Porta-Aviões

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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LeandroGCard
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Re: Porta-Aviões

#1771 Mensagem por LeandroGCard » Seg Ago 08, 2011 10:35 pm

tflash escreveu:Eu não sou engenheiro mas tenho sérias dúvidas em relação a esses desenhos.

Acho que já disse aqui. Dois ou mais cascos ligados entre si por uma plataforma precisam de um reforço desgraçado na junção. Num veleiro catamaram, as dimensões permitem isso, num navio do tamanho de um PA, tenho sérias dúvidas.
A estrutura tem sim que ser reforçada, mas o ganho de estabilidade e na relação comprimento/boca de cada casco é tamanho que o eventual aumento do peso estrutural é compensado com larga folga por um aumento ligeiro do deslocamento, desde que a distância entre os cascos não seja grande demais.

Por estas razões gosto muito do conceito de multicascos para navios militares, mas acho que um design catamarã como o mostrado poderia ter problemas no caso de avaria assimétrica, o que poderia limitar sua velocidade a ponto de impedir a operação de aeronaves. Acho mais viável um conceito trimarã como o da figura abaixo. Neste caso os cascos laterais até servem de proteção para o casco central, onde estão instalados os propulsores (hélices):

Imagem

Outra proposta muito interessante seria a de um casco duplo assimétrico, com o casco principal longo e relativamente estreito, quase como em um PA comum, mas com um casco bem menor e ainda mais estreito no lado de um convôo alargado, apoiando-o na água para um lado ou impedindo que vire para o outro com seu simples peso (como em certas canoas polinésias, que levam um tronco apoiado a certa distância de um só lado do casco). Os propulsores ficam instalados apenas no casco maior.


Leandro G. Card




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Re: Porta-Aviões

#1772 Mensagem por pt » Ter Ago 09, 2011 9:12 am

O porta-aviões catamarã não é uma invenção chinesa.
Ele foi apresentado em meados dos anos 90 à marinha americana pelo estudio de design Whitney, Bradley & Brown como futuro CVX. Ele incluia uma mistura de catapultas com rampa Ski-Jump. Uma das catapultas seria dedicada ao lançamento de UAV's.
Os elevadores eram centrais e a torre de controlo também estava ao meio.

O desenho chinês, é apenas uma edição em três dimensões de uma extrapolação da ideia.




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Re: Porta-Aviões

#1773 Mensagem por tflash » Ter Ago 09, 2011 12:16 pm

Hoje em dia já é possível que um utilizador médio faça um 3d com aquela qualidade e até já existem ferramentas gratuitas para isso (para quem estiver interessado é o blender). Eu não sei qual é a origem das imagens mas pode ser apenas um entusiasta.

Os conceitos que o Leandro apresentou são na minha opinião de leigo, os mais viáveis já que não estamos a lidar com cascos idênticos. Naqueles desenhos é que eu fico com a impressão que dois cascos enormes, ligados entre si por uma plataforma superior, iam ter problemas nessa plataforma.




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Re: Porta-Aviões

#1774 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Ago 10, 2011 11:06 am

China lança primeiro porta-aviões em viagem inaugural

Imagem

A China lançou seu primeiro porta-aviões para uma viagem inaugural nesta quarta-feira, em uma medida que deve impulsionar o orgulho patriótico no país mas gerar nervosismo no exterior sobre as ambições navais de Pequim.

A aguardada estreia do navio, um ex-porta-aviões soviético reformado, marcou um passo adiante no plano de longo prazo da China de montar uma força naval que possa projetar poder na região asiática, onde os mares são ocupados por faixas de embarcações comerciais e complicadas disputas territoriais.

"Sua importância simbólica supera sua importância prática", disse Ni Lexiong, um especialista em política marítima chinesa da Universidade de Ciências Políticas e Direito da Universidade de Xangai.

"Já somos uma potência marítima, e portanto precisamos da força adequada, seja em porta-aviões ou navios e guerra, assim como os Estados Unidos ou o império britânico", disse ele por entrevista telefônica.

O porta-aviões "deixou o estaleiro no porto de Dalian, na província de Liaoning, na manhã desta quarta-feira para começar sua primeira tentativa no mar", disse a agência de notícias Xinhua, descrevendo a viagem como experimental para um navio ainda inacabado.

O porta-aviões, que tem cerca de 300 metros de comprimento, passou por névoas e soou o berrante três vezes ao deixar o porto, disse a agência Xinhua. A China tem construído novos submarinos, navios e mísseis balísticos anti-navios como parte de sua modernização naval.

A crescente presença marítima do país gerou nervosismo na região por conta das históricas disputas territoriais, que poderiam acelerar uma expansão militar em toda a Ásia.

No ano passado, a China se envolveu em conflitos com o Japão, o Vietnã e as Filipinas. Os incidentes - colisão de barcos e acusações de incursões territoriais - têm sido pequenos, mas o desentendimento diplomático aumentou diversas vezes.
fonte: DefesaNet




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Re: Porta-Aviões

#1775 Mensagem por xatoux » Qui Ago 11, 2011 10:16 am

Gente é só um casino, só nao vai ficar ancorado, ira percorrer o mundo para a alegria dos fanáticos por blackjack :D




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Re: Porta-Aviões

#1776 Mensagem por soultrain » Qui Ago 11, 2011 4:03 pm

tflash escreveu:Hoje em dia já é possível que um utilizador médio faça um 3d com aquela qualidade e até já existem ferramentas gratuitas para isso (para quem estiver interessado é o blender). Eu não sei qual é a origem das imagens mas pode ser apenas um entusiasta.

Os conceitos que o Leandro apresentou são na minha opinião de leigo, os mais viáveis já que não estamos a lidar com cascos idênticos. Naqueles desenhos é que eu fico com a impressão que dois cascos enormes, ligados entre si por uma plataforma superior, iam ter problemas nessa plataforma.
Ainda não percebi...

Aquilo é um catamarâ, existem Catamarâ gigantescos, aquele é maior sem duvida. Não consegue ver a união dos cascos, não consegue ver abaixo da linha de água se é um catamarã SWATH, que consegue velocidades estonteantes, (com grande poupança de combustivel) com ondas com mais de 12 metros, neste caso devido a escala bem maiores, é o desenho do casco dos catamarãs rápidos de passageiros.

A nível de estrutura não vejo qualquer impedimento a um desenho do tipo, não sei se terá vantagens que superem as desvantagens, mas tecnicamente parece-me perfeitamente possível.

Veja por exemplo o USNS Impeccable, ou o Type 751 Planet Alemão.

de boa leitura:
http://usaboatreview.com/archives/2009/ ... ships.html





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: Porta-Aviões

#1777 Mensagem por coringa1 » Qui Ago 11, 2011 11:36 pm

pt escreveu:O porta-aviões catamarã não é uma invenção chinesa.
Ele foi apresentado em meados dos anos 90 à marinha americana pelo estudio de design Whitney, Bradley & Brown como futuro CVX. Ele incluia uma mistura de catapultas com rampa Ski-Jump. Uma das catapultas seria dedicada ao lançamento de UAV's.
Os elevadores eram centrais e a torre de controlo também estava ao meio.

O desenho chinês, é apenas uma edição em três dimensões de uma extrapolação da ideia.
Que visão de mercado e de futuro :shock:




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Re: Porta-Aviões

#1778 Mensagem por old » Sáb Ago 13, 2011 5:44 am

Sobra alguno que aun no está (Queen Elizabeth) otros que no llevan Aviones (Mistral Dokdo Hyuga Ocean), otros desactivados ( Invincible) y otros de dudosa utilidad o con mas de medio siglo (Sao Paulo/Viraat) pero es un grafico curioso.



Imagem




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Re: Porta-Aviões

#1779 Mensagem por brasil70 » Sáb Ago 13, 2011 3:34 pm

Por que o A-12 é o mais acabado? Nem um caça no convês. [002]




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Re: Porta-Aviões

#1780 Mensagem por Brasileiro » Sáb Ago 13, 2011 4:09 pm

brasil70 escreveu:Por que o A-12 é o mais acabado? Nem um caça no convês. [002]
Porque ele é assim mesmo :mrgreen:

(ao menos por enquanto)



abraços]




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Re: Porta-Aviões

#1781 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 13, 2011 4:52 pm

brasil70 escreveu:Por que o A-12 é o mais acabado? Nem um caça no convês. [002]

Se continuares olhando a lista verás que há várias outras belonaves sem nada nada no convoo. Talvez porque as que aparecem com as ditas aeronaves sejam projetadas para levarem parte delas no convés e as outras o sejam para levar todos em hangares...




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Re: Porta-Aviões

#1782 Mensagem por Marino » Sáb Ago 13, 2011 6:23 pm

Aqueles que ainda não entendem a necessidade de PA, peço para lerem as páginas 1 e 2 deste tópico, e o de Estratégia Naval.
Por qual motivo as Marinhas que importam continuam a buscar PAs? Pensem nisso um pouco.




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Re: Porta-Aviões

#1783 Mensagem por Túlio » Dom Ago 14, 2011 11:08 am

Projeção de força. É só olhar a experiência, sem o Hermes e o Invincible os Ingleses teria PERDIDO as Falklands, apenas para citar UM exemplo...

Ademais, a 2GM mostrou que o canhão havia definitivamente sido suplantado pelo avião, como mostram casos particularmente dramáticos como o do Bismarck e o do Yamato. A área marítima controlada por um único NAe é imensamente maior que a que uma escolta - por maior e mais poderosa que seja - poderia manter. Aliás, sou tão entusiasta do NAe que considero obsoleto o uso de MAN a bordo de escoltas, me parece desperdício e a História parece me dar razão, desconheço qualquer engajamento entre belonaves de superfície em mais de meio século - exceção é o afundamento do Eilat por misilera com Styx, arma de validade desconhecida (surpresa tática, como diria Toynbee) - até então. Táticas como se misturar com traineiras de pesca só poderiam ser usadas no início de um conflito, a seguir o inimigo se adaptaria - como sempre acontece - e acabaria a moleza. MAN em escolta é para heli, em minha opinião. Saudades do Sea King...




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Re: Porta-Aviões

#1784 Mensagem por Marino » Dom Ago 14, 2011 11:30 am

Boa discussão Túlio. Na USN a missão de atacar a Força inimiga é dos aviões embarcados em PA, e não de escoltas. Mas mesmo lá os MAN estão sendo mantidos.




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Re: Porta-Aviões

#1785 Mensagem por Marino » Dom Ago 14, 2011 11:35 am

De uma notícia que postei, do Correio Brasiliense, no tópico da Marinha chinesa:
Brasil emprestou know-how
Uma fonte do Ministério da Defesa do Brasil confirmou ao Correio que os chineses receberam
um pouco do conhecimento brasileiro em porta-aviões. Um oficial da Marinha viajou à China após o
então ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinar um tratado de cooperação com aquele país, em
novembro de 2009. Os chineses estavam interessados em entender como se administra o tráfego de
aeronaves na pista dos porta-aviões, verdadeiros aeroportos flutuantes.




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