JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

Re: JAS-39 Gripen

#11146 Mensagem por Bender » Sex Ago 26, 2011 10:36 pm

E voce crê ,que eu possa achar que pela segunda vez,voce não está tentando me desqualificar e ao meu primeiro post com esta sua pergunta?

Porque eu imagino que fiz uma colocação séria e pertinente e voce que a comentou com dois mapinhas,que eu imagino que voce colocou,porque acredita neles,lamento eu não acredito.

Aí voce vem e me faz uma pergunta "primária" que por tabela me chama de estúpido,e dá mostra que sequer leu meu post,pois se tivesse lido teria visto isso aqui Ó:"operaremos com segurança de verdade,tendo o mesmo numero de aeronaves que os EUA e o mesmo numero de bases aéreas."

E voce acredita?

Faça o seguinte: não me trate como criança e idiota,pois que me lembre nunca o tratei assim,e veja que só respondi ironicamente,porque seus "mapinhas" mereciam,e achei que brincando atenuava a sua deselegância comigo.

Procure outro cidadão como pretexto para dar vazão a toda sua sabedoria.

SDS.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#11147 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 26, 2011 10:51 pm

Bengt Janér escreveu:É muito triste um moderador (CB) opinar de uma forma TENDENCIOSA
É muito fácil pessoas opinarem sem se identificarem
Eu informo sobre a proposta da Saab
Não vamos a lugar algum assim
Mostrem as propostas alternativas e eu respeito
Olá Sr Bengt Janer,

Obrigado por expressar a sua opnião no nosso Fórum e seja bem-vindo. :)

Indo direto a questão sobre a maneira TENDENCIOSA com que escrevi o meu comentário, vamos aos fatos:

A pergunta que eu fiz, até o fã declarado do Gripen NG acima acabou fazendo a mesma pergunta:

Quantos Gripens NG a Suécia encomendou??

Como eu já disse um zilhão de vezes, adoraria ver o Gripen C/D com o cocar da FAB, e baseado em tudo o que eu li até hoje eu só não acho que o Gripen NG "é a solução"...

Eu acho e já disse um zilhão de vezes que o Gripen C/D poderia oferecer um mundo de oportunidades concretissimas não só para a FAB, mas para upgrades para os atuais Gripens C/D (usando o que a Suécia hoje mesmo quer pegar do Gripen DEMO e colocar nos seus C/D como exemplo) e além disso todas as perspectivas de Joint venture e parceria para o Gripen "Next" que quem sabe não sai dessa conversa entre Suécia, Coréia do Sul e Turquia. Como disse anteriormente existem "reais" Gripens C/D em serviço em 4 F Aéreas no momento além daquela acordo com a escola de teste inglesa.

Só nessa brincadeira já são 100 potenciais aviões para ajudar em futuros upgrades e fazer parceria de desenvolvimento tecnológico sem contar com a possível frota da FAB.

Outro ponto é que o Brasil para reforçar o seu envolvimento tem ainda os Gripens A/B que poderíamos estar tentando vender com um upgrade mínimo ou máximo por toda a Am. Latina.

Os 100 ou mais aviões A/B estocados lá nas cavernas suecas estão prontos HOJE. Tem que mudar o painel de instrumentos, colocar monitor colorido (aeroeletronica) talvezzzzzzz colocar REVO (Embraer/SAAB) e talvez mudar alguma outra coisa aqui e um reforço na asa ali e pronto. A Suécia se livra dos aviões estocados e nós 'de fato' viramos fornecedores de uma aeronave relativamente nova, super respeitada e capaz... viramos um "Pseudo" FMS!!

Com potencial sustentabilidade de parcerias em tais (re)vendas com empresas brasileiras...

E além de tudo a aeronave pode sair por uma fração de um avião novo... com os custos lá em baixo já que está disponível HOJE (Gripen AB)

No mais, olha o mercado potencial que estamos criando para um futuro upgrade baseado no que está sendo testado no DEMO? Isso tudo nem precisa de F-X... isso é business que pode fazer hoje e se atrelar a um Gripen C/D (que é um A/B bem melhorado com REVO e algumas outros reforços e melhorias).

A coisa tem um potencial muito bom (na minha opnião) e é algo muito mais realista do que qualquer Rafale ou SHornet pode oferecer dentro da realidade da Am. Latina HOJE e em um futuro muito próximo e todo mundo está mais do que careca de saber disso.

Querer se nivelar como a Dassault ou a Boeing que ficam falando essas bobagens de vender avião na Am Latina enquanto vocês HOJE tem um avião (Gripen AB/CD) que tem HOJE possibilidade de oferecer algo real baseado em uma aeronave existente com ainda um bom futuro e ainda utilizar aeronaves estocadas (AB) que poderiam ainda ajudar os suecos a se livrar dos seus estoques na minha opnião nunca foi a coisa mais sensata a ser feita.

Tá lendo o que eu disse? :) Isso de vender Rafale e SHornet na Am Latina é uma bobagem, mas eles Boeing e Dassault são obrigados a dizer isso... e dei essa opnião para eles sobre isso quando conheci gente dos dois fabricantes quando tive a oportunidade de conversar com eles em Shows Aéreos e estou aqui compartilhando o que penso dessa parte da proposta deles (Boeing/Dassault) com você.

Quantos Rafales ou S Hornet alguém realisticamente acha que um país da Am. Latina vai comprar??

Sério... Na melhor das hipóteses é Argentina com Rafale e Colômbia com F-16 e olhe lá... mas da maneira como a Christina vai nas últimas pesquisas (e ela vai bem) ... se continuar na Presidência... d u v i d o que algum Rafale ou SHornet seja vendido por aquelas bandas... é F-16 ou outra coisa de segunda mão até chinesa e olhe lá. É aí que o Gripen AB reformado pela Embraer SAAB Aeroeletronica poderia aparecer com um proposta super realista e de acordo com o orçamento argentino além do financialmento super bom que os bancos suecos dizem que oferecem ao invés de um avião que nem existe e nem foi encomendado.

Sim a minha tendência (se é que pode assim dizer) em tudo o que eu disse é que a proposta poderia vir sob um outro referêncial e que conversando inclusive com gente da própria SAAB em Farnborough e Le Bourget me foi dito que se tratava de algo bem sensato e mais realista, mas que infelizmente não era esse o caminho que eles iriam seguir.

Desculpe, mas tenho todo o direito de gostar ou não do que leio, e formar a minha opnião baseado na realidade ao meu redor e das pessoas com quem bato-papo, troco idéias e aprendo. E a partir daí finalmente chegar as minhas próprias conclusões. Não se engane... não tenho problema algum em admitir que estou errado ou mudar de opnião, mas é que com relação a esse assunto não vi nada até agora que me fizesse pensar de outra forma.

[]s e não leve nada disso para o lado pessoal, pois não conheço o Sr e por isso estou falando com o devido respeito, e gostaria de pedir um favor de não colocar a minha posição de Moderador à frente do que escrevo porque essa função eu não ganhei por nada mais do que colocar a minha opnião no Fórum e ter paixão sobre aviação e temas de Defesa. Assim como eu, quem sabe trocando idéias aqui e debatendo defesa um dia você também não se torna Moderador :) ? , Se for do seu interesse, é claro.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#11148 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Ago 26, 2011 10:52 pm

Eu gostei muito da série de entrevistas da RFA. Em vez de ficarem "babando ovo" dos entrevistados, como muitas vezes acontece, eles fizeram as perguntas difíceis que gostaríamos de fazer e sobre muito do que comentamos aqui, de forma muito elegante. Estão de parabéns.
O Sr. Bengt Janér foi o que mais evitou responder as questões de forma direta.

[]'s

Alberto -
Carlos Mathias

#11149 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 26, 2011 11:50 pm

Sobre as propostas, eu acho que o Béngt sabe que nós sabemos que nenhuma das três propostas pode realmente ser exposta aqui.
Há itens que não podem vir a público, simplesmente.

Quanto a pergunta do Knight7, acho que há um pequeno detalhe, uma palavra ...
Quantos GripenNG a Flygvapen se comprometeu a adquirir caso a FAB opte por esse caca?
Esse "caso" creio seja um nó na questão.

Além disso, tem todas as ponderações que o CB colocou, tendeciosamente é claro.
Afinal, não podemos dizer que o amigo Béngt é isento. Creio mesmo que ele tem a obrigação de ser tendencioso para com o produto que defende.
E ser tendencioso aqui não é no sentido pejorativo da palavra, apenas no sentido de que se tem um predileção por uma solução em detrimento de outra.

Quanto ao fato dele (CB) ser moderador, eu acho que nada tem que ver uma coisa com a outra. Há moderadores dando suas opiniões em todos os espaços da net, que eu saiba.

De outra forma e mal comparando, o próprio Béngt não poderia opinar sobre o Gripen, por razões óbvias.

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#11150 Mensagem por Boss » Sex Ago 26, 2011 11:56 pm

Alcance do Gripen NG seria aceitável se fossemos comprar grandes quantidades de caça, o suficiente para espalhar em bases pelo país. Como são só 36, o alcance é ridículo.

O Rafale e o F-18 conseguem cobrir quase todo o território nacional de uma base no centro do país.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#11151 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 27, 2011 8:43 am

Bender escreveu:E voce crê ,que eu possa achar que pela segunda vez,voce não está tentando me desqualificar e ao meu primeiro post com esta sua pergunta?

Porque eu imagino que fiz uma colocação séria e pertinente e voce que a comentou com dois mapinhas,que eu imagino que voce colocou,porque acredita neles,lamento eu não acredito.

Aí voce vem e me faz uma pergunta "primária" que por tabela me chama de estúpido,e dá mostra que sequer leu meu post,pois se tivesse lido teria visto isso aqui Ó:"operaremos com segurança de verdade,tendo o mesmo numero de aeronaves que os EUA e o mesmo numero de bases aéreas."

E voce acredita?

Faça o seguinte: não me trate como criança e idiota,pois que me lembre nunca o tratei assim,e veja que só respondi ironicamente,porque seus "mapinhas" mereciam,e achei que brincando atenuava a sua deselegância comigo.

Procure outro cidadão como pretexto para dar vazão a toda sua sabedoria.

SDS.
Nao estou tentando desqualificar ninguem, muito menos vc. Alias nunca fiz ou tive a intencao de fazer isso aqui.
Porem, nao necessariamente tenho que concordar com suas ideias postadas neste forum de debates.
No fim, quem acaba se desqualificando ou nao eh o proprio autor com aquilo que ele proprio escreve.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Ago 27, 2011 8:59 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#11152 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 27, 2011 8:58 am

Boss escreveu:Alcance do Gripen NG seria aceitável se fossemos comprar grandes quantidades de caça, o suficiente para espalhar em bases pelo país. Como são só 36, o alcance é ridículo.

O Rafale e o F-18 conseguem cobrir quase todo o território nacional de uma base no centro do país.
Boss, vc deve ter acesso a dado muito confiaveis sobre as autonomias dos cacas do F-X2 nas mais diferentes condicoes e variados perfis de missoes.

Por diversas razoes*, nenhum pais do mundo, nem mesmo Israel ou Suica, colocam seus cacas em uma unica base central.

[]s

* citaria duas: tempo de reacao e vulnerabilidade

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
rcolistete
Sênior
Sênior

#11153 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 27, 2011 11:41 am

Boss escreveu:Alcance do Gripen NG seria aceitável se fossemos comprar grandes quantidades de caça, o suficiente para espalhar em bases pelo país. Como são só 36, o alcance é ridículo.
Não, realmente o alcance do Gripen NG (por causa de mais combustível interno e externo, além de novo motor) é bem maior que o Gripen C/D, ficando pouco atrás do Rafale, por exemplo. O que o Rafale tem maior vantagem é o produto alcance x carga externa útil. Aí que um Rafale é muito melhor que um F-5EM (nesse último basta pendurar um pouco de armamento que o alcance dele despenca).

O maior nó do Gripen NG é não ter ganho nenhuma concorrência. Se o tivesse em uns 2 países europeus, hoje tudo seria diferente.

[]s, Roberto

brisa

#11154 Mensagem por brisa » Sáb Ago 27, 2011 11:46 am

O maior nó do Gripen NG é não existir..... :mrgreen:

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#11155 Mensagem por suntsé » Sáb Ago 27, 2011 11:53 am

brisa escreveu:O maior nó do Gripen NG é não existir..... :mrgreen:

Esses acionistas da SAAB, não muito IDIOTAS!, com o perdão da palavra.

Porque investir no desenvolvimento de um caça de 4 Geração que ja vai nascer obsoleto.......sendo que todas as potencias estão desenvolvendo caças de 5 Geração. E um consórcio Europeu ja esta desenvolvendo um demonstrador para um caça de 6 geração.

O Gripen NG foi a idéia mais estúpida que a SAAB ja teve em sua história. E olha que eu tenho grande admiração pela Suécia. Mas ele escolheram um caminho infeliz.

brisa

#11156 Mensagem por brisa » Sáb Ago 27, 2011 11:59 am

Concordo plenamente!

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2068 vezes
Agradeceram: 2624 vezes

#11157 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 27, 2011 12:24 pm

suntsé escreveu:
brisa escreveu:O maior nó do Gripen NG é não existir..... :mrgreen:

Porque investir no desenvolvimento de um caça de 4 Geração que ja vai nascer obsoleto.......sendo que todas as potencias estão desenvolvendo caças de 5 Geração. E um consórcio Europeu ja esta desenvolvendo um demonstrador para um caça de 6 geração.

O Gripen NG foi a idéia mais estúpida que a SAAB ja teve em sua história. E olha que eu tenho grande admiração pela Suécia. Mas ele escolheram um caminho infeliz.
Talvez pelo fato de que uma aeronave realmente de 5G (ou seja Stealth) demande avancadíssimas tecnologias que custariam muito caro a desenvolver.

Não é porque um caca tem um design stealth signifique que ele realmente o seja. É necessário atuar no motor, é necessário atuar fortemente em engenharia de materiais, é necessário atuar na emissão do aspecto eletromagnético.

Vale ressaltar que eu não estou me referindo apenas a Saab e, obviamente, nenhum fabricante/projetista irá reconhecer caso tenha deficiências.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1234 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#11158 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Ago 27, 2011 12:43 pm

GRIPEN NG Brasil - Nascido Para Voar

http://www.saabgroup.com/Global/Documen ... portug.pdf

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#11159 Mensagem por suntsé » Sáb Ago 27, 2011 12:50 pm

knigh7 escreveu:
suntsé escreveu:

Talvez pelo fato de que uma aeronave realmente de 5G (ou seja Stealth) demande avancadíssimas tecnologias que custariam muito caro a desenvolver.

Não é porque um caca tem um design stealth signifique que ele realmente o seja. É necessário atuar no motor, é necessário atuar fortemente em engenharia de materiais, é necessário atuar na emissão do aspecto eletromagnético.

Vale ressaltar que eu não estou me referindo apenas a Saab e, obviamente, nenhum fabricante/projetista irá reconhecer caso tenha deficiências.
Eles não precisão nem desenvolver sozinhos. Mas eu acho que ainda esta em tempo do erro ser corrigido. Com a determinação turca em ter parceiros para um caça de 5º. Me parece que a SAAB esta sendo cotada como um possível parceiro do projeto. E os turcos são sérios em questões de defesa.

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#11160 Mensagem por Boss » Sáb Ago 27, 2011 12:53 pm

Penguin escreveu:

Boss, vc deve ter acesso a dado muito confiaveis sobre as autonomias dos cacas do F-X2 nas mais diferentes condicoes e variados perfis de missoes.

Por diversas razoes*, nenhum pais do mundo, nem mesmo Israel ou Suica, colocam seus cacas em uma unica base central.

[]s

* citaria duas: tempo de reacao e vulnerabilidade

Não falo de deixar todos em uma base central, só como demonstrativo do alcance dos citados.

Óbvio que o alcance/autonomia muda conforme as necessidades/missões do caça, mas no geral, o F-18 e o Rafale têm alcance superior.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Responder