Santiago...Penguin escreveu:O adiamento causou o vazamento?!!!Carlos Mathias escreveu:Sim, sim!
Vazar dados secretos, poooooode!
O GF ser "encurralado" + lobi + prefeitura + deputados federais + mídia, and beyond em ano eleitoral, e postergar a decisão para evitar o que seria prejuízo político certo, CAUSADO POR QUEM VAZOU, num pooooooode!
Ou seja, o adiamento não foi consequência do vazamento, foi a causa!![]()
Vazar dados secretos deveria dar no minimo processo e execração pública. Mas não deu. Houve então complacência. POR QUE varrer a sujeira para baixo do tapete?
Prejuízo político certo?! O GF anunciou em ano eleitoral um projeto faraônico, o trem-bala. Projeto que custará 4 a 7 vezes mais do que o F-X2. De justificativa para lá de complicada. TCU contra. A oposição bateu. Sabe qual foi o impacto na sociedade? Nenhum.
O Governo poderia confirmar o anunciado por Lula em setembro/2009 entre o Natal e o ano novo de 2009/10. Antes do vazamento (06/01/2010). Ninguém tomaria conhecimento. Poderia ter anunciado no carnaval de 2010. Ninguém tomaria conhecimento. Poderia anunciar depois da vitória de Dilma. Ninguém tomaria conhecimento. CM, chance não faltou. Faltou vontade. As razões para essa falta de vontade podem ser variadas: negociações mais complicadas do que o esperado, falta de consenso no próprio governo, etc.
Não sei da tua experiência mas eu fiquei muito impressionado com pessoas que nunca deram a menor bola para o assunto e que passaram a discutir o FX, afirmando que a FAB queria o Gripen e que o Lula estava errado, ainda mostrando saberem o nome dos caças! Isso foi no trabalho, na família e entre amigos e na rua.
O trem bala tem uma repercussão mínima, até porque não existe essa polarização entre governo x "alguém que é o dono da verdade". Não dá para comparar.
[]'s