EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Ademais, não vi essa charla na MB, tipo:
- Puxa, 6000 t não são meio demais?
- Queísso, cara, aço é barato e ar é de graça...
- Tá, mas para empurrar tudo isso precisa de propulsores maiores e mais caros, maior gasto de combustível, sensores maiiores, mais potentes e mais caros...
- Putz, não é que num tinha pensado nisso?
- Pois é...
- Tem razão: vamos fazer mais umas Barroso e tá bão, afinal, NUNCA NINGUÉM VAI ENTRAR EM GUERRA CONOSCO MESMO!
- E os Scorpénes?
- Pois é, grandões e caros pra burro. Vamos fazer assim, fabricamos mais uns IKL-1500 e tá tri! Pra segurar A ARGENTINA é mais do que suficiente e vamos economizar BILHÕES!!!
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“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Bagual véio o CMT tem que sair do carro pensa bem o que é mais importante ele ficar na viatura com um canhãozinho 30 ou uma metralhadora e sem contato com todo o GC ou ele descer com o seu GC e fazer o devido ataque e pedir apoio de fogo via radio? Ou se tem dois CMT ou ele desce, VBTP não é CC no CC o CMT não desce ele fica na viatura para escolher os alvos mas em uma VBTP ele não é só CMT da viatura mas do GC também.Túlio escreveu:Muito tri isso de sair do carro e ficar comandando pelo rádio. Ainda bem que ninguém ainda inventou a GUERRA ELETRÔNICA e um dos seus corolários, o jamming de comunicações. Ademais, bem que dava para estender essa idéia e tirar os CMTs dos CCs, torres menores só com o Atirador e Auxiliar, economia em treinamento, espaço, peso...
Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Turchiello véio, para mim - paisano - um comanda o carro na torre e o outro a tropa no terreno. 12 Soldados. Quando embarcados, um comanda o grupo todo, no desembarque cada um o seu.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Não TulioTúlio escreveu:Turchiello véio, para mim - paisano - um comanda o carro na torre e o outro a tropa no terreno. 12 Soldados.
É mais ou menos assim: O Cmt da viatura é o oficial ou Sgt Cmt do GC é função dele desembarcar e coordenar o ataque, e sendo necessário ele pede apoio de fogo a viatura na qual fica o atirador e o motorista, a principio no Guarani com canhão 30 não tem auxiliar do atirador a munição deve ficar em uma fita não tendo necessidade de um auxiliar para o carregamento.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Túlio, e aí que está o negócio. PRA QUE UM COMANDANTE NO CARRO??? O Atirador é plenamente capaz de atirar e falar com o motorista, não é igual a um CC ou um Cascavel, onde o atirador tem que atirar e só, já que ele é praticamente um sniper tendo que, de preferência, atirar em um alvo longe, e acertar no primeiro tiro. O canhão de tiro rápido em uma torre ou a Remax são mais simples, você mira na direção geral do alvo e senta o dedo, isso não torna essa tarefa tão pesada que ele não seja mais capaz de gerenciar outras coisas.
Já o emprego tático vai ser ordenado pelo comandante DA TROPA, que obviamente tem que estar lá fora, mas também pode ficar, comandando as duas esquadras pelo rádio.
Agora, se sistema de comunicação fuder, aí não tem como, não importa se tem 2, 3, ou 20 lá dentro, a coordenação vai pro saco.
Já o emprego tático vai ser ordenado pelo comandante DA TROPA, que obviamente tem que estar lá fora, mas também pode ficar, comandando as duas esquadras pelo rádio.
Agora, se sistema de comunicação fuder, aí não tem como, não importa se tem 2, 3, ou 20 lá dentro, a coordenação vai pro saco.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
TulioTúlio escreveu:Muito tri isso de sair do carro e ficar comandando pelo rádio. Ainda bem que ninguém ainda inventou a GUERRA ELETRÔNICA e um dos seus corolários, o jamming de comunicações. Ademais, bem que dava para estender essa idéia e tirar os CMTs dos CCs, torres menores só com o Atirador e Auxiliar, economia em treinamento, espaço, peso...
Isto que vc está postando, considero um preciosismo. É obvio que existem jammers, mas eles podem também fazer jamming no intercom do carro. Daí o motorista não fala mais com atirador e comandante!!!!
Abraços
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Caraca, nunca tinha visto essas imagens de renderização 3D... Simplesmente lindas:
Nessa ele exagerou um pouquinho e esqueceu que o 2º eixo também esterça:
E nessas ele deu asas à imaginação na versão 8x8:
Nessa ele exagerou um pouquinho e esqueceu que o 2º eixo também esterça:
E nessas ele deu asas à imaginação na versão 8x8:
Editado pela última vez por Moccelin em Qua Ago 10, 2011 3:48 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
CarvalhoFCarvalho escreveu:Desculpe Helio, mas não me parece que Finlandia, Polonia, Africa do Sul (PATRIA AMV) ou Suiça, Austria, Portugal (PANDUR-MOWAG PIRANHA), sejam paises tão mais ricos que o Brasil. E no entanto, operam normalmente versões 8x8 de seus respectivos blindados. Isto sem contar outros operadores dos BMP-80/90 espalhados por aí pelo mundo, e que tmabém não são tão ou mais ricos que o Brasil.helio escreveu: Tulio
O comandante do Guarani quando sai do carro junto com o pelotão, fica em constante contato com o carro pois possui um rádio com fone sem fio no capacete( ao invés do telefone nos blindados antigos). Ele pode muito bem comandar o carro de fora.
Os países mais ricos podem se dar o luxo de ter um 8x8, mas países de dimensões continentais como o nosso, que dispõe de verbas minguadas apesar de ser um dos campeões de arrecadação, e o campeão insuperável do pior custo beneficio entre arrecadação e retorno à população, não pode
se dar a este luxo.
Um abraço
Hélio
Talvez nesta questão, esteja o EB realmente sendo de um pragmatismo um tanto quanto exagerado mesmo. Ou a ausência de uma doutrina mais moderna esteja infuenciando as determinações tecnicas da caracterisctica do Guarani. Ou as duas coisas juntas. Vale lembrar que o EB sabe e/ou conhece somente na teoria sobre a moderna guerra blindade/mec. Nossas experiências ainda são pautadas naquilo que aprendemos com a operação de um veiculo de mais de trinta anos de projeto. E em sendo assim, nossas doutrinas, e por consequência, o pensamento doutrinal estão/ficaram restritos aquilo que temos em mãos.
Neste sentido, fica realmente dificil esperar a geração de demandas e/ou principios diferentes, e que não aqueles aos quais o EB está, as vezes, intransigentemente, afixado.
É mera opinião minha, apenas uma especulação. Mas que fica complicado entender algumas decisões ou atitudes alhures ao que acontece no mundo lá fora, fica sim.
abs
Todos os paises que vc mencionou(exceto a Africa do sul) são paises pequenos e com um contingente muito menor. Quero ver é administrar um exercito de 200mil homens num país com dimensões continentais.
a Africa do Sul é um país que até há pouco tempo estava em guerra. Eles tem outra consciencia.
Ter equipamentos de ponta não quer dizer que temos condições de operar, tem muitos paises, principalmente do oriente médio e Africa que demonstraram isto.
Sinceramente, acho que vcs estão menosprezando o Estado Maior do EB. As decisões deles estão desprovidas de ideias utopicas de operar equipamentos caros de comprar e de operar, são perfeitamente conscientes das necessidades. Ou acham que não?
Abraços
Hélio
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Henriquehenriquejr escreveu:Não entendo como paises como o Uruguai pode se dar ao luxo de ter seus blindados 8x8 e o Brasil não! Ta certo que a quantidade que o EB terá será de milhares a mais mas se for levar em conta o tamanho e a riqueza de nosso país talvez seja até proporcional!
Acho que seria muito mais vantajoso o EB diminuir a quantidade de veiculos previsto e encomendar a versão 8x8 ou então usar o um misto das duas versões, a versão 8x8 para o transporte dos grupos de combate completo e para reconhecimento e o 6x6 para outros tipos de missões.
Não estou aqui tentando me comparar, em termos de conhecimento no assunto, aos experts no assunto, como o hélio, Reginaldo Bacchi, Paulo Bastos, etc...longe de mim ter esta pretenção pois sou apenas um leigo e curioso no assunto!
Meus comentários se deram ao perceber as limitações que a versão 6x6 poderá apresentar, principalmente no futuro, além do fato do projeto parecer seguir na contramao dos projetos de blindados de transporte de tropas sobre rodas que existentes no mundo, predominantemente 8x8!
Por favor, peço para não ser considerado um expert, mesmo porque sem nenhuma falsa modestia NÃO SOU! Sou apenas um entusiasta, como todos aqui que participam no forum. Estamos todos no mesmo nivel de conhecimento(altíssimo nivel, diga-se de passagem) , e nós( posso falar pelo Paulo e o Bacchi) estamos no forum não só para intercambio de informações ,mas também para aprendizado.
Abraços
Hélio
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Não, pow!!! Essa ele tirou de uma caixa dos "Comandos em Ação" E da lhe 80's
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Putz essas fotos acima em 3D ficaram lindas demais ,só faltou com o canhão 90mm ,mas valeu ...
Gogogas !
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Túlio escreveu:Muito tri isso de sair do carro e ficar comandando pelo rádio. Ainda bem que ninguém ainda inventou a GUERRA ELETRÔNICA e um dos seus corolários, o jamming de comunicações.
Tulio, um GC desembarcado (com o cmt) sem comunicação ainda é uma tropa de infantaria. Um Gc sem cmt e sem comunicação é bando de sd armado.
Dessa forma jamais será um sistema de armas de infantaria. Pode até ser de cavalaria, mas infantaria não.Ademais, bem que dava para estender essa idéia e tirar os CMTs dos CCs, torres menores só com o Atirador e Auxiliar, economia em treinamento, espaço, peso...
Editado pela última vez por Guerra em Qua Ago 10, 2011 9:33 pm, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Guerra
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Eu acho que um modelo assim poderia dar certo numa tropa blindada (ainda que traga problemas de unidade de comando, tio:quem manda? o cmt embarcado ou o desembarcado?), mas acho que numa mecanizada é um desperdicio. POrque o cmt do carro não vai ter tanta utilidade. Numa infanatria mecanizada o combate desembarcado vai prevalecer.Túlio escreveu:Turchiello véio, para mim - paisano - um comanda o carro na torre e o outro a tropa no terreno. 12 Soldados. Quando embarcados, um comanda o grupo todo, no desembarque cada um o seu.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Porque a MB não pode mudar seu GC para 9 homens, assim como parece ser a idéia do EB, como o Moccelin falou?
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