tanques e blindados
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Re: tanques e blindados
Bacchi,
já vi fotos e ouvi algo sobre o URUVEL ou Urutu com torre do Cascavel.
Afinal, o que deu errado? Era uma encomenda para um usuário específico ou apenas um projeto que não deu certo?
Abraços!
já vi fotos e ouvi algo sobre o URUVEL ou Urutu com torre do Cascavel.
Afinal, o que deu errado? Era uma encomenda para um usuário específico ou apenas um projeto que não deu certo?
Abraços!
- Túlio
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Re: tanques e blindados
Se não me engano o Exército do Gabão tem...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: tanques e blindados
O chamado URUVEL, ou HYDRA-COBRA, possui a denominação correta de URUTU VREC.
Existiram dois modelos, ambas equipadas com a torre ET-90 do Cascavel:
1º. A versão "normal", a EE-11 M5 S1 VREC DDA 6V53, cujo exército da Tunísia adquiriu 9 exemplares, junto com 9 EE-11 M5 S2 VTTR DDA 6V53, sendo alguns equipados com lâmina tipo bulldozzer;
2º. A versão mais moderna, era baseada na versão jordaniana, equipada com o motor Detroit Diesel Automático 6V53 e com os redutores planetários na roda.
Segue algumas fotos recentes (março de 2011) desses bixões na Tunisia:
Photo Credits: L. Chemla
Abraços,
Paulo Bastos
Existiram dois modelos, ambas equipadas com a torre ET-90 do Cascavel:
1º. A versão "normal", a EE-11 M5 S1 VREC DDA 6V53, cujo exército da Tunísia adquiriu 9 exemplares, junto com 9 EE-11 M5 S2 VTTR DDA 6V53, sendo alguns equipados com lâmina tipo bulldozzer;
2º. A versão mais moderna, era baseada na versão jordaniana, equipada com o motor Detroit Diesel Automático 6V53 e com os redutores planetários na roda.
Segue algumas fotos recentes (março de 2011) desses bixões na Tunisia:
Photo Credits: L. Chemla
Abraços,
Paulo Bastos
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Re: tanques e blindados
Vamos começar por definir o que era o shrapnel: consta que foi inventado (o mais certo seria dizer: aperfeiçoado)pelo tenente ingles Shrapnel no começo do século XIX.Túlio escreveu:E o tale de SHRAPNELL, afinal, o que era?
Tratava-se de um “cacho” de esferas metálicas, com uma carga de detonação ativada por uma mecha que se acendia no disparo do canhão.
O comprimento da mecha era função da distancia da tropa inimiga. Dando tudo certo (acredito que à vezes dava) a carga iria explodir em frente ou em cima do alvo.
Isto se sofisticou até a 1ª Guerra Mundial em que era a principal munição da artilharia contra pessoal, e já se usava espoleta mecanica.
Todavia a munição HE (AE=Alto Explosivo), pela sua maior flexibilidade de uso (anti pessoal, anti edifício e anti veículos não blindados) acabou suplantando a shrapnel .
Eu encontrei menção de munição shrapnel para os canhões britânicos na 2ª GM, mas não encontrei nenhuma referencia para os canhões estadunidenses e alemães.
Muito bem, um dos nossos diretores em conversa com oficiais iraquianos durante a guerra com o Iran reinventou a shrapnel!!!
Os iraquianos diziam que os iranianos impulsionados pelo fervor religioso inculcado pelos religiosos que dominavam o país faziam ataques em hordas compactas, que eram difíceis de conter!
Levado por este clima de pavor um dos nossos diretores bolou a shrapnel anti horda!!!
Seria uma shrapnel com uma espoleta radar na sua ponta.
Sendo detectada uma horda que avançava contra as posições iraquianas os canhões disparariam contra elas.
A espoleta ao chegar perto, detetaria os soldados e detonaria dizimando a tropa.
Os coitados dos engenheiros trabalharam no assunto, projetaram a granada e chegaram ao ponto de introduzir a espoleta radar.
Ficaram discutindo este assunto durante muito tempo, até que eu com o saco cheio de toda esta besteira, entrei em contato com a Phillips que era uma das fabricantes de espoleta radar e perguntei qual era o ângulo de discriminação da espoleta.
Me foi respondido que era de 17 graus para todos os lados.
Isto matou o programa, pois tinha se chegado a conclusão que seria preciso algo em torno de ½ grau para não haver influencia do soloe fazer a detonação prematura!!!
É bom lembrar que a espoleta radar foi inventada para uso anti aéreo, ou seja seria disparado quase verticalmente - a única coisa que poderia influenciar seria o avião.
Uma piada: quando contei aos projetistas a história do tenente Shrapnel um dos engenheiros que era descendente de alemães começou a dizer que isto era uma propaganda anglo saxônica e que quem tinha inventado o shrapnel tinha sido um técnico alemão.
Ele insistiu tanto nisso que acabou ficando com o apelido de: Von Shrapnel!!!
Bacchi
- Reginaldo Bacchi
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Re: tanques e blindados
Como o Paulo escreveu, alguns foram vendidos.eligioep escreveu: Bacchi, já vi fotos e ouvi algo sobre o URUVEL ou Urutu com torre do Cascavel.
Afinal, o que deu errado? Era uma encomenda para um usuário específico ou apenas um projeto que não deu certo?
Abraços!
Todavia vamos contar a história deste produto.
Já existia na cabeça do José Luiz Whitaker Ribeiro, o dono da ENGESA. Ele era contra a idéia do Cascavel (por mais incrivel que pareça), pois achava que o veiculo de reconhecimento deveria ser anfíbio, e mais, dizia que deveria ser derivado do Urutu.
O EB não aceitou esta ideia, e o assunto morreu.
Ele foi ressuscitado no fim dos anos 80, quando o corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos lançou o programa do LAV.
O programa pedia uma família de veículos centrados em um VBTP, do qual deveriam sair as outras versões com o mínimo de modificações.
A ENGESA foi contatada pela firma estadunidense Bell (sim – a fabricante dos helicópteros) para oferecer o Urutu num programa de parceria.
Foi então que foi criado o Uruvel, que recebeu da Bell a designação de : Hydracobra.
A ENGESA/Bell entraram na concorrência que acabou sendo ganha pela MOWAG.
O Interessante é que nunca foi adotado LAV com canhão de 90 ou 105 mm.
Bacchi
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Re: tanques e blindados
Agora...o Urutu com a torre do cascavel, prestava? No mano a mano, era melhor que o Cascavel, ou era uma bela bosta???
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: tanques e blindados
Bacchi, por favor escreva um livro contando todas estas histórias. Um livro de memórias e "causos", vai ter vários leitores eu serei um deles.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
- Paulo Bastos
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Re: tanques e blindados
Incondicionalmente apoiado!!!!JL escreveu:Bacchi, por favor escreva um livro contando todas estas histórias. Um livro de memórias e "causos", vai ter vários leitores eu serei um deles.
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Re: tanques e blindados
Familia TAM >>>>
O meu preferido :
Sem dúvida nenhuma os argentinos estão de parabéns ,apesar da idade do TAM ,eles continuaram com seus projetos ,além disso criaram varios modelos no mesmo chassis ,principalmente o TAM VCTP, que da um pal em nossos M-113 !
Além do orgulhos deles ,mostram que são capazes de continuar com seus projetos ,lembram do Osório !!!Um verdadeiro fracasso que não continuou graças aos nossos politicos !
O meu preferido :
Sem dúvida nenhuma os argentinos estão de parabéns ,apesar da idade do TAM ,eles continuaram com seus projetos ,além disso criaram varios modelos no mesmo chassis ,principalmente o TAM VCTP, que da um pal em nossos M-113 !
Além do orgulhos deles ,mostram que são capazes de continuar com seus projetos ,lembram do Osório !!!Um verdadeiro fracasso que não continuou graças aos nossos politicos !
Gogogas !
- Túlio
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Re: tanques e blindados
No grupo. Só falar onde comprar.Paulo Bastos escreveu:Incondicionalmente apoiado!!!!JL escreveu:Bacchi, por favor escreva um livro contando todas estas histórias. Um livro de memórias e "causos", vai ter vários leitores eu serei um deles.
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Re: tanques e blindados
x10000000000000000!Túlio escreveu:No grupo. Só falar onde comprar.Paulo Bastos escreveu: Incondicionalmente apoiado!!!!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
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Re: tanques e blindados
Senhores, seria o SHRAPNELL algo parecido com isso?Reginaldo Bacchi escreveu:Vamos começar por definir o que era o shrapnel: consta que foi inventado (o mais certo seria dizer: aperfeiçoado)pelo tenente ingles Shrapnel no começo do século XIX.Túlio escreveu:E o tale de SHRAPNELL, afinal, o que era?
Tratava-se de um “cacho” de esferas metálicas, com uma carga de detonação ativada por uma mecha que se acendia no disparo do canhão.
O comprimento da mecha era função da distancia da tropa inimiga. Dando tudo certo (acredito que à vezes dava) a carga iria explodir em frente ou em cima do alvo.
Isto se sofisticou até a 1ª Guerra Mundial em que era a principal munição da artilharia contra pessoal, e já se usava espoleta mecanica.
Todavia a munição HE (AE=Alto Explosivo), pela sua maior flexibilidade de uso (anti pessoal, anti edifício e anti veículos não blindados) acabou suplantando a shrapnel .
Eu encontrei menção de munição shrapnel para os canhões britânicos na 2ª GM, mas não encontrei nenhuma referencia para os canhões estadunidenses e alemães.
Muito bem, um dos nossos diretores em conversa com oficiais iraquianos durante a guerra com o Iran reinventou a shrapnel!!!
Os iraquianos diziam que os iranianos impulsionados pelo fervor religioso inculcado pelos religiosos que dominavam o país faziam ataques em hordas compactas, que eram difíceis de conter!
Levado por este clima de pavor um dos nossos diretores bolou a shrapnel anti horda!!!
Seria uma shrapnel com uma espoleta radar na sua ponta.
Sendo detectada uma horda que avançava contra as posições iraquianas os canhões disparariam contra elas.
A espoleta ao chegar perto, detetaria os soldados e detonaria dizimando a tropa.
Os coitados dos engenheiros trabalharam no assunto, projetaram a granada e chegaram ao ponto de introduzir a espoleta radar.
Ficaram discutindo este assunto durante muito tempo, até que eu com o saco cheio de toda esta besteira, entrei em contato com a Phillips que era uma das fabricantes de espoleta radar e perguntei qual era o ângulo de discriminação da espoleta.
Me foi respondido que era de 17 graus para todos os lados.
Isto matou o programa, pois tinha se chegado a conclusão que seria preciso algo em torno de ½ grau para não haver influencia do soloe fazer a detonação prematura!!!
É bom lembrar que a espoleta radar foi inventada para uso anti aéreo, ou seja seria disparado quase verticalmente - a única coisa que poderia influenciar seria o avião.
Uma piada: quando contei aos projetistas a história do tenente Shrapnel um dos engenheiros que era descendente de alemães começou a dizer que isto era uma propaganda anglo saxônica e que quem tinha inventado o shrapnel tinha sido um técnico alemão.
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- Reginaldo Bacchi
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Re: tanques e blindados
Coringa, a munição 3P da Bofors é tremendamente sofisticada, e eu não consegui descobrir exatamente como ela funciona.coringa1 escreveu:
Senhores, seria o SHRAPNELL algo parecido com isso?
Parece que é uma mistura de laser com espoleta de radar, e que é programavel conforme o caso.
A granada em si, na minha opinião, é shrapnel.
Bacchi
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Re: tanques e blindados
Túlio escreveu:No grupo. Só falar onde comprar.Paulo Bastos escreveu: Incondicionalmente apoiado!!!!
Em qual livraria vai ser o lançamento? Hein?
Ja to na fila.
- Túlio
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Re: tanques e blindados
Reginaldo Bacchi escreveu:Como o Paulo escreveu, alguns foram vendidos.eligioep escreveu: Bacchi, já vi fotos e ouvi algo sobre o URUVEL ou Urutu com torre do Cascavel.
Afinal, o que deu errado? Era uma encomenda para um usuário específico ou apenas um projeto que não deu certo?
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Já existia na cabeça do José Luiz Whitaker Ribeiro, o dono da ENGESA. Ele era contra a idéia do Cascavel (por mais incrivel que pareça), pois achava que o veiculo de reconhecimento deveria ser anfíbio, e mais, dizia que deveria ser derivado do Urutu.
O EB não aceitou esta ideia, e o assunto morreu.
Ele foi ressuscitado no fim dos anos 80, quando o corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos lançou o programa do LAV.
O programa pedia uma família de veículos centrados em um VBTP, do qual deveriam sair as outras versões com o mínimo de modificações.
A ENGESA foi contatada pela firma estadunidense Bell (sim – a fabricante dos helicópteros) para oferecer o Urutu num programa de parceria.
Foi então que foi criado o Uruvel, que recebeu da Bell a designação de : Hydracobra.
A ENGESA/Bell entraram na concorrência que acabou sendo ganha pela MOWAG.
O Interessante é que nunca foi adotado LAV com canhão de 90 ou 105 mm.
Bacchi
Um complemento interessante é que foi o Mowag PIRANHA! Esse mesmo, cuja evolução resultou no moderno veículo recentemente adquirido pelo CFN para uso no Haiti. É por detalhes assim que se avalia a perda que foi para o Brasil o fim da Engesa: hoje Urutu e Cascavel poderiam estar em sua III geração mas ao invés disso tivemos de contratar uma empresa Italiana para começar tudo de novo. Eu até ia falar nas fragatas e SSKs mas vou deixar quieto...
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