ESTRATÉGIA NAVAL

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#511 Mensagem por ciclope » Sáb Jun 25, 2011 7:09 pm

Esse texto e uma clara demonstração da politica americana de defesa ou melhor de intervenção.
Sua marinha e dedicada a projetar poder sobre terra, ja a nossa vai se dedicar a defesa do nosso mar territórial. Nossa marinha tem cara de submarinos a deles tem cara de PA.

ciclope
Sênior
Sênior

#512 Mensagem por ciclope » Sáb Jun 25, 2011 7:34 pm

Uma marinha balanceada pressupõe uma politica externa balanceada.
O que aliás não temos. Intendo a posição do Marino em defender uma doutrina assumida pela nossa marinha mais nã odevemos nós esquecer que a marinha mais que as outras forças esta pautada pela politica externa da nação a qual pertence.
A nossa não preve embora não diga isso uma situaçã ode emprego de PA e sim submarinho, patrulhas e navios de assalto anfibio e suas escoltas.
A marinha sabe disso e por iss odeixou o novo PA por ultimo.
Meu medo e que ocorra o de sempre: Investimos tempo e dinheiro que nã otemos para termnos uma marinha nucleada em PA e acabemos com uma marinha balanceada meia boca como a que temos hoje.
Por que no papel tudo são flores na hora de assinar o cheque e que fica dificil. Diminue-se o numero de escoltas que diminuem o número de PAs que diminuem o número de submarinos.
Nesse meio tempo, perdemos tempo e dinheiro

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#513 Mensagem por Andre Correa » Sáb Jun 25, 2011 7:45 pm

ciclope escreveu:Esse texto e uma clara demonstração da politica americana de defesa ou melhor de intervenção.
Sua marinha e dedicada a projetar poder sobre terra, ja a nossa vai se dedicar a defesa do nosso mar territórial. Nossa marinha tem cara de submarinos a deles tem cara de PA.
Mas não se esqueça, eles tem literalmente uma caralhada de subs...

Audaces Fortuna Iuvat
ciclope
Sênior
Sênior

#514 Mensagem por ciclope » Sáb Jun 25, 2011 7:57 pm

Sim eles tem uma infinidade de subs pois sabem que o sub e a arma naval mais capaz e por que eles durante anos os usaram paracontrabalançar a maior ameaça a sua formidavel esquadra de PAs,que eram os subs sovieticos.
A melhor arma ante submarino e outo submarino. Mais fica dificil mudar os seus conceitos tend oem vista a poder do complexo industrial militar americano.
Eles ate pensaram em diminuir o tamanho e númer de seus PAs mais tal iniciativa foi barrada o reduzida.
Não pela eficiencia dos PAs e sim pelos custos de se ter um PA que prá eles e lucro.
Os PAs americanos estã ocada vez mais sendo subtituidos por misseis lançados de submarinos e escoltas.
Prá eles um PA ate tem sentido prá nós não. Não sei de nenhuma situação em que um Pa nós fez falta mais sei de varias em que um sub, escolta ou patrulha fez.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#515 Mensagem por Marino » Sáb Jun 25, 2011 8:17 pm

ciclope escreveu:Uma marinha balanceada pressupõe uma politica externa balanceada.
O que aliás não temos. Intendo a posição do Marino em defender uma doutrina assumida pela nossa marinha mais nã odevemos nós esquecer que a marinha mais que as outras forças esta pautada pela politica externa da nação a qual pertence.
A nossa não preve embora não diga isso uma situaçã ode emprego de PA e sim submarinho, patrulhas e navios de assalto anfibio e suas escoltas.
A marinha sabe disso e por iss odeixou o novo PA por ultimo.
Meu medo e que ocorra o de sempre: Investimos tempo e dinheiro que nã otemos para termnos uma marinha nucleada em PA e acabemos com uma marinha balanceada meia boca como a que temos hoje.
Por que no papel tudo são flores na hora de assinar o cheque e que fica dificil. Diminue-se o numero de escoltas que diminuem o número de PAs que diminuem o número de submarinos.
Nesse meio tempo, perdemos tempo e dinheiro
Cíclope, o que está mostrado neste tópico não é a doutrina da MB, mas estratégia naval clássica, de todas as marinhas.
Vc já conseguiu ler pelo menos as páginas iniciais deste tópico?
Já posso falar com vc sobre tarefas básicas do poder naval?
Já posso perguntar como a MB transportaria o pessoal e material para o haiti com submarinos, ou como regularia a força empregada em uma crise?
Uma Marinha tem a mesma missão das outras FA, a nossa, de defender a soberania e a integridade da nação, custe o que custar, e não subordinar-se à outras políticas, quaisquer que sejam.
Se vc ler o ítem sobre controle do mar, verá que um PA não serve somente para projetar poder, e que controlar o mar é o que mais precisamos fazer com o pré-sal e nossas linhas de comunicações.
Uma marinha só de subs é uma marinha capenga, que em caso de guerra vai tentar somente negar o mar ao inimigo, deixando o controle do mar para ele, com tudo de vantagem que o mesmo trás.
Mais uma vez sugiro que leia desde o início este tópico. :wink:

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
ciclope
Sênior
Sênior

#516 Mensagem por ciclope » Sáb Jun 25, 2011 8:48 pm

Marino e unã odefend ouma marinha só de subs e sim uma sem PA. Pelo menos enquant onã opodermos fazer o basico d oque pressupoe o poder naval que é negar o uso do mar e iss oe missão de sub.
Depois de negar o uso do nosso mar e que poderemos começar a pensar e mprojetar poder sobre terra.
Quanto ao transporte de nossas tropas ate o haiti eles foram de navios de transporte e não de PA. numa situção de guerra esses transportes no minimo teriam escoltas.
Só que se voçê nega o us odo mar voçê a bem dizer impede a guerra.
Como um Pa vai lançar seus caças ou um navio vai lançar seus misseis e tropas se eles simplismente nã opoderm se colocar no alcance de fazelo por causa dos subs?
Quanto a estratégia de escolta de nossos navios mercantes isso e coisa de outras epoca.
Esperamos ser atacados por marinhas desenvolvidas pertencentes a países desenvolvidos queem suma são os nossos maiores clientes ou fornecedores de nossos demsi clientes.
A estratégia pré-guerra atual e futura pressupõe sanções econômicas ao pais atacado. Se não tem cliente não tem entrega, se não tem entrega não tem escolta de comboios.
E no nosso caso acho meio dificil essa estratégia contra nós. Estamos integrados demais a economia mundial para sermos sancionados é temos muitos clientes de peso, ai cairiamos na geopolitica.
Dependendo de quem fosse o agressor perderiamos muito dinheiro e o mundo tambem e ninguem quer isso.
Infelismente somos uma democrácia e no cas ode tenções com países de 1º linha pois somente eles teriam condições de nós agredir a esse ponto as perdas financeiras fariam qualquer governo cair e sua politica externa mudar mesmo que apenas um pouco.
Nossa politica desde sempre foi a de evitar o confronto ao máximo, isso desde o Brasil colônia. Infelizmente não vejo uma mudança futura em nossa politica. As missões de nossa marinha serã ode patrulha, negaçã odo uso do mar e missões de paz. Nada que exija a precen´sa de um PA.

Marino
Sênior
Sênior

#517 Mensagem por Marino » Dom Jun 26, 2011 12:14 am

Cíclope, não há uma hierarquização das Tarefas Básicas do Poder Naval.
A priorização da Negação do Uso do Mar foi uma decisão política, do MU, e nós militares aceitamos, como tem que ser.
Mas a própria END diz que assim que os meios para esta Tarefa forem conseguidos, o que foram com o PROSUB, as outras Tarefas seriam atendidas, o que já podemos ver, com o PROSUPER.
Nenhum país que pensa somente em negar o uso do mar vence uma guerra. Veja o que aconteceu com a Alemanha nas duas guerras mundiais.
Veja que a própria URSS decidiu construir uma força de PA para se contrapor aos EUA.
Você escreve que não conseguimos fazer o básico, pensando no passado. Este ano é de dificuldades, sem dúvida, mas o caminho está traçado.
Leia aqui no DB sobre emprego de submarinos, veja que já discutimos, e estamos fazendo isso recentemente, que um sub pode ficar toda a guerra navegando sem encontrar a força adversária.
Acredite no que escrevo.
Sou um dos que defendeu o SSN com toda minha capacidade, mesmo a custa de outros projetos, pq vejo o futuro da MB nele.
Mas desleixar os outros meios é comprometer este futuro.
Mais uma vez sugiro a leitura deste tópico desde o início, e do outro, "Porta-Aviões".
Ao fazer isso verá que a crise se inicia antes de um conflito, e que um sub não pode regular força, escalando de imediato para a guerra.
Verá que há tarefas que não são cumpridas por subs, assim como outras que não são cumpridas por PA, ou por escoltas, etc.
Que uma Marinha que não cumpre as 4 Tarefas Básicas pode ser chamada de Guarda-Costeira, Polícia Marítima, o que for, mas não Marinha de Guerra.
Que este conceito é universal, não doutrina da MB.
Se não fizer isso, ler os tópicos, como tantos aqui fizeram, vai continuar emitindo opiniões sem fundamentação, que devem ser respeitadas, mas que não possuem sustentação.
Acredite.

Barão do Rio Branco
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#518 Mensagem por GustavoB » Seg Ago 15, 2011 4:45 pm

up

lubra
Avançado
Avançado

#519 Mensagem por lubra » Ter Ago 16, 2011 1:43 am

estive lendo desde o início este tópico. achei o assunto fascinante.
os textos são extensos e tem muita informação relevante. a contribuição
de todos que postaram, contribuição esta que me fez chegar aqui,
realmente é de tirar o chapéu. é de altíssimo nível. como nunca
estudei este assunto anteriormente, pois sou apenas mais um entusiasta
e é a primeira vez que tenho contato com ele, apanhei um pouco (é demais
para os meus míseros neurônios...), e estou levando muito tempo para
digerir tanta informação. me desculpem se eu fizer muita confusão com
estes conceitos, e se estiver usando a terminologia incorreta. não
quero interferir de forma negativa no debate. como estou ainda muito
no início, tenho várias dúvidas nos conceitos mais básicos. acho que
ainda preciso entender melhor os elementos básicos da estratégia naval.
está claro pra mim que a existência e a presença de uma força organizada
têm por objetivo o respaldo à política do estado. acho também que ficou
entendido que a posição estratégica, em relação à força naval, não é
encargo e não possui capacidade de limitar a sua liberdade de ação.
fiquei em dúvida se o conceito de localização da posição estratégica foi
entendido da maneira certa. qual seria exatamente a relação entre a
localização estratégica e o controle do mar? às vezes uma posição pode
ser avaliada como apta a permitir um Controle do mar em águas azuis, num
âmbito mais Externo, mas esta posição externa tem um conceito muito
semelhante e próximo em sua Constituição a uma posição que na verdade
permite apenas o Controle do mar num âmbito mais Interno, mais próximo
do litoral, que apesar de estar previsto apoiar a posição externa, e que
por isso mesmo a conhece bem, possui muito menos abrangência. fiquei
em dúvida quanto a isto. quanto às comunicações marítimas, gostaria de
saber mais sobre as áreas focais, como são determinadas e como se evita
que erros na condução da guerra no mar sejam cometidos. quando se
falou que a liberdade de ação do condutor da guerra no mar é limitada por
exigências políticas, estratégicas, econômicas, jurídicas e morais, devo
reconhecer que nos dias de hoje as limitações impostas pelas normas de
direito internacional restringem e frequentemente impedem algumas
operações navais. não é mais moral nem eticamente aceitável pela
opinião pública interna que a guerra seja irrestrita como foi na época da
segunda guerra. os códigos morais e éticos evoluíram. eu vi que alguém
fez uma compilação dos textos, será que ainda é possível obtê-la? se
alguém puder me enviar, eu posso entrar em contato. espero não ter
me demorado demais.

congratulações imensas.

Saudações,
Luciano.

Avançado
Avançado

#520 Mensagem por lubra » Qua Ago 17, 2011 2:52 am

não estou tentando interferir, repito, mas quando disse que o europeu acertou, foi baseado em evidências coletadas superficialmente.

Saudações,
Luciano.

Marino
Sênior
Sênior

#521 Mensagem por Marino » Sáb Ago 20, 2011 3:40 pm

Lubra, vou tentar responder neste fim de semana. Peço que aguarde.

Barão do Rio Branco
SantaCatarinaBR
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 19 vezes
Agradeceram: 133 vezes

#522 Mensagem por SantaCatarinaBR » Ter Ago 30, 2011 3:51 am

SantaCatarinaBR - Palestra do Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro no Plenário ACSP sobre a "Defesa da Amazônia Azul"
(07/07/2011)

PLENÁRIO ACSP - 07/07/2011

Palestra: "Soberania Nacional - A Defesa da Amazônia Azul"

Palestrante: Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro

(OBS: espero que esteja no tópico certo...)

Editado pela última vez por SantaCatarinaBR em Dom Jan 31, 2021 9:12 pm, em um total de 1 vez.
SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
-
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#523 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 31, 2011 7:21 pm

:lol: Fantástica essa palestra do Almirante!!!!

Fazer crachá do Comando Naval Brasileiro do "Rio Grande" até o Alasca... para contrapor o americano abusado foi demais... :lol:

[100] [009] [009]

Muito obrigado pelo Post SantaCatarinaBR!! [100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#524 Mensagem por Alcantara » Qua Nov 23, 2011 4:24 pm

Já que o assunto é soberania, seria interessante o povo dar uma olhada nesse vídeo...

¡Piratas!
Duration: 23 minutes and 26 seconds
Country: Spain
Language: Spanish
License: CC - Attribution Non-commercial No Derivatives
Genre: Documentary
Producer: Juan Falque
Director: Juan Falque
Views: 414.306 (45.469 embedded)
Posted by: juanfalque on 28/01/2011

http://dotsub.com/view/8446e7d0-e5b4-49 ... 767e3b520a

O áudio é em espanhol, mas com legenda em português. É um documentário europeu (espanhol) falando sobre as origens e possíveis "desenrrolares" das ações tomadas nas águas da Somália.

No futuro (próximo ou não), há potencial para conflitos com o Brasil também.

Abraços!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2568 vezes
Agradeceram: 1043 vezes

#525 Mensagem por J.Ricardo » Qua Nov 23, 2011 4:59 pm

Alcantara, este vídeo é fantástico, mas é engraçado como se quer combater os piratas, mas se fecha os olhos para os piratas ocidentáis que surrupiam os pescado somali... bando de europeus/americanos hipócritas, cada vez mais estou torcendo para os piratas...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder