TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60286 Mensagem por Bender » Ter Ago 23, 2011 6:52 pm

Penguin
Se os planos se mantiverem nos originais 120 para a FAB + 48 para a Marinha, a escala de produção não fica tão feia...
Como temos planejado uma frota de algumas dezenas de escoltas e 2 porta-aviões, esses quantidade de caças é até humilde.

[]s
Cada vez menos,tenho crença em FAs fortes Santiago,acho que existe a possibilidade de termos somente o necessário ao adestramento,portanto 1 Nae.

Um amigo me chamou a atenção para uma questão,que até então não tinha levado em conta,com relação ao tema: força de guerra vs força de adestramento.

Como seria encarado pelos nossos vizinhos sul americanos a criação por parte do Brasil,de uma real força de guerra, em tempos de paz no nosso continente?

O conselho de defesa dos países sul americanos foi criado para evitar "fatos inesperados" e a própria END foi "explicada" e detalhada a nossos vizinhos em seus objetivos e planos.

As compras pontuais de equipamentos por parte do governo de Hugo Chaves,despertaram o sonolento Brasil a se coçar,nosso reaparelhamento dependendo de nossas ambições será encarado como natural?

O tema mais delicado no quesito estratégico para mim seria sem dúvida a construção dos novos SubsNBr,mas está mais que claro que atuarão no AS e só terão armas convencionais,como é encarada a questão do FX?

Que os EUA preferem uma América do Sul,se mantendo vegetativamente com relação aos equipamentos militares,e o mais longe possível do estado da arte,é uma realidade,este tipo de pressão é natural e faz parte de sua política.

Mas e nossos vizinhos? A introdução de um caça furtivo de 5G no continente,com capacidades muito avançadas e alto poder de fogo,transformaria qualquer ponto do continente em um alvo viável. Dependendo de seu numero,o patamar de poder se alteraria dramaticamente,e o hoje já visto com desconfianças gigante econômico,agregaria a sua nova imagem a de força militar ameaçadora.

O governo deseja isso hoje? E até quando seremos os fraquinhos e bonzinhos?

Causa curiosidade na minha pessoa,saber se estes aspectos relativos a nossa politica externa e diplomática dentro do continente,exercem algum tipo de influência estratégica nos passos e escolhas que faremos quanto a nosso reaparelhamento e seu propósito,e qual a opinião dos nossos militares também quanto a isso.

Estaria o "padrão e tamanho" do nosso reaparelhamento,além das dificuldades de sempre na obtenção de verbas,sujeito também a mais um crivo da política de governo para as FAs?

É uma questão a ser levada em conta também,e que eu ignorava por completo.

Uma boa guarda costeira e uma aviação de caça de adestramento cabem bem neste figurino.

SDS.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#60287 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 23, 2011 7:36 pm

Eu ainda acho que entre uma aeronave em produção cujo país de origem também opera a mesma como ponta de lança e tem um compromisso real com a aeronave e outra aeronave que nem é operada pelo país de origem e esse só operaria "na condição de..." ... eu fico com a primeira.

Isso trás muito mais garantias para futuros upgrades, spare parts e potenciais exportações.

Eu particularmente sinto que seria melhor se nos tivesse sido oferecido o Gripen C/D e depois disso colocar o Brasil para trabalhar em conjunto com 'todos' os operadores do Gripen C/D para upgrades, etc. Aí sim a coisa ficaria bonita na fita na minha opnião.

Me lembro que anos e anos e anos atrás conversei com um pessoal da SAAB sobre isso em Le Bourget e o que um deles me disse é que eles também achavam isso algo mais lógico, mas a "direção" da companhia e alguns 'consultores' pensavam diferente.

Me lembro que batemos um papo sobre o próprio Gripen C/D ser de certo modo um concorrente (já em serviço) do NG e mesmo eles concordavam que ainda por cima com a própria F Aérea Sueca tendo que se livrar e 'estocar' os AB isso criava mais um agravante ainda, pois não é muito díficil converter um AB estocado em um CD e isso até apressaria a entrega da aeronave a um cliente potencial caso ele tivesse 'pressa', o que colocava mais pressão sobre o NG.

Por outro lado o NG não poderia ter o seu desenvolvimento 'ultra acelerado' para que qualquer 'potencial' comprador pudesse ter a sensação de ser um 'parceiro' o que de fato não é exatamente o caso já que a aeronave já estava praticamente com a sua configuração "congelada".

Se correr com o desenvolvimento isso pode retirar o interesse de países em se 'sentirem' parceiros... se andar devagar e ficar sem encomenda fica com aquela sensação de projeto 'meio que largado de mão'.

Daí veio a jogada de aproveitar esse protótipo do Gripen B convertido para D para testar algumas configurações e prováveis upgrades para a frota de Gripen C/D, mas na realidade nada de Gripen NG 'de fato' sendo encomendado.

Infelizmente mais e mais isso se parece com o desfecho da saga do F-20 aonde no momento estamos no capítulo aonde o fabricante tenta encontrar algum país para assumir 'parte' do projeto.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Petry
Avançado
Avançado
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#60288 Mensagem por Petry » Ter Ago 23, 2011 11:33 pm

J.Ricardo escreveu:Quanto ao abastecimento que cita a reportagem, se escolhermos o Rafale, poderemos sempre contar com peças "made in India"!!! [003]

Isso se, SE, os indianos escolherem ele!!! :?
Se os franceses deixarem né, como já aconteceu com a FAB.

Booz
Sênior
Sênior

#60289 Mensagem por Booz » Qua Ago 24, 2011 12:34 am

Bender véio, tu se esqueceu-se-se do efeito borboleta bolivariano.
A alemanha tinha muito mais restrições e armou-se até os dentes.
Se fosse do real interesse, aí é que pega, nos armaríamos também em um nível adequado ao tamanhão do Brasil.
O "Y" da questão é que nossas lideranças políticas tem uma esquálida visão de macro estratégia geopolítica militar.
Veja, excetuando-se algumas aulas no Instituto "pom-pom" Rio Branco e dos esforços da ESG, onde efetivamente se estuda política estratégica em Pindorama?

Aliás, a tour de force da bandeirantes, colocando o gen. Heleno para comentar assuntos de natureza estratégica militar é um oaradigma no Brasil. O interessante é que está ocorrendo verdadeiro paradoxo nesta colocação. Pasme, há inveja de alguns colegas do general por sua exposição e ibope. Por outro lado, outros colegas v~eem como benéfica a aparição dele para - quem sabe - pavimentar uma candidatura em momento próprio.

Seja qual for o motivo, é uma iniciativa inédita e creio altamente salutar. Ao menos temos agora alguém que sabe o que fala e não só o Godoy e a senhora castanhola, digo, Castanhede. :mrgreen:
A aparição dele, como um militar laureado e respeitado, com o devido tempo, nem que seja por mesmerismo ou osmose, influenciará a classe média e mesmo levará aos menos interessados um assunto tão relevante.

Imagem
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#60290 Mensagem por Boss » Qua Ago 24, 2011 12:45 am

O general daria um bom deputado/senador.

Presidente não dá, pois sabemos o que a PiG iria aprontar com ele na campanha. :roll:

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Booz
Sênior
Sênior

#60291 Mensagem por Booz » Qua Ago 24, 2011 12:53 am

Pois é Boss, com certeza ele tem ciência do repúdio que alguns setores políticos fariam dele alvo de seus revanchismos. Por isto, ilação minha, sua escusa em aceitar canto de sereia quando ainda na ativa (ele passaria à reserva mais rápido e formaria fileira em um partido político) de certos setores.
Mas, com uma melhor aparição na sociedade, navegando na mídia com jeotão mais melífluo, sem deixar de ser coerente e direto, ganha pontos a setor mais inteligente do eleitorado. Isto, sem contar que leva todos os votos militares.
Quer dizer, no mínimo é deputado se quiser.

Imagem
Bender

#60292 Mensagem por Bender » Qua Ago 24, 2011 12:53 am

jp escreveu:Bender véio, tu se esqueceu-se-se do efeito borboleta bolivariano.
A alemanha tinha muito mais restrições e armou-se até os dentes.
Se fosse do real interesse, aí é que pega, nos armaríamos também em um nível adequado ao tamanhão do Brasil.
O "Y" da questão é que nossas lideranças políticas tem uma esquálida visão de macro estratégia geopolítica militar.
Veja, excetuando-se algumas aulas no Instituto "pom-pom" Rio Branco e dos esforços da ESG, onde efetivamente se estuda política estratégica em Pindorama?

Aliás, a tour de force da bandeirantes, colocando o gen. Heleno para comentar assuntos de natureza estratégica militar é um oaradigma no Brasil. O interessante é que está ocorrendo verdadeiro paradoxo nesta colocação. Pasme, há inveja de alguns colegas do general por sua exposição e ibope. Por outro lado, outros colegas v~eem como benéfica a aparição dele para - quem sabe - pavimentar uma candidatura em momento próprio.

Seja qual for o motivo, é uma iniciativa inédita e creio altamente salutar. Ao menos temos agora alguém que sabe o que fala e não só o Godoy e a senhora castanhola, digo, Castanhede. :mrgreen:
A aparição dele, como um militar laureado e respeitado, com o devido tempo, nem que seja por mesmerismo ou osmose, influenciará a classe média e mesmo levará aos menos interessados um assunto tão relevante.
Guru,nós não temos uma coisa que os Alemães tinham:culhões! Não temos também os motivos,o orgulho e ressentimentos. Em compensação temos uma fixação mórbida em nos "globalizarmos" com nossos hermanos que sequer falam a mesma lingua que nós,somos cheio de dedos,pisamos em ovos e temos um medo horroroso de causar má impressão ou provocar desgostos desnecessários a eles.

Resultado:Vamos acabar rodando bolsinha em copacabana.

Grande abraço!

Booz
Sênior
Sênior

#60293 Mensagem por Booz » Qua Ago 24, 2011 12:59 am

E será que a bolsinha será Vuitton? :D

Imagem
Bender

#60294 Mensagem por Bender » Qua Ago 24, 2011 12:59 am

Não Guru,da Saab... 8-]

heheh :mrgreen:

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#60295 Mensagem por gribel » Qua Ago 24, 2011 5:24 am

Tem coisas no DB que fazem a diferença : )

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6529 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#60296 Mensagem por Túlio » Qua Ago 24, 2011 3:18 pm

Bender escreveu:
Guru,nós não temos uma coisa que os Alemães tinham:culhões!
Discordo! NÓS é muita gente... :wink: 8-]

Bender escreveu:Não temos também os motivos,o orgulho e ressentimentos.

Concordo até dizer CHEGA!!!

Bender escreveu:Em compensação temos uma fixação mórbida em nos "globalizarmos" com nossos hermanos que sequer falam a mesma lingua que nós,somos cheio de dedos,pisamos em ovos e temos um medo horroroso de causar má impressão ou provocar desgostos desnecessários a eles.

Isso é uma bela josta mas é VERDADE, Mano Véio!

Bender escreveu:Resultado:Vamos acabar rodando bolsinha em copacabana.

Grande abraço!

Vou ter que rodar bolsinha em Tramandaí mesmo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

--------------------------------------------------------------------------------

Em suma: tenho acompanhado os posts em geral e os teus em particular (para citar aqui) e vejo algumas idéias com algumas reservas. Vamos dizer que alguém 'lá em cima' tomasse vergonha e resolvesse que era hora de nos reequiparmos a sério, QUAL América do Sul iria abrir o berreiro? Em minha opinião, Argentina, Bolívia e Paraguai. Só! A própria Venezuela irias ficar bem quietinha, eis que tem seu próprio programa e não aceita palpite (no que está CERTA!).

Então, que os queixosos se reequipassem e fizessem a tale de 'corrida armamentista'. Vamos ver:

:arrow: ARGENTINA - Gritaria e indignação. Vamos reequipar nossas FFAA para fazer frente a los brasileños. Claro, assim como, para nós, ELES são o inimigo, o oposto é verdadeiro. Mas aí iam pensar: qual seria o primeiro passo de nuestros militares?

PARA CIMA DE NÓS, PUÉS!!! (Desculpem, não sei escrever POWS em castelhano).

Entonces, fica só no choro e bravatas...

:arrow: PARAGUAI - Choro e ranger de dentes. Vamos nos reequipar. Daí se lembram da Bolívia, muitíssimo mais temida por eles do que nós. E se armam - na base do mais barato/doação - para encarar a Bolívia, não nós.

:arrow: BOLÍVIA - Evil Morales tem uma ataque! Se lembra das usinas que tomou de assalto. El pueblo urra contra la posible invasión de los brasileros. Daí vêem o Paraguai se armando e... :wink:

Fora essa cambada, quem mais nos temeria? Peru? Excelentes relações e prospecções futuras de mutuamente lucrativas parcerias. Não, tá fora. Chile? É, pode ser, mas nem fronteira tem conosco. Colômbia? Se vê como protegida dos EUA, além de ter também excelentes relações conosco. Uruguay? Quanto mais fortes formos, mais seguros se sentirão. Os tempos da Cisplatina já vão longe, caminham para dois séculos. Sobra quem? Equador? Esse está muito ocupado se cuidando do Peru e da Colômbia para se dar ao trabalho de nos encher o saco (a não ser para TENTAR nos tomar umas empresas).

Não, a meu ver - A MEU VER - não é por aí que se descarta o PAK FA... 8-]

Aliás, umas das kôzaz que acho mais tri em ser Brasileiro é poder nascer e viver na América Latina sem ter que falar castelhano... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

#60297 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 3:38 pm

100% de acordo Túlio. :)

A vizinhança não é o nosso problema, ao contrário.

O que se passa no FX é exemplo que nosso problemas atuais e futuros, vem de fora. E do Norte.

Sobre os culhões, e etc para nos reequiparmos, já debatemos isso e acho que, para que isso seja feito mais rapidamente e mais seriamente, somente quando tomarmos uma lambada boa, e que todos no país a sintam.
Não vai adiantar se a merda feder só no SUL, ou no Norte.
O povo todo vai ter que sentir, principalmente azelites.

De outra forma, as coisas vão assim mesmo, devagar, devagar.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#60298 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 24, 2011 3:47 pm

Olá,

Nós descartamos algo como o PAK FA porque culturalmente ainda somos totalmente atrelados ao 'domínio' americano sobre o nosso 'rumo'. É conveniente ser assim.

O nosso relacionamento com os americanos apesar da aparente 'birra' que fazemos aqui e ali está mais para 'paiseco' pequeno do que país que quer tomar as suas decisões soberanamente.

O famoso caso do Gigante Adormecido... Deitado 'Eternamente' em berço esplêndido...

Não vivemos a altura do nosso tamanho... nos acomodamos nessa posição e por não termos 'realmente' ameaças e as esmolas que nos foram dadas ao longo do tempo nos satisfaziam mais ou menos (militarmente falando) perdemos de um modo geral aquela busca por FAs com melhor qualidade (acho que nunca tivemos isso para ser honesto com algumas excessões - Sub Nuc, Embraer, e uma ou outra coisa a mais).

Olha o caso da Índia que é óbvio tem outros tipos de problemas, mas sob certo aspecto iria operar potencialmente "S Hornet" com o PAK deles e o Dept de Estado estava querendo é mais ...

É claro que eles não são bobos e colocaram o SH no olho da rua, mas ainda assim compram 10 C-17 e são o primeiro país fora os EUA a comprar o P-8 e o Apache está firme e forte com o potencial de ganhar uma concorrência por aquelas bandas... isso no meio de Su-30 com sistemas franceses e israelenses, Mig-29 zero bala com um mix semelhante, AEW com o Brasil e Israel e ainda o PAK... e a lista segue.

É claro que eles tem uma realidade geopolítica diferente da nossa, mas talvez se tivessemos um pouco dessa 'pressão' pelo menos no passado, hoje poderíamos estar colocando o nosso referêncial para escolhas para um nível de qualidade superior a atual e daí quem sabe os americanos nos veriam como algo um pouco mais respeitável do que realmente somos (existem excessões aqui e ali dentro das nossas FAs) porque acima de tudo estaríamos exigindo isso e quem sabe não estaríamos lá junto com russos e indianos fazendo PAK.

Por pior que critiquem a plataforma em si, chegaram a nos oferecer inclusive parceria para o F-35 com Embraer e tudo... e dissemos que não. E não foi pelos problemas com o projeto e creio que muito foi com relação ao nosso complexo de inferioridade e orgulho bobo. Quando o mesmo ocorreu para o lado do PAK o Mangabeira foi ejetado para fora do Governo porque ele defendia tal posição.

Ou seja, naqueles momentos nós éramos vistos maiores do que nós mesmos nos vemos (mesmo com outros 'interesses')... e é isso que tem que mudar antes de pensar em Hardware na minha opnião... senão vamos continuar a receber as esmolas ou algo até que bom, mas nunca poderemos aproveitar o seu potencial total.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#60299 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 3:57 pm

Ou seja, naqueles momentos nós éramos vistos maiores do que nós mesmos nos vemos (mesmo com outros 'interesses')... e é isso que tem que mudar antes de pensar em Hardware na minha opnião... senão vamos continuar a receber as esmolas ou algo até que bom, mas nunca poderemos aproveitar o seu potencial total.
É bem por aí mesmo, CB.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6529 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#60300 Mensagem por Túlio » Qua Ago 24, 2011 4:12 pm

Para mim, EXCLUSIVAMENTE sobre caças e atendo-me à SL, seria o RAFALE! NUNCA falei de modo tão exclusivo, ou seja, sem levar qualquer outro fator em conta. Sempre fui (ou tentei ser) mais abrangente...

Mas são condicionantes demais para o meu gosto e tenho testado muitas outras idéias aqui, como:

:arrow: outro TAMPAX (F-16, M2000-5, Su-30, tudo de segunda mão) e entrando a valer no PAK FA.

:arrow: ficar de F-5/Matusa até ter PAK FA.

Mas o que eu ACREDITO: vai ficar na mesma, no MÁXIMO Super Hornet e lambam!

Porque um País que está entre as maiores economias do mundo e cujo Povo está na josta, achando que é classe média porque agora pode comer e comprar um carro de décima mão e uma casinha de 20 m² não tem condições de querer mais do que isso.

Um Povo que elege PILANTRAS - olhem o que está acontecendo agora, breve vão estar pedindo o IMPEACHMENT da Dilma porque a P*TADA está levando mecha porque roubaram demais - e os reelege dificilmente mereceria mais do que isso. EU incluído!

Falta a parte principal: NUNCA levamos fumo de ninguém. NUNCA olhamos para o nosso mapa e o vimos AMPUTADO. NUNCA choramos parentes e afetos mortos por forças estrangeiras. NUNCA tivemos de prestar continência a uma bandeira estrangeira.

Então, que usemos o caça que nos deixarem (e do modo que permitirem) usar.

Sodas, estou meio DARK hoje... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder