marcelo bahia escreveu:Mestre Orestes,
Diga isso aos iraquianos que quando sobre suas cabeças os F-117 americanos começaram a bombardeá-los não sabiam, sequer, de onde eles tinham vindo. A "geometria" fez e faz ainda muita diferença. Qualquer caça pode ser visualizado por um radar potente, mas a questão é saber quando isso ocorre, em quanto tempo isso ocorre, ou seja, é a diferença entre a vida e a morte.
Particularmente creio que a diferença entre caças de 4ª ou 5ª geração esteja numa combinação de elementos, entre eles, sem dúvida, estão o designe e a eletrônica embarcada que você citou. E cuidado com os russos, eles ainda podem te surpreender bastante neste último quesito.
Abraço.
Olá Marcelo,
o F-117 não deveria ter um "F", mas um "A", pois nunca foi um caça no sentido estrito. No caso dos iraquianos a coisa é sintomática, houve um "apoio" com aviões interferindo os sinais e também o "sistema de guerra eletrônica". Se não fui claro o bastante: aonde entrou os F-117 poderia ter entrado F-16, o efeito seria o mesmo; sob o ponto de vista técnico/tecnológico. Que fique claro que o Iraque não tinha nada próximo para contrapor as "interferências" (dos sinais) usados pelos americanos. O F-117 e seus "ataques cirúrgicos" (SIC -- a Colômbia fez "ataques cirúrgicos" contra as FARCs usando "míseros" A-29, então...) serviram apenas para incentivar os investimentos nos caças (de fato) F-22 e F-35, estes (F-117) jamais justificaram sua existência, mas foi uma boa "escola" para aquilo que os americanos, hoje, chamam de caças de 5ªG (os tais "stealth's") -- eles (americanos) não estão errados, devem seguir este caminho que escolheram, assim penso.
Para falar de "geometria" é preciso conhecê-la a fundo, e não me refiro a geometria euclidiana. Sei sobre o que falo.

Combinação de elementos: o que você quis dizer com isso? Essa expressão não diz nada, apenas que há alguma diferença (entre caças de 4ª e 5ª G), mas pergunto: qual a diferença que você vê entre as duas gerações?
Russos: sem dúvida, concordo consigo. Porém é preciso saber sobre aquilo que eles entendem como um caça de 5ªG, até agora só vimos um caça com "perfil geométrico" diferente dos anteriores, é preciso saber mais do que isto.
Abração!!!