TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Booz
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60271 Mensagem por Booz » Seg Ago 22, 2011 11:52 pm

Se dependesse do cmd da FAB era americano e fim de papo.
Se dependesse da FAB em si teríamos opiniões diversas, desde o origami até a vodka voadora.
Mas, navegando neste mar de sargaço, e com minha bola de cristal repleta de interferência iônica, opto por aproar em direção aos dois únicos caças que voam:




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Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60272 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 23, 2011 12:06 am

Como vimos na MAKS, Su-35BM e PAK-FA. :mrgreen:

Aquilo sim é Voar! :) 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60273 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 23, 2011 1:15 am

Carlos Mathias escreveu:Como vimos na MAKS, Su-35BM e PAK-FA. :mrgreen:

Aquilo sim é Voar! :) 8-]
:lol: :lol:

O Copac ainda acha que aquilo é photoshop amigo:

Sorry :(

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60274 Mensagem por FoxHound » Ter Ago 23, 2011 1:20 am

Por acaso tem alguem no Forum DB que pertence ao COPAC ou ja foi do COPAC?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60275 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 23, 2011 1:26 am

jp escreveu:Se dependesse do cmd da FAB era americano e fim de papo.
Se dependesse da FAB em si teríamos opiniões diversas, desde o origami até a vodka voadora.
Mas, navegando neste mar de sargaço, e com minha bola de cristal repleta de interferência iônica, opto por aproar em direção aos dois únicos caças que voam:
Me lembro dos 'Olhinhos de Emília' (como diria um amigo meu) do Saito quando ele visitou aquela base de F-15 e ficou frente a frente com o F-35 e ainda teve um briefing sobre o F-35...

:lol:

De certo modo embora eu ache que existam opções melhores por aí... eu tenho que entender que para quem tá acostumado a operar 'caça' de "programa de assistência" (o que já não soa muito bem :( ) e ainda recebeu F-5 torto, com cabo cortado dos EUA e com risco de cair na década de 90... depois de 15 anos receber 'briefing' sobre F-35, e radar AESA dos mesmos 'caras' deve ser algo ultra chocante.

A verdade é que não "estavamos" acostumados a lidar com esse gabarito de escolha e 'ofertas' e isso deixa sem dúvida qualquer um maluco ... se isso nos afeta e somos entusiastas... imagina quem tem que conviver com os 'pobremas' do dia a dia da FAB.

É algo como administrar uma pensão com todo o tipo de problema financeiro e afins e um dia alguém te dizer que vão transformar aquilo tudo em hotel 5 estrelas... :lol: :lol: e a única coisa que querem em troca é que 'removam' o investidor russo da jogada... :lol:

Rapaz... você nem quer saber... tu fica doido mesmo.

Falta de investimento regular causa esses surtos. :mrgreen:

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60276 Mensagem por Boss » Ter Ago 23, 2011 2:19 am

FoxHound escreveu:Por acaso tem alguem no Forum DB que pertence ao COPAC ou ja foi do COPAC?
Ninguém é louco de responder "sim" a uma pergunta dessas por aqui. :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60277 Mensagem por flavio pereira montes » Ter Ago 23, 2011 7:44 am

Do site Defesanet, reproduzindo a opinião do jornalista especializado citado abaixo:


Para a imprensa russa só três países produzirão caças na próxima década: Rússia, EUA e China., O rebuliço provocado pelo protótipo do caça russo de quinta geração T-50, apresentado pela primeira vez ao público durante o MAKS-2011, no Salão Aeroespacial Internacional de Moscou, em Zhukovski, é perfeitamente natural", comenta no site Vedomosti.ru o jornalista especializado russo Aleksey Nikolskiy. E para provar a verdade dessa afirmação, diz ele, "basta consultar os programas de desenvolvimento de caças dos nossos vizinhos europeus".

"Todos os caças modernos de quarta geração – o Eurofighter Typhoon da EADS, o francês Rafale e o sueco Gripen – começaram a ser desenvolvidos ainda na década de 80", continua Aleksey Nikolskiy. Esses aviões eram a resposta aos novos caças produzidos pela União Soviética naquela época. "Ainda assim, o Typhoon e o Rafale só agora atingiram um nível relativo de competitividade para entrar em ação, ou seja, mais de 20 anos depois do início do seu desenvolvimento." Além disso, comenta o jornalista, todos os produtores europeus anunciam que essa é a última e conclusiva geração de aviões de combate, pois daqui para frente as aeronaves serão automáticas e não tripuláveis. "Pode ser que eles estejam certos, e pode ser que não", discute Nikolskiy.

E prossegue o jornalista: "Apesar de todos os progressos, ainda não existe no mundo uma aeronave não tripulada com as mesmas características e possibilidades de um caça comum. E não se sabe quando uma nave assim surgirá."

"Isso tudo pode provocar uma situação desconfortável", adverte Aleksey Nikolskiy. "As empresas europeias garantirão as peças de reposição para as próprias forças aéreas, para manutenção dos caças em atividade (as entregas dessas máquinas para as forças europeias terminarão no final desta década). Os importadores, entretanto, ficarão totalmente dependentes de um produtor pouco interessado na manutenção do seu produto. Por outro lado, o fato de os europeus não terem um caça para substituir o Rafale e o Eurofighter Typhoon é um grande risco tanto para os importadores quanto para os próprios europeus, no caso de o conceito de aviação militar não tripulada falhar."

A indústria aeronáutica militar da Rússia, entretanto, não apresentará esse problema, embora o motor da segunda etapa do desenvolvimento do T-50 ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento e falte grande parte dos equipamentos de bordo. "Além disso", discute Nikolskiy, "os sistemas de navegação e o armamento também somente estão engatinhando." Mas isso tudo é positivo, garante ele, "pois significa que a Rússia desenvolverá o trabalho intenso de uma década, ou até mais, no sentido de produzir uma máquina fundamentalmente nova, ao contrário da Europa".

Por isso, conclui o jornalista do site Vedomosti.ru, "é possível que no início da década de 20 do século XXI somente três países no mundo produzam novos caças – os EUA, a China e a Rússia".




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60278 Mensagem por J.Ricardo » Ter Ago 23, 2011 8:13 am

Quanto ao abastecimento que cita a reportagem, se escolhermos o Rafale, poderemos sempre contar com peças "made in India"!!! [003]

Isso se, SE, os indianos escolherem ele!!! :?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60279 Mensagem por helio » Ter Ago 23, 2011 9:25 am

Bender escreveu:
Gerson Victorio escreveu:Bender,

sei que a MB não tem nada com o FX, mas segundo o penúltimo Ministro da Defesa, havia um relatório daquela Força somando-se ao da FAB no "Parecer Final" sobre o FX...se a FAB for de Gripen(sem versão naval...aliais...sem versão nenhuma, não existe :mrgreen: ) será que a MB estaria liberada para ir, por exemplo, de Rafale?

Imagina você a MB podendo operar Caças de verdade enquanto a Força Aérea do Pais operando com um....cof, cof, cof!!!.....seria possivel isto?.

Gerson
Gerson meu amigo,ultimamente estou achando que tudo é possível na terra de Oz, 8-] na realidade como muitas vezes afirmamos aqui, isto teria sim e muito a ver com o FX,só que o FX é da Aeronáutica e não da MB.

Em um país que busca a otimização de recursos de manutenção de meios com sua uniformização e até semelhança entre as diversas forças,o lógico e racional e óbvio se esta diretriz fosse levada ao pé da letra da seriedade,é que todos os selecionados na short list fabiana fossem caças comprovadamente aptos e terem versões para operarem no ambiente marinho também,mas a portaria que trata deste assunto me parece vem na esteira do FX e não antes dele. Então com a inclusão do Gripe na short list fica claro que o FX é da Fab somente,se no fritar dos ovos o caça escolhido for também naval,a MB de forma racional não tenho dúvidas,seguiria a determinação da portaria governamental e forçosamente adquiriria o mesmo meio da FAB para seu futuro Nae.

Quando em meu achismo,chuto que o Gripe pode vir a ser uma escolha que não fede nem cheira que dê fim ao FX2,acredito que a MB diante deste fato consumado, na época futura apropriada deverá fazer sua própria escolha,e não duvido que será mais rápida e possivelmente deverá escolher e operar um caça muito superior ao da Fab,ou voce acredita em Gripe naval?.Nem o Tio Bill e seu MS Flight Simulator acredita...

Mas existe também a possibilidade de tudo que esta aí ir para o saco,e então não duvido que uma próxima escolha por seleção ou compra direta, levará em conta com determinação esta necessidade logística e operacional e pode até influenciar no projeto e tonelagem do novo Nae,porque não?.

Grande abraço!

Bender
Qual é mais virtual? O Gripen versão naval ou o nosso futuro PA? Tenho certeza que se o Gripen for o selecionado pela FAB, a versão naval estará voando antes mesmo do projeto do PA Brasileiro.
E mais, pelo peso muito menor poderá voar no São Paulo sem restrições ao contrario os outros.....

Abraços

Hélio




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60280 Mensagem por Bender » Ter Ago 23, 2011 10:30 am

helio escreveu:
Bender escreveu: Gerson meu amigo,ultimamente estou achando que tudo é possível na terra de Oz, 8-] na realidade como muitas vezes afirmamos aqui, isto teria sim e muito a ver com o FX,só que o FX é da Aeronáutica e não da MB.

Em um país que busca a otimização de recursos de manutenção de meios com sua uniformização e até semelhança entre as diversas forças,o lógico e racional e óbvio se esta diretriz fosse levada ao pé da letra da seriedade,é que todos os selecionados na short list fabiana fossem caças comprovadamente aptos e terem versões para operarem no ambiente marinho também,mas a portaria que trata deste assunto me parece vem na esteira do FX e não antes dele. Então com a inclusão do Gripe na short list fica claro que o FX é da Fab somente,se no fritar dos ovos o caça escolhido for também naval,a MB de forma racional não tenho dúvidas,seguiria a determinação da portaria governamental e forçosamente adquiriria o mesmo meio da FAB para seu futuro Nae.

Quando em meu achismo,chuto que o Gripe pode vir a ser uma escolha que não fede nem cheira que dê fim ao FX2,acredito que a MB diante deste fato consumado, na época futura apropriada deverá fazer sua própria escolha,e não duvido que será mais rápida e possivelmente deverá escolher e operar um caça muito superior ao da Fab,ou voce acredita em Gripe naval?.Nem o Tio Bill e seu MS Flight Simulator acredita...

Mas existe também a possibilidade de tudo que esta aí ir para o saco,e então não duvido que uma próxima escolha por seleção ou compra direta, levará em conta com determinação esta necessidade logística e operacional e pode até influenciar no projeto e tonelagem do novo Nae,porque não?.

Grande abraço!

Bender
Qual é mais virtual? O Gripen versão naval ou o nosso futuro PA? Tenho certeza que se o Gripen for o selecionado pela FAB, a versão naval estará voando antes mesmo do projeto do PA Brasileiro.
E mais, pelo peso muito menor poderá voar no São Paulo sem restrições ao contrario os outros.....

Abraços

Hélio
Hélio,respeito muito sua opinião,mas os argumentos contrários a esta crença superam os favoráveis em força e tamanho. Acho que o principal deles para ficar somente em um,é a falta de compromisso do governo sueco com novos desenvolvimentos inclusive o atual upgrade, quanto mais navalizar um caça,em um mercado que jápossui rivais testados e em operação,para ter um mercado de no máximo 1 cliente e no máximo 48 unidades e cujo o governo deste cliente, tem por hábito desprezar e barrigar seus investimentos em defesa. É um contrasenso para não dizer outra coisa.

O Mais provável que poderia ocorrer na minha opinião,é um argumento amplamente debatido por aqui,a MB iria então de F18 na busca de alguma comunalidade com o filhote.

Abraços!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60281 Mensagem por Penguin » Ter Ago 23, 2011 11:46 am

FoxHound escreveu:Por acaso tem alguem no Forum DB que pertence ao COPAC ou ja foi do COPAC?
Para quem não conhece o COPAC, vale a pena ler o texto do fabiano Thor postado aqui há algum tempo. Bastante elucidativo e que detalha alguns aspectos dos ensaios realizados:
Thor escreveu:Pessoal, após alguns meses participando do Forum, confesso que aprendi muito com todos aqui. É uma comunidade legal em que vários assuntos são abordados, a pesquisa de opensource é mais rápida, são várias experiências diferentes que temos por aqui.
É muito legal quando vemos uns posts do Carlos comentando sobre produtos russos, do Marino quando fala sobre a experiência que tem na Marinha, do Piffer quando se fala de helis, da experiência do Orestes, do Ciclone galdério, do knight, do ALC como Piloto Comercial, do Prick quando se trata do Rafale, do Santiago, do CB e de tantos outros que vão me perdoar se não consegui lembrar ou não soube escrever o nick. Isso é muito legal e o DB cresce com isso.
Porém, de um tempo pra cá esse tópico que deveria ser de debates, onde cada um coloca opnião, experiência, textos, achismos, acabou virando de embates ou combates. Acho que o nome forum não deve ser comparado a um forum de tribunal, onde um promotor ou advogado tem como objetivo desqualificar um réu, prova, testemunha, ato, processo. Isso tá chato e acaba afastando quem gostaria de complementar com algum fato, mas cada vez que cita algo vem logo uma crítica tentando desqualificar o autor, usando partes do texto, mudando o sentido da idéia, só para tentar que sua opinião que determinado equipamento é o melhor e que de nada vale o que foi dito. Tem uma meia dúzia de cinco aqui neste tópico que se trancou num mundo de apego a determinada idéia que qualquer comentário que não seja alinhado com isso será logo rechaçado. O que isso tem trazido de engrandecimento para o tópico? Acho que bem menos se comparado ao que seria se nossa postura fosse outra.
Mas isso foi só um desabafo, e pelo jeito não deve ser de comum acordo com o pensamento de alguns, sem problemas.
Quando eu escrevo alguma coisa, procuro colocar fatos ou experiências coletadas ao longo da vida, não é com intuito simplesmente de desmerecer X ou Y. Todos os equipamentos tem prós e contras. Cabe a cada julgar e formar uma opnião, o que nem sempre será a verdade pura.
Mas, para não ficar muito offtopic, vou tentar passar alguma coisa sobre como a FAB buscou avaliar o F/X.
Para começar essa é a incumbência que foi dada desde o início: processo de avaliação e seleção. E, embora alguns tenham dito recentemente que se o GF já decidiu que é o Rafale, a FAB deveria abraçar isso e fim de papo, esquecendo dos demais (essa foi minha impressão). Mas será que isso foi dito para a FAB oficialmente? Eu me lembro do NJ falando para todos os ventos que não tem nada definido e que o processo de análise e seleção das propostas ainda estava aberto. Por isso acho que se o GF, ou Lula, afirmasse que a parceria com a França é consolidada e deve ser o caminho, simplesmente o trabalho da FAB seria muito mais simplificado, o de apenas passar o relatório do desempenho do Rafale com a minuta do contrato, buscando extrair o máximo de offset possível com essa negociação. Mas, acredito eu que isso não foi dito pelo GF oficialmente.
Agora como a FAB fez seu dever de casa, estipulado pelo GF?
Para análise dos caças montou uma equipe com os melhores especialistas em contratos (COPAC), em GE (CEAGA/COMGAR/CTA), em logística (ILA/DIRMAB) e para a avaliação técnica, que é o principal, pilotos e engenheiros de ensaio.
Não precisa falar que a maioria é qualificada, alguns com mestrado, PhD e bastante experiência no que faz.
Só para exemplificar, vou comentar sobre os pilotos escolhidos, que são todos meus amigos/colegas pessoais.
Para voarem os aviões, foram indicados 3 pilotos com experiência da área operacional e mais 6 pilotos de ensaio. Os pilotos da área operacional, um foi comandante do GDA durante a implantação dos F-2000, realizou curso de piloto operacional da aeronave na França, voando nos esquadrões de lá, além de curso de simulador de combate lá também. Antes teve experiência com dois mandatos na função de oficial de operações, que na FAB é o cargo mais importante e operacional para um piloto. Esse mesmo também participou de intercâmbios no Chile, participou de avaliação do Chetah e fez outros cursos operacionais no Brasil e exterior, atualmente trabalhando na Defesa Aeroespacial. O outro piloto é considerado o típico esteriótipo de piloto de caça exemplar, foi oficial de doutrina de alguns esquadrões de caça da FAB, oficial de operações do 1º Grupo de Caça, piloto mais eficiente em quase todas as UAE que passou, comandante do 1º/14º GAV quando seu Esquadrão foi à Red Flag e quando foram os agressores na Cruzex 2008, os quais a Direx teve que pedir para maneirar pois a coalizão não estava tendo sucesso contra seu Esquadrão. Um líder nato, talvez até vindo do sangue de seu pai que foi comandante de uma outra Unidade de Caça e faleceu numa missão de intercâmbio no Chile junto com o comandante do Esquadrão de Strikemaster daquele país. O outro piloto foi comandante de um Esquadrão de A-1 do terceiro lote, piloto exemplar, com mestrado nos EUA na área operacional, tendo também sido oficial de operações, participado de uma Red Flag e feito cursos outros na França.
Vou citar apenas um piloto de ensaio que também foi avaliar um dos modelos, fez AFA como todos aviadores, curso de piloto de caça, foi de esquadrão operacional de caça, fez o curso de 5 anos de engenharia do ITA, não satisfeito fez o curso de ensaio em vôo. Há quem diga, aliás muita gente, que o curso de ensaio do GEEV é pior que o curso de engenharia do ITA, tamanha a compressão de matérias, nível, e quantidade de vôos e aeronaves que os pilotos tem que cumprir durante o curso de 1 ano. Pois pilotam desde Sukhoi, F-15, F-16, Gripen, C-130, a depender de cada curso.
Algum tempo antes de irem voar as aeronaves, eles tiveram que se debruçar sobre os manuais, gráficos (não era só para colorirem, como disseram aqui) e relatórios confidenciais de performance e operação dos equipamentos. Foram feitas sessões de simulador em vários tipos de missão. Foram desenvolvidos planos de ensaio comum a todas as avaliações, com pontos e aspectos a serem avaliados objetivamente. Nisso os pilotos e engenheiros de ensaio são especialistas, pois sabemos que nossa escola é uma das melhores do mundo, e cabe nos dedos da mão quantos países têm o reconhecimento internacional para realizar essa atividade.
Ao final de cada vôo, os logfiles de cada missão eram exaustivamente avaliados por essa turma aí.
Vou apenas citar como foram os ensaios de um modelo X:
Foram realizadas 3 surtidas reais, com a aeronave configurada para cada tipo de missão. Logo após a Dep, a qual demonstrou uma capacidade de aceleração muito boa, foi feito revo buddy-buddy. O radar detectou alvos a distâncias surpreendentes, o qual logo passou a imagem para o HMD e com total integração com os 4 mísseis BVR e os outros IR que a aeronave transportava. Isso permitiu ao piloto identificar e engajar com alta Pk. Em outro momento, o piloto olhou para o lado escolhendo um alvo no solo, apertou um botão no manche e designou o que estava olhando para seu armamento ar-solo. O sistema optico/designador ficou travado com extrema simplicidade, pronto para usar seu armamento de precisão. O sistema de armas era fantástico, simples de usar e muito eficiente. Isso foi só um vôo que citei, senão seria um post gigante. Não dá para tecer detalhes por motivos óbvios.
Isso foi só para tentar passar para o pessoal que o que a FAB podia fazer ela fez e procurou fazer bem feito. Eu vi muitos aqui desqualificando esse grupo, dizendo que são burros, incompetentes e por ai vai. Caso alguém aqui puder contribuir nesse trabalho e possa fazer uma análise melhor que esse pessoal aí favor me mande via MP para que eu sugira à COPAC a substituição de algum membro dessa equipe.
Eu sinceramente não sei qual aeronave que obteve melhor avaliação, isso ninguém fala nem pra própria mãe, mas eu confio na avaliação que foi feita de acordo com os requisitos que a FAB estabeleceu.
Alguns outros ficam na dúvida, e eu me incluo nessa: por que as aeronaves russas ou o Typhon foram excluídas da short list. Podem haver vários motivos, os quais foram avaliados. Pode ter sido custos exorbitantes de aquisição e operação, logística inapropriada para nosso país, Tod...sei lá.
Obrigado a todos e desculpem-me se acabei desabafando demais aqui.
Aproveitando que estou inspirado para escrever, fiquei devendo uma dúvida acho que foi para o Prick.
Os E/R-99 possuem na suite de ESM equipamentos da Raytheon e subsidiárias, posso citar alguns WJ-8689 (Watkins Johnson, por ai a escrita), EPR-233, DPP. Nas comunicações seguras ECCM e rádios SECOS R&S, alemães. No sistema radar o PSR-890, EXR (Exciter Receiver), SDP, OCC, MCA e MCB, PUA e PUB, tudo sueco, da antiga Ericsson, hoje SAAB. Radar secundário (CIT) francês. Apenas a integração do ESM foi feita nos EUA, os componentes suecos nem podiam entrar lá, em hipótese alguma. Os demais compenentes foram feitos no Brasil e Suécia.
Os R-99 possuem o OIS que é da FLIR (USA), o SAR é da MDA (Canadense) e o MSS de uma empresa americana que faliu.
Prick, admiro sua capacidade em debater. Se não for um advogado, está na profissão errada, se for passe seu meio de contato via MP porque se um dia eu precisar para me livrar a barra faria questão de te contratar. :P
Abraços e bom F/X para todos, que ganhe o melhor.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60282 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 23, 2011 11:55 am

Muito bem, nem li porque certamente fala das excelentes capacidades do pessoal da COPAC/FAB.
É chover no molhado e todos aqui concordam.

Acho que aqui ninguém pôs em dúvida as "capacidades técnicas" do corpo da COPAC/FAB.

Como eu venho repetindo exaustivamente, a questão é outra diferente de "capacidades técnicas".

E vou repetir, insistentemente.
O bagulho é forte e é outro.

Aliás Santiago, você sabe o que a COPAC escolheu como vencedor do FX-2?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60283 Mensagem por Penguin » Ter Ago 23, 2011 1:16 pm

Nao faco a menor ideia.
Mas ha versões para todos os gostos circulando por ai.

[]s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60284 Mensagem por helio » Ter Ago 23, 2011 5:25 pm

Bender escreveu:
helio escreveu:
Olha Bender
Respeito também a sua opinião, entretanto sem citar fontes acredito que as chances de cada um está dividido em 40%X30%X30% e o 40% pode muito bem ser dos suecos. Mesmo sendo apenas 48 (ou até menos) para a versão naval, este é um numero bem alto para os padrões de hoje, ainda mais se for desenvolvido em conjunto com o Brasil.
Um abraço

Hélio




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60285 Mensagem por Penguin » Ter Ago 23, 2011 5:47 pm

helio escreveu:[ quote="Bender"]
helio escreveu:[
Hélio,respeito muito sua opinião,mas os argumentos contrários a esta crença superam os favoráveis em força e tamanho. Acho que o principal deles para ficar somente em um,é a falta de compromisso do governo sueco com novos desenvolvimentos inclusive o atual upgrade, quanto mais navalizar um caça,em um mercado que jápossui rivais testados e em operação,para ter um mercado de no máximo 1 cliente e no máximo 48 unidades e cujo o governo deste cliente, tem por hábito desprezar e barrigar seus investimentos em defesa. É um contrasenso para não dizer outra coisa.

O Mais provável que poderia ocorrer na minha opinião,é um argumento amplamente debatido por aqui,a MB iria então de F18 na busca de alguma comunalidade com o filhote.

Abraços!
[/quote]

Olha Bender
Respeito também a sua opinião, entretanto sem citar fontes acredito que as chances de cada um está dividido em 40%X30%X30% e o 40% pode muito bem ser dos suecos. Mesmo sendo apenas 48 (ou até menos) para a versão naval, este é um numero bem alto para os padrões de hoje, ainda mais se for desenvolvido em conjunto com o Brasil.
Um abraço

Hélio[/quote]

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Se os planos se mantiverem nos originais 120 para a FAB + 48 para a Marinha, a escala de produção não fica tão feia...
Como temos planejado uma frota de algumas dezenas de escoltas e 2 porta-aviões, essa quantidade de caças é até humilde.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Ter Ago 23, 2011 6:55 pm, em um total de 1 vez.
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