TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60991 Mensagem por Penguin » Ter Out 11, 2011 11:21 am

Documento interessante:

Radar versus Stealth
National Defense University

http://www.ndu.edu/press/lib/images/jfq-55/22.pdf

Ver especialmente as "recomendações" (no final).

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#60992 Mensagem por Penguin » Ter Out 11, 2011 11:52 am

Tudo que você sempre quis saber sobre o ‘F-X’ do Japão…

Leia mais (Read More): Tudo que você sempre quis saber sobre o ‘F-X’ do Japão… | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

http://www.aereo.jor.br/2011/10/11/tudo ... -do-japao/

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
soultrain
Sênior
Sênior

#60993 Mensagem por soultrain » Ter Out 11, 2011 12:36 pm

AlbertoRJ escreveu:São radares 2D mas seriam (ou são) capazes de detectar aeronaves stealth.

[]'s
A mim parece-me que são radares de detecção para alerta antecipado e vectorar aeronaves/misseis que desenharão a solução de tiro com o seu próprio mecanismo (radar, IR etc.).

Tipicamente (excepto aquele passivo da Thales) são radares de baixa frequência "imunes" ás capacidades "stealth", mas com baixa resolução. Segundo me recordo, há um texto da "Koslova" a explicar muito bem isso.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#60994 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 12:59 pm

O Artigo que o Penguin postou é muito bom.

[]'s

Alberto -
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#60995 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 11, 2011 1:02 pm

soultrain escreveu:A mim parece-me que são radares de detecção para alerta antecipado e vectorar aeronaves/misseis que desenharão a solução de tiro com o seu próprio mecanismo (radar, IR etc.).

Tipicamente (excepto aquele passivo da Thales) são radares de baixa frequência "imunes" ás capacidades "stealth", mas com baixa resolução. Segundo me recordo, há um texto da "Koslova" a explicar muito bem isso.

[[]]'s
Em princípio é isso mesmo, a acrescentar apenas o detalhe de que com sistemas mais modernos de processamento digital dos sinais estes radares (os de baixa frequência e os passivos) estão tendo a resolução melhorada a ponto de ficar nas dezenas de metros e não nas centenas.

Eles ainda não poderiam ser usados diretamente para a guiagem de mísseis ou canhões AAe, mas permitiriam orientar a trajetória de mísseis com sensores onboard IR, IIR ou radar até uma distância na qual eles poderiam sozinhos engajar mesmo aeronaves stealth. Ou, via datalink, fornecer a posição das aeronaves stealth a outras aeronaves de intercepção, na prática eliminando qualquer vantagem dos stealth.

Leandro G. Card

pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#60996 Mensagem por pampa_01 » Ter Out 11, 2011 1:09 pm

Radares de baixa frequência irão, num futuro próximo, praticamente anular qualquer vantagem de uma aeronave stealth.

Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
renam oliveira
Júnior
Júnior

#60997 Mensagem por renam oliveira » Ter Out 11, 2011 2:23 pm

Rafale intensifica disputa por caças da FAB
http://farm6.static.flickr.com/5078/5908002760_14c91ee504.jpg

Flávia Oliveira

O Consórcio Rafale International, que reúne Dassault, Thales e Secma, trabalha para vencer a disputa para fornecer caças-aéreos à FAB. O grupo francês, na briga com a americana Boeing e a sueca Saab, anuncia hoje parcerias com UFRJ e PUC-Rio. Ajudou também no acordo de cooperação firmado entre a multinacional MBDA, fabricante de mísseis, e a Avibras, de tecnologia aeroespacial.

O consórcio participa de evento na Firjan, com mais de cem companhias e entidades. É que a concorrência pelos caças exige do vencedor da licitação propostas que garantam transferência tecnológica e formação profissional na área aeronáutica. “Já firmamos mais de 60 acordos com 50 empresas, universidades, centros de pesquisa e formação no Brasil”, diz Jean-Marc Merialdo, representante da Dassault Aviation no país.

O consórcio, argumenta ele, teria a vantagem de já contar com autorização do governo francês para transferir a tecnologia dos caças Rafale ao Brasil. O grupo era o favorito do ex-presidente Lula na disputa.

Fonte: O Globo Via MRE

Penguin
Sênior
Sênior

#60998 Mensagem por Penguin » Ter Out 11, 2011 4:25 pm

LeandroGCard escreveu:
soultrain escreveu:A mim parece-me que são radares de detecção para alerta antecipado e vectorar aeronaves/misseis que desenharão a solução de tiro com o seu próprio mecanismo (radar, IR etc.).

[[]]'s
Em princípio é isso mesmo, a acrescentar apenas o detalhe de que com sistemas mais modernos de processamento digital dos sinais estes radares (os de baixa frequência e os passivos) estão tendo a resolução melhorada a ponto de ficar nas dezenas de metros e não nas centenas.

Eles ainda não poderiam ser usados diretamente para a guiagem de mísseis ou canhões AAe, mas permitiriam orientar a trajetória de mísseis com sensores onboard IR, IIR ou radar até uma distância na qual eles poderiam sozinhos engajar mesmo aeronaves stealth. Ou, via datalink, fornecer a posição das aeronaves stealth a outras aeronaves de intercepção, na prática eliminando qualquer vantagem dos stealth.

Leandro G. Card
Eu não queria estar perto de antenas de telefonia celular e estações de transmissão de radio e tv em uma guerra. Irão virar alvo prioritário.

[]s

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#60999 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 4:34 pm

Acho que isso não tem como se feito. São milhares e milhares de alvos.

[]'s

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#61000 Mensagem por Penguin » Ter Out 11, 2011 4:39 pm

AlbertoRJ escreveu:Acho que isso não tem como se feito. São milhares e milhares de alvos.

[]'s
EMP-Bomb:

Imagem

A depender da altitude da explosão, o raio letal pode ser grande.

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#61001 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 4:47 pm

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Acho que isso não tem como se feito. São milhares e milhares de alvos.

[]'s
EMP-Bomb:

Imagem

Sem dúvida, essa arma seria mais eficiente. Mas quantas seriam necessárias para anular transmissões em uma área tipo a do Grande Rio ou Grande São Paulo? Realmente não sei.
Se tratando de EMP não nuclear.

[]'s

Alberto -
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#61002 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 11, 2011 6:50 pm

Penguin escreveu:
LeandroGCard escreveu:Em princípio é isso mesmo, a acrescentar apenas o detalhe de que com sistemas mais modernos de processamento digital dos sinais estes radares (os de baixa frequência e os passivos) estão tendo a resolução melhorada a ponto de ficar nas dezenas de metros e não nas centenas.

Leandro G. Card
Eu não queria estar perto de antenas de telefonia celular e estações de transmissão de radio e tv em uma guerra. Irão virar alvo prioritário.

[]s
Na verdade estão sendo desenvolvidos sistemas de radar-passivo que ao invés de usar emissões civis deste tipo usariam sinais de emissores específicos, relativamente simples e baratos, instalados espalhados pelo território a defender.

Pelo fato de usar sinais codificados em frequências específicas estes sistemas seriam bem mais precisos e exigiriam uma capacidade de processamento muito inferior, sendo bem mais simples de desenvolver. Mas cada antena ainda emitiria usando frequências e códigos diferentes e não seriam todas ligadas ao mesmo tempo, tornando o sistema praticamente impossível de jamear e resistente a ataques, pois se algum emissor específico for destruído basta acionar um outro instalado em outro local. E nas missões de ataque aos emissores (os receptores são indetectáveis e por isso muito mais difíceis de atacar) as aeronaves estarão vulneráveis às suas defesas.

Leandro G. Card

soultrain
Sênior
Sênior

#61003 Mensagem por soultrain » Ter Out 11, 2011 6:57 pm

Outra ainda é radares em determinadas frequências mais altas detectarem a perturbação na deslocação do ar em volta da aeronave e esta seria detectável a grande distância.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Penguin
Sênior
Sênior

#61004 Mensagem por Penguin » Ter Out 11, 2011 8:57 pm

AlbertoRJ escreveu:
Penguin escreveu: EMP-Bomb:

Imagem

Sem dúvida, essa arma seria mais eficiente. Mas quantas seriam necessárias para anular transmissões em uma área tipo a do Grande Rio ou Grande São Paulo? Realmente não sei.

[]'s
Teoricamente, depende da altitude e da potencia.
The EMP bomb produces a short but strong electromagnetic pulse that, if exploded 40 kilometers (25 miles) above ground, would affect equipment within a 700-kilometer radius, including exposed electrical conductors, such as wires.
http://tongilkorea.net/2009/09/02/south ... omb-range/

Ao que parece, na prática, hoje, o raio letal a altitudes moderadas para baixo ainda é estimado em algumas centenas de metros, considerando explosivos convencionais. Mas há muitas possibilidades em estudo ou em desenvolvimento.

The Electromagnetic Bomb - a Weapon of Electrical Mass Destruction
Carlo Kopp†
Defence Analyst
Melbourne, Australia
Carlo.Kopp@aus.net
http://www.cs.monash.edu.au/˜carlo/

Link: http://www.qsl.net/n9zia/apjemp.pdf

[]s

Carlo M. Cipolla
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#61005 Mensagem por sapao » Ter Out 11, 2011 11:11 pm

AlbertoRJ escreveu:
Penguin escreveu: EMP-Bomb:

Imagem

[]'s
Bastaria atingir a rede que liga Itaipu a região sudeste; e com isso a grande maioria das transmissões iriam cessar, mesmo que por um periodo breve.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Responder