NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9016 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 02, 2011 8:10 pm

Obrigado Santiago... [100] [009] [009]

Sendo assim volto a minha linha de argumentação:

...

Eu me lembro muito bem que o Falcon utiliza uma versão do FBW do Rafale. (Confirmado pelo Alberto)

O meu ponto foi que a Embraer desenvolveu tal tecnologia no Brasil e desenvolveu de acordo com as suas necessidades (aeronaves civis), porque afinal essa é a área aonde a Embraer está oferecendo produtos aeronáuticos.

Se o que o Rafale usa no fim do dia é mais complexo e faz mais coisas, isso é claro que é lógico afinal o Rafale tem que sobreviver e fazer pirueta e lidar com carga em Cabides e outra coisas que uma aeronave civil não tem que lidar. :wink:

Então existem pelo menos 2 maneiras vermos isso:

Se a Dassault propoe ensinar a Embraer (ou qualquer outra empresa) como lidar com tal complexidade e é claro mostrar o que já é feito do lado deles para aeronaves de combate isso é muito bom, mas para que possa ser realmente aproveitável tem que se refletir em benefícios para o portifólio da Embraer, senão é mais um outro 'espelhinho'.

Se a Dassault ensinar como futucar no FBW do Rafale para que a FAB explore isso e consiga sem suporte da Dassault realizar alterações que se traduzam em incorporação de configurações de combate e qualificações de armamento e testes de tecnologia nacional 'ABC' sendo desenvolvido no ITA/CTA e que tal tecnologia também possa ser utilizada para futuros experimentos nacionais.

O que eu quero dizer é que em termos de FBW o que é feito no Brasil HOJE é muito bom e mesmo empresas como a SAAB tiveram que recorrer até a outras empresas para realizar o desenvolvimento do seu sistema e a Embraer fez isso em casa.

Não estou falando mal de ninguém... só estou querendo exemplificar que o que é feito 'em casa' serve muito bem ao nosso 'atual' propósito e temos que entender qual é o "gap" que a proposta francesa estaria querendo endereçar.

Ver posts do Santiago acima como referência :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#9017 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 02, 2011 8:17 pm

Sinceramente, acho que é um montão de texto para contar a mesma coisa que o Justin ...

O FBW da Embraer veio do AMX que é....exatamente um FBW, não um verdadeiro FCS computadorizado, muito menos digital e muito menos parecido com o de um avião de combate.
A BAE (ou Honeywell, não recordo) é que faz o mais importante ali nos E-Jets.
Mas tudo bem, se a Embraer é capaz de fazer um FCS digital de avião de combate, claro que EU vou achar o máximo.
Não vou ficar discutindo sobre isso.

[]'s

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#9018 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 02, 2011 8:34 pm

AlbertoRJ escreveu:Sinceramente, acho que é um montão de texto para contar a mesma coisa que o Justin ...

O FBW da Embraer veio do AMX que é....exatamente um FBW, não um verdadeiro FCS computadorizado, muito menos digital e muito menos parecido com o de um avião de combate.
A BAE (ou Honeywell, não recordo) é que faz o mais importante ali nos E-Jets.
Mas tudo bem, se a Embraer é capaz de fazer um FCS digital de avião de combate, claro que EU vou achar o máximo.
Não vou ficar discutindo sobre isso.

[]'s
O que eu disse é que a Embraer não é exatamente 'novata' no assunto e em termos de independência nessa área critica o Brasil detém muito dessas tecnologias.

É claro que sempre há o que se aprender com empresas como a Dassault que utilizam isso em aeronaves de combate que como disse tem outro propósito, mas é nessas horas que acho que é importante a título de discussão no nosso Fórum que não somos novatos no assunto em termos de desenvolvimento dessa tecnologia, e que seria bom saber quais benefícios o conhecimento que a Dassault já tem aplicado a aeronaves militares de alto desempenho poderia favorecer o conhecimento que nós já possuímos com relação a aeronaves civis.

Da mesma forma como por exemplo o Falcon se beneficiou do Rafale/M2k.

O resto é o que eu coloquei no meu post acima.

[]s
CB_Lima

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#9019 Mensagem por Penguin » Sex Set 02, 2011 8:40 pm

Ninguém sabe exatamente qual o requerimento em termos de offsets tecnológicos do Brasil no F-X2. Há duas pistas. Ainda que vagas, dão uma ideia bem geral.

A 1a pista foi uma entrevista com representante da Boeing em agosto de 2008 (antes do SL), quando ele mencionou que o RFI especificava as cercas 10 tecnologias chaves que o Brasil desejava obter. Ou seja, o requerimento tecnológico do F-X2 parece ser objetivo e aponta o que se quer:

(...) Dentro do “Request for Information” havia um item que especificava cerca de 10 tecnologias-chaves que o Brasil deseja adquirir.
Algumas destas teriam que ser absorvidas por órgãos de pesquisa do setor, como o CTA/ITA.
Outras, naturalmente, seriam mais da alçada da Embraer, e outras, ainda, viriam a ser úteis
para alguma das várias empresas médias de componentes para a indústria de
defesa/aeroespacial que começam a se destacar no Brasil.
(...)

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... format=pdf

E a segunda pista foi a entrevista em 2010 com Vice Presidente para o Mercado de Defesa da Embraer :

(...) Orlando contou ainda que as tecnologias sensíveis desejadas pela FAB e pela Embraer passam pelo conceito de autonomia industrial, envolvendo, entre outras, a capacidade de integração de radares e do programa de operações de vôo (flight operations program) para podermos dominar a integração de sistemas digitais complexos e tudo que for integração de sistemas. No plano de estruturas, o design de asas supercríticas e o projeto de estruturas complexas.(...)
http://www.alide.com.br/joomla/componen ... lando-neto

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#9020 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 02, 2011 8:47 pm

Lima, só um detalhe, eu não creio que o FCS do Falcon seja exatamente uma versão do existente no Rafale. O que acontece é que a Dassault desenvolve seus próprios sistemas e a tecnologia de FCS do Rafale e do Mirage foi aproveitada no Falcon também.

P.S.: Um FBW semelhante ao do AMX foi desenvolvido pela Dassault para o Mirage IV em 1959!

[]'s

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#9021 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 02, 2011 9:04 pm

AlbertoRJ escreveu:Lima, só um detalhe, eu não creio que o FCS do Falcon seja exatamente uma versão do existente no Rafale. O que acontece é que a Dassault desenvolve seus próprios sistemas e a tecnologia de FCS do Rafale e do Mirage foi aproveitada no Falcon também.

P.S.: Um FBW semelhante ao do AMX foi desenvolvido pela Dassault para o Mirage IV em 1959!

[]'s
Na verdade é "derivado"... eu tenho isso nas minhas anotações que fiz quando fui à Dassault.

A ênfase inclusive era para mostrar como a tecnologia poderia evoluir e ter multiplas aplicações.

[]s
CB_Lima

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#9022 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 02, 2011 9:36 pm

Mundando um pouco o assunto, segue um documento com uma lista dos fornecedores de componentes do Dassault Rafale (e de outros aviões também):

http://www.aviationweek.com/avnow/dmsBa ... ck_W08.pdf

P.S.: A Moog do Brasil Controles Ltda. também fornece alguma coisa para o Rafale. 8-] :)

[]'s

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#9023 Mensagem por Penguin » Sex Set 02, 2011 9:46 pm

Penguin escreveu: O Brasil através da Embraer faz parte de um seletíssimo grupo de países que projetam e desenvolvem os sistemas de controle de vôo para suas aeronaves:

2003 European Control Conference
Flight Control Law Design:An Industry Perspective: Flight Control Law Design: An Industry Perspective
Aerospace Engineering and Mechanics University of Minnesota Minneapolis

http://www.authorstream.com/Presentatio ... owerpoint/

Não se deve confundir os fornecedores do harware do sistema de controle de vôo com quem projeta não só o sistema, mas o software que engloba as leis que governam esse sistema.

Empresas comumente fornecedoras de harware para FCS: Moog Controls (fornecedor do Rafale, SH e Gripen: http://www.moog.com/markets/aircraft/mi ... r-trainer/ ), BAe System (fornecedor do Gripen), Honeywell, Rockwell Collins, etc.
--------------------------------------------------

Componentes básicos de um FBW:
Imagem
Nota-se facilmente diversas categorias de componentes (transdutores, sensores diversos, computadores, atuadores, etc.). Em cada categoria dessa há fornecedores especializados, mas alguém precisa projetar o sistema como um todo, integrar os componentes e fazer ele funcionar obedecendo a certas regras e leis. Sem essa capacidade, os componentes não têm utilidade como um sistema de controle de voo. E isso é dominado por poucas empresas e países no mundo, da mesma forma que os fornecedores de componentes para FBW são tb pouquíssimos.

Editado pela última vez por Penguin em Sex Set 02, 2011 10:03 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#9024 Mensagem por Penguin » Sex Set 02, 2011 9:58 pm

AlbertoRJ escreveu:Mundando um pouco o assunto, segue um documento com uma lista dos fornecedores de componentes do Dassault Rafale (e de outros aviões também):

http://www.aviationweek.com/avnow/dmsBa ... ck_W08.pdf

P.S.: A Moog do Brasil Controles Ltda. também fornece alguma coisa para o Rafale. 8-] :)

[]'s

Moog Controls Ltd., B3-3565E: http://www.moog.com/
Flight controls

Moog Do Brasil Controles Ltda., B3-3565F: http://www.moog.com.br/produtos.html

Moog GmbH, B3-3565G
Flight controls

Moog Spain, B3-3565L

:shock:

Thales Aerospace, B1-1820A, B5-5400
RBE2 radar; Spectra electronic warfare systems;
optronics; IFF; cockpit display systems; MPDU
mission computers; data storage units; throughlife support of Thales equipment

Thales Avionics Electrical Motors S.A., B5-5400AA
Electrical motor

Thales Avionics, Inc., B5-5400BA
Avionics systems

Thales Electron Devices, B5-5435
Electron tube

Thales North America, Inc., B1-1815
FC radar, EW(Spectra), mission computer, IRST

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#9025 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 02, 2011 10:04 pm

Talvez algumas empresas possam ter maior controle sobre os sistemas dos seus aviões e outras não. Sem querer desmerecer a Embraer, eu entendo que ela ainda necessita de muito mais que simples componentes.
Fora isso, a questão principal aqui é a tecnologia necessária para um FCS de avião de combate, de alta manobrabilidade, com instabilidade aerodinâmica controlada, controles de proteção de envelope específicos para cargas G altíssimas, sistemas digitais e demais tecnologias de ponta que, aparentemente, se não na totalidade mas em parte, a Dassault estaria oferecendo e que, definitivamente, a Embraer me parece estar muito longe de possuir.

[]'s

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#9026 Mensagem por Penguin » Sex Set 02, 2011 10:39 pm

AlbertoRJ escreveu:Talvez algumas empresas possam ter maior controle sobre os sistemas dos seus aviões e outras não. Sem querer desmerecer a Embraer, eu entendo que ela ainda necessita de muito mais que simples componentes.
Fora isso, a questão principal aqui é a tecnologia necessária para um FCS de avião de combate, de alta manobrabilidade, com instabilidade aerodinâmica controlada, controles de proteção de envelope específicos para cargas G altíssimas, sistemas digitais e demais tecnologias de ponta que, aparentemente, se não na totalidade mas em parte, a Dassault estaria oferecendo e que, definitivamente, a Embraer me parece estar muito longe de possuir.

[]'s
Pode ser, principalmente no que diz respeito a caças supersônicos avançados, e bate +/- com o dito pela própria Embraer, alguns posts acima:
autonomia industrial, envolvendo, entre outras, a capacidade de integração de radares e do programa de operações de vôo (flight operations program) para podermos dominar a integração de sistemas digitais complexos
http://www.alide.com.br/joomla/componen ... lando-neto

Editado pela última vez por Penguin em Sex Set 02, 2011 10:47 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#9027 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 02, 2011 10:47 pm

Então Santiago, não é uma tecnologia dispensável ou desprezível para nós, se existe a ambição de projetar um caça um dia.

[]'s

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#9028 Mensagem por Penguin » Sex Set 02, 2011 10:49 pm

AlbertoRJ escreveu:Então Santiago, não é uma tecnologia dispensável ou desprezível para nós, se existe a ambição de projetar um caça um dia.

[]'s
Realmente não é desprezível, mas nós não estamos partindo do zero nessa questão, como bem tem explicado CB.

[]s

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#9029 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 02, 2011 10:55 pm

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Então Santiago, não é uma tecnologia dispensável ou desprezível para nós, se existe a ambição de projetar um caça um dia.

[]'s
Realmente não é desprezível, mas nós não estamos partindo do zero nessa questão, como bem tem explicado CB.

[]s
Do zero não, com certeza.
Mas é uma tecnologia que pouquíssimas empresas e países possuem.

[]'s

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#9030 Mensagem por Penguin » Sex Set 02, 2011 10:56 pm

AlbertoRJ escreveu:
Penguin escreveu: Realmente não é desprezível, mas nós não estamos partindo do zero nessa questão, como bem tem explicado CB.

[]s
Do zero não, com certeza.
Mas é uma tecnologia que pouquíssimas empresas e países possuem.

[]'s
Concordamos.

Carlo M. Cipolla
Responder