TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Rafale
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Gripen NG
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J.Ricardo
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59941 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 18, 2011 4:02 pm

Estava pensando o mesmo, nosso problema é escala de produção, não temos $$$ para entrar em uma empreitada como a França, em desenvolver e labutar como ela para vender ao estrangeiro, melhor seria desenvolver junto com outro país, tipo T-50, F-X coreano e até o J-20, mas entrar sozinho nesta aventura esta totalmente fora de nossa realidade...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59942 Mensagem por joao fernando » Qui Ago 18, 2011 4:18 pm

Ué, e o Pak-Fa era o que então?

Alias, o Gripen NG é um projeto que o Brasil pode entrar

O problema, é que seria um novo AMX, então tigrada, é a solução pronta Russa, Francesa ou Yanque




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Paisano
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59943 Mensagem por Paisano » Qui Ago 18, 2011 4:28 pm

O Senador Cristovam Buarque conseguiu a façanha de me deixar irritado. :evil:

Nunca, nos meus 50 anos de vida, presenciei tamanha indigência intelectual!!! [002]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59944 Mensagem por LeandroGCard » Qui Ago 18, 2011 4:32 pm

cb_lima escreveu:Continuidade é uma das chaves.

Ao mesmo tempo projetos paralelos com universidade e industria. Eu comprei um livro sobre a Industria aeronáutica chinesa e se você ver a quantidade de maluquice que eles desenvolveram para chegar nos J-10 e J-20 de hoje...

E esse é um passo necessário... não dá para acertar de primeira se quisermos ser grandes.

Inovação tem um preço e o problema é que no Brasil muito pouca gente está disposta a pagar por isso :( (vide educação)

Em tempo: A Embraer já faz isso com o seu colégio técnico e os seus ínumeros acordos com Faculdades em SJC :), mas precisamos de mais :)

[]s
CB_Lima
Aqui estou totalmente de acordo.

A única forma de aprender a desenvolver produtos de engenharia é fazendo, mesmo que sejam besteiras que inicialmente não sirvam para nada. Se conseguir algo que seja perfeito na primeira tentativa for um requisito básico, então só prateleira mesmo.


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Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59945 Mensagem por Bender » Qui Ago 18, 2011 4:43 pm

Túlio escreveu:
cb_lima escreveu: :shock:

Você está tentando explicar o inexplicável e defender o que o ilustre senador está dizendo? :lol:

Só rindo... :lol: :lol: :lol: :lol:

[]s
CB_Lima

Não se trata disso. Lima véio, não foste tu quem me disse que a EMBRAER faz até FBW?

Bueno, é uma empresa com décadas de experiência INCLUSIVE EM JATOS DE COMBATE. Hoje faz alguns dos melhores aviões comerciais e executivos do mundo e se prepara para fazer um dos melhores transportes médios do mundo, por que não CAÇAS?

RESPOSTA: é uma empresa privada, vai onde dá lucro. E com razão. Desenvolver caça na expectativa de vender uma grande quantidade ao Governo do Brasil é pedir para quebrar, junto com um balaio de fornecedores.

Não é de RIR; é de CHORAR! 8-]
Exato! Não existe compromisso com uma verdadeira força de guerra,não existe escala. Sem escala não existe industria nem fornecedores. Não existe nescessidade de produção local,nem de tots e offsets que não sejam somente os de praxe.

A quem atende então toda esta papagaiada de se vincular a compra de 3 duzias de caças a uma lista de "supostos" conhecimentos obrigatórios,sensíveis e capitais a serem transferidos pelos fornecedores do FX2? Que inclusive oneram a compra governamental de forma sensível se tornando muito mais dispendiosa,ao contrário de que se fosse uma simples prateleirada básica para tampar o buraco?

Atendem a uma empresa privada de nome Embraer. Mas o governo vai gastar essa baba comprando tecnologias pra entregar de graça aos acionistas desta empresa?

Possivelmente ela acenou ao governo que dominando estas tecnologias,poderia a partir daí tocar um dos seus projetos próprios,com radar de Israel e motores americanos,e o governo achou uma beleza de independência futura isso!!!!! :shock: :twisted:

Bom...mas se é esta empresa que vai lucrar conhecimentos importantes com esta parada,e tocar o próximo e futuro projeto,ela não tem influência nenhuma na formatação da shortlist e na escolha dos finalistas?

Claro que não... :roll: eles estão olimpicamente calados...a FAB e o governo que decidam...qualquer um eles aceitam...inclusive sua relação comercial e mercadológica com os EUA não tem nada a ver com essa istórinha de FX2...só porque os caras são o maior mercado de suas aeronaves comerciais? há vá...

Mesmo porque os EUA não seriam capazes de fazer o papél baixo,de pressionar a Embraer nos bastidores desde o inicio do processo,para que ela exercesse qualquer influência neste negócio.

Vejam o caso dos Russos por exemplo,foram logo defenestrados do processo,pois ofereceram um avião que não existia operacionalmente,a Embraer e os seus parceiros comerciais norte americanos,não iriam obstacularizar os russos...só porque eles são...russos! Uma tecnologiazinha russa viria bem a calhar...tem tudo a ver!Isso é de responsabilidade do Copac.

Parei por aqui. Rabo não abana cachorro.

SDS.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59946 Mensagem por LeandroGCard » Qui Ago 18, 2011 4:49 pm

Paisano escreveu:O Senador Cristovam Buarque conseguiu a façanha de me deixar irritado. :evil:

Nunca, nos meus 50 anos de vida, presenciei tamanha indigência intelectual!!! [002]
Ele é até bem intencionado (tanto que se deu ao trabalho de comparecer à audiência, mais do que fêz a maioria), mas a falta de conhecimentos específicos sobre a área de defesa e mesmo sobre questões técnicas básicas é gritante. E olha que ele é engenheiro (mas acho que nunca praticou)!


Leandro G. Card




Hader

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59947 Mensagem por Hader » Qui Ago 18, 2011 4:52 pm

O Cristovam Buarque é um dos maiores embustes que já tive o desprazer de conhecer.

As "boas intenções" dele começam e terminam nele próprio. Sem mais.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59948 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 4:54 pm

Nunca esquecendo o atual e já longo 'namoro' da EMBRAER com a Boeing: essa é uma peça importante do tabuleiro que está sendo ignorada. Repito, à EMBRAER interessam aeronaves COMERCIAIS (e o KC-390, claro, em SEGUNDO lugar) e desenvolver em conjunto o substituto do combalido 737 é uma guloseima e tanto, ToT muito mais interessante do que fuselagem de caça que nunca vão produzir mesmo por não haver escala no Brasil para isso.

E querem saber?

ELES ESTÃO É CERTOS!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59949 Mensagem por LeandroGCard » Qui Ago 18, 2011 4:58 pm

Túlio escreveu:ELES ESTÃO É CERTOS!
Sou obrigado a concordar [009]!

Leandro G. Card




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59950 Mensagem por Bender » Qui Ago 18, 2011 5:01 pm

Túlio escreveu:Nunca esquecendo o atual e já longo 'namoro' da EMBRAER com a Boeing: essa é uma peça importante do tabuleiro que está sendo ignorada. Repito, à EMBRAER interessam aeronaves COMERCIAIS (e o KC-390, claro, em SEGUNDO lugar) e desenvolver em conjunto o substituto do combalido 737 é uma guloseima e tanto, ToT muito mais interessante do que fuselagem de caça que nunca vão produzir mesmo por não haver escala no Brasil para isso.

E querem saber?

ELES ESTÃO É CERTOS!
Discordo.

Indio véio,quer dizer então que a nossa Força Aérea não poderia ter a atitude "egoista" de comprar suas merrequinhas de duzias de caças,sem dar alguma espécie de "rebarba" e satisfação para a tal de Embraer? Será mesmo que em um compra direta de prateleira a Embraer tem que participar? Porque? Se a Embraer interessam somente as aeronaves comerciais que lhe dão polpudo lucro?

Abraços! Já percebeste que as ações da Embraer não fazem ´parte de meu portfólio né?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59951 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 5:28 pm

Bender escreveu: Discordo.

Indio véio,quer dizer então que a nossa Força Aérea não poderia ter a atitude "egoista" de comprar suas merrequinhas de duzias de caças,sem dar alguma espécie de "rebarba" e satisfação para a tal de Embraer? Será mesmo que em um compra direta de prateleira a Embraer tem que participar? Porque? Se a Embraer interessam somente as aeronaves comerciais que lhe dão polpudo lucro?

Abraços! Já percebeste que as ações da Embraer não fazem ´parte de meu portfólio né?

E eu discordo da tua discordância. E queres saber? Estás EXPULSO! E fuzilado, metralhado, torrado com fósforo branco e o que o sobrar eu largo pro Tóbi! [003] [003] [003] [003]

Sério agora, a EMBRAER é empresa ESTRATÉGICA no Brasil (e o seria em qualquer outro País), emprega gente aos montes de modo direto e INDIRETO e em buena parte são empregos de ótimo nível tecnológico, e ainda por cima qualifica mão de obra de primeira classe. Movimenta bilhões e bilhões todos os anos. Paga uma baba em impostos ( :twisted: fora as contribuições de campanha :twisted: ). Que governo daria um 'chega pra lá' numa empresa desse porte?

:arrow: O Brasil precisa da FAB? PRECISA! Mas a FAB faz contribuições de campanha?

:arrow: O Brasil precisa da EMBRAER? PRECISA! Mas a EMBRAER faz contribuições de campanha?

Bender véio, não sejas EMOCIONAL, entendes de política muito mais do que eu vou levar dez vidas para entender, a qual das duas o GF daria preferência? À merreca de caças para defenderem céus que ninguém se importa se são ou não defendidos ou a uma das maiores indústrias aeronáuticas do mundo - que incidentalmente fica aqui mas que aposto que seria recebida de braços (e bolsos) abertos na China, por exemplo - querendo crescer mais, de mãos dadas com a Boeing?

Tá, e qual o interesse DA BOEING? Bueno, creio eu que se fizer um substituto BEM superior ao "fim-de-carreira" 737 junto com a EMBRAER:

:arrow: Elimina um competidor CERTO (é ÓBVIO que o próximo passo da EMBRAER vai ser na direção do mercado atualmente dividido entre 737 e A320, KC-390 é pouco mais que cortina de fumaça), transformando-o em SÓCIO!

:arrow: Dá um senhor coice na bunda da Airbus, que terá de desenvolver sozinha um substituto COMPETITIVO para o obsolescente A320, e isso numa Europa economicamente aos cacos.

Não, a Boeing não é BOAZINHA, age friamente e provavelmente obterá o que quer. COM A EMBRAER!



É o que penso. 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59952 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 18, 2011 5:42 pm

Tem todo sentido o comentário do Túlio... mas esse namoro BoeingXEmbraer já teve muitos altos e baixos...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59953 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 5:50 pm

Todos os namoros têm, cupincha. Casamento é pior ainda... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59954 Mensagem por Bender » Qui Ago 18, 2011 6:08 pm

Túlio escreveu:
Bender escreveu: Discordo.

Indio véio,quer dizer então que a nossa Força Aérea não poderia ter a atitude "egoista" de comprar suas merrequinhas de duzias de caças,sem dar alguma espécie de "rebarba" e satisfação para a tal de Embraer? Será mesmo que em um compra direta de prateleira a Embraer tem que participar? Porque? Se a Embraer interessam somente as aeronaves comerciais que lhe dão polpudo lucro?

Abraços! Já percebeste que as ações da Embraer não fazem ´parte de meu portfólio né?

E eu discordo da tua discordância. E queres saber? Estás EXPULSO! E fuzilado, metralhado, torrado com fósforo branco e o que o sobrar eu largo pro Tóbi! [003] [003] [003] [003]

Sério agora, a EMBRAER é empresa ESTRATÉGICA no Brasil (e o seria em qualquer outro País), emprega gente aos montes de modo direto e INDIRETO e em buena parte são empregos de ótimo nível tecnológico, e ainda por cima qualifica mão de obra de primeira classe. Movimenta bilhões e bilhões todos os anos. Paga uma baba em impostos ( :twisted: fora as contribuições de campanha :twisted: ). Que governo daria um 'chega pra lá' numa empresa desse porte?

:arrow: O Brasil precisa da FAB? PRECISA! Mas a FAB faz contribuições de campanha?

:arrow: O Brasil precisa da EMBRAER? PRECISA! Mas a EMBRAER faz contribuições de campanha?

Bender véio, não sejas EMOCIONAL, entendes de política muito mais do que eu vou levar dez vidas para entender, a qual das duas o GF daria preferência? À merreca de caças para defenderem céus que ninguém se importa se são ou não defendidos ou a uma das maiores indústrias aeronáuticas do mundo - que incidentalmente fica aqui mas que aposto que seria recebida de braços (e bolsos) abertos na China, por exemplo - querendo crescer mais, de mãos dadas com a Boeing?

Tá, e qual o interesse DA BOEING? Bueno, creio eu que se fizer um substituto BEM superior ao "fim-de-carreira" 737 junto com a EMBRAER:

:arrow: Elimina um competidor CERTO (é ÓBVIO que o próximo passo da EMBRAER vai ser na direção do mercado atualmente dividido entre 737 e A320, KC-390 é pouco mais que cortina de fumaça), transformando-o em SÓCIO!

:arrow: Dá um senhor coice na bunda da Airbus, que terá de desenvolver sozinha um substituto COMPETITIVO para o obsolescente A320, e isso numa Europa economicamente aos cacos.

Não, a Boeing não é BOAZINHA, age friamente e provavelmente obterá o que quer. COM A EMBRAER!



É o que penso. 8-]
Já me reerguendo e juntando os pedaços queimados da minha lataria enferrujada,dira ao ex indio véio e agora cara pálida defensor das grandes corporações,que é óbvio que tens minha concordância quanto a posição estratégica da referida empresa no que se refere as contribuições de campanha.

Mas,sem querer realçar mais ainda a chatisse extrema que já faz parte inarredável da minha biografia aqui neste muro das lamentações ,te digo que antes de olhar esta questão sobre o prisma da minha emocional e falsa inocência política,olho com os olhos maldosos da flagrante mistura dos interesses menores revestidos pelo falso manto dos maiores,de industrias privadas supostamente influindo decisivamente em questões fundamentais de estado,e com a anuência de uma das forças militares do país,que ai sim em minha inocência política se configuraria a deblaque e total admissão por parte do estado que o pais renega sua independência externa e política em favor de um bom negócio privado para alguns conhecidos.

Estrategicamente falando agora do âmbito militar, a Embraer hoje é muito importante para a lodjinha de tuning do Jacó,com quem faz parcerias habituais e sua ultima grande contribuição para as FAs brasileiras foi um turbo hélice no qual fez o projeto no cad e manufaturou a fuzelagem. Não tem interesse sequer em fazer um vant! Lucro baixo...aeromodelos...hummm...

Mas não nego que quando pega uma gripe no mercado financeiro mundial,estrategicamente não se furta a mandar 4000 de seus colaboradores qualificados de primeiro mundo para o olho da rua,para não afetar seu balanço.
Existe uma maneira patológica e insistentemente deformada de se tratar e se referir a Embraer,principalmente entre os políticos brasileiros.

A Embraer foi privatizada,não trabalha mais a serviço do Brasil (a não ser na balança comercial...) a custa de prejuizos,trabalha a serviço de seus acionistas em busca de máximos lucros,nem que para isso tenha que pegar carona e influenciar na decisão de uma compra caríssima e estratégica que será paga com dinheiro de impostos. Sim estes mesmos que reclamas em tua assinatura,de contribuinte rebelde . :twisted:

Daqui a pouco vou começar a imaginar coisas e achar que a FAB através do Copac esta fazendo a escolha dos melhores caças para o Brasil, de acordo com as melhores conveniências "estritamente técnicas" (ou comerciais?)da Embraer,seriam então os melhores caças para Embraer? ou seriam os:"melhores negócios"?

Tá com carinha de um "contubérnio" isso ai. (@Brizola)

Após ser gravemente afetado pelo fósforo branco,acho que é isso que penso...penso? :shock:

Grande abraço!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59955 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 6:13 pm

Cupincha, não creio que seja a FAB: é o GF! Esse mesmo que está aí (e qualquer outro que estivesse) teria de fazer a famigerada Escolha de Sofia... 8-]




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