Next 100 Years - STRATFOR - George Friedman
Moderador: Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Next 100 Years - STRATFOR - George Friedman
Ele também fala do Brasil.
Pessoalmente discordo com muita coisa do que ele diz, no entanto acho que o seu ponto de vista é interessante nem que seja para começar um debate do que cada um acha que vai acontecer.
Re: Next 100 Years - STRATFOR - George Friedman
Fala do Brasil por poucos segundos aos 5 min do segundo video.
Eu não concordo em quase nada com ele, acho que superestima os Eua e subestima Russia, China e Brasil.
Eu não concordo em quase nada com ele, acho que superestima os Eua e subestima Russia, China e Brasil.
O Troll é sutil na busca por alimento.
- Pasquale Catozzo
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Uhmmm...Rússia e China vão se fragmentar, e nunca serão potencias a nivel mundial... Brasil nunca será nem se quer uma potencia regional, pois é isolado do resto do continente pela amazonia... India não será potencia porque não é um "país", os europeus, sombra dos U.S; Polonia será uma potencia regional porque aceita os USA como parceiro; e o top: um país para ser uma potencia tem só uma via: ser parceiro estrategico dos U.S, exemplo : Coreia do Sul e Israel...
O que ele quer dizer : Aceitar os EUA como unica potencial natural, e o máximo que outras nações podem aspirar è ser um vassalo americano.
Salvo a critica do estado indiano, o resto é só palavras vazias, o que se pode fazer muito bem na net, em butiquins ou na sala de espera de um consultorio medico sem precisar escrever um livro. Essas previsões são tanto uteis quanto precisas. Tenho um atlante ecomico de 1984, publicado na Italia. Nele tem as previsões para o ano 2000, o Brasil segunda a mesma, com uma população de 250 milhões de hab, afundado em debito e economicamente e politicamente falido, sem falar nas previsões das explorações espaciais americanas, no limite do ridiculo.
O que ele quer dizer : Aceitar os EUA como unica potencial natural, e o máximo que outras nações podem aspirar è ser um vassalo americano.
Salvo a critica do estado indiano, o resto é só palavras vazias, o que se pode fazer muito bem na net, em butiquins ou na sala de espera de um consultorio medico sem precisar escrever um livro. Essas previsões são tanto uteis quanto precisas. Tenho um atlante ecomico de 1984, publicado na Italia. Nele tem as previsões para o ano 2000, o Brasil segunda a mesma, com uma população de 250 milhões de hab, afundado em debito e economicamente e politicamente falido, sem falar nas previsões das explorações espaciais americanas, no limite do ridiculo.
"Gutta cavat lapidem"
- soultrain
- Sênior
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 264 vezes
- Agradeceram: 107 vezes
Mas que "baita" puxa-saco de Norte Americano !
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Normal, ele É Norte-Americano!
Querias que ele dissesse, pois bem meus senhores, os EUA "vai na chon" e o resto do mundo vai para o paraiso?!
Mas vá-la, vocês conseguem melhor do que isso! Na vossa opinião onde é que ele errou, porque é que ele errou e onde é que ele acertou (que há umas coisas que eu acho que ele diz, que estão certas).
Querias que ele dissesse, pois bem meus senhores, os EUA "vai na chon" e o resto do mundo vai para o paraiso?!
Mas vá-la, vocês conseguem melhor do que isso! Na vossa opinião onde é que ele errou, porque é que ele errou e onde é que ele acertou (que há umas coisas que eu acho que ele diz, que estão certas).
- suntsé
- Sênior
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
Adoraria pode comentar alguma coisa a respeito, mas não entendo nada de inglês falado.cabeça de martelo escreveu:Normal, ele É Norte-Americano!
- soultrain
- Sênior
Quem se predispõe a escrever um livro de futurologia daqui a 100 anos, não pode ser levado a sério, tem de ser lido como romance, como Nostradamus.
Primeiro é impossível julga-lo, já que daqui a 100 anos ele já morreu, depois se for vago o suficiente, a probabilidade de haver acontecimentos semelhantes é enorme.
Primeiro é impossível julga-lo, já que daqui a 100 anos ele já morreu, depois se for vago o suficiente, a probabilidade de haver acontecimentos semelhantes é enorme.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Pra ele os próximos 100 anos vão continuar sendo dominados pelos Eua, por quer o povo desse país é basicamente o único com capacidade de produzir tecnologia, é quase uma capacidade inata. A tecnologia deles é tão boa que a Polônia só de receber f-16 e aprender a operá-los vai se tornar uma potencia regional.
Sinceramente, acho que o interesse desse escritor é fazer propaganda barata a favor do seu país, não duvido que entre os patrocinadores do livro esteja a cia ou algum outro grupo com esse objetivo.
Acho que a unica coisa que da algum credito pra esse cara é o sobrenome.
Soul, o livro é para os proximos 100 anos a partir de agora pelo que eu entendi, então ele vai poder ser julgado no meio do caminho.
Sinceramente, acho que o interesse desse escritor é fazer propaganda barata a favor do seu país, não duvido que entre os patrocinadores do livro esteja a cia ou algum outro grupo com esse objetivo.
Acho que a unica coisa que da algum credito pra esse cara é o sobrenome.
Soul, o livro é para os proximos 100 anos a partir de agora pelo que eu entendi, então ele vai poder ser julgado no meio do caminho.
O Troll é sutil na busca por alimento.
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
soultrain escreveu:Quem se predispõe a escrever um livro de futurologia daqui a 100 anos, não pode ser levado a sério, tem de ser lido como romance, como Nostradamus.
"Em 1923, um famoso vidente foi consultado por um homem de negócios alemão. Desejando segurança para seus futuros investimentos, o místico empresário queria saber como estaria a Alemanha, dez anos depois daquela data.
O vidente, apelando para seus poderes secretos, deu a resposta:
'Prevejo que, em 1933, a Alemanha será governada por um maníaco homicida, que ordenará o extermínio de todas as pessoas indesejáveis! Este homem dará início a uma nova guerra mundial contra França, Grã-Bretanha, EUA e URSS!'
O empresário, chocado, falou: 'Então, daqui a vinte anos, estaremos realmente mal!'
O vidente: 'Ao contrário, prevejo que, em 1943, a Alemanha será o coração de um vasto império que se estenderá do Canal da Mancha ao Volga, do Báltico ao Mediterrâneo!'
O empresário, surpreendido, exclamou: 'Então, daqui a trinta anos, a mãe-pátria estará no auge da felicidade!'
O vidente: 'Não. Em 1953, a Alemanha estará em ruínas, com suas cidades destruídas, ocupada por forças estrangeiras e dividida em dois estados antagônicos, um deles governado pelos comunistas.'
O empresário, já desconfiado, perguntou: 'Então, o senhor acredita que, daqui a quarenta anos, o futuro do povo alemão será trágico?'
O vidente: 'De forma alguma, em 1963, nosso país possuirá a mais próspera economia da Europa. A Alemanha será a principal aliada dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.'
O empresário,atordoado, pagou a consulta e foi-se embora. No dia seguinte, o vidente foi detido e internado num manicômio."
- Pasquale Catozzo
- Sênior
Trama perfeita para um filme de "roliudi"Clermont escreveu:soultrain escreveu:Quem se predispõe a escrever um livro de futurologia daqui a 100 anos, não pode ser levado a sério, tem de ser lido como romance, como Nostradamus.
Primeiro é impossível julga-lo, já que daqui a 100 anos ele já morreu, depois se for vago o suficiente, a probabilidade de haver acontecimentos semelhantes é enorme."Em 1923, um famoso vidente foi consultado por um homem de negócios alemão. Desejando segurança para seus futuros investimentos, o místico empresário queria saber como estaria a Alemanha, dez anos depois daquela data.
O vidente, apelando para seus poderes secretos, deu a resposta:
'Prevejo que, em 1933, a Alemanha será governada por um maníaco homicida, que ordenará o extermínio de todas as pessoas indesejáveis! Este homem dará início a uma nova guerra mundial contra França, Grã-Bretanha, EUA e URSS!'
O empresário, chocado, falou: 'Então, daqui a vinte anos, estaremos realmente mal!'
