Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
lubra
Avançado
Avançado

Re: Blindados Policiais

#31 Mensagem por lubra » Qua Ago 17, 2011 2:24 am

vc já ouviu falar de fogo amigo?

Saudações,
Luciano.

Léo Brito
Avançado
Avançado
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#32 Mensagem por Léo Brito » Qua Ago 17, 2011 5:44 am

henriquejr escreveu:Sinceramente, não vejo qualquer custo/beneficio das PMs investirem tanto dinheiro em veiculos blindados como estes, com excessão da polícia do RJ, pelos motivos que todos aqui conhecem! Não consigo imaginar qual o emprego prático que a PMPR teria com um blindado de mais de 500 mil reais!!! Este dinheiro seria muito melhor empregado na compra de equipamentos (armas, coletes, fardamento de melhor qualidade, etc) e no treinamento dos policiais!

Acho que, tirando o RJ, o único estado que TALVEZ justificasse a utilização de blindados especializados em algumas situações seria a Bahia (Salvador ta um caso sério!), por causa de algumas áreas onde a entrada das forças policiais é bem dificil (não inacessível, diga-se de passagem)!

Aqui já tem um "blindado"(carro forte adaptado...)
Salvador tá muito tensa, se o .gov não cair pra dentro, vira Iraque... Inclusive já tem música com apologia, falando em "tipo colombia" e "Faixa de Gaza".

"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 17, 2011 7:50 am

Léo Brito escreveu: Aqui já tem um "blindado"(carro forte adaptado...)
Salvador tá muito tensa, se o .gov não cair pra dentro, vira Iraque... Inclusive já tem música com apologia, falando em "tipo colombia" e "Faixa de Gaza".
Em 20 dezembro de 2010, o Batalhão de Choque (CHOQUE), da PMBA, apresentou o seu blindado, chamado de Veículo de Apoio Tático (VAT), que foi doado pela empresa Nordeste Segurança à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado. A imprensa sensacionalista baiana ja tratou de arrumar um nome de impacto para apelidado-lo em suas manchetes: "Miseravão", em alusão ao "Caveirão" carioca.

http://anjosguardioes.com/uploadfotos/noticias/2010/Dezembro/Caveirao_1.jpg

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#34 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 17, 2011 7:53 am

Frederico Vitor escreveu:Paulo, infelizmente minhas informações são nulas em relação ao blindado da PMGO. Sei apenas que ele também é oriundo de uma empresa de transporte de valores, e teve que sofrer algumas modificações. Para mim é uma grande novidade esse blindado da PCGO. Desde que mudei para Brasília, venho perdendo contato com fontes na PMGO. :cry: :cry:
Isso é uma pena, pois o blindado da PMGO é um dos veículos que possuo menos informações.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1189 vezes
Agradeceram: 2992 vezes

#35 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Ago 17, 2011 8:10 am

Meus senhores na UE onde a situação é muito mais tranquila todos os países têm blindados para situações extraordinárias. Em Portugal tanto a Unidade Especial de Policia como a Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Repúblicana têm blindados. Os da GNR na verdade foram adquiridos para o Afeganistão, mas a GNR continua a usá-los em vários TO (Bósnia, Timor, etc).

:arrow: http://www.operacional.pt/segurex-2011/

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#36 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 17, 2011 9:39 am

Senhores, em minha humilde opinião, as polícias militares têm a necessidade de dois tipos distintos de veículos blindados:

1. Veículos CDC (Controle de Distúrbios Civis): Blindados que apóiam as tropas de choque na dissolução de manivestações ou controle de turbas. Geralmente possuem ssitemas de armas não letais, como canhão d’agua e lançadores de produtos químicos incapacitantes, como o gás lacrimogêneo, e possuem baixa proteção blindada, geralmente nível II. No Brasil o BPChq da PMESP e o BOPE da PMDF utilizam os Massari Centurion e a BE da PMMG utiliza o Alcatraz anti-motim da Amalcaburio.

2.Veículos táticos: São veículos blindados que visam dar apoio a unidades de policia em missões onde existe um forte perigo de enfrentamento com meliantes armados, que colocariam em risco a vida de policiais. Esses veículos também são utilizados para evasão e resgate de policiais e feridos em situação de risco e possuem uma elevada proteção blindada III ou III+. No Brasil suas ações são bastante conhecidas pelo destaque que a Mídia da aos “Caveirões” da PMERJ. Alem dessa a O BOPE da PMAL, o CHOQUE da PMBA, o BOPE da PMDF, o COE da PMGO, o GATE da PMMG, o BME e o 8º GRT da PMSC e o Choque da PMSE usam esses veículos.

Porem no Estado do Rio de Janeiro, ressente da necessidade de um outro tipo de blindado, um veículo de engenharia, sobre lagartas, e com blindagem mais pesada (Nivel IV), que assumiria a função de um moderno aríete, rompendo os obstáculos colocados pelos bandidos e servindo de ponta de lança em uma operação de veículos táticos. Essa necessidade é visível quando os blindados do CFN auxiliam a PMERJ em algumas operações.

Agora duas coisas me chamam a atenção:

Primeiro, as Polícias Civis dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo também possuem esse tipo de viatura, sendo que essas são polícias investigativas e não ostensivas, o que gera um certo questionamento em relação a necessidade das mesmas. Vejam que alguns dos Estados que a PC possui esse tipo de veículo, a PM não tem!

Segundo, a maioria das aquisições desses veículos ocorreu a partir de 2009, sendo em sua maioria carros fortes usados, doados as secretarias de segurança dos Estados e convertidos em diversas oficinas, por um custo de até R$ 100 mil. O mais interessante que em alguns casos esses recursos partem das prefeituras, como no caso da Policia Civil de Ribeirão Preto/SP e da Polícia Militar de Joinvile/SC. É algo que me lembra a “frebre” das ambulâncias na década passada.

Abraços,
Paulo Bastos

Editado pela última vez por Paulo Bastos em Qua Ago 17, 2011 10:05 am, em um total de 1 vez.
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#37 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Ago 17, 2011 9:56 am

Paulo Bastos escreveu:
Frederico Vitor escreveu:Paulo, infelizmente minhas informações são nulas em relação ao blindado da PMGO. Sei apenas que ele também é oriundo de uma empresa de transporte de valores, e teve que sofrer algumas modificações. Para mim é uma grande novidade esse blindado da PCGO. Desde que mudei para Brasília, venho perdendo contato com fontes na PMGO. :cry: :cry:
Isso é uma pena, pois o blindado da PMGO é um dos veículos que possuo menos informações.

Abraços,
Paulo Bastos
Em breve teremos informações. Vou tentar pesquisar e entrar em contato com colegas da PM5 da PMGO. Acho que eles podem me ajudar.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5944 vezes
Agradeceram: 3343 vezes

#38 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 17, 2011 10:07 am

Paulo Bastos escreveu:Olha, eu não tenho acesso aos projetos da Avibras, e também não morro de simpatia pela empresa só pelo fato de ser nacional, mas devo admitir que ela possui muitos projetos bons, entre eles aposto também no Guará, que seria um veículo blindado leve em um chassi consagrado como o UNIMOG.

O Protótipo do AV-VB4 RE Guará foi enviado ao Haiti para operar em um tipo de missão típica de policia, alem de a própria Avibras oferecer uma versão especializada: o Guará AV-BOPE TP 10.

E levando em conta somente o que ja foi demonstrado até o momento, credito mais na Avibras para desenvolver e produzir um veículo desse tipo que na Inbra.

Abraços,
Paulo Bastos
Eu tenho conhecimento, via T&D, acho, da versão policial do AV-BOPE da empresa. Acredito sinceramente que se a coisa pública em matéria de segurança fosse diferente e tratada mais a sério em nosso país, hoje a Avibrás com certeza teria um leque de veículos bem maior e variado do que apenas este citado. E o melhor, seriam veiculos projetados para a missão específica, diferentemente do vem ocorrendo nas PM's dos estados, onde não existe uma politica definida e coerente sobre a aquicisão e uso deste tipo de veiculos, que como argui anteriormente, ainda causam muita discriminação e arrepios ao politicos de plantão, que guardam a imagem dos mesmos com a repressão do regime militar.

Acredito que se não superarmos estas imagens e este tipo de visão que se tem destes veiculos, pouco se poderá fazer para produzirmos uma cultura de ações de controle civil e as típicas GLO das ffaa's, que acho, inclusive, também deveriam pensar na aquisição deste tipo de veículos, já que o poder público estão vocacionando-as cada vez a este tipo de emprego.

Ainda em tempo, diga-se de passagem, e nisto devo concordar com você, há no Brasil uma carencia muito grande de projetos originais de veiculos anti-disturbio e tático, haja vista, o desconhecimento e a ausência de compromisso do poder público com a temática, que diga-se também de passagem, causa um certo imbróglio no trato pelos poderes constituidos, que não tem, por assim dizer, condições "psicológicas" e ideológicas de emfrentar a temática sem maiores percalços do ponto de vista retórico.

Quem sabe, com estes grandes eventos que se avizinham, a coisa seja melhor tratada no ambito profissional e menos passional.

abs.

Carpe Diem
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#39 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 17, 2011 10:22 am

FCarvalho escreveu:Quem sabe, com estes grandes eventos que se avizinham, a coisa seja melhor tratada no ambito profissional e menos passional.
Olha, isso é a coisa mais difícil de conseguir, a começar pelas discussões no fórum, onde a passionalidade quase sempre prevalece.... :roll: :roll: :roll: :roll:

Abraços,
Paulo Bastos

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#40 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 17, 2011 11:05 am

Paulo Bastos escreveu:Agora duas coisas me chamam a atenção:

Primeiro, as Polícias Civis dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo também possuem esse tipo de viatura, sendo que essas são polícias investigativas e não ostensivas, o que gera um certo questionamento em relação a necessidade das mesmas. Vejam que alguns dos Estados que a PC possui esse tipo de veículo, a PM não tem!

Segundo, a maioria das aquisições desses veículos ocorreu a partir de 2009, sendo em sua maioria carros fortes usados, doados as secretarias de segurança dos Estados e convertidos em diversas oficinas, por um custo de até R$ 100 mil. O mais interessante que em alguns casos esses recursos partem das prefeituras, como no caso da Policia Civil de Ribeirão Preto/SP e da Polícia Militar de Joinvile/SC. É algo que me lembra a “febre” das ambulâncias na década passada.
Esqueci de citar o que seria, em minha opinião, a maior das estranhezas de blindados em forças policiais no Brasil: Mercedes Blindado, pintado nas cores da SWAT, e doado pela Polícia Federal em março deste ano a GUARDA CIVIL DE PIRACICABA, de São Paulo, ou seja um blindado tático para uma Guarda Municipal de cidade de interior.
http://1.bp.blogspot.com/-8EbumpoShVE/TeQzaViO2BI/AAAAAAAAFXM/bz2kza1L03s/s1600/caveir%25C3%25A3o+5.bmp
http://www.rac.com.br/multimidia/imagens/2011/06/04/04GP00FOT01G.jpg
Fotos: Cláudio Coradini, via RAC.com.br

Outro detalhe interessante a respeito de São Paulo é o fato da PMESP não demonstrar nenhum interesse nesse tipo de veículo, estando preocupado apenas com a substituição de seus 4 veículos de CDC Massari Centurion, adquiridos em 1998, apesar do antigo ATAC de Campinas utilizar um blindado tático nos anos 90.

Todavia, porem, contudo, em outubro de 2010, o Grupo de Operações Especiais, da Policia Civil de Ribeirão Preto, apresentou seu “Blindado Tático”, que é um veículo de transporte de valores doado pela empresa Brics a Prefeitura e cuja adaptação foi feita pela empresa Mib Blindados ao custo de R$ 54 mil, sendo que R$ 50 mil “saíram de emendas propostas pelo vereador Samuel Zanferdini (PMDB), que é delegado”, “como parte dos R$ 150 mil que cada vereador recebe ao ano por iniciativa da prefeita Dárcy Vera para direcionamento a obras e serviços públicos que eles considerem prioritários.”, de acordo com a imprensa local.
http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/10295129.jpeg
Foto: Edson Silva/Folhapress

Isso chega a ser folclórico, de tão bizarro!!!! [000] [000] [000]

Abraços,
Paulo Bastos

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 414 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#41 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 17, 2011 2:04 pm

Que bizarro! Vou sair de Valinhos nesse instante pra dar uma chegada em Piracicaba e ver esse trambolho!

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#42 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 17, 2011 2:06 pm

glauberprestes escreveu:Que bizarro! Vou sair de Valinhos nesse instante pra dar uma chegada em Piracicaba e ver esse trambolho!
Por favor, não esqueça a maquina fotográfica!!!! :shock:

Abraços,
Paulo Bastos

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6452 vezes
Agradeceram: 6813 vezes
Contato:

#43 Mensagem por Túlio » Qua Ago 17, 2011 3:03 pm

Achei isso sobre o ESCORPIÃO, da PCGO...

http://routenews.com.br/index/?p=6770

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 414 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#44 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 17, 2011 3:23 pm

Paulo Bastos escreveu:
glauberprestes escreveu:Que bizarro! Vou sair de Valinhos nesse instante pra dar uma chegada em Piracicaba e ver esse trambolho!
Por favor, não esqueça a maquina fotográfica!!!! :shock:

Abraços,
Paulo Bastos
Porra... consegui furar 2 pneus saindo de casa! Viagem adiada.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
P. K. Liulba

#45 Mensagem por P. K. Liulba » Qua Ago 17, 2011 3:35 pm

As polícias recebem blindados de transporte de valores de bom grado. É evidente que um veículo especialmente projetado teria melhor desempenho. Um veículo como o "Gladiador" no entanto, não me parece muito útil, já que as polícias buscam um transporte que possa levar um número maior de policiais. Esta necessidade levou a uma famosa "improvisação" do BOPE-RJ, o "Novo Caveirão":
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,15427850-EX,00.jpg

O "Novo Caveirão" sofre muito com quebras, devido ao excesso de peso, algo que um projeto dedicado resolveria sem problemas e com um desempenho superior, tal como o russo "Typhoon" da KAMAZ:
http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/08/Kamaz-Typhonn-Plano-Brasil-4.jpg

Responder