das malvinas, os Argentinos perderam a guerra fria que eles sabe-se lá porquê iniciaram contra o Brasil no inicio da decada de 50, e por isso entraram em uma profunda crise econômica , agora eles estavam sem dinheiro na dec de 80 para comprar armas, russos e chineses se prontificaram em furar o bloqueio de embargos de armas, mas os presidentes Argentinos numca simpatizaram com os militares e em um tremendo esforço para recuperar a confiança dos EUA, numca aceitaram as ofertas de armas de russsos, chineses etc.
Na época cuba se prontificou para servir de intermediario para as vendas de armas russas, recusada pelos argentinos.
Caso a Otan(EUA), atacassem o Brasil, eles iriam tirar apenas as Forças Armadas fora de ação, pois não interessa para eles destruir nossas infra-estruturas, somado ao fato que um embargo de armas não funcionaria contra um país avançado como o Brasil, o povo Brasileiro é um povo guerreiro, tirando uma meia duzia de com sindrome de vira lata, o povo Brasileiro é extremamente guerreiro.
Por acaso um embargo de armas funciona contra a China?, Irã?, ou por acaso deteve os Sul-africanos na dec de 80???
Contra fatos não ha argumentos
Quem viveu o caos economico da dec de 80 está preparado para quaisquer guerra, em 86 meu pai comprou uma bicicleta para mim que custava 900.000.00 cruzados!!!
No Mato grosso do Sul na dec de 80 tinhamos que levar mantimentos para a fazenda em estradas destruidas por enchurradas e pontes que eram levadas por enchentes, não tinhamos energia eletrica, viviamos com lamparinas ou seja já estavamos em guerra e não sabiamos e eramos muito felizes cara, de uma olhada em nossa infra estrutura atual, com excessão de São Paulo o resto já esta destruido com rodovias esburacadas e asassinas, ferrovias sucateadas , inpostos extorsivos, hospitais falidos, educação ruim, meu amigo para por o Brasileiro de joelhos só Deus.
A Otan não tem como fazer muita coisa contra o Brasil, sem os EUA, por acaso o país o país mais bombardeado do mundo por acaso dobrou os joelhos o Vietnam??
Centenas de milhares de mortos, e uma infra-estrutura destruida fez o Irã jogar a toalha???
Filho eu pertenço ao povo Bandeirante, a palavra impossivel não existe para mim, por acaso os Bandeirantes resmungaram por ter qwue atravessar milhares de quilometros de terra virgem infestada de indios e feras selvagems???
O negocio e o seguinte a Otan não tem força para derrotar o Brasil!!!
O Afeganistão e a Líbia são provas concreta da atual imcopetência da Otan, a Servia coitada nem tinha capacidade de defesa, seus migs decolavam com muitos problemas que fariam quaisquer piloto ocidental abortar.
Ou por acaso ninguem viu as dezenas de comboios da otan queimados em ataques do talebam
Meus amigos os americanos estão procurando uma saída honrosa do lameiro em que se meteram, seus subordinados e lacaios estão prontos para dar no pé de volta para a europa.
E eu estou com um excelente vinho da serra gaucha, aguardando a saída do ultimo soldado americano de solo afegão.
Será mais uma vitoria Afegã!!!
Não me venham com argumentos futeis, quero provas concretas de que a Otan possa derrotar o Brasil.
Contra fatos não ha argumentos!!!
Isso de ficar falando em baixas é Boiolice.
Perdemos quase 30 mil brasileiros em homicidios anuais e nem damos liga.
Abraços
BRASIL ACIMA de TUDO
- ferrol
- Sênior
- Mensagens: 1144
- Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
- Localização: Galicia-España
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Re: OTAN x Brasil : Um conflito possível?
Precisamente o que ten a OTAN é forza para derrubar estados formais, como é Brasil en case todo o séu territorio. O que non ten a opinión pública dos países da OTAN é forza para aguantar guerras longas lonxe da casa.Everson Garcia escreveu: O negocio e o seguinte a Otan não tem força para derrotar o Brasil!!!
Tan incompetente é a OTAN en Libia que só desde o aire está trocando un goberno que duraba xa 40 anos. Tan incompetente é a OTAN en Afganistán que leva 10 anos loitando contra fanáticos e favorecendo a democracia onde nunca se coñecéu a miles de kilómetros dos séus cuarteis. Así de incompetente é a OTAN.Everson Garcia escreveu: O Afeganistão e a Líbia são provas concreta da atual imcopetência da Otan,
Serbia tiña o mellor exército do Pacto de Varsovia despois do ruso e do alemán do leste. E desde logo moito máis motivado que calquera outro que se lle puxera enfronte, salvo os da OTAN.Everson Garcia escreveu: a Servia coitada nem tinha capacidade de defesa, seus migs decolavam com muitos problemas que fariam quaisquer piloto ocidental abortar.
Será unha derrota dos afganos, que volverán as mulleres a ter que se tapar para sair da casa, os homes practica-lo islam radical ou serán mortos, abandoa-los colexios as nenas, sufrir persecución os opositores políticos ou menos radicais relixiosos, etc, etc ,etc...Cando vostede abra esa botella de viño, pode brindar polo Afganistán talibán, seguro, pero non brinde polos habitantes de Afganistán, que nin loitan nesa guerra nin queren ós talibáns no poder.Everson Garcia escreveu: E eu estou com um excelente vinho da serra gaucha, aguardando a saída do ultimo soldado americano de solo afegão.
Será mais uma vitoria Afegã!!!