Moccelin escreveu:Tah, concordo com o ZeRo4 que existe maquiagem em considerar certas áreas do Rio como totalmente pacificadas, mas colocar um provável latrocínio como uma prova de que não está pacificado não é o melhor argumento.
A imagem que o Governo passa é que as áreas PACIFICADAS, estão SATURADAS de Policiais (assim foram as primeiras UPPs!). Num local saturado de Policiais e mesmo que não saturado que tem uma relação polícia/cidadão maior do que no Asfalto, acho inadmissível acaontecerem crimes como latrocínio, homicídio e etc... repare que não são apenas um ou dois! Caso não esteja enganado, já é o quarto homicídio no Complexo do Alemão. Na Cidade de Deus já tivemos um homicídio, No Andaraí tivemos dois, no Macaco tivemos um, agora mais um no Complexo do Alemão, fora o episódio da granada no morro da Coroa.
E ai eu pergunto: Qual será o próximo blá blá blá para enganar a população? No começo falavam que o tráfico iria acabar! Não acabou... Depois começaram a falar em tomada do Território! Bem, do meu ponto de vista o território não está tomado, pois homicídios, além de outros tipos de crimes, continuam ocorrendo e em diverasas UPPs já houveram troca de tiros entre Policiais e Bandidos, a última no São Carlos com os bandidos utilizando fuzis de assalto.
Será que não tem nada de errada ou continua tudo beleza?
Moccelin escreveu:
É ÓBVIO que a violência não vai sumir de uma hora pra outra, assaltos ainda vão ocorrer, latrocínios idem, e da mesma forma ainda existirá tráfico de drogas, tal como situações como aquela relatada a uma página atrás, onde parte da população ficou inconformada em a PM tentar acabar com a festança deles já na segunda-feira de madrugada.
Aham... e quando vai sumir? Todo aparato de Segurança Pública está reservado as UPPs, quer dizer que se der errado (pra mim já está dando...) começaremos tudo do zero novamente? É por isso que eu sempre falei e volto a repetir (e o que muitos até aqui não conseguiram entender...): A UPP deveria ser tratado como opção, como bônus e não como carro chefe, porque a UPP por si só apenas varre a sujeira para debaixo do tapete! a casa continua suja...
Moccelin escreveu:O que não pode ocorrer é uma comunidade pacificada continuarem a surgir fotos de fuzis sendo chacoalhados por bandidos em plena luz do dia, e coisas assim. Mas cenas de violência em regiões historicamente violentas ainda vão ser uma rotina por um bom tempo, mesmo nas favelas pacificadas de verdade.
Segundo amigos meus que efetivamente trabalham em UPPs, em muitas UPPs isso está acontecendo (Complexo do Alemão inclusive...) só que não é noticiado!
Agora eu pergunto: Qual a principal diferença das primeiras UPPs para as últimas instaladas?