TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60556 Mensagem por Boss » Sex Set 23, 2011 12:04 pm

Poderiam fechar o tópico, pois logo vamos começar a rodar em círculos em alguma discussão já feita 200 páginas atrás. Vai poupar possíveis acaloramentos e intervenções da moderação.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60557 Mensagem por Andre Correa » Sex Set 23, 2011 12:11 pm

Boss escreveu:Poderiam fechar o tópico, pois logo vamos começar a rodar em círculos em alguma discussão já feita 200 páginas atrás. Vai poupar possíveis acaloramentos e intervenções da moderação.
x2

[003] [003] [003]

Vai acabar como uma série de TV que, após 10 temporadas, tem que terminar, e no máximo, sobrar um spin off... é uma pena que no nosso caso, o spin off pode ser estrelado por M2k-9 [003]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 5001
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60558 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Set 23, 2011 12:40 pm

Tyler escreveu:
Boss escreveu:Poderiam fechar o tópico, pois logo vamos começar a rodar em círculos em alguma discussão já feita 200 páginas atrás. Vai poupar possíveis acaloramentos e intervenções da moderação.
x2

[003] [003] [003]

Vai acabar como uma série de TV que, após 10 temporadas, tem que terminar, e no máximo, sobrar um spin off... é uma pena que no nosso caso, o spin off pode ser estrelado por M2k-9 [003]
Só perde para...

Imagem

[003] [003] [003] [003] [003] [003] :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60559 Mensagem por nveras » Sex Set 23, 2011 2:09 pm

Eu estava cá a pensar com meus botões. Num país como o nosso que leva mais de dez anos pra comprar coisa pronta, imagina se entrassemos numa de projetar e construir o tal do Gripen NG. Ele só ia ficar pronto e operacional quando a Enterprise estivesse derrotando os Klingons. :shock:




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19186
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2616 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60560 Mensagem por knigh7 » Sex Set 23, 2011 2:42 pm

Rodrigoiano escreveu: Prezado knight7, não respondi sua pergunta lá atrás, pois o CM já tinha colocado os links.

Eu continuo achando que, independente da nomenclatura, foi uma indevida pressão. Esperada, mas indevida. Sabemos da posição americana de defesa de Israel. Mas eles sabiam da posição brasileira pró-Palestina, já exteriorizada anteriormente. Para mim, se aproveitaram que o Brasil discursa no primeiro dia, mais chamativo, e que seria um discurso histórico e aguardado pela comunidade internacional, pelo simbolismo de ser feito por uma mulher pela primeira vez, e tentaram pressionar o Brasil a mudar sua posição e/ou aderir a posição deles. Não colou. E não colaria, pois a situação é amplamente favorável à Palestina. É claro que os EUA vetarão no CS. O que só os deixará mais isolados e antipatizados no mundo. A França viu que a maioria do mundo apóia a Palestina e tentou aquela estranha solução de "meio-estado", afinal ser membro observador e nada dá na mesma. Os dois lados tem legitimidade de existir. Enquanto não houver Israel e Palestina, Estados, a violência não acabará lá, infelizmente.

gde abraço
Rodrigo,

Eles pediram, que é algo comum na diplomacia. Não divulgou-se "pressão" ou algo do tipo. Claro que se fosse pressão, aí seria problema, tanto é que eu fiquei preocupado em saber mais sobre a notícia te perguntando.
Eu também acho que o Brasil está fazendo o correto ao apoiar a criacão do Estado Palestino. Mas não é essa a questão, mas sim o tratamento que houve entre EUA-Brasil no caso.

Abracos




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60561 Mensagem por rodrigo » Sex Set 23, 2011 2:47 pm

EDITORIAL - F-X2 - A FAB Rumo ao Nada

Imagem

A Presidente(a) Dilma Rousseff em contato com o Presidente Francês Nicolas Sarkozy, afirmou que o Programa F-X2 “pode” ser retomado em 2012, se...... . As reticências agora são relacionadas ao fato de a crise não atingir o Brasil, na forma que o governo brasileiro espera.

Esta posição certamente também foi exposta ao Primeiro-Ministro Cameron (UK), interessado em vender equipamentos navais, e muitos outros que a procurem nesta gira por Nova York, com o intuito de oferecer equipamentos de defesa. E é lógico no próprio anfitrião, Presidente Obama, com o seu Hornet, navios, veículos blindados, satélites, etc.

Em 02 Janeiro 2003, o então presidente Luiz Ignácio, cancelou o Programa F-X em favor do Fome Zero.

O Programa foi retomado e para ser definitivamente cancelado em Fevereiro de 2005.

Em 2008, ao custo do esforço pessoal do então e atual Comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, o Programa, agora batizado de F-X2, foi relançado, para sofrer um “imbróglio” culinário diplomático em Setembro de 2009.

Precipitação francesa e indecisão brasileira levaram o Programa F-X2 a um terreno pantanoso, o qual está por dois anos.

A única nota que o governo brasileiro enviou aos finalistas da competição: o caça francês Dassault Rafale, o americano Boeing F/A-18 E/F Super Hornet e o sueco SAAB Gripen NG, foi o de estenderem a suas ofertas, apresentadas em Outubro de 2009, até o fim de 2011.

O plano original previa as primeiras entregas serem iniciadas em 2014. No ano passado, em cerimônia na FIESP (outubro 2010) o Brigadeiro Saito, mesmo sendo contestado veementemente pelos jornalistas presentes, afirmou que o plano de receber os primeiros caças era 2016.

Há uma data fatídica nesta equação. A data é hoje!

Em 2005, por convite especial do Brigadeiro Bueno, o editor de DefesaNet participou do briefing sobre os Mirage 2000C/D, aos pilotos do GDA. Na oportunidade o editor cumprimentou os pilotos e a Unidade por manterem o brio e élan, por mais de uma década, com caças cujos radares eram míopes e as turbinas sofriam de asma crônica. E cujos armamentos só causavam medo aos próprios pilotos e às equipes de terra.

Pois bem, rapidamente voltamos ao mesmo estágio. Em 2014, atinge a vida útil dos Mirage 2000C/B. O GDA passará a ser progressivamente míope e manco.

É esta a realidade? Não ela é muito mais aterrorizadora, e só uma mídia amiga e cheia de mimos da Força tem omitido.

Os caças F-5EM-FM estão voando acima das horas estimadas acelerando o seu sucateamento de uma estrutura já envelhecida e cujos motores são uma roleta russa aos mecânicos pela surpresa se darão partida ou não.

O desânimo é crescente nas unidades de caça, e os pedidos de baixas avoluma-se. Melhor uma vida tranqüila como comandante de Boeing ou Airbus, do que sentado eternamente no Cassino de Oficiais, afogando a mágoa e o sentimento de impotência, em copos de 51.

No primeiro semestre o Comandante-Geral do COMGAR, Brigadeiro Burnier, estabeleceu uma estranha ordem. As unidade só poderiam voar 1.000 horas em todo o ano de 2011. Então teríamos cerca de 90 horas/mês por Esquadrão. Divida 90 por 15 a 20 pilotos por esquadrão, entre veteranos e novatos, mais a indisponibilidade técnica dos aviões teríamos um número insuficiente para manter um piloto de caça com o mínimo de proficiência operacional.

Homens como Brig Aprígio, Brig Burnier, Brig Saito e Brig Machado que levaram a FAB, com muito trabalho e perseverança, do “Desastre” da primeira CRUZEX (2002), a uma Força Crível em 2008, na Red Flag, e nas edições 2008 e 2010 da CRUZEX assistem impotentes os seus feitos esvaírem-se entre os dedos. Seus pilotos e equipes de apoio, cruzarem sem volta os portões dos esquadrões.

A FAB está no RUMO ao NADA.

É o que teremos. Felicitaremos os pilotos e equipes de terra por manterem o glamour de uma Força Aérea Brasileira ôca.

http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... mo-ao-Nada




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Jonas Rafael
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 189
Registrado em: Sex Jun 18, 2010 10:17 am
Localização: Porto Alegre , RS

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60562 Mensagem por Jonas Rafael » Sex Set 23, 2011 4:26 pm

AlbertoRJ escreveu:Pessoal, vamos ser razoáveis.
Eu entendo que o governo não queria falar em comprar caças ou sequer pensar nessa hipótese em vista da crise que está mais que anunciada.
Sinceramente, eu faria a mesma coisa.

[]'s
Eu não. Se eu tiver que botar uma tranca na minha porta eu pago por isso. Deixo de fazer festa se for o caso. Aqui não...




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60563 Mensagem por talharim » Sex Set 23, 2011 4:54 pm

A MB convidou o Dirceu para passear dentro de um sub , o cara foi la dispararam ate torpedo para ele ver............. conclusao .................. saiu o prosub .

O Dirceu e o cara mais poderoso desse pais . Ele se acha o Rambo .

A FAB tem que fazer a mesma coisa .......... convida elepara dar umas voltas de Mirage faz ele se sentir o Tom Cruze o TopGun de Brasilia .......... no outro dia o manteguinha libera verba ate para F-22 .

Ta ai a dica .




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60564 Mensagem por gogogas » Sex Set 23, 2011 6:35 pm

rodrigo escreveu:EDITORIAL - F-X2 - A FAB Rumo ao Nada

Imagem

A Presidente(a) Dilma Rousseff em contato com o Presidente Francês Nicolas Sarkozy, afirmou que o Programa F-X2 “pode” ser retomado em 2012, se...... . As reticências agora são relacionadas ao fato de a crise não atingir o Brasil, na forma que o governo brasileiro espera.

Esta posição certamente também foi exposta ao Primeiro-Ministro Cameron (UK), interessado em vender equipamentos navais, e muitos outros que a procurem nesta gira por Nova York, com o intuito de oferecer equipamentos de defesa. E é lógico no próprio anfitrião, Presidente Obama, com o seu Hornet, navios, veículos blindados, satélites, etc.

Em 02 Janeiro 2003, o então presidente Luiz Ignácio, cancelou o Programa F-X em favor do Fome Zero.

O Programa foi retomado e para ser definitivamente cancelado em Fevereiro de 2005.

Em 2008, ao custo do esforço pessoal do então e atual Comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, o Programa, agora batizado de F-X2, foi relançado, para sofrer um “imbróglio” culinário diplomático em Setembro de 2009.

Precipitação francesa e indecisão brasileira levaram o Programa F-X2 a um terreno pantanoso, o qual está por dois anos.

A única nota que o governo brasileiro enviou aos finalistas da competição: o caça francês Dassault Rafale, o americano Boeing F/A-18 E/F Super Hornet e o sueco SAAB Gripen NG, foi o de estenderem a suas ofertas, apresentadas em Outubro de 2009, até o fim de 2011.

O plano original previa as primeiras entregas serem iniciadas em 2014. No ano passado, em cerimônia na FIESP (outubro 2010) o Brigadeiro Saito, mesmo sendo contestado veementemente pelos jornalistas presentes, afirmou que o plano de receber os primeiros caças era 2016.

Há uma data fatídica nesta equação. A data é hoje!

Em 2005, por convite especial do Brigadeiro Bueno, o editor de DefesaNet participou do briefing sobre os Mirage 2000C/D, aos pilotos do GDA. Na oportunidade o editor cumprimentou os pilotos e a Unidade por manterem o brio e élan, por mais de uma década, com caças cujos radares eram míopes e as turbinas sofriam de asma crônica. E cujos armamentos só causavam medo aos próprios pilotos e às equipes de terra.

Pois bem, rapidamente voltamos ao mesmo estágio. Em 2014, atinge a vida útil dos Mirage 2000C/B. O GDA passará a ser progressivamente míope e manco.

É esta a realidade? Não ela é muito mais aterrorizadora, e só uma mídia amiga e cheia de mimos da Força tem omitido.

Os caças F-5EM-FM estão voando acima das horas estimadas acelerando o seu sucateamento de uma estrutura já envelhecida e cujos motores são uma roleta russa aos mecânicos pela surpresa se darão partida ou não.

O desânimo é crescente nas unidades de caça, e os pedidos de baixas avoluma-se. Melhor uma vida tranqüila como comandante de Boeing ou Airbus, do que sentado eternamente no Cassino de Oficiais, afogando a mágoa e o sentimento de impotência, em copos de 51.

No primeiro semestre o Comandante-Geral do COMGAR, Brigadeiro Burnier, estabeleceu uma estranha ordem. As unidade só poderiam voar 1.000 horas em todo o ano de 2011. Então teríamos cerca de 90 horas/mês por Esquadrão. Divida 90 por 15 a 20 pilotos por esquadrão, entre veteranos e novatos, mais a indisponibilidade técnica dos aviões teríamos um número insuficiente para manter um piloto de caça com o mínimo de proficiência operacional.

Homens como Brig Aprígio, Brig Burnier, Brig Saito e Brig Machado que levaram a FAB, com muito trabalho e perseverança, do “Desastre” da primeira CRUZEX (2002), a uma Força Crível em 2008, na Red Flag, e nas edições 2008 e 2010 da CRUZEX assistem impotentes os seus feitos esvaírem-se entre os dedos. Seus pilotos e equipes de apoio, cruzarem sem volta os portões dos esquadrões.

A FAB está no RUMO ao NADA.

É o que teremos. Felicitaremos os pilotos e equipes de terra por manterem o glamour de uma Força Aérea Brasileira ôca.

http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... mo-ao-Nada
VAmos torcer que os tempos de paz durem no Brasil ...nossos politicos não quer nada com a defesa brasileira ...
O Chile esta muito melhor em termos de caças ...F-16 ,os F-5 vãio ser substituido em 2012 a 2013 e o alto comando da FACH esta interessada em EF-2000 em umas 12 unidades para substituir seus surrados F-5 e o Brasil em 2020 ...recdentemente a FACH comprou NASAMS.E o Brasil ...prefiro nem comentar




Gogogas !
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60565 Mensagem por Boss » Sex Set 23, 2011 6:55 pm

Que a FAB fique sem nada, alguns "cachorros grandes" dela cagaram no projeto, que fiquem nos F-5 (que são AMERICANOS) até caírem aos pedaços.


Para muita gente na FAB o pensamento deve ser: "Antes um F-5 americano que um PAK FA russo".


E não é que parece ter lógica. Chutaram o PAK FA e estão até sondando mais F-5.


Devo ter cagado na cruz.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60566 Mensagem por pampa_01 » Sex Set 23, 2011 7:10 pm

A culpa não é só da FAB.




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60567 Mensagem por Boss » Sex Set 23, 2011 7:12 pm

Em posts atrás eu falei do governo também.

Você nem tem para onde olhar mais, todo lado vem lambança.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60568 Mensagem por gogogas » Sex Set 23, 2011 8:02 pm

Acho que o FX deve ser interrado ,deve manter a quantidade original do FX-II de 36 caças ,esses 36 caças deveriam substituir os 12 Mirrages 2000 e os F-5 mais velhos ...depois para substituir o resto da frota ,esperar um caça de 5 geração para substituir os AMX e os restantes dos F-5 ...o Brasil não era para sair do PAK FA ....vamos esperar se futuramente possa se comprar um caça de 5 geração ;;;




Gogogas !
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60569 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 23, 2011 8:43 pm

Me parece que o GF tem o seu próprio QUS.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60570 Mensagem por gribel » Sex Set 23, 2011 10:55 pm

[]'s[/quote]
Sei lá Alberto... entendo o que você está dizendo... mas primeiro o FHC disse que não dava... daí o Lula enrolou e agora a Dilma empurra... depois de mais de 10 anos desse processo rolando só continuamos acumulando desculpas.

Não acho que o Brasil irá a falência investindo nas suas FAs e sim... concordo com a sua última sentença... a coisa foi toda "bagunçada" quando o Gov. Lula ia ao que parece tomar alguma decisão e a consequência disso é que vamos ter que esperar sentados. E punto.

No fim, o EB e a MB correram atrás e consequiram algo assim como a FAB no KC-390.

O que me faz pensar as vezes o quanto prioridade realmente os caças são para a própria FAB já que o histórico não favorece muito a nossa aviação de combate em termos de vetores (levando em consideração o nosso passado em termos de vetores e o fato de mal termos armas inteligentes hoje... demorarmos um tempo gigante para fazer upgrades e mesmo disparar misseis).

Enfim... só coisas que penso as vezes...

[]s
CB_Lima[/quote]

Nã, nã....147 retrofitado.




Responder