Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Jonas Rafael
Intermediário
Intermediário

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3421 Mensagem por Jonas Rafael » Qui Jul 21, 2011 5:15 pm

helio escreveu: Não estou querendo comparar com o passado, mas o presente está muito longe do ideal. Os países sul-americanos passariam a respeitar mais o Brasil se tivessemