Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ZeRo4
Sênior
Sênior

Re: Blindados Policiais

#61 Mensagem por ZeRo4 » Qui Ago 18, 2011 12:18 pm

Eu acho o blindado da Inbra excelente!!! Mas tbm não creio que fora do RJ haja tantos locais para utilização de carros desse tipo.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#62 Mensagem por ZeRo4 » Qui Ago 18, 2011 12:20 pm

Túlio escreveu:Talvez, no caso do Rio, fosse mais negócio investir em mais helis blindados - blindagem removível. São caros mas têm muito mais usos do que carros blindados...
Eles acabam sendo caros demais para o que realmente podem fazer, que é a fase inicial de uma incursão.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6452 vezes
Agradeceram: 6813 vezes
Contato:

#63 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 12:29 pm

Mas fazem também busca e salvamento, combate a incêndios, reconhecimento, auxílio a perseguições de criminosos, tudo o que um carro blindado não faz - ou faz com grande dificuldade (e ainda transportam tropas). A Copa está aí... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#64 Mensagem por ZeRo4 » Qui Ago 18, 2011 12:32 pm

Mas ai eles não tem necessidade de serem Blindados, Túilio! Acho que o papo aqui é VTR Blindada... se falamos em Helis, naturalmente pensamos neles como Helis blindados tbm (mesmo que vc tenha colocado "removível").

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#65 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 12:40 pm

Concordo. Propus uma ALTERNATIVA muito mais palatável, a Copa está aí, os helis poderiam vir com verba FEDERAL e são uma visão menos agressiva (quem não está acostumado a ver heli voando sobre grandes cidades?) aos turistas copeiros e cidadãos em geral. Blindado na rua quer dizer encrenca da grossa e isso costuma enervar as pessoas comuns, já heli...

Sobre uso de blindados de lagartas, não me parece que as FFAA estejam felizes tendo que se meter em ações POLICIAIS, há um ranço forte aí. Claro que recebendo ordem eles vão mas de má vontade e despreparados para isso. Teve aquele caso do Tenente, vai acabar dando mais treta e possivelmente PIOR!

E duvido que o EB deixe uma corporação policial adquirir um blindado da classe do M113... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#66 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 12:50 pm

PRick escreveu:O melhor é continuar a usar os Blindados da MB para essa tarefa, melhor que usar as escavadeiras, mas agora acho que nem vai precisar mais, depois do Complexo do Alemão o pessoal já entendeu que não dá para bater de frente com as forças de segurança, a nova tática é fugir.

O galho ainda está no preço dos blindados, para uma PM comprar uma quantidade boa, só com financiamento subsidiado.

[]´s
Túlio escreveu:Talvez, no caso do Rio, fosse mais negócio investir em mais helis blindados - blindagem removível. São caros mas têm muito mais usos do que carros blindados...
Também acho um desperdício de dinheiro público uma polícia, seja ela qual for, investir tanto em um veículo para uma atividade tão específica, alem do que, se adquirir apenas uma unidade a possibilidade dele estar indisponível quando a situação o exigir, como aconteceu com o heli blindado, é muito alta.

Porem existe outra alternativa, na verdade duas:

1º. O Exército poderia criar um pelotão (4 carros) de M113 com capacitação para operações GLO. Essa unidade poderia ser o 28º BIL (antigo 28º BIB e mais antigo ainda 1º BCCL), que operou esse tipo de veículo até bem pouco tempo, alem de ser uma unidade especificamente GLO, ou o 13º R C Mec, que é a unidade de Cavalaria da Brigada Leve.

2º. Criar um pelotão blindado para a Força de Segurança Nacional, também capacitado para operações GLO, e que seria operado por integrantes do EB e/ou CFN.

Ambas as opções seriam interessantes, pois poderiam ser deslocados para qualquer parte do Brasil, assim que a situação exigisse, e não ficariam restritos a um único usuário.

Porem também existem dois inconvenientes:

1º. A logística para operacionalizar deslocamentos rápidos de VBTP pelo Brasil seria bem complicada;

2º. A blindagem do M113 deve ser reforçada, pois ela é inferior aos dos blindados táticos da PMERJ, e não resiste a disparos de fuzil a curta distância.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
ZeRo4
Sênior
Sênior

#67 Mensagem por ZeRo4 » Qui Ago 18, 2011 12:55 pm

Mas que raio de Cidade precisaria de um M-113 que não fosse o Rio de Janeiro? Eu não vislumbro nenhuma outra cidade no Brasil com essa necessidade, acho que nem mesmo necessidade de um carro blindado específico... a situação do RJ é atípica demais e mesmo assim em apenas algumas localidades.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#68 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 1:02 pm

ZeRo4 escreveu:Mas que raio de Cidade precisaria de um M-113 que não fosse o Rio de Janeiro? Eu não vislumbro nenhuma outra cidade no Brasil com essa necessidade, acho que nem mesmo necessidade de um carro blindado específico... a situação do RJ é atípica demais e mesmo assim em apenas algumas localidades.

Aí concordo, se é para usar esse tipo de carro só o Rio precisa, ficando baseado lá mesmo, pois. Interessante a sugestão do Paulo sobre o 28º BIL (mas teria que ser uma unidade ou subunidade GLO baseada no Rio), que talvez eliminasse ao menos PARTE do ranço militar contra ações policiais.

Então, seria um M113 com blindagem reforçada - para mim o mais fácil, é todo reto, quase um caixote motorizado com lagartas - e aquela casinha que vai em cima do Caveirão e onde fica um soldado com fuzil (que eu saiba, o EB não liberou metralhadora para isso).

Mas eu preferia helis... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#69 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 1:13 pm

Será que realmente não temos necessidade disso?

Lembre-se esses são veículos usados em ultimo recurso. Na maioria das vezes a simples existência deles já inibe uma ação da qual eles podem ser necessários. Não é apenas no Rio de Janeiro onde existem “feudos” com total ausência do Estado e que a policia tem dificuldade de operar.

Olhando apenas pela necessidade, imaginemos uma típica cidadezinha estadunidense do interior, com menos de 10 mil habitantes. Ela não tem necessidade de uma viatura assim, mas caso precise:
http://www.defenseindustrydaily.com/images/LAND_M113_SWAT_Doraville_lg.jpg
Como ela, existem outras dezenas.

Um veículo desse tipo dá enormes possibilidades as forças de policia, igual quando a PMESP estava operando com os Super Pumas da FAB, o problema é que seu custo é alto, porem se for uma unidade para o Brasil inteiro, não levando em conta as dificuldades de translado, pode ser uma possibilidade interessante.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#70 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 1:18 pm

Paulo, nos EUA não há um órgão MILITAR controlando armas e munições, há um órgão CIVIL, o ATF. Necas de R-105, que considera um sujeito morto por um Magnum 44 mais morto do que um morto por um 22LR.. Não há um Exército ainda assustado com a Intentona de 1935. A legislação sobre posse e uso de veículos como o da tua foto é bem outra. Lá as polícias são POLÍCIAS, não Forças Auxiliares militarizadas e subordinadas ao Exército. Nem comparar... :wink: 8-]

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#71 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 1:25 pm

Túlio escreveu:Paulo, nos EUA não há um órgão MILITAR controlando armas e munições, há um órgão CIVIL, o ATF. Necas de R-105, que considera um sujeito morto por um Magnum 44 mais morto do que um morto por um 22LR.. Não há um Exército ainda assustado com a Intentona de 1935. A legislação sobre posse e uso de veículos como o da tua foto é bem outra. Lá as polícias são POLÍCIAS, não Forças Auxiliares militarizadas e subordinadas ao Exército. Nem comparar... :wink: 8-]
Túlio, da uma lida novamente no que escrevi a cerca de 30 minutos atras:
1º. O Exército poderia criar um pelotão (4 carros) de M113 com capacitação para operações GLO. Essa unidade poderia ser o 28º BIL (antigo 28º BIB e mais antigo ainda 1º BCCL), que operou esse tipo de veículo até bem pouco tempo, alem de ser uma unidade especificamente GLO, ou o 13º R C Mec, que é a unidade de Cavalaria da Brigada Leve.

2º. Criar um pelotão blindado para a Força de Segurança Nacional, também capacitado para operações GLO, e que seria operado por integrantes do EB e/ou CFN.

Abraços,
Paulo Bastos

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#72 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 1:32 pm

Não, Paulo, meu post se referia ao teu, imediatamente anterior, onde aparece aquela foto de um blindado da SWAT. Quis apenas demonstrar a inviabilidade do conceito entre nós. Quanto ao post que agora citaste, já tinha concordado... :wink: 8-]

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#73 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 1:43 pm

Túlio escreveu:Não, Paulo, meu post se referia ao teu, imediatamente anterior, onde aparece aquela foto de um blindado da SWAT. Quis apenas demonstrar a inviabilidade do conceito entre nós. Quanto ao post que agora citaste, já tinha concordado... :wink: 8-]
Ops, falha nossa :oops:

Abraços,
Paulo

ZeRo4
Sênior
Sênior

#74 Mensagem por ZeRo4 » Qui Ago 18, 2011 1:43 pm

Eu tbm acho que não dá pra comparar os EUA! são outros 500! A realidade lá é outra, M-113 lá deve sobrar que nem... sei lá o quê! Aqui no Brasil a coisa muda de figura! a manutenção de um carro blindado do tipo Caveirão já é complicadíssima, fico imaginando de um M-113!

Na minha opinião não dá... acho que o dinheiro seria melhor investido em outras prioridades! Não estou nem dizendo que apenas no RJ há feudos onde a Polícia não entra ou tem enorme dificuldade de entrar, mas é notória que aqui a situação é generalizada.

felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#75 Mensagem por felipexion » Qui Ago 18, 2011 2:37 pm

Paulo Bastos escreveu:
Túlio escreveu:Pois eu dirias que a vagabagem já aprendeu que pneu fura, eles têm - vi na tv - aqueles trecos que a gente abre/desdobra e é prego pra tudo que é lado. Que tale um de lagartas de borracha/metal?
Tulio, como ja disse aqui mesmo nesse tópico e na ultima edição da revista Tecnologia e Defesa - Segurança, a PMERJ precisa atualmente de um veículo rompedor, uma espécie de Aríete moderno, que seria um veículo de engenharia blindado, nivel IV (ABNT-NBR 15000:2005), sob-lagartas, que iria na frente dos blindados táticos, destruindo as barreiras de concreto ou carros tombados e abrindo a passagem para os outros, como fizeram os M113 e Camanf do CFN recentemenete, porem esses são veículos caros de adquirir e manter, alem de serem limitados a uma tarefa muito específica, que esperamos que em breve não sejam mais necessários. Isso abre uma séria discussão: será que a polícia deve adquirir um veículo desse?

Abraços,
Paulo Bastos
E se houvesse a doação de alguns M-113 por parte do EB para a PMERJ? Haveria o uso das carretas de transporte do CFN ou EB e ainda poderia haver o auxílio por parte da manutenção do blindado. Poderia diminuir os custos.
Ficar dependente toda a vida de blindado do CFN é que não dá.

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Responder