TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60766 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 30, 2011 11:03 pm

Penguin escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sim, sim!

Vazar dados secretos, poooooode!

O GF ser "encurralado" + lobi + prefeitura + deputados federais + mídia, and beyond em ano eleitoral, e postergar a decisão para evitar o que seria prejuízo político certo, CAUSADO POR QUEM VAZOU, num pooooooode!

Ou seja, o adiamento não foi consequência do vazamento, foi a causa! :lol:
O adiamento causou o vazamento?!!! :shock:

Vazar dados secretos deveria dar no minimo processo e execração pública. Mas não deu. Houve então complacência. POR QUE varrer a sujeira para baixo do tapete?

Prejuízo político certo?! O GF anunciou em ano eleitoral um projeto faraônico, o trem-bala. Projeto que custará 4 a 7 vezes mais do que o F-X2. De justificativa para lá de complicada. TCU contra. A oposição bateu. Sabe qual foi o impacto na sociedade? Nenhum.

O Governo poderia confirmar o anunciado por Lula em setembro/2009 entre o Natal e o ano novo de 2009/10. Antes do vazamento (06/01/2010). Ninguém tomaria conhecimento. Poderia ter anunciado no carnaval de 2010. Ninguém tomaria conhecimento. Poderia anunciar depois da vitória de Dilma. Ninguém tomaria conhecimento. CM, chance não faltou. Faltou vontade. As razões para essa falta de vontade podem ser variadas: negociações mais complicadas do que o esperado, falta de consenso no próprio governo, etc.
Santiago...

Não sei da tua experiência mas eu fiquei muito impressionado com pessoas que nunca deram a menor bola para o assunto e que passaram a discutir o FX, afirmando que a FAB queria o Gripen e que o Lula estava errado, ainda mostrando saberem o nome dos caças! Isso foi no trabalho, na família e entre amigos e na rua.
O trem bala tem uma repercussão mínima, até porque não existe essa polarização entre governo x "alguém que é o dono da verdade". Não dá para comparar.

[]'s

Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#60767 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 30, 2011 11:15 pm

Então a República Tcheca vai se desfazer dos Gripen?
Eu acho que se a FAB entrar de gaiata com esses caças será por absoluta falta de opção ou por existir uma real e incontestável admiração por aviões mirradinhos.

[]'s

Alberto -
DELTA22
Sênior
Sênior

#60768 Mensagem por DELTA22 » Sex Set 30, 2011 11:54 pm

Hader escreveu:Se o japa posar ao lado de um cavalo branco vai ter neguinho dizendo que o FX será o Pégaso... E isso me lembra Belerofonte e seu triste fim. Montar no Pégaso não é para qualquer um. E o duro é que no mito também havia uma vespa...
Imagem Imagem Imagem

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#60769 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Out 01, 2011 12:13 am

cb_lima escreveu:Eu acho bem provável que ele realmente tenha ido debater sobre o KC-390 e é claro não custa nada entender como o processo de Leasing do Gripen funciona ou mesmo receber um Briefing sobre o L-159.

Mas é normal... por conta de toda essa espectativa se o Saito sair para dar uma volta por aí o que não vai falta é especulação.

:wink: :lol:

É nessas horas que o "Filtro" tem que estar calibrado no "Máximo". :wink:

[]s
CB_Lima
Penguin escreveu:Mas sempre que pode, Saito posa junto de um Gripen :lol:

Imagem
Na foto junto ao Gripen NG em Farnborough aparece o Brigadeiro do Ar Juniti Saito, no centro, junto ao Diretor do Programa Gripen na Índia, Eddy de la Motte (segundo a partir da esquerda) e o Chefe da Força Aérea da Suécia General Anders Silwer (terceiro a partir da esquerda). Junto com eles parte da delegação indiana: o Ministro da Defesa da Índia M M Pallam Raju (quarto da esquerda), e o Secretário de Defesa R K Singh (sexto da esquerda). Também na imagem o Marechal do Ar Sumit Mukarji, Comandante do do Comando Aéreo do Sul da Força Aérea da Índia (sétimo da esquerda).

Imagem
O Comandante da Aeronáutica Brigadeiro Juniti Saito visitou nos dias 20 e 21 de setembro de 2011 a Base Aérea Tática de Caslav, sede do Esquadrão 211 e de seus caças Saab Gripen.
Sim, mas o avião dele tem outra nacionalidade... Logisticamente, faz sentido.

Abraços

Pepê

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#60770 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 01, 2011 2:57 am

DELTA22 escreveu:
Hader escreveu:Se o japa posar ao lado de um cavalo branco vai ter neguinho dizendo que o FX será o Pégaso... E isso me lembra Belerofonte e seu triste fim. Montar no Pégaso não é para qualquer um. E o duro é que no mito também havia uma vespa...
Imagem Imagem Imagem
Arrebentou Hader!!!

[018] [100] [009] [009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#60771 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Out 01, 2011 9:28 am

:lol: :lol: :lol: :lol:

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#60772 Mensagem por binfa » Sáb Out 01, 2011 9:52 am

cb_lima escreveu:
DELTA22 escreveu: Imagem Imagem Imagem
Arrebentou Hader!!!

[018] [100] [009] [009]

[]s
CB_Lima
Puerra Hader véio, pode estreiar no quadro novo do Fantástico "Stand Up nosso de cada dia".

[018]

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
FoxTroop
Sênior
Sênior
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#60773 Mensagem por FoxTroop » Sáb Out 01, 2011 10:00 am

Acho que a parte que me deu que pensar, no que o caro Hader escreveu, é esta:
Hader escreveu:E isso me lembra Belerofonte e seu triste fim. Montar no Pégaso não é para qualquer um. E o duro é que no mito também havia uma vespa...

Caro Penguin, sim, também é difícil entender, mas pode muito bem ter sido "punição" não no sentido estrito da palavra. Porque quando se investigam certas coisas, especialmente nos meios castrenses, a coisa começa a subir na escala e quanto mais sobe..... vai que bate na porta de quem não deve/pode e então, utiliza-se o velho ditado: Quanto mais se mexe na m@rda pior ela cheira. Nesse caso, o melhor é deixar tudo com está.

PS: Vou voltar para a varanda que a coisa está boa de assistir. :mrgreen:

Imagem
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 278 vezes
Agradeceram: 113 vezes

#60774 Mensagem por FOXTROT » Sáb Out 01, 2011 10:27 am

Quando o Brasil se decidir por um caça ou o gripen :twisted:, o Saita já estará na reserva!

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#60775 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 01, 2011 11:17 am

Acho que você quis dizer, quando se decidir por um Caça ou pelo gripen.
Só para acentuar a diferença.

[]'s

Alberto -
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#60776 Mensagem por Frederico Vitor » Sáb Out 01, 2011 11:25 am

Então querem "gripar" a FAB?

Melhor gripe do que diarréia.

Carlos Mathias

#60777 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 01, 2011 11:40 am

Eu só acho que alugando esses Mitingas-M a gente vai acabar se amarrando à eles e a escolha do FX certamente vai deixar de ser isenta.
Se é que algum dia foi.

Milhões de "notícias" e "relatórios" vazarão dizendo maravilhas sobre o Gripen. :roll:
Prefeituras cantarão glórias.
FSPs da vida rasgarão Kms de seda.
Brigadeiros secretos darão seus testemunho de como choveram aviões na CRUZEX pore conta das qualidades stealth e etc, etc, etc do super-Mitinga.

Tem um outro lado meio perverso, porém. :|

Alguém que tenha sido pernado no passado justamente pela ala Gripada, que parece terem sido os vazadores de tudo quanto foi merda para a imprensa e a cooptação de prefeituras e mídias para pressionar o GF em ano de eleição; restaria saber se quem foi pernado por estas atitudes aceitaria a vitória desse grupo.

Eu imagino as fofoquinhas de bastidores com certas pessoas jogando no ventilador que ""obrigaram o GF a a comprar o que a FAB determinou""...
As milhões de piadas e comparações sobre como a MB gastou muito mais e cederam às "maracutais" francesas...

Enfim, seria talvez uma cunha de divisão entre as forças e uma derrota política do GF.

Ou então não seria nada disso e todos sairiam felizes para sempre. :lol:

Eu particularmente não vejo nada demais, se a coisa for feita de maneira moralmente honesta (sem a intenção de engessar a escolha final).

Mas acredito que haja avião beeeeeeeeeeeem melhor para alugar, se alugar é realmente o caso.

Minha opinião apenas, por favor.

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#60778 Mensagem por sapao » Sáb Out 01, 2011 11:46 am

Pepê Rezende escreveu:
Carlos Mathias escreveu::lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Assim você quebra a fama do Sapão (o militar) como fã incondicional do sapão (o heli). :mrgreen: :lol:
Ele continua... mas agora tem um amante...

Abraços

Pepê
Ai que está, eu não vou ter problemas porque o HUEY é minha religião (nada mais natural que venerar o H-1H).
Então não tem conflito no relacionamento! :wink:
Quanto ao Sabre, está por ai voando. Sobre o ultimo lote, vamos esperar. Só sei que está lá , pronto.

Aliás, parodiando aquele hit na internet:
"Falaram que as FFAA estavam mal em 2011.
Se isso* é estar mal..."

*-1 manobra de grande vulto desde julho (AGATA I, AGATA II, Jogos mundiais e vem mais por ai)

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#60779 Mensagem por joao fernando » Sáb Out 01, 2011 11:56 am

Olha, se vier em caça qualquer, até 14-bis full glass cocpit, estarei contente

Como o Sapão falou, está ruim e é um exercicio atras de outro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
DELTA22
Sênior
Sênior

#60780 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 01, 2011 12:09 pm

Não se iludam... A Fôia de Sum Paulo já sabe por que o F-X2 não anda... É culpa das empreiteiras brasileiras que não se "interessaram" pelo processo! É cada uma... :lol: :lol: :lol: :lol:

Mais uma vez, fecham os olhos para os constrangimentos que fofocas e "vazamentos" fizeram ao processo (e que a Fôia ajudou patrioticamente ( :roll: :? ) a disseminar, diga-se). Reparem, estão procurando tapar o sol com a peneira para evitar que este assunto saia novamente e acabe por apontar culpados que acabariam apontando "fontes" de jornalistas que adoram um "pinguinho fora do cano"...

Quem não concordar comigo tem esse total direito e sei respeitar, mas me parece que estão tentando "salvar o pescoço" de alguém. De quem? Tenho um bom nome, mas vou esperar para saber se é quem eu estou pensando. 8-]

[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder