TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60226 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Ago 21, 2011 8:45 pm

:?: :?: :?: :?: :?:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60227 Mensagem por Penguin » Dom Ago 21, 2011 9:01 pm

CM,

Não ficaria muito impressionado com videos de feiras e shows aéreos.

Primeiros voos:

YF-22: 1990
F-22: 1997
IOC: 2005

X-35: 2000
F-35: 2006
IOC: ??

PAK-FA: 2010
Su-XX: ??
IOC: ??

J-20: 2011
J-20 (definitivo): ??
IOC: ??

Russos e chineses ainda terão muita estrada para percorrer e problemas e desafios para resolver.
Problemas e desafios surgem com grande probabilidade em projetos complexos e inéditos para esses países, como caças de 5G.

Não sei qual foi a lábia da Saab, mas eles devem ter respondido aos questionamentos da FAB de forma muito convincente. Adicionalmente, os fornecedores são todos velhos conhecidos da FAB, da EMBRAER e do MD.

De qq forma, o NG não é um caça de 5G, coisa que envolveria um nível muito mais alto de complexidades e incertezas, a começar pela cobertura e materiais furtivos ao radar e sua manutenção, para não mencionar N outras complexidades envolvidas em projetos desse tipo. Falta tb tradição neste tipo de relação com os russos. O projeto Mi-35 pode ser um quebra-gelo e abrir as portas para mais cooperação entre os dois países.

Além disso, não existe nem PAK-FA e nem Su-35 naval. Nem Powerpoint. :wink:

Na boa, o projeto do caça nacional furtivo (o que quer que isso signifique) deveria correr em paralelo ao F-X2.
Assim fazem todos com "estomago" atualmente: Russia, Índia, China, Coreia do Sul, Turquia, Indonésia, Japão etc.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Ago 21, 2011 9:15 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60228 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Ago 21, 2011 9:09 pm

Acho que você não entendeu nada do que eu escrevi.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60229 Mensagem por Túlio » Dom Ago 21, 2011 9:13 pm

Diria - EU - que TU não entendeste o que ele escreveu... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60230 Mensagem por Penguin » Dom Ago 21, 2011 9:13 pm

Carlos Mathias escreveu::?: :?: :?: :?: :?:
Vou postar de novo...


Embraer ganha missão estratégica no reequipamento das Armas
21 de agosto de 2011 | 0h 00

Roberto Godoy - O Estado de S.Paulo

A Embraer está diretamente envolvida com a Estratégia Nacional de Defesa, a END - o documento que serve de referência no processo de modernização e reequipamento das Forças Armadas brasileiras.

Em julho do ano passado, o presidente da empresa, Frederico Curado, e o então vice-presidente para o mercado militar, Orlando Ferreira Neto, participaram de uma série de reuniões com o então ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O governo federal, que mesmo depois da privatização da empresa detém participação com poder de veto em assuntos estratégicos, anunciou que pretendia transformar a Embraer em uma agência receptora de várias tecnologias avançadas, "ligadas às metas da Estratégia Nacional".

Autonomia. Na ocasião, Jobim disse que as discussões haviam sido "conceituais". Nem tanto. Pouco mais de cinco meses mais tarde, Curado anunciou a criação da Embraer Defesa e Segurança (EDS), como unidade de negócios autônoma.

Luiz Carlos Aguiar, executivo da área financeira da Embraer, foi indicado para presidi-la. Os primeiros movimentos dentro da nova missão foram duas aquisições. Em março a EDS pagou R$ 28,5 milhões pelo controle da Orbisat, fabricante de radares e de sensores eletrônicos. Em abril, Orlando Ferreira Neto anunciou a parceria com a Atech Tecnologias por meio de um aporte de R$ 36 milhões.

A companhia, especializada em conhecimento avançado, desenvolveu a operação do Sistema de Vigilância da Amazônia, a rede Sivam. A Embraer estima que seu faturamento na área de defesa este ano fique em torno de US$ 600 milhões, valor equivalente ao do ano passado.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60231 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Ago 21, 2011 11:56 pm

Nenhum dos dois entenderam.

Tudo isso que foi postado é público, diria notório.

A EMBRAER já tinha essa golden share do GF nos tempos de M-2000BR, e nem por isso furtou-se a tentar empurrar uma solução SUA para o lombo do GF.
Não passa. A solução tem de ser a melhor para o país, e essa solução é dada pelo governo eleito.
Ponto.

Essa nota diz mais do mesmo. Não existe hoje no Brasil outra empresa capaz de receber as tecnologias que virão no bojo do FX, se esse nascer um dia. É óbvio que ela seria a escolhida.
O que me parece não vai acontecer é o país subordinar suas compras, como se tinha aqui aventado, às necessidades mercadológicas da EMBRAER.
Que ela decida ser parceira da Boeing num 737, ótimo. Mas que ela não querira fazer suco de jaca com os limões do FX.

Além disso, as tecnologias referidas como sendo possíveis de serem recebidas pela EMBRAER podem não ser apenas as relativas ao FX em si. Há radares, VANTS, mísseis e seus sistemas, materiais compostos, e alista segue longa.

------------------------------------------X-------------------------------------------
Não ficaria muito impressionado com videos de feiras e shows aéreos.
Aff!!!!!
Nem com as promessas da Boeing. :roll:

Cara, não tem nada que ver se é show aéreo, manobra e o escambáu.
Dois caças que a FAB/COPAC disse que não voariam e que seriam de altíssimo risco estão voando, ambos com encomendas firmes de seu país e extrangeiras.

O caça de altíssimo lucro não saiu das pranchetas da SAAB.
O outro representa justamente do que queremos nos afastar. Ao menos este governo que está aí, eleito repito.

Isso é exemplo, fato, que mostra o principal "órgão técnico" fazendo POLÍTICA!

O show aéreo é apenas uma imagem, um símbolo do que é a cagadaiada desta BOST-LIST e as avaliações dadas como justificativas para a eliminação de uns e a inclusão insistente de outros.

Vemos as maiores potências emergentes da Terra indo numa direção, e o "órgão técnico" vai noutra.

É baseado nessa "avaliação técnica impecável" que vocês querem que o GF assine e coloque 20 bilhões mais 40 anos de defesa aérea?
Sério mesmo?

O Prick disse muito bem, "é uma escolha política da FAB disfarçada de técnica".
Óbvio é que há um componente técnico, mas a escolha final foi política.

Os telegramas do uiquiliquis apenas confirmam o que as paredes já sabiam faz tempo.
Russos e chineses ainda terão muita estrada para percorrer e problemas e desafios para resolver.
Problemas e desafios surgem com grande probabilidade em projetos complexos e inéditos para esses países, como caças de 5G.
Sim, e a COPAC decidiu que seria melhor prá nós termos problemas, gastar tempo e dinheiro, só que com um caça limitado de 4ºG.
Realmente, é como ter problemas para estacionar uma BMW um Chevete.

Exemplo do que seria uma escolha política coberta com o manto impecável da técnica.
De qq forma, o NG não é um caça de 5G, coisa que envolveria um nível muito mais alto de complexidades e incertezas, a começar pela cobertura e materiais furtivos ao radar e sua manutenção, para não mencionar N outras complexidades envolvidas em projetos desse tipo. Falta tb tradição neste tipo de relação com os russos. O projeto Mi-35 pode ser um quebra-gelo e abrir as portas para mais cooperação entre os dois países.
Não adianta puxar prá esse lado que eu vou levar para aquele que ninguém discute.

O defeito do Gripen é o mesmo do F-18, e nem que fosse oferecido de graça levaria. Aliás, a confirmarem-se todas as promessas da SAAB, vai sair mesmo de graça.

O F-18 é muito mais avião, mais barato, mais garantido, etc e nem por isso levou.

Na minha opinião, única chance do NG ganhar seria a SAAB substituir todas as tecnologias críticas não suas no avião por outras livres de embargos, ou que ao menos nos pudessem ser repassadas integralmente sem ingerências de terceiros ou quartos integrantes.
Além disso, não existe nem PAK-FA e nem Su-35 naval. Nem Powerpoint.
E você realmente acha que esse é o verdadeiro X da questão, né?

Há previsão sim de um SU-35BM naval, se assim o cliente quiser.
Já postei aqui inúmeras vezes.
Na boa, o projeto do caça nacional furtivo (o que quer que isso signifique) deveria correr em paralelo ao F-X2.
Assim fazem todos com "estomago" atualmente: Russia, Índia, China, Coreia do Sul, Turquia, Indonésia, Japão etc.
"Na boa", essa questão estava equacionada antes do atropelo da antecipação do anúncio da bost-list.
Quem com atropelo fere, com atropelo será ferido.

Prá mim hoje o FX é pano de fundo de uma disputa político estratégica.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60232 Mensagem por Boss » Seg Ago 22, 2011 1:19 am

Por mim o FX-2 agora está emperrado simplesmente nas chantagens de Você-Sabe-Quem. O escolhido deve ser o Rafale, se conseguirem desatar o nó. Todos os envolvidos políticos levam a crer nisso (PT, Lula, CA, etc...).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60233 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 22, 2011 1:25 am

Pois é.
E alguém ainda acha que as promessas de paraíso do mister Boeing vão sensibilizar alguém com essas chantagens acontecendo nos bastidores?

O F-18 vai pedir para sair, assim como o NJ pediu.

Tomara que o caça escolhido seja um CA da vida. 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60234 Mensagem por Boss » Seg Ago 22, 2011 1:30 am

O fato do CA assumir e pouco tempo depois falarem que o resultado poderia sair ainda neste ano pode ser um sinal... 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60235 Mensagem por FoxHound » Seg Ago 22, 2011 1:48 am

Além disso, não existe nem PAK-FA e nem Su-35 naval. Nem Powerpoint.
Lamento lhe dizer mas tem sim projeto para o PAK-FA versão naval tambem.
Isso é uma exigencia dos indianos que participam do program, alias acho uma burrada enorme os EUA ainda oferecerem o F-35 para um país que já está participando de um programa de um caça de 5°G, isso e nada mais nada menos de tirar os indianos do desenvolvimneto do PAk-FA assim atrasando o programa.
Não vejo lógica em um país ter dois aviões de 5°g de dois paises diferentes a logistica seria terrivel.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60236 Mensagem por Rodrigoiano » Seg Ago 22, 2011 2:35 am

knigh7 escreveu:
AlbertoRJ escreveu: À Índia ofereceram o F-35 após o fracasso do SH e F-16, mesmo com a fila de espera. Ao Japão também está sendo oferecido, e assim vai.
Os americanos ofereceram o F35 agora, em 2011, após não terem entrado na Short List de lá.
O RFI da FAB foi lancado em abril de 2008. Até 2019 era muito tempo. Ademais o programa está (e estava) cheio de atrasos. A LM ofereceu em contrapartida o F-16 (uma tal versão chamada "advanced" para atender ao cronograma), com entregas do F35 para 2019.
Prezados Alberto e knight7, apenas fazendo uma ilação, para supor que se a ala da Fab que gosta dos americanos quisesse realmente um produto de 5ª g. mais rapidamente, bastava ter selecionado os russos no lugar do SH. Com a demora que a(s) crise(s) resultou(taram), agora, aos 18 minutos do 2° tempo da prorrogação do Fx2, viriam com o F-35 num prazo bem mais razoável que 2019 para nós...

A se manterem os caças do projeto FX2, na minha opinião, o Rafale é o que melhor oferece em se tratando de caça. Quanto à proposta não sabemos realmente item por item, ainda mais após o atraso e reavaliação, o que cada uma das 3 oferecem, sendo que a sueca, sem apoio interno, fica praticamente fora.

Só voltaria a apoiar a Saab/Suécia se, rapidamente (até 2014), providenciassem Gripens, não NG, nem C/D, mas algo nos moldes do Demo, E/F ou algo como um C/D com melhorias diversas, E A IMEDIATA ENTRADA NO DESENVOLVIMENTO DE UM EFETIVO NG, UM GRIPEN 5ªG. COM GARANTIAS EFETIVAS DE COMPRA DOS DOIS OU EVENTUAIS MAIS PAÍSES ENVOLVIDOS. Como tal cenário é difícil, ficamos na short-list.

A essa altura melhor seria um FX3, mas o desgaste interno e, principalmente externo, dos envolvidos seria ruim para o país. A não ser que a França e a Suécia já tivessem um projeto de 5ªg para fazer contrapartida ao F-35, podendo assim, até voltar Rússia e entrar a China, por exemplo.

Ou um meio termo. FX2 agora e 36 e no máximo mais 36 e já fazer o tal FX3. O problema aí seria a tal da tot pretendida com a End. Poucas encomendas para efetiva tot pretendida para chegarmos a desenvolver "nosso" 5ªg.

É sodas, pois a única proposta que casava completamente com isso era o SU-35 + PAK. O F-35 já estava sendo plenamente desenvolvido. A Europa quedou-se inerte em apresentar nova geração tripulada pós Rafale/Gripen. Ainda mais com a crise econômica.

O tempo corre rápido contra nós. Nem falo cenário Copa/Olimpíadas, falo efetiva defesa aérea minimanente, porém eficazmente, capaz de superar os cenários presentes e futuros. Sem nada não poderemos ficar. Abdicaremos de END/FX2 e voltaremos para prateleira? A essa altura, qualquer DECISãO serve. Mas precisa haver uma!

Gde abraço!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60237 Mensagem por Cunha » Seg Ago 22, 2011 5:34 am

Carlos Mathias escreveu:
Não ficaria muito impressionado com videos de feiras e shows aéreos.
Aff!!!!!
Nem com as promessas da Boeing. :roll:

Cara, não tem nada que ver se é show aéreo, manobra e o escambáu.
Dois caças que a FAB/COPAC disse que não voariam e que seriam de altíssimo risco estão voando, ambos com encomendas firmes de seu país e extrangeiras.

O caça de altíssimo lucro não saiu das pranchetas da SAAB.
O outro representa justamente do que queremos nos afastar. Ao menos este governo que está aí, eleito repito.

Isso é exemplo, fato, que mostra o principal "órgão técnico" fazendo POLÍTICA!


O Prick disse muito bem, "é uma escolha política da FAB disfarçada de técnica".
Óbvio é que há um componente técnico, mas a escolha final foi política.

Os telegramas do uiquiliquis apenas confirmam o que as paredes já sabiam faz tempo.

Russos e chineses ainda terão muita estrada para percorrer e problemas e desafios para resolver.
Problemas e desafios surgem com grande probabilidade em projetos complexos e inéditos para esses países, como caças de 5G.
Sim, e a COPAC decidiu que seria melhor prá nós termos problemas, gastar tempo e dinheiro, só que com um caça limitado de 4ºG.
Realmente, é como ter problemas para estacionar uma BMW um Chevete.

Exemplo do que seria uma escolha política coberta com o manto impecável da técnica.
De qq forma, o NG não é um caça de 5G, coisa que envolveria um nível muito mais alto de complexidades e incertezas, a começar pela cobertura e materiais furtivos ao radar e sua manutenção, para não mencionar N outras complexidades envolvidas em projetos desse tipo. Falta tb tradição neste tipo de relação com os russos. O projeto Mi-35 pode ser um quebra-gelo e abrir as portas para mais cooperação entre os dois países.
Não adianta puxar prá esse lado que eu vou levar para aquele que ninguém discute.

O defeito do Gripen é o mesmo do F-18, e nem que fosse oferecido de graça levaria. Aliás, a confirmarem-se todas as promessas da SAAB, vai sair mesmo de graça.

O F-18 é muito mais avião, mais barato, mais garantido, etc e nem por isso levou.

Na minha opinião, única chance do NG ganhar seria a SAAB substituir todas as tecnologias críticas não suas no avião por outras livres de embargos, ou que ao menos nos pudessem ser repassadas integralmente sem ingerências de terceiros ou quartos integrantes.
Além disso, não existe nem PAK-FA e nem Su-35 naval. Nem Powerpoint.
E você realmente acha que esse é o verdadeiro X da questão, né?

Há previsão sim de um SU-35BM naval, se assim o cliente quiser.
Já postei aqui inúmeras vezes.
Na boa, o projeto do caça nacional furtivo (o que quer que isso signifique) deveria correr em paralelo ao F-X2.
Assim fazem todos com "estomago" atualmente: Russia, Índia, China, Coreia do Sul, Turquia, Indonésia, Japão etc.
"Na boa", essa questão estava equacionada antes do atropelo da antecipação do anúncio da bost-list.
Quem com atropelo fere, com atropelo será ferido.

Prá mim hoje o FX é pano de fundo de uma disputa político estratégica.
Realmente, as pessoas aqui esquecem, ao criticar o anúncio do Lula em 07/09/10 como antecipação/precipitação, mas não criticam a antecipação da Short-List do COPAC. Dois pesos e duas medidas.
É engraçado como não veem nisso uma escolha política feita pela COPAC e/ou interessados travestida de "escolha técnica".




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60238 Mensagem por Penguin » Seg Ago 22, 2011 6:29 am

FoxHound escreveu:
Além disso, não existe nem PAK-FA e nem Su-35 naval. Nem Powerpoint.
Lamento lhe dizer mas tem sim projeto para o PAK-FA versão naval tambem.
Isso é uma exigencia dos indianos que participam do program, alias acho uma burrada enorme os EUA ainda oferecerem o F-35 para um país que já está participando de um programa de um caça de 5°G, isso e nada mais nada menos de tirar os indianos do desenvolvimneto do PAk-FA assim atrasando o programa.
Não vejo lógica em um país ter dois aviões de 5°g de dois paises diferentes a logistica seria terrivel.
Os fabricantes de todos os caças atualmente dizem que terão. Alguns possuem powerpoint pelo menos. Outros não possuem nada.

Os indianos nunca mencionaram PAK naval. Até porque fazer um caça naval furtivo requer grandes desafios tecnologicos, principalmente relacionados a durabilidade e manutenibilidade das revestimentos RAM em ambiente marinho.


Pois os indianos estão desenvolvendo dois caças de 5G: o PAK e o MCA. Ambos para a IAF. E o Tejas naval para a Marinha.

[]s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60239 Mensagem por Penguin » Seg Ago 22, 2011 8:16 am

Cunha escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Aff!!!!!
Nem com as promessas da Boeing. :roll:

Cara, não tem nada que ver se é show aéreo, manobra e o escambáu.
Dois caças que a FAB/COPAC disse que não voariam e que seriam de altíssimo risco estão voando, ambos com encomendas firmes de seu país e extrangeiras.

O caça de altíssimo lucro não saiu das pranchetas da SAAB.
O outro representa justamente do que queremos nos afastar. Ao menos este governo que está aí, eleito repito.

Isso é exemplo, fato, que mostra o principal "órgão técnico" fazendo POLÍTICA!


O Prick disse muito bem, "é uma escolha política da FAB disfarçada de técnica".
Óbvio é que há um componente técnico, mas a escolha final foi política.

Os telegramas do uiquiliquis apenas confirmam o que as paredes já sabiam faz tempo.

Sim, e a COPAC decidiu que seria melhor prá nós termos problemas, gastar tempo e dinheiro, só que com um caça limitado de 4ºG.
Realmente, é como ter problemas para estacionar uma BMW um Chevete.

Exemplo do que seria uma escolha política coberta com o manto impecável da técnica.
Não adianta puxar prá esse lado que eu vou levar para aquele que ninguém discute.

O defeito do Gripen é o mesmo do F-18, e nem que fosse oferecido de graça levaria. Aliás, a confirmarem-se todas as promessas da SAAB, vai sair mesmo de graça.

O F-18 é muito mais avião, mais barato, mais garantido, etc e nem por isso levou.

Na minha opinião, única chance do NG ganhar seria a SAAB substituir todas as tecnologias críticas não suas no avião por outras livres de embargos, ou que ao menos nos pudessem ser repassadas integralmente sem ingerências de terceiros ou quartos integrantes.
E você realmente acha que esse é o verdadeiro X da questão, né?

Há previsão sim de um SU-35BM naval, se assim o cliente quiser.
Já postei aqui inúmeras vezes.
"Na boa", essa questão estava equacionada antes do atropelo da antecipação do anúncio da bost-list.
Quem com atropelo fere, com atropelo será ferido.

Prá mim hoje o FX é pano de fundo de uma disputa político estratégica.
Realmente, as pessoas aqui esquecem, ao criticar o anúncio do Lula em 07/09/10 como antecipação/precipitação, mas não criticam a antecipação da Short-List do COPAC. Dois pesos e duas medidas.
É engraçado como não veem nisso uma escolha política feita pela COPAC e/ou interessados travestida de "escolha técnica".

Carlos, os russos já haviam entregue as repostas ao RFI da FAB, assim como todos os demais concorrentes dentro do prazo.
Não foram apenas os russos que ficaram de fora do SL. Peloamordedeus!
Onde e como eles foram prejudicados?!
Os próprios russos reclamaram do que era exigido em termos de ToT. Nunca se queixaram do processo e de prazos. Disseram que as ToT exigidas não eras realísticos. O Vice-presidente falecido e NJ disseram que os russos ficaram aquém dos demais do SL em termos de proposta de ToT.

A história pelas Notas Oficiais da FAB...
Projeto F-X2 - Esclarecimentos
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753

Maio - 2008

O Comando da Aeronáutica, atento às necessidades operacionais para as próximas décadas e obedecendo ao cronograma de desativação de aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira, instituiu (15 de maio) a Comissão Gerencial do Projeto F-X2, com o objetivo de conduzir os processos de aquisição de aeronaves de caça a serem incorporadas ao acervo da Força.

O intuito é dotar a FAB de uma frota padronizada de aeronaves de caça de múltiplo emprego, com o início das operações no Brasil previsto para o ano de 2015 e para serem utilizadas por aproximadamente 30 anos. O planejamento prevê a substituição gradual das frotas de Mirage-2000, F-5M e A-1M.

Para tanto, seis empresas foram pré-selecionadas e receberam solicitação para apresentarem informações (request for information – RFI): as norte-americanas Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet) e Lockheed Martin (F-35 Lightning II), a francesa Dassault (Rafale), a russa Rosoboronexport (Sukhoi SU-35), a sueca Saab (Gripen) e o consórcio europeu Eurofighter (Typhoon).

O processo de escolha da aeronave vencedora leva em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB. Outros critérios utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira.

Junho a Novembro - 2008

- O Comando da Aeronáutica completou mais uma etapa do processo de seleção dos novos caças multi-emprego a ser incorporados ao seu acervo.

A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2) conduziu os estudos de avaliação das aeronaves pré-selecionadas (Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35), de forma a elaborar uma lista reduzida (short list).

A concretização da short list visou garantir o atendimento aos requisitos operacionais para aeronave de caça e permitir o aprofundamento das avaliações dos sistemas de armas candidatos que foram selecionados.

Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a indústria nacional de defesa.

Com isso, as avaliações foram concentradas nas seguintes aeronaves finalistas: BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

As 36 aeronaves, que integrarão o 1º lote, deverão ser entregues a partir de 2014, com expectativa de vida útil de, no mínimo, 30 anos. Assim, ao longo dos próximos anos, haverá a substituição, gradativamente, dos atuais caças Mirage 2000, F-5M e A-1M. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo.

- A Comissão do Projeto F-X2 procedeu à entrega (30 de outubro) do Pedido de Oferta às empresas participantes selecionadas na short list: BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).



21/11/2008 - 16h06
Aeronáutica cumpre mais uma etapa do projeto F-X2
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=1775

(30/10/2008) Em continuidade ao processo de seleção dos novos caças multi-emprego para a Força Aérea Brasileira (FAB) e cumprindo o cronograma pré-estabelecido, o Comando da Aeronáutica informa que, por meio da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2), nesta quinta-feira, 30 de outubro, procedeu à entrega do Pedido de Oferta às empresas participantes selecionadas na short list, listadas aqui em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

A partir do recebimento do Pedido de Oferta (Request For Proposal – RFP, em inglês), as empresas terão até o dia 2 de fevereiro de 2009 para apresentarem suas propostas, as quais serão submetidas a profundas análises, com base nos requisitos estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica.

Nesta etapa, as empresas devem detalhar os aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, de compensação comercial (Off set) e de transferência de tecnologia.


Fonte: CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA




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Cunha
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60240 Mensagem por Cunha » Seg Ago 22, 2011 8:48 am

Peguin,

Matérias da época indicavam outra coisa:
Corte do Sukhoi – Jornal cita pressão de Washington
3 de outubro de 2008, em História, por Guilherme Poggio

Uma calculada manobra política, influenciada por pressões sutis vindas de Washington, definiu os finalistas da disputa pelo fornecimento dos novos caças da Força Aérea Brasileira. Para surpresa dos meios militares, a Rússia ficou de fora e os Estados Unidos, dentro.
O favorito é o francês Dassault Rafale, e a escolha deverá ser feita no começo de 2009.
Pesou na escolha do governo, adiantada ontem pelo “Painel” da Folha, a crescente presença militar russa na região, por cortesia do antiamericanismo radical do governo Hugo Chávez na Venezuela e das restrições de Washington para fornecer material bélico para Caracas.
Além de já ter vendido cerca de US$ 4 bilhões em armas, incluindo jatos semelhantes aos que oferecia ao Brasil, Moscou tem estreitado sua relação com Chávez, realizando manobras navais no Caribe, enviando bombardeiros estratégicos para treinamento e prometendo parcerias na área nuclear.
Como já negocia a compra de helicópteros de ataque russos, ainda que com dificuldades devido a interesses divergentes, a FAB estimou que estaria se alinhando ao “eixo bolivariano” se também se equipasse com caças Sukhoi -a despeito do fato de o avião ser geralmente considerado superior por analistas ao Rafale, ao sueco Gripen NG e ao americano F-18, os finalistas da disputa.
Sinalização

Além disso, diplomatas americanos fizeram chegar ao governo, por meio de contatos com adidos militares, sinalizações de que Washington não reagiria bem a uma eventual escolha russa.
A pressão naturalmente é velada, incluindo no rol de retaliações hipotéticas limitações de fornecimento tecnológico a empresas brasileiras como a Embraer, mas a mensagem central foi a de que a opção francesa não seria malvista -para bom entendedor, o recado foi dado. De todo modo, a inclusão da Boeing (com o F-18) na disputa final significa uma deferência aos EUA.
Isso porque as chances americanas são, se for o caso de acreditar no discurso do governo, quase nulas devido à tradicional restrição americana a transferências de tecnologia militar.
Isso dificulta as coisas também para o Gripen, um avião pequeno que foi reformulado para ter maior autonomia de combate, pois boa parte de seus componentes é americana.
Assim, as apostas ficam com o Rafale, um caça cujo desempenho no Afeganistão vem sendo elogiado, mas que sofre críticas no mercado pelo alto custo unitário (algo como 70 milhões de euros) e de manutenção. Mas é produto francês, que geralmente usa fornecedores não-americanos, e o ministro Nelson Jobim (Defesa) já decretou a França como a parceira estratégica do Brasil em seu ainda encalacrado Plano Nacional de Defesa.
Com tudo isso, parece estar perto do fim a novela da compra dos caças de emprego múltiplo pela FAB, que começou no governo FHC. O negócio prevê a compra inicial de 36 aviões, a custos iniciais especulados em US$ 2 bilhões a serem financiados, mas que na verdade podem ser bem maiores já que a idéia é substituir toda a frota de Mirage-2000, AMX e F-5 ao longo dos anos -são cerca de 120 aeronaves.
A nota da FAB de ontem ainda lembra que deverá haver compensações industriais e capacitação tecnológica do Brasil para a produção de novas gerações de caças, exigência que vem desde a primeira concorrência, cancelada em 2003.
Como isso se dará é uma incógnita, mas é certo que a beneficiária será a Embraer, que é parceira histórica da FAB e a única empresa brasileira capaz de absorver tal processo.

Fonte: Folha de São Paulo

Veja nota do “Painel” publica no mesmo periódico no dia anterior

Martelo batido 1. A Aeronáutica anuncia hoje os três finalistas do projeto FX-2, de renovação da frota de combate da FAB. São o F-18 Superhornet, da Boeing (EUA), o Rafale, da Dassault (França), e o Gripen, da Saab (Suécia).

Martelo batido 2. A surpresa é a ausência de um modelo de fabricação russa entre os três escolhidos. A escolha do vencedor final ficará para 2009. No primeiro lote serão compradas 36 aeronaves.

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