Há cerca de dez anos um avião americano pousou em Manaus e um colega foi até ele checar a documentação da tripulação que tentava desembarcar.
No entanto, e para surpresa do colega, não só a tripulação retornou ao avião rapidamente e negava-se desembarcar para e mostrar a documentação e permitir checagem das bagagens, como impediu a subida a bordo do colega (PF).
O colega acionou a SR (sede) e o avião foi cercado. À torre foi solicitada informar procedência e condições do avião. Como resposta soube-se que o plano de vôo foi solicitado às pressas, como um pouso técnico de emergência, e só!
Com tais informações às mãos, um grupo armado nosso ameaçou invadir o avião sob força, caso não houvesse identificação formal. O clima ficou tenso e os relatos me eram passado on line por colega no próprio aeroporto.
Ao final o que ficou descoberto:
- Eram mariners em trajes civis
- A documentação - irregular (por isto impedia o desembarque regular, posto que só poderia ficar no salão de trânsito - e não era bem isto que desejavam.
- A bagagem trazia era formada de apetrechos pessoais, apetrechos próprios militares e armas para equipar - bem - uma CIA leve.
Os colegas fizeram contato com BSB e a FAB e a aeronave foi cercada e isolada. Depois a FAB assumiu o cerco e isolamento. Intensas tratativas diplomáticas se inciaram e a PF fez escolta da "bagagem" até uma unidade do EB.
A tripulação teve negado direito de desembarque e o avião pouco depois obteve autorização para decolar.
Quanto a bagagem não soube mais.
Este caso lembra a vocês alguma similaridade com o ocrrido recentemente na Colômbia?
Agora, veio à tona este caso, exposto pelos documento publicados na Folha, do adido militar americano flagrado por nossos militares em pleno vôo (não autorizado e classificado de ESPIONAGEM).
Tudo bem, todos os países fazem isto na medida do seu poder e interesse estratégico. Mas, chega de sermos tratados como quintal desses caras e de quisquer outros.
E ainda há imbecis que questionam fumaça de porta-aviões e por que precisamos de indústria de defesa e de equipar nossas FFAA.
![Fogo! [004]](./images/smilies/004.gif)