![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
CADE A MODERAÇÃO NESSAS HORAS???
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
joao fernando escreveu:Pows, fala que o maluco entortou e fica por isso mesmo???![]()
![]()
![]()
CADE A MODERAÇÃO NESSAS HORAS???
Lá vamos nós...cb_lima escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
Estamos de olho e já avisamos o COPAC-DB...
![]()
![]()
Queremos mais histórias...
[]s
CB_Lima
Homenageando os 80 anos do Zagalo...Juliano Lisboa escreveu:Maravilhosas histórias. Os Fabianos ainda na ativa podiam compartilhar mais conosco.
Entrei na BAAN em 1993 e naquela época parecia mesmo que estavam surrando os F-103 até o osso. E não eram só os mirage que penavam, lembro uma vez de rasantes do 707 sobre a BAAN, eram assustador, aquele mostro dando a impressão que iria se espatifar no solo.
Mas a melhor lembrança que tenho foi de uma operação conjunta entre a FAB e o Exército, não me lembro o nome da operação, só sei que vários soldados do exército estavam com suas baterias antiaéreas acampados na base. Além disso, F-5, Xavantes, Tucanos e AMX vieram para base participar da operação.
Como era um mero soldado de 2ª classe, não tenho informações operacionais e muito menos oficiais, só sei que íamos para a cantina do GDA ver o pau quebrar. Segundo relatos da época, os Mirage e os F-5 eram os responsáveis pela defesa da base juntamente com o Exército, enquanto, Xavantes, Tucanos e AMX atacavam a base. O barato de tudo é que na cantina o rádio entre as aeronaves e torre eram abertos, então ficávamos lá quase o dia todo escutando a fonia. O melhor episódio foi um xavante, que pelo rádio pediu permissão pra destruir a torre da base, depois de alguns segundos ele surge por trás dos antigos eucaliptos que lá existiam, sobe e mergulha pra cima da torre, logo atrás dele vinha um mirage babando, o xavante faz uma forte curva, passa por cima dos hangaretes e passa por entre os eucaliptos do hangar de alerta e os eucaliptos perto do bombeiro, a pouquíssimos metros do solo, seguindo rumo a estrada que leva ao portão oeste. O mirage vinha mais alto e não conseguiu perseguir o xavante numa curva a esquerda que leva a um vale, nesse momento o xavante parecia que tinha sido tragado pela terra. Quem conhece a BAAN sabe que ela fica no alto de um platô. No mesmo dia um F-5 quase leva um eucalipto de brinde, tanto que quando pousou tinha ainda folhas presas na sua fuselagem.
Para meros soldados isso foi muito melhor que Top Gun, até hoje só de lembrar ainda me arrepio e o coração bate forte.
Uma pena que isso não se repita mais por aqui. Nem mesmo na Cruzex vimos nada assim, se o fizeram foi bem longe da cidade.
Numa outra ocasião conto sobre um piloto francês que “entortou” um F-103.
Abraços