A estrutura tem sim que ser reforçada, mas o ganho de estabilidade e na relação comprimento/boca de cada casco é tamanho que o eventual aumento do peso estrutural é compensado com larga folga por um aumento ligeiro do deslocamento, desde que a distância entre os cascos não seja grande demais.tflash escreveu:Eu não sou engenheiro mas tenho sérias dúvidas em relação a esses desenhos.
Acho que já disse aqui. Dois ou mais cascos ligados entre si por uma plataforma precisam de um reforço desgraçado na junção. Num veleiro catamaram, as dimensões permitem isso, num navio do tamanho de um PA, tenho sérias dúvidas.
Por estas razões gosto muito do conceito de multicascos para navios militares, mas acho que um design catamarã como o mostrado poderia ter problemas no caso de avaria assimétrica, o que poderia limitar sua velocidade a ponto de impedir a operação de aeronaves. Acho mais viável um conceito trimarã como o da figura abaixo. Neste caso os cascos laterais até servem de proteção para o casco central, onde estão instalados os propulsores (hélices):
Outra proposta muito interessante seria a de um casco duplo assimétrico, com o casco principal longo e relativamente estreito, quase como em um PA comum, mas com um casco bem menor e ainda mais estreito no lado de um convôo alargado, apoiando-o na água para um lado ou impedindo que vire para o outro com seu simples peso (como em certas canoas polinésias, que levam um tronco apoiado a certa distância de um só lado do casco). Os propulsores ficam instalados apenas no casco maior.
Leandro G. Card