EDUCAÇÃO

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Re: EDUCAÇÃO

#61 Mensagem por Guerra » Dom Ago 14, 2011 1:38 pm

Clermont escreveu:Quando Cristovam Buarque era ministro de Lula, tinha, com Miriam, um projeto nacional de “mediação escolar” para prevenir conflitos, melhorar o ambiente e estimular o aprendizado. “Paulo Freire dizia que a escola era o espaço da alegria, do prazer, mas assim ela se torna o espaço do inferno”, diz Miriam. O projeto não vingou. Cristovam abandonou o barco por sentir que Educação não era prioridade nos investimentos. E continua não sendo. Deveria ser nossa obsessão.[/size]
Para mim isso resume o problema da educação no BRasil. É claro que existem mais coisas que complicam a vida do professor. Para terem uma idéia tem professor lutando para ter direito a saber informações sobre o aluno como vicios em droga, crimes que cometeram. E é claro que isso causa um trimilique nos educadores de plantão.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: EDUCAÇÃO

#62 Mensagem por Penguin » Qui Ago 18, 2011 10:28 pm

18/08/2011 - 19h16
Ranking mostra as 500 melhores universidades do mundo; veja lista completa
Da Redação
Em São Paulo

A Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, divulgou uma lista com as 500 melhores universidades do mundo. O ranking é feito desde 2003 e leva em conta seis indicadores, entre eles o número de professores e alunos que ganharam prêmios Nobel e outros prêmios em ciências e economia, menções a seus pesquisadores e artigos publicados em jornais científicos.

Veja as dez melhores universidades do mundo e a posição das brasileiras: http://noticias.uol.com.br/educacao/201 ... pleta.jhtm

O primeiro lugar ficou com a universidade de Harvard - entre as dez primeiras, oito são dos Estados Unidos da América e duas da Inglaterra. O Brasil é representado por sete universidades: a USP (Universidade de São Paulo) é a primeira delas e aparece entre o 102º e o 150º lugar.

O estudo é conhecido como ARWU, sigla em inglês para Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais. Confira no quadro a lista completa de universidades:

Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais - 2011

Ranking mundial Instituição País Ranking nacional Pontuação total
* Instituições com a mesma posição no ranking estão listadas alfabeticamente.

1 Harvard University Estados Unidos 1 100.0
2 Stanford University Estados Unidos 2 72.6
3 Massachusetts Institute of Technology (MIT) Estados Unidos 3 72.0
4 University of California, Berkeley Estados Unidos 4 71.9
5 University of Cambridge Reino Unido 1 70.0
6 California Institute of Technology Estados Unidos 5 64.7
7 Princeton University Estados Unidos 6 61.2
8 Columbia University Estados Unidos 7 60.4
9 University of Chicago Estados Unidos 8 57.5
10 University of Oxford Reino Unido 2 56.4
11 Yale University Estados Unidos 9 54.8
12 University of California, Los Angeles Estados Unidos 10 53.0
13 Cornell University Estados Unidos 11 51.5
14 University of Pennsylvania Estados Unidos 12 50.4
15 University of California, San Diego Estados Unidos 13 49.5
16 University of Washington Estados Unidos 14 48.8
17 University of California, San Francisco Estados Unidos 15 46.7
18 The Johns Hopkins University Estados Unidos 16 45.9
19 University of Wisconsin - Madison Estados Unidos 17 45.6
20 University College London Reino Unido 3 44.8
21 The University of Tokyo Japão 1 44.6
22 University of Michigan - Ann Arbor Estados Unidos 18 44.1
23 Swiss Federal Institute of Technology Zurich Suíça 1 43.2
24 The Imperial College of Science, Technology and Medicine Reino Unido 4 42.6
25 University of Illinois at Urbana-Champaign Estados Unidos 19 42.5
26 University of Toronto Canadá 1 41.9
27 Kyoto University Japão 2 41.2
28 University of Minnesota, Twin Cities Estados Unidos 20 40.8
29 New York University Estados Unidos 21 38.8
30 Northwestern University Estados Unidos 22 38.7
31 Washington University in St. Louis Estados Unidos 23 38.1
32 University of Colorado at Boulder Estados Unidos 24 37.2
33 Rockefeller University Estados Unidos 25 37.1
33 University of California, Santa Barbara Estados Unidos 25 37.1
35 Duke University Estados Unidos 27 35.1
35 The University of Texas at Austin Estados Unidos 27 35.1
37 University of British Columbia Canadá 2 34.9
38 The University of Manchester Reino Unido 5 34.8
38 University of Maryland, College Park Estados Unidos 29 34.8
40 University of Paris Sud (Paris 11) França 1 34.6
41 Pierre and Marie Curie University - Paris 6 França 2 34.3
42 University of North Carolina at Chapel Hill Estados Unidos 30 34.0
43 University of Copenhagen Dinamarca 1 33.7
44 Karolinska Institute Suécia 1 33.5
45 Pennsylvania State University - University Park Estados Unidos 31 32.1
46 University of Southern California Estados Unidos 32 32.0
47 Technical University Munich Alemanha 1 31.8
48 University of California, Davis Estados Unidos 33 31.7
48 University of California, Irvine Estados Unidos 33 31.7
48 Utrecht University Holanda 1 31.7
51 The University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas Estados Unidos 35 31.6
52 Vanderbilt University Estados Unidos 36 31.3
53 The University of Edinburgh Reino Unido 6 31.2
54 University of Munich Alemanha 2 30.9
55 Carnegie Mellon University Estados Unidos 37 30.6
56 University of Zurich Suíça 2 30.5
57 The Hebrew University of Jerusalem Israel 1 30.3
57 University of Pittsburgh Estados Unidos 38 30.3
59 Rutgers, The State University of New Jersey - New Brunswick Estados Unidos 39 30.1
60 University of Melbourne Austrália 1 30.0
61 Purdue University - West Lafayette Estados Unidos 40 29.9
62 University of Heidelberg Alemanha 3 29.6
63 The Ohio State University - Columbus Estados Unidos 41 29.5
64 McGill University Canadá 3 29.4
65 Brown University Estados Unidos 42 29.2
65 Leiden University Holanda 2 29.2
67 Uppsala University Suécia 2 29.0
68 King's College London Reino Unido 7 28.9
69 Ecole Normale Superieure - Paris França 3 28.7
70 The Austrálian National University Austrália 2 28.6
70 University of Bristol Reino Unido 8 28.6
72 University of Florida Estados Unidos 43 28.4
73 University of Geneva Suíça 3 28.1
74 University of Helsinki Finlândia 1 28.0
75 University of Oslo Noruega 1 27.9
76 Boston University Estados Unidos 44 27.7
77 Moscow State University Rússia 1 26.9
78 Arizona State University - Tempe Estados Unidos 45 26.7
79 University of Utah Estados Unidos 46 26.5
80 University of Arizona Estados Unidos 47 26.4
81 Stockholm University Suécia 3 26.1
82 Índiana University Bloomington Estados Unidos 48 25.9
82 Osaka University Japão 3 25.9
84 University of Rochester Estados Unidos 49 25.8
85 University of Nottingham Reino Unido 9 25.7
86 Aarhus University Dinamarca 2 25.4
86 The University of Queensland Austrália 3 25.4
86 University of Goettingen Alemanha 4 25.4
89 Ghent University Bélgica 1 25.3
89 McMaster University Canadá 4 25.3
89 University of Basel Suíça 4 25.3
92 Michigan State University Estados Unidos 50 25.1
93 Rice University Estados Unidos 51 24.8
94 Nagoya University Japão 4 24.7
94 University of Bonn Alemanha 5 24.7
96 University of Sydney Austrália 4 24.5
97 Case Western Reserve University Estados Unidos 52 24.4
97 The University of Sheffield Reino Unido 10 24.4
97 Tohoku University Japão 5 24.4
100 Texas A&M University - College Station Estados Unidos 53 24.2
100 University of Frankfurt Alemanha 6 24.2
102-150 Aix-Marseille University França 4-6
102-150 Baylor College of Medicine Estados Unidos 54-68
102-150 Catholic University of Leuven Bélgica 2-3
102-150 Catholic University of Louvain Bélgica 2-3
102-150 Emory University Estados Unidos 54-68
102-150 Georgia Institute of Technology Estados Unidos 54-68
102-150 Hokkaido University Japão 6-7
102-150 London School of Economics and Political Science Reino Unido 11-15
102-150 Lund University Suécia 4
102-150 Mayo Medical School Estados Unidos 54-68
102-150 National Taiwan University China 1
102-150 National University of Cingapura Cingapura 1
102-150 Oregon State University Estados Unidos 54-68
102-150 Radboud University Nijmegen Holanda 3-6
102-150 Seoul National University Coréia do Sul 1
102-150 Swiss Federal Institute of Technology of Lausanne Suíça 5
102-150 Technion-Israel Institute of Technology Israel 2-4
102-150 Tel Aviv University Israel 2-4
102-150 The University of Georgia Estados Unidos 54-68
102-150 The University of Western Austrália Austrália 5
102-150 Tokyo Institute of Technology Japão 6-7
102-150 Tufts University Estados Unidos 54-68
102-150 University of Alberta Canadá 5-6
102-150 University of Amsterdam Holanda 3-6
102-150 University of Birmingham Reino Unido 11-15
102-150 University of California, Riverside Estados Unidos 54-68
102-150 University of California, Santa Cruz Estados Unidos 54-68
102-150 University of Delaware Estados Unidos 54-68
102-150 University of Freiburg Alemanha 7-10
102-150 University of Groningen Holanda 3-6
102-150 University of Hawaii at Manoa Estados Unidos 54-68
102-150 University of Iowa Estados Unidos 54-68
102-150 University of Leeds Reino Unido 11-15
102-150 University of Liverpool Reino Unido 11-15
102-150 University of Massachusetts Amherst Estados Unidos 54-68
102-150 University of Massachusetts Medical School - Worcester Estados Unidos 54-68
102-150 University of Montreal Canadá 5-6
102-150 University of Muenster Alemanha 7-10
102-150 University of Paris Diderot (Paris 7) França 4-6
102-150 University of Pisa Itália 1-2
102-150 University of Roma - La Sapienza Itália 1-2
102-150 University of Sao Paulo Brasil 1
102-150 University of Strasbourg França 4-6
102-150 University of Sussex Reino Unido 11-15
102-150 University of Tuebingen Alemanha 7-10
102-150 University of Virginia Estados Unidos 54-68
102-150 University of Wuerzburg Alemanha 7-10
102-150 VU University Amsterdam Holanda 3-6
102-150 Weizmann Institute of Science Israel 2-4
151-200 Cardiff University Reino Unido 16-19
151-200 Colorado State University Estados Unidos 69-89
151-200 Dartmouth College Estados Unidos 69-89
151-200 Delft University of Technology Holanda 7-9
151-200 Erasmus University Holanda 7-9
151-200 Florida State University Estados Unidos 69-89
151-200 George Mason University Estados Unidos 69-89
151-200 Iowa State University Estados Unidos 69-89
151-200 Joseph Fourier University (Grenoble 1) França 7-8
151-200 Kyushu University Japão 8-9
151-200 Louisiana State University - Baton Rouge Estados Unidos 69-89
151-200 Monash University Austrália 6-7
151-200 Mount Sinai School of Medicine Estados Unidos 69-89
151-200 National Autonomous University of México México 1
151-200 North Carolina State University - Raleigh Estados Unidos 69-89
151-200 Oregon Health and Science University Estados Unidos 69-89
151-200 State University of New York at Stony Brook Estados Unidos 69-89
151-200 Technical University of Dinamarca Dinamarca 3
151-200 The Chinese University of Hong Kong China 1
151-200 The University of Alabama at Birmingham Estados Unidos 69-89
151-200 The University of Calgary Canadá 7-8
151-200 The University of Glasgow Reino Unido 16-19
151-200 The University of Texas Health Science Center at Houston Estados Unidos 69-89
151-200 The University of Texas M. D. Anderson Cancer Center Estados Unidos 69-89
151-200 Tsinghua University China 1
151-200 University Libre Bruxelles Bélgica 4
151-200 University of Bern Suíça 6
151-200 University of Buenos Aires Argentina 1
151-200 University of Hamburg Alemanha 11-14
151-200 University of Illinois at Chicago Estados Unidos 69-89
151-200 University of Kansas - Lawrence Estados Unidos 69-89
151-200 University of Kiel Alemanha 11-14
151-200 University of Koeln Alemanha 11-14
151-200 University of Mainz Alemanha 11-14
151-200 University of Maryland, Baltimore Estados Unidos 69-89
151-200 University of Miami Estados Unidos 69-89
151-200 University of Milan Itália 3-4
151-200 University of Nebraska - Lincoln Estados Unidos 69-89
151-200 University of New South Wales Austrália 6-7
151-200 University of Padua Itália 3-4
151-200 University of Paris Descartes (Paris 5) França 7-8
151-200 University of Southampton Reino Unido 16-19
151-200 University of Tennessee - Knoxville Estados Unidos 69-89
151-200 University of Tsukuba Japão 8-9
151-200 University of Vienna Áustria 1
151-200 University of Wageningen Holanda 7-9
151-200 University of Warwick Reino Unido 16-19
151-200 University of Waterloo Canadá 7-8
151-200 Virginia Commonwealth University Estados Unidos 69-89
151-200 Virginia Polytechnic Institute and State University Estados Unidos 69-89
201-300 Autonomous University of Madrid Espanha 1-4
201-300 Brandeis University Estados Unidos 90-110
201-300 Chalmers University of Technology Suécia 5-8
201-300 Charles University in Prague República Checa 1
201-300 Claude Bernard University Lyon 1 França 9-13
201-300 Complutense University of Madrid Espanha 1-4
201-300 Dalhousie University Canadá 9-18
201-300 Dresden University of Technology Alemanha 15-23
201-300 Fudan University China 2-7
201-300 Keio University Japão 10
201-300 King Saud University Arábia Saudita 1
201-300 Korea Advanced Institute of Science and Technology Coréia do Sul 2-3
201-300 Lancaster University Reino Unido 20-29
201-300 Laval University Canadá 9-18
201-300 Macquarie University Austrália 8-9
201-300 Medical University of Vienna Áustria 2-3
201-300 Nanjing University China 2-7
201-300 Nanyang Technological University Cingapura 2
201-300 National and Kapodistrian University of Athens Grécia 1
201-300 National Cheng Kung University China 2
201-300 Newcastle University Reino Unido 20-29
201-300 Norwegian University of Science and Technology Noruega 2-3
201-300 Paul Sabatier University (Toulouse 3) França 9-13
201-300 Peking University China 2-7
201-300 Polytechnic Institute of Milan Itália 5-8
201-300 Queen Mary, U. of London Reino Unido 20-29
201-300 Queen's University Canadá 9-18
201-300 Rensselaer Polytechnic Institute Estados Unidos 90-110
201-300 Royal Institute of Technology Suécia 5-8
201-300 RWTH Aachen University Alemanha 15-23
201-300 Shanghai Jiao Tong University China 2-7
201-300 Simon Fraser University Canadá 9-18
201-300 State University of Campinas Brasil 2
201-300 State University of New York at Buffalo Estados Unidos 90-110
201-300 Technical University of Berlin Alemanha 15-23
201-300 The George Washington University Estados Unidos 90-110
201-300 The Hong Kong Polytechnic University China 2-4
201-300 The Hong Kong University of Science and Technology China 2-4
201-300 The University of Adelaide Austrália 8-9
201-300 The University of Auckland Nova Zelândia 1-2
201-300 The University of Connecticut - Storrs Estados Unidos 90-110
201-300 The University of Hong Kong China 2-4
201-300 The University of New México - Albuquerque Estados Unidos 90-110
201-300 The University of Reading Reino Unido 20-29
201-300 The University of Texas Health Science Center at San Antonio Estados Unidos 90-110
201-300 The University of Western Ontario Canadá 9-18
201-300 Trinity College Dublin Irlanda 1
201-300 Umea University Suécia 5-8
201-300 University of Aberdeen Reino Unido 20-29
201-300 University of Antwerp Bélgica 5-6
201-300 University of Barcelona Espanha 1-4
201-300 University of Bergen Noruega 2-3
201-300 University of Bochum Alemanha 15-23
201-300 University of Bologna Itália 5-8
201-300 University of Cape Town África do Sul 1
201-300 University of Central Florida Estados Unidos 90-110
201-300 University of Cincinnati Estados Unidos 90-110
201-300 University of Colorado at Denver Estados Unidos 90-110
201-300 University of Duesseldorf Alemanha 15-23
201-300 University of Durham Reino Unido 20-29
201-300 University of East Anglia Reino Unido 20-29
201-300 University of Erlangen-Nuremberg Alemanha 15-23
201-300 University of Florence Itália 5-8
201-300 University of Gothenburg Suécia 5-8
201-300 University of Guelph Canadá 9-18
201-300 University of Houston Estados Unidos 90-110
201-300 University of Innsbruck Áustria 2-3
201-300 University of Kentucky Estados Unidos 90-110
201-300 University of Lausanne Suíça 7
201-300 University of Leicester Reino Unido 20-29
201-300 University of Leipzig Alemanha 15-23
201-300 University of Liege Bélgica 5-6
201-300 University of Lorraine França 9-13
201-300 University of Maastricht Holanda 10
201-300 University of Manitoba Canadá 9-18
201-300 University of Marburg Alemanha 15-23
201-300 University of Medicine and Dentistry New Jersey Estados Unidos 90-110
201-300 University of Missouri - Columbia Estados Unidos 90-110
201-300 University of Montpellier 2 França 9-13
201-300 University of Notre Dame Estados Unidos 90-110
201-300 University of Oregon Estados Unidos 90-110
201-300 University of Otago Nova Zelândia 1-2
201-300 University of Ottawa Canadá 9-18
201-300 University of Paris Dauphine (Paris 9) França 9-13
201-300 University of Saskatchewan Canadá 9-18
201-300 University of Science and Technology of China China 2-7
201-300 University of South Carolina - Columbia Estados Unidos 90-110
201-300 University of South Florida Estados Unidos 90-110
201-300 University of Southern Dinamarca Dinamarca 4
201-300 University of St Andrews Reino Unido 20-29
201-300 University of Stuttgart Alemanha 15-23
201-300 University of Turin Itália 5-8
201-300 University of Valencia Espanha 1-4
201-300 University of Vermont Estados Unidos 90-110
201-300 University of Victoria Canadá 9-18
201-300 University of York Reino Unido 20-29
201-300 Washington State University - Pullman Estados Unidos 90-110
201-300 Yeshiva University Estados Unidos 90-110
201-300 Yonsei University Coréia do Sul 2-3
201-300 Zhejiang University China 2-7
301-400 Aristotle University of Thessaloniki Grécia 2
301-400 Autonomous University of Barcelona Espanha 5-6
301-400 Bar-Ilan University Israel 5-6
301-400 Ben-Gurion University of the Negev Israel 5-6
301-400 Brigham Young University Estados Unidos 111-137
301-400 China Agricultural University China 8-12
301-400 City University of Hong Kong China 5
301-400 City University of New York City College Estados Unidos 111-137
301-400 Clemson University Estados Unidos 111-137
301-400 Drexel University Estados Unidos 111-137
301-400 Ecole Polytechnique França 14-17
301-400 Eindhoven University of Technology Holanda 11-12
301-400 Eotvos Lorand University Hungria 1-2
301-400 Federal University of Minas Gerais Brasil 3-5
301-400 Federal University of Rio de Janeiro Brasil 3-5
301-400 Flinders University Austrália 10-13
301-400 Georgetown University Estados Unidos 111-137
301-400 Hanyang University Coréia do Sul 4-7
301-400 Hiroshima University Japão 11-16
301-400 Huazhong University of Science and Technology China 8-12
301-400 Índian Institute of Science Índia 1
301-400 Índiana University-Purdue University at Índianapolis Estados Unidos 111-137
301-400 Industrial Physics and Chemistry Higher Educational Institution - Paris França 14-17
301-400 Istanbul University Turquia 1
301-400 Jagiellonian University Polônia 1-2
301-400 James Cook University Austrália 10-13
301-400 Kanazawa University Japão 11-16
301-400 Kansas State University Estados Unidos 111-137
301-400 King Fahd University of Petroleum & Minerals Arábia Saudita 2
301-400 Kobe University Japão 11-16
301-400 Korea University Coréia do Sul 4-7
301-400 Medical University of Innsbruck Áustria 4-5
301-400 Medical University of South Carolina Estados Unidos 111-137
301-400 National Chiao Tung University China 3-4
301-400 National Tsing Hua University China 3-4
301-400 Northeastern University Estados Unidos 111-137
301-400 Okayama University Japão 11-16
301-400 Pohang University of Science and Technology Coréia do Sul 4-7
301-400 Polytechnic University of Valencia Espanha 5-6
301-400 Queen's University Belfast Reino Unido 30-33
301-400 Saint Louis University Estados Unidos 111-137
301-400 Saint Petersburg State University Rússia 2
301-400 San Diego State University Estados Unidos 111-137
301-400 Sao Paulo State University Brasil 3-5
301-400 Scuola Normale Superiore - Pisa Itália 9-13
301-400 Shandong University China 8-12
301-400 Sichuan University China 8-12
301-400 State University of New York at Albany Estados Unidos 111-137
301-400 State University of New York Health Science Center at Brooklyn Estados Unidos 111-137
301-400 Stockholm School of Economics Suécia 9-10
301-400 Sun Yat-sen University China 8-12
301-400 Sungkyunkwan University Coréia do Sul 4-7
301-400 Swedish University of Agricultural Sciences Suécia 9-10
301-400 Syracuse University Estados Unidos 111-137
301-400 Technical University Darmstadt Alemanha 24-32
301-400 Temple University Estados Unidos 111-137
301-400 The University of Dundee Reino Unido 30-33
301-400 The University of Montana - Missoula Estados Unidos 111-137
301-400 The University of Texas at Dallas Estados Unidos 111-137
301-400 The University of Texas Medical Branch at Galveston Estados Unidos 111-137
301-400 Thomas Jefferson University Estados Unidos 111-137
301-400 Tokyo Medical and Dental University Japão 11-16
301-400 Tulane University Estados Unidos 111-137
301-400 University College Cork Irlanda 2-3
301-400 University College Dublin Irlanda 2-3
301-400 University of Alaska - Fairbanks Estados Unidos 111-137
301-400 University of Bath Reino Unido 30-33
301-400 University of Bielefeld Alemanha 24-32
301-400 University of Bordeaux 1 França 14-17
301-400 University of Duisburg-Essen Alemanha 24-32
301-400 University of Exeter Reino Unido 30-33
301-400 University of Genova Itália 9-13
301-400 University of Graz Áustria 4-5
301-400 University of Halle-Wittenberg Alemanha 24-32
301-400 University of Jena Alemanha 24-32
301-400 University of Karlsruhe Alemanha 24-32
301-400 University of Konstanz Alemanha 24-32
301-400 University of Naples Federico II Itália 9-13
301-400 University of Nebraska Medical Center Estados Unidos 111-137
301-400 University of New Hampshire - Durham Estados Unidos 111-137
301-400 University of Newcastle Austrália 10-13
301-400 University of Oklahoma - Norman Estados Unidos 111-137
301-400 University of Oulu Finlândia 2-3
301-400 University of Palermo Itália 9-13
301-400 University of Porto Portugal 1
301-400 University of Regensburg Alemanha 24-32
301-400 University of Rennes 1 França 14-17
301-400 University of Rhode Island Estados Unidos 111-137
301-400 University of Roma - Tor Vergata Itália 9-13
301-400 University of Szeged Hungria 1-2
301-400 University of Tasmania Austrália 10-13
301-400 University of Tehran Irã 1
301-400 University of the Witwatersrand África do Sul 2
301-400 University of Turku Finlândia 2-3
301-400 University of Twente Holanda 11-12
301-400 University of Ulm Alemanha 24-32
301-400 University of Warsaw Polônia 1-2
301-400 Wake Forest University Estados Unidos 111-137
301-400 Waseda University Japão 11-16
301-400 Wayne State University Estados Unidos 111-137
401-500 Auburn University Estados Unidos 138-151
401-500 Beijing Normal University China 13-23
401-500 Beijing University of Aeronautics and Astronautics China 13-23
401-500 Boston College Estados Unidos 138-151
401-500 Cairo University Egito 1
401-500 Carleton University Canadá 19-22
401-500 Catholic University of Chile Chile 1-2
401-500 Catholic University of the Sacred Heart Itália 14-22
401-500 Chang Gung University China 5-7
401-500 Chiba University Japão 17-23
401-500 Chungnam National University Coréia do Sul 8-11
401-500 Curtin University of Technology Austrália 14-19
401-500 Dalian University of Technology China 13-23
401-500 Ecole National Superieure Mines - Paris França 18-21
401-500 Ecole Normale Superieure - Lyon França 18-21
401-500 Federal University of Rio Grande do Sul Brasil 6-7
401-500 Federal University of Sao Paulo Brasil 6-7
401-500 Griffith University Austrália 14-19
401-500 Hannover Medical School Alemanha 33-39
401-500 Harbin Institute of Technology China 13-23
401-500 Jilin University China 13-23
401-500 Kent State University Estados Unidos 138-151
401-500 Kyung Hee University Coréia do Sul 8-11
401-500 Kyungpook National University Coréia do Sul 8-11
401-500 La Trobe University Austrália 14-19
401-500 Lanzhou University China 13-23
401-500 Lehigh University Estados Unidos 138-151
401-500 Linkoping University Suécia 11
401-500 London School of Hygiene and Tropical Medicine Reino Unido 34-37
401-500 Massey University Nova Zelândia 3-5
401-500 Medical College of Wisconsin Estados Unidos 138-151
401-500 Medical University of Graz Áustria 6-7
401-500 Montana State University - Bozeman Estados Unidos 138-151
401-500 Nagasaki University Japão 17-23
401-500 Nankai University China 13-23
401-500 Nara Institute of Science and Technology Japão 17-23
401-500 National Central University China 5-7
401-500 National Yang Ming University China 5-7
401-500 Nihon University Japão 17-23
401-500 Niigata University Japão 17-23
401-500 Polytechnic University of Turin Itália 14-22
401-500 Pusan National University Coréia do Sul 8-11
401-500 Southeast University China 13-23
401-500 Swinburne University of Technology Austrália 14-19
401-500 Technical University of Braunschweig Alemanha 33-39
401-500 Texas Tech University Estados Unidos 138-151
401-500 The Open University Reino Unido 34-37
401-500 The University of Connecticut Health Center Estados Unidos 138-151
401-500 The University of Texas at San Antonio Estados Unidos 138-151
401-500 The University of Tokushima Japão 17-23
401-500 University of Arkansas at Fayetteville Estados Unidos 138-151
401-500 University of Bari Itália 14-22
401-500 University of Bayreuth Alemanha 33-39
401-500 University of Bremen Alemanha 33-39
401-500 University of Canterbury Nova Zelândia 3-5
401-500 University of Chile Chile 1-2
401-500 University of Eastern Finlândia Finlândia 4-5
401-500 University of Essex Reino Unido 34-37
401-500 University of Ferrara Itália 14-22
401-500 University of Giessen Alemanha 33-39
401-500 University of Granada Espanha 7-11
401-500 University of Greifswald Alemanha 33-39
401-500 University of Haifa Israel 7
401-500 University of Hannover Alemanha 33-39
401-500 University of Jyvaskyla Finlândia 4-5
401-500 University of KwaZulu-Natal África do Sul 3
401-500 University of Lisbon Portugal 2
401-500 University of Ljubljana Eslovênia 1
401-500 University of Malaya Malásia 1
401-500 University of Maryland, Baltimore County Estados Unidos 138-151
401-500 University of Milan - Bicocca Itália 14-22
401-500 University of Nevada - Reno Estados Unidos 138-151
401-500 University of Nice Sophia Antipolis França 18-21
401-500 University of Parma Itália 14-22
401-500 University of Pavia Itália 14-22
401-500 University of Perugia Itália 14-22
401-500 University of Pompeu Fabra Espanha 7-11
401-500 University of Quebec Canadá 19-22
401-500 University of Santiago Compostela Espanha 7-11
401-500 University of Sherbrooke Canadá 19-22
401-500 University of Siena Itália 14-22
401-500 University of Surrey Reino Unido 34-37
401-500 University of Technology, Sydney Austrália 14-19
401-500 University of Tilburg Holanda 13
401-500 University of Tromso Noruega 4
401-500 University of Versailles França 18-21
401-500 University of Vigo Espanha 7-11
401-500 University of Wisconsin - Milwaukee Estados Unidos 138-151
401-500 University of Wollongong Austrália 14-19
401-500 University of Wyoming Estados Unidos 138-151
401-500 University of Zagreb Croácia 1
401-500 University of Zaragoza Espanha 7-11
401-500 Victoria University of Wellington Nova Zelândia 3-5
401-500 Vienna University of Technology Áustria 6-7
401-500 Vrije University Brussel Bélgica 7
401-500 Wuhan University China 13-23
401-500 Xiamen University China 13-23
401-500 Xian Jiao Tong University China 13-23
401-500 Yamaguchi University Japão 17-23
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Re: EDUCAÇÃO