O vidente: 'Ao contrário, prevejo que, em 1943, a Alemanha será o coração de um vasto império que se estenderá do Canal da Mancha ao Volga, do Báltico ao Mediterrâneo!'
O empresário, surpreendido, exclamou: 'Então, daqui a trinta anos, a mãe-pátria estará no auge da felicidade!'
O vidente: 'Não. Em 1953, a Alemanha estará em ruínas, com suas cidades destruídas, ocupada por forças estrangeiras e dividida em dois estados antagônicos, um deles governado pelos comunistas.'
O empresário, já desconfiado, perguntou: 'Então, o senhor acredita que, daqui a quarenta anos, o futuro do povo alemão será trágico?'
O vidente: 'De forma alguma, em 1963, nosso país possuirá a mais próspera economia da Europa. A Alemanha será a principal aliada dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.'
O empresário,atordoado, pagou a consulta e foi-se embora. No dia seguinte, o vidente foi detido e internado num manicômio."
"Gutta cavat lapidem"
- Pasquale Catozzo
- Sênior
Adicionei o livro do babalorixá de Austin na minha e-library, alguns trechos:
Mercosul e UE:With North America secured, the only other immediate threat came from Latin America. In reality, North and South America are islands, not really connected: Panama and Central America are impassable by large armies. South America’s unification into a single entity is remote. When you look at a map of South America, leaving out impassable terrain, you see that there can be no transcontinental power: the continent is sliced in two (see map, page 43). So there is no chance of a native threat to the United States emerging from South America.
The major threats in the hemisphere came from European powers with naval bases in South and Central America and the Caribbean, as well as land forces in Mexico. That is what the Monroe Doctrine was about—long before the United States had the ability to stop the Europeans from having bases there, it made blocking the Europeans a strategic imperative. The only time the United States really worries about Latin America is when a foreign power has bases there.
For these reasons, talking of Europe as if it were a single entity like the United States, or China, is illusory. It is a collection of nation- states, still shell- shocked by World War II, the Cold War, and the loss of empire. These nation- states are highly insular and determine their geopolitical actions according to their individual interests. Primary interactions are not between Europe and the rest of the world, but among European nations. In this sense, Europe behaves far more like Latin America than like a great power. In Latin America, Brazil and Argentina spend a great deal of time thinking about each other, knowing that their effect on the globe is limited.
Sobre a Guerra Mexico-EUA:Mexico will be the leading economic power of Latin America and, perhaps allied loosely with Brazil, will pose a challenge to U.S. domination of North America.
Final questionAs for the international reaction to this situation, the world will stand aside and watch. The Mexicans will hope for foreign support, and the
Brazilians, who will have become a substantial power in their own right, will make some gestures of solidarity with Mexico. But, while the rest of the world will secretly hope that Mexico will bloody its neighbor’s nose, no one is going to get involved in a matter so fundamentally critical to the United States. Mexico will be alone. Its strategic solution will be to pose a problem on the American border while other powers challenge the United States elsewhere. The Poles will have developed serious grievances against the Americans, while emerging powers like Brazil will be stifled by the limits placed on them by the United States in space.
It is the kind of challenge that U.S. military power will be least suited to fight [ Faz referimento ao fato que os estados de fronteira com o México terão , de 80 a 99% de pop etnicamente mexicana]. Therefore, as the twenty- first century draws to a close, the question will be: North America is the center of gravity of the international system, but who will control North America?
"Gutta cavat lapidem"
- soultrain
- Sênior
Por acaso é curioso, sempre ouvi dizer que não há uma grande via de comunicação terrestre a unir a América do Sul à do Norte, porque os EUA não deixam, assim a América Central serve de tampão.
NJ
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Soultrain, você toca num ponto bem peculiar. É possível ir de Lisboa a Vladivostock por via ferroviária ou de Lisboa a Moscovo por auto-estrada/via expressa.
Parece impossível não haver uma linha ferroviária que ligue a América do norte à do Sul.
Parece impossível não haver uma linha ferroviária que ligue a América do norte à do Sul.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Tá difícil prever a semana seguinte, 100 anos pra frente ele precisaria de uma bola de cristal bem grande. O site dele tem análises muito boas, mas parece que essa futurologia é um livro ou um site que ele criou.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa