Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Uma pergunta de "MEIGO" no assunto.... É totalmente impossível haver um sistema bkp das sondas pitot? Não me refiro a sondas extras, mas um sistema B mesmo, tipo aquele "ventilador" que é abaixado para dar alguma energia aos sistemas do avião quando os motores falham.
Outra: é impossível termos sondas pitot com algum método de descongelamento para prevenir isso?
Outra: é impossível termos sondas pitot com algum método de descongelamento para prevenir isso?
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Meigo???
Eu, hein... hehe, mas, falando serio, wagner, existem dois sistemas de pitot, e mais um standby. Fora disso, para comparacao de velocidade, tem GPS, inercial e outros sistemas de navegacao mais antigos. Para "meigos" uma informacao direta, como de um GPS, pareceria mais logica e facil, entao para que esses rolos de pitot? Mas a resposta e' que esses velhos instrumentos sao essenciais, porque o aviao voa gracas a velocidade em relacao a massa de ar que o circunda, e nao em relacao ao solo, que e' a velocidade fornecida por esses outros sistemas.
Num painel digital de aviao, voce tem ate 4(!!) velocidades: Velocidade indicada, velocidade aerodinamica, velocidade em relacao ao solo e mach. E precisa disso tudo...dai', ate' aparecer coisa melhor, tem que ser pitot, mesmo. E eles tem sim, sistemas de aquecimento, anti-gelo. O galho sao esses fenomenos raros, que o slip mencionou, e que podem ocasionar situacoes inusitadas.
abs!
Eu, hein... hehe, mas, falando serio, wagner, existem dois sistemas de pitot, e mais um standby. Fora disso, para comparacao de velocidade, tem GPS, inercial e outros sistemas de navegacao mais antigos. Para "meigos" uma informacao direta, como de um GPS, pareceria mais logica e facil, entao para que esses rolos de pitot? Mas a resposta e' que esses velhos instrumentos sao essenciais, porque o aviao voa gracas a velocidade em relacao a massa de ar que o circunda, e nao em relacao ao solo, que e' a velocidade fornecida por esses outros sistemas.
Num painel digital de aviao, voce tem ate 4(!!) velocidades: Velocidade indicada, velocidade aerodinamica, velocidade em relacao ao solo e mach. E precisa disso tudo...dai', ate' aparecer coisa melhor, tem que ser pitot, mesmo. E eles tem sim, sistemas de aquecimento, anti-gelo. O galho sao esses fenomenos raros, que o slip mencionou, e que podem ocasionar situacoes inusitadas.
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Slip, valeu pela citacao...mas que e' isso, voce que deu uma aula ai'...
Soultrain e slip, Abs!
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Olha ai' o que ja' falavamos antes. Faltou pouco...
http://www.estadao.com.br/noticias/impr ... 3467,0.htm
Avião da TAM bateu em balão em junho
03 de agosto de 2011 | 0h 00
Notícia
João Paulo Carvalho - O Estado de S.Paulo
A empresa aérea TAM confirmou ontem que um Airbus A319 se chocou com um balão em 17 de junho. O voo 3756 partiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, às 8h54, com destino a Confins, em Belo Horizonte, quando o acidente aconteceu. Não houve feridos e outras complicações, segundo a companhia.
Em nota, a TAM não deu detalhes sobre o acidente. Segundo o site de notícias G1, o choque teria obstruído as sondas de velocidade - pitots - causando uma pane idêntica à que levou à queda do voo 447 da Air France, com 228 pessoas a bordo, há dois anos. A diferença é que, como o acidente no Rio aconteceu pela manhã, foi mais fácil para os pilotos saberem exatamente a que altura estavam e o que fazer.
A TAM só informou que, ao constatar a colisão com o balão, a tripulação assumiu o controle manual. A aeronave ainda foi para manutenção em Confins, e acabou liberada à 1h30 do dia 18 de junho. O assunto está sob investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), entre os anos de 1993 e 2004 foram registradas 8 colisões entre aeronaves e balões. O assunto tem chamado a atenção do Cenipa, que tem até um Programa de Perigo Baloeiro.
Segundo o responsável, o tenente-coronel Motta de Souza, até mesmo pilotos de outros países são alertados para esse tipo de ocorrência quando viajam para o Brasil. "Publicações americanas destinadas à tripulação reforçam os riscos de balões", afirmou, em junho.
http://www.estadao.com.br/noticias/impr ... 3467,0.htm
- rodrigo
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Balão e canetas laser nos olhos dos pilotos. No dia em que isso causar um acidente com vítimas, vamos discutir esse assunto.Avião da TAM bateu em balão
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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- Skyway
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Laser verde, balão, rádio pirata e aves...assuntos deixados de lado no Brasil porque ainda não fizeram vítimas em massa. Infelizmente aqui só se muda algo ao custo de muitas vidas.
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Sem contar que eles fornecem informação que tambem vai ser utilizada para indicar altimetria e razão de subida/descida.alcmartin escreveu:Meigo???
Eu, hein... hehe, mas, falando serio, wagner, existem dois sistemas de pitot, e mais um standby. Fora disso, para comparacao de velocidade, tem GPS, inercial e outros sistemas de navegacao mais antigos. Para "meigos" uma informacao direta, como de um GPS, pareceria mais logica e facil, entao para que esses rolos de pitot? Mas a resposta e' que esses velhos instrumentos sao essenciais, porque o aviao voa gracas a velocidade em relacao a massa de ar que o circunda, e nao em relacao ao solo, que e' a velocidade fornecida por esses outros sistemas.
Num painel digital de aviao, voce tem ate 4(!!) velocidades: Velocidade indicada, velocidade aerodinamica, velocidade em relacao ao solo e mach. E precisa disso tudo...dai', ate' aparecer coisa melhor, tem que ser pitot, mesmo. E eles tem sim, sistemas de aquecimento, anti-gelo. O galho sao esses fenomenos raros, que o slip mencionou, e que podem ocasionar situacoes inusitadas.
abs!
Existem algumas aeronaves que tem um sistema de backup que pegam a pressão do ar de dentro da propria aeronave, mas no caso de uma aeronave pressurizada ia ser mais complicado.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
http://edition.cnn.com/2011/10/14/world ... hpt=ieu_c2AF447 pilot: 'Damn it, we're going to crash'
By Dave Gilbert, CNN
October 15, 2011 -- Updated 0112 GMT (0912 HKT)
Book reveals chaos in Air France cockpit
London (CNN) -- Harrowing new details have emerged from the last moments of Air France Flight 447 which crashed into the Atlantic in June 2009, killing all 228 passengers and crew.
New extracts from the cockpit voice recorder reveal that three seconds before impact, one of the crew exclaimed: "Damn it, we're going to crash, this can't be true!"
Data from the flight recorders that were recovered after nearly two years on the sea bed previously revealed clues about why the plane crashed on its way to France from Brazil.
France's Bureau of Investigation and Analysis, the BEA, has said the crisis began after problems arose with the Airbus A330's devices that measure its speed, and disconnection of the autopilot. It also said the recorders revealed that the pilots failed to discuss repeated stall warnings.
But in a new book called "Erreurs de Pilotage" (Pilot Error) by aeronautics expert Jean Pierre Otelli, fresh material from the last two minutes of the flight as captured by the cockpit voice recorder reveals the panic-stricken conversations of the confused pilots.
The plane plunged 38,000 feet in just three minutes and 30 seconds but the recording -- as reported in the book -- illustrates that the crew didn't understand why the plane was not responding.
In one extract, a co-pilot says: "Climb, climb, climb." But his colleague answers: "But I've been pulling back on the stick for a while now."
In a computer-generated voice, the plane's warning system keeps repeating the word "Stall!"
The captain warns: "Watch out, you are pulling up." A co-pilot replies: "Am I pulling up?"
The BEA has strongly condemned the disclosure of the transcript, which it says is a violation of European regulations and shows a lack of respect for the late crew members.
"Any attempt at interpretation at this stage is partial and, as a result, can only fan the flames of the controversies of the last few months, which is harmful to all concerned," it said in a statement.
Air France has also reacted to what it calls "sensationalized and unverifiable information," which it says "impairs the memory of the crew and passengers who lost their lives."
CNN's aviation correspondent Richard Quest says the material gives a "dramatic insight into what was happening" but adds that it doesn't add anything new to the ongoing investigation.
He also says the inquiry poses questions about how difficult modern airliners are to fly in extreme situations.
The Air France statement says further work is necessary on what it calls the "delicate issue of human-machine interface."
The BEA has already issued 10 new safety recommendations, including ensuring extra training for pilots on manual handling of a high-altitude stall, and says new safety recommendations will be issued in the final report on the accident, due to be published in June next year.