#63 Mensagem por Boss » Sex Ago 26, 2011 2:13 am

Do nosso Top 5, três são universidades controladas pelo Estado de São Paulo, com somente duas federais (UFMG e UFRJ).




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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Re: EDUCAÇÃO

#64 Mensagem por Clermont » Sex Ago 26, 2011 6:24 am

Matemática: a dificuldade em resolver operações básicas.

Prova aplicada no ensino fundamental mostra também diferenças regionais.

Adauri Antunes Barbosa, O Globo - 26.08.11.

Resultados de um teste aplicado em seis mil alunos de todas as capitais e do Distrito Federal mostram que 57,2% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental — a antiga 2 série — não conseguem resolver problemas básicos de matemática, como soma ou subtração.

Inédita no país, a Prova ABC também avaliou a aprendizagem de leitura e escrita.

— A dificuldade é na hora de fazer a conta do "vai um" — explicou ontem, em São Paulo, durante a divulgação dos resultados, o professor Rubem Klein, da Fundação Cesgranrio, referindo-se à soma de números superiores a uma dezena.

A Prova ABC, ou Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, foi realizada pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Cesgranrio e o Instituto Paulo Montenegro/Ibope. O teste foi aplicado no início deste [mês] em estudantes de 250 escolas, conforme a proporção em cada rede (privada, estadual e municipal).

Em matemática, a média nacional de alunos do terceiro ano (2ª série) que aprenderam o esperado foi de 42,8%, o que significa que 57,2% não sabem o mínimo adequado para este período do aprendizado.

As escolas privadas tiveram média de 74,3%, e as públicas, de apenas 32,6%, uma diferença de 41,7 pontos percentuais.

— Temos de levar em consideração que os professores dessas primeiras séries são formados em Pedagogia, curso que atrai pessoas de classes mais baixas e que não tiveram boa formação em matemática. É um ciclo vicioso que precisa ser rompido — analisou o professor Paulo Horta, do Inep.

A média nacional na prova de leitura foi 56,1%. Isso quer dizer que o restante, ou seja, 43,9% dos alunos, não aprenderam o suficiente. O índice dos que aprenderam o esperado chegou a 79% nas escolas particulares. Já nas públicas ficou em 48,6%.

Em escrita, o índice nacional dos que aprenderam o esperado caiu para 53,4%, ou seja, 46,6% não tiveram o aprendizado adequado. Nas escolas privadas, o aproveitamento foi 82,4%; nas públicas, 43,9%.

— Mesmo com um índice melhor das escolas privadas, que são o objetivo dessa nova classe média para os seus filhos, elas não chegaram a 100%. E 100% significa apenas o que é esperado que as crianças tenham aprendido. No geral, a Prova ABC mostrou que as crianças que frequentam os três primeiros anos da escola não estão tendo garantido o direito básico que tem à aprendizagem — observou a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

Assim como em outros índices da educação brasileira, o desempenho dos alunos do Sul e do Sudeste superou na Prova ABC os resultados das crianças do Norte e Nordeste, conforme o modelo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A nota média nacional em matemática foi 171,07 (o desejado era 175), mas no Sul chegou a 185,64 e, no Sudeste, a 179,06. Por outro lado, foi bem menor no Norte (152,62), no Nordeste (158,19).




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Re: EDUCAÇÃO

#65 Mensagem por Guerra » Sex Ago 26, 2011 9:03 pm

Rapaz, hoje eu vi um video de uma diretora levando um chute na bunda que eu vou te falar. Não pensei que chegariamos a esse ponto.
Eu não acredito que aquele animal foi para escola para estudar. Nossas escolas são verdadeiros redutos de marginais.




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Re: EDUCAÇÃO

#66 Mensagem por Sterrius » Sex Ago 26, 2011 9:19 pm

eles nao tao indo estudar, estao indo vender! :roll:

ja cheguei aqui a ver garoto em 1 lan house do meu lado falando que estudar é inutil e que saindo do colegio com mais algum tempo ia vender droga! :roll:




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Re: EDUCAÇÃO

#67 Mensagem por Petrovski » Sáb Ago 27, 2011 11:00 am

Infelizmente é assim hoje em dia. Conheço muita gente que pensa no estudo como uma tortura. Eu costumava pensar assim também. Mas só depois de se acostumar com a rotina, a gente vê os benefícios de uma dieta intelectual saudável :P
O pior é que esse espírito de "estudar dói" persiste em boas escolas particulares.




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Re: EDUCAÇÃO

#68 Mensagem por Brasileiro » Sáb Ago 27, 2011 1:29 pm

Clermont escreveu:Matemática: a dificuldade em resolver operações básicas.

Prova aplicada no ensino fundamental mostra também diferenças regionais.
Matemática aqui no Brasil é um problema mesmo.

Aconteceu alguma coisa na história da educação brasileira que o brasileiro tem pavor a matemática, trauma, sei lá. Baixa auto-estima, pouquíssimos são aqueles que se declaram que entendem um pouco de matemática e o que se ouve mesmo é "não é comigo não/sou muito burro".

Até mesmo eu, que hoje estudo Engenharia, só fui começar a gostar mesmo de matemática lá pelo ensino médio. Antes até era bom, mas nunca gostava, achava nojento.

Alguma coisa esteve tremendamente errada no ensino da matemática desde o século passado pelo menos. Desde a auto-estima para esta área do conhecimento (ensinar matemática há umas décadas atrás era humilhar o garoto na sala e tentar 'convencê-lo' de que era burro mesmo, se não conseguisse fazer o exercício), uma amiga minha da minha idade, e que tem 'fobia' a matemática era jogada com a cabeça contra a lousa quando criança quando não dava conta de resolver os problemas. Ninguém poderia afirmar que ela não poderia se tornar uma brilhante matemática/física/engenheira mais para frente. Se nossa nação deixou de ganhar uma (e tantos/as outros/as) excelente profissional da área de exatas uma parcela grande da culpa por isso foi daquela professora e de quem ensinou a ela que aquilo era correto.

Grande problema para a ciência, para a economia, engenharia e tantas outras áreas é essa debilidade em ensino de matemática. O prejuízo é muito grande e pouca gente tem noção disso.



abraços]




----------------
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Re: EDUCAÇÃO

#69 Mensagem por Guerra » Seg Ago 29, 2011 7:07 pm

Sobre a diferença entre um professor motivado e o desmotivado recomendo o livro CAZUZA de VIriato Correia.
Vejam que os dois estão nas mesmas condições, mas o resultado final é enorme.

http://issuu.com/flaviomagina/docs/vir ... a__cazuza_




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Re: EDUCAÇÃO

#70 Mensagem por Clermont » Dom Set 18, 2011 2:19 pm

Qualidade em xeque.

Merval Pereira, O Globo - 18.09.11.

O resultado do mais recente Exame Nacional de Ensino Médio – Enem -, que revelou um incrível desnível das escolas públicas em relação às escolas privadas do país, além de colocar em discussão a qualidade do ensino em si, está também acendendo o debate sobre a eficácia dos diversos mecanismos de avaliação da educação no país.

O movimento “Todos pela Educação”, por exemplo, uma aliança de empresários brasileiros que tem como objetivo garantir educação básica de qualidade para todos os brasileiros até 2022, ano do bicentenário da Independência, está neste momento aprofundando uma análise das avaliações, pois há pesquisadores questionando os resultados, sejam os medidos pelo Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - ou pelo Pisa - Programa Internacional de Avaliação de Alunos.

Questões de amostragem, por exemplo, podem colocar em xeque os avanços registrados que, embora para o ministro da Educação Fernando Haddad pareçam evidentes, são questionados em sua essência por educadores.

O Brasil obteve o 53º lugar, em uma lista de 65 países, numa prova que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos. Além da leitura, o Pisa também avaliou as habilidades dos estudantes em matemática e ciências.

Mas, de acordo com o relatório divulgado pela OCDE, o Brasil teve "um grande ganho" na nota de leitura nos últimos anos. Apesar disso, o país ainda fica atrás de Chile (44º), Uruguai (47º), Trinidad e Tobago (51º) e Colômbia (52º).

Em ciências, os estudantes brasileiros ficaram com 405 pontos. Em matemática, a nota ficou em 386 pontos (a China obteve 600 nesse quesito).

Fernando Veloso, especialista em educação do IBRE/FGV, lembra que os resultados do Enem, por ser um teste voluntário, não devem ser interpretados como uma medida de qualidade do ensino médio. Para analisar a evolução da qualidade do ensino, seria melhor usar os resultados do Pisa e do Ideb, que se baseiam em amostras representativas do total de alunos para avaliar a sistema educacional.

Veloso diz que os resultados do Pisa e do Ideb mostram “uma evolução da qualidade da educação no Brasil, embora ainda lenta, principalmente no ensino médio”.

Os resultados recentemente divulgados da prova ABC, que avalia os conhecimentos de leitura, escrita e matemática ao final do terceiro ano do ensino fundamental, também mostram uma enorme disparidade no desempenho das escolas públicas e particulares, assim como revelou o Enem.

Embora possam refletir diferenças de gestão, Fernando Veloso diz que eles estão muito relacionados às diferenças nas condições socioeconômicas dos alunos das escolas públicas e particulares.

Como desenhar intervenções que reduzam o impacto das condições socioeconômicas no desempenho dos alunos é uma questão muito debatida atualmente nos Estados Unidos, lembra Veloso, e têm surgido algumas experiências promissoras, que combinam uma maior duração do dia e do ano letivo, avaliações frequentes de professores e alunos, e uma preocupação em estimular certas características de comportamento e personalidade, como disciplina, motivação e persistência.

O ponto importante, diz ele, é que as intervenções que têm tido sucesso consistem em uma combinação de determinadas ações adaptadas a cada contexto específico. “Portanto, são algo muito diferente de simplesmente abrir novas creches ou aumentar o tempo na escola”.

Na mesma linha vai o educador Arnaldo Niskier, ex-secretário de Educação do Estado e membro da Academia Brasileira de Letras. Embora admita que a escola está sendo submetida a avaliações de todo o tipo, “o que é um mau, toma um tempo precioso do que interessa mesmo, que é dar aula, ministrar conhecimento”, Niskier lembra que o país viveu “sem avaliação 500 anos e nunca se teve instrumentos para se medir com precisão o que deveria ser feito para melhorar a qualidade do ensino, que é o que está em jogo”.

O que é inequívoco, diz ele, é que quem tem uma escola boa, qualquer que seja a avaliação, o resultado será o mesmo. “É o caso do São Bento, que é uma escola de qualidade há cem anos, baseada numa educação humanista”.

Ele aponta várias razões para os avanços e recuos do ensino, especialmente a formação dos professores: “Os professores estão sendo muito mal remunerados e mal formados no início da carreira, e não têm a formação continuada que nos países desenvolvidos é permanente. Se o professor não se atualiza, o aluno perde o respeito intelectual pela figura do mestre”.

Niskier lembra que o Rio de Janeiro já teve a liderança pedagógica do país, e de uns tempos para cá, enquanto o ensino privado vai muito bem, o ensino público no Rio “está caótico”.

Ele destaca que o colégio São Bento, considerado o melhor do país, tem tempo integral realmente, o aluno entra as 7h30m e sai as 18h20m. No sistema público, o máximo são quatro horas.

Na avaliação de Arnaldo Niskier, nos colégios particulares bem colocados no Enem “se pratica a disciplina de uma forma bastante séria, em que o aluno não é o dono da escola, quem manda é o professor. Nas escolas públicas é onde ocorrem os maiores fenômenos de indisciplina e violência, por uma distorção de prioridades”.

Para o educador, “o Brasil não pode dormir tranqüilo com sua educação estando nos últimos lugares no âmbito internacional. A economia está crescendo, oferecendo novas oportunidades, mas vamos bater em uma barreira que é a ausência de recursos humanos qualificados”.

João Batista Oliveira, do Instituto Alfa e Beto, considera que os dados do PISA revelam que nossos alunos sabem ainda menos matemática do que Língua Portuguesa. O PISA é feito para alunos de 15 anos e o ENEM para alunos que em principio têm em torno de 17 anos, portanto, são aplicados a gerações muito próximas.

“Os resultados de um são espelhados no resultado de outro. E, claro, refletem que não houve mudanças na educação que justificassem mudanças nos resultados”.

Ele considera que a estabilidade das avaliações reflete a boa qualidade dos testes - testes bem feitos só mudam muito se houver mudanças dramáticas num sistema educacional. Lembra que há poucas semanas o “Todos pela Educação” apresentou sua pesquisa com alunos do 3o ano em 2011 “cujos dados mostram que a aprendizagem continua muito baixa”.

Para João Batista Oliveira, “salvo milagre, a continuar como vão esses alunos, daqui a 9 anos, vão repetir esses mesmos resultados no Enem”. Em síntese, diz ele, “não há nada no panorama educacional brasileiro que justifique razão para otimismo”.




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Re: EDUCAÇÃO

#71 Mensagem por Clermont » Qui Set 22, 2011 9:05 am

Revolução educacional.

Merval Pereira, O Globo - 22.09.11.

O senador Cristovam Buarque, que marca sua atuação na política brasileira pela defesa da melhoria da educação, tendo ficado conhecido como o candidato "de uma nota só" — coisa que muito o orgulha, aliás — quando se apresentou na disputa pela Presidência da República em 2006, tem uma nova utopia: a ampliação da rede de escolas públicas federais, hoje com cerca de 300 unidades (Pedro II, escolas técnicas, colégios militares, institutos de aplicação).

Elas estão entre as melhores do país, com média melhor do que a das escolas particulares, ao contrário das escolas públicas municipais e estaduais, que estão entre as de mais baixo nível educacional de acordo com o mais recente Enem.

Um fato que gera entusiasmo, ressalta o senador, é ver os resultados das recentes olimpíadas de matemática e, em especial, o desempenho dos alunos das escolas federais. As 300 federais têm a melhor média do Ideb entre todos os segmentos da educação de base.

Ele entregou à ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) uma proposta para federalizar a educação no Brasil em um prazo de algumas décadas, ao mesmo tempo em que se melhorariam as escolas municipais e estaduais, durante o processo de substituição do sistema vigente pelo novo sistema federal.

A proposta, que ele chama de Revolução Republicana na Educação, consiste em levar, com qualidade ampliada, essas 300 escolas a todo o território nacional em 20 anos.

"A História nos dá a chance de sermos líderes da construção desse novo Brasil. Os ‘Cieps do Brizola’ falharam ao focar na unidade escolar e na arquitetura, e não na cidade inteira: nos professores, no conteúdo e nos equipamentos", analisa o senador do PDT.

Ao trocar o enfoque na escola por enfoque na cidade, o projeto levará a uma inflexão da educação brasileira, da simples evolução para uma revolução, aposta Buarque.

Os dois movimentos propostos são: (a) fazer uma revolução em cidades pré-escolhidas, as Cidades com Escola Básica Ideal (Cebi); e (b) avançar na qualidade de todo o Sistema Educacional Vigente (SEV).

Todas as escolas do país seriam melhoradas ao mesmo tempo em que todas as escolas de determinadas cidades sofreriam radical revolução: teriam seus professores selecionados pelo governo federal, com carreira nacional; com salários atraentes, com regime especial de formação e exigências específicas de dedicação; os prédios seriam reconstruídos e receberiam os mais modernos equipamentos pedagógicos; todas as crianças teriam ao menos seis horas/dia de atividade escolar.

O senador ressalta que o resultado seria que, de imediato, o ensino nessas cidades teria a qualidade dos países mais avançados. Ele estima que em um período de cerca de 20 anos, as Cebis poderiam chegar a todo o território nacional.

As cidades seriam escolhidas com base em critérios como: (i) tamanho — cidades de porte pequeno; (ii) História — cidades com alguma tradição educacional; (iii) compromisso — cidades cujos prefeitos e governadores apresentem história de compromisso com a educação e vontade de participar do financiamento dessa Revolução Educacional.

A proposta supõe, no primeiro ano, atender 3,5 milhões de crianças em 200 cidades pré-selecionadas, com população média de 70 mil habitantes, a um custo de R$ 9 mil por aluno, e custo total de R$ 40,3 bilhões.

Nesse custo, ressalta o estudo do senador, está incluído o salário da carreira nacional de R$ 9 mil/mês — equivalente ao salário pago em países como Coreia do Sul, Finlândia e Chile — para 120 mil novos professores, além do custo da nova infraestrutura de ponta associada ao ensino de qualidade.

Também os salários dos professores do SEV seriam aumentados, passando dos atuais R$ 1.527 para R$ 4.000, com um novo regime de formação e dedicação e gastos com infraestrutura capazes de disseminar o horário integral em todas as cidades, a um custo adicional de R$ 118,7 bilhões.

Nos anos posteriores ocorreria a ampliação das Cebis, substituindo a cobertura do SEV até a revolução chegar a todas as cidades, todas as escolas, todas as crianças do Brasil.

Na medida em que aumentam o número de alunos e o custo para as Cebis, o sistema tradicional iria sendo encolhido, até zerar.

O custo da Revolução Republicana na Educação, daqui a 20 anos — no seu último ano de implementação, quando todo o novo sistema de educação básica tiver substituído o sistema tradicional vigente —, será de 6,4% do PIB, assumindo o crescimento do PIB em 3% ao ano nesse período, o que Buarque considera "conservador".

Descontando os gastos atuais com a educação de base (3,04% do PIB), o custo líquido da revolução será de 3,36% do PIB. O custo total dessa revolução (incluindo os gastos com o ensino superior) seria de apenas 7,1% do PIB, "perfeitamente dentro das possibilidades da economia brasileira", na avaliação de Buarque.

O peso dos custos será bastante menor ao longo dos anos, ressalta o senador, se levarmos em conta o impacto da educação sobre a taxa de crescimento do PIB, como também a redução quase automática nos custos dos programas sociais.

"Nossa evolução é mais lenta do que o aumento nas exigências, e a consequência é o aumento na brecha educacional que hoje caracteriza um verdadeiro apagão intelectual, em um país que tem a 7 economia mundial", adverte o senador.

Para ele, "quando a educação é distribuída desigualmente, ela termina sendo o berço da desigualdade".

Por isso, a continuidade de um Brasil "democrático, justo, eficiente, com presença internacional vai depender de um salto na educação brasileira, como fizeram no passado os países hoje desenvolvidos e países como Coreia do Sul, Irlanda, Espanha, Cingapura e outros que, há poucos anos, estavam atrás do Brasil e hoje nos superam, em muito, na renda per capita, na equidade, na produção de bens de alta tecnologia".




Petrovski
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Re: EDUCAÇÃO

#72 Mensagem por Petrovski » Qui Set 22, 2011 10:36 am

Como seria feito o processo de aprovação da emenda? Sou leigo nesses assuntos.
Do jeito que Buarque descreve a "revolução", parece que a proposta poderia ser posta em prática ainda nesse ano.




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Clermont
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Re: EDUCAÇÃO

#73 Mensagem por Clermont » Qui Set 22, 2011 11:09 am

Petrovski escreveu:Como seria feito o processo de aprovação da emenda? Sou leigo nesses assuntos.
Do jeito que Buarque descreve a "revolução", parece que a proposta poderia ser posta em prática ainda nesse ano.
Também sou leigo, mas, imagino que o país que aprovou a emenda da reeleição para benefício pessoal de um ex-presidente, não deveria ter dificuldade de aprovar esta, caso fique demonstrado que ela é mesmo uma boa solução.




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Re: EDUCAÇÃO

#74 Mensagem por Petrovski » Qui Set 22, 2011 11:22 am

Hehe, com certeza vale a pena tentar. Porém, acho que vão dizer que os gastos dos primeiros anos são demasiados. Tomara que a proposta não caia no esquecimento.




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Re: EDUCAÇÃO

#75 Mensagem por bruno mt » Sex Set 30, 2011 7:13 pm

Ao invés de melhorar a educação, olhem oque os governantes estão fazendo aqui em Mato Grosso:


Querem colocar 50% das vagas na federal para estudantes advindos da rede publica. Está uma grande discussão a cerca deste assunto por aqui.
UFMT decide em outubro "cota" para alunos da rede pública
Fonte: A Gazeta



O Conselho de Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decide no dia 3 de outubro se adotará o Programa de Ações Afirmativas para estudantes egressos de escolas públicas. Proposta desenvolvida pela instituição prevê reserva escalonada para os próximos 5 anos, iniciando com direcionamento de 30% das vagas de cada curso aos candidatos que estudaram todo Ensino Médio na rede pública, chegando, em 2014, aos 50%.

O popular "sistema de cotas", que pode ser adotado a partir de janeiro de 2012, e já é praticado em outros estados brasileiros, gera polêmica no Estado e é considerado "absurdo" por alguns setores da educação.

Projetos envolvendo a inserção de negros e alunos de escola pública na UFMT são discutidos há cerca de uma década, mas esta será a primeira vez que irá à votação. Os 55 membros do Consepe, entre eles professores, técnicos e estudantes dos 4 campi, serão responsáveis pela implantação da política. O colegiado tem representantes da reitoria, que defende o sistema como forma de inclusão social.

A proposta desenvolvida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação foi encaminhada à Câmara de Graduação do Consepe e analisada positivamente. O grupo não tem poder de decisão, mas pode complementar e sugerir mudanças, diz a pró-reitora Myrian Tereza Serra.

A previsão é reservar 30% das vagas de cada curso a partir de 2012, passando para 40% no ano seguinte e nos 3 últimos anos os estudantes oriundos de escolas públicas atingirem a metade das cadeiras nas salas de aula. A opção no programa poderá ser feita pelos classificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no momento da inscrição no sistema do Ministério da Educação. A nota mínima adotada será a média calculada a partir do desempenho dos candidatos.

Enquanto 80% das cadeiras em cursos de licenciatura são ocupadas por alunos egressos de escolas públicas, na graduação mais concorrida da UFMT, Medicina, o índice é de apenas 8,5%. A desproporção também se verifica nos cursos de Direito, Engenharia Civil e Administração. A partir do Ações Afirmativas, Myrian espera que o acesso seja garantido a todos, sem distinção.

Em relação às cotas raciais, a instituição atenderá ação movida pelo Movimento Negro de Rondonópolis no Ministério Público Federal (MPF), que obriga acesso de pardos, pretos e branco de condição financeira baixa às cadeiras da graduação, como já está previsto em resolução do Consepe de 2003. Serão incluídas 5% a mais de vagas, conforme quantidade em cada curso, as chamadas sobrevagas, a serem reservadas para esta finalidade. O critério de teto para a renda per capita para inclusão na sobrevaga ainda não está definido. Esta opção também estará disponível no sistema do MEC.

Pró-reitora de ensino de graduação destaca que a política é prevista para um tempo definido e será avaliada anualmente. Ela faz parte de uma iniciativa de inclusão defendida pela UFMT, que já iniciou em 2007 com a implantação do Programa de Inclusão Indígena (Proind). A meta é matricular, até 2012, 100 indígenas em cursos de graduação. Até o momento são 57 alunos desta raça.




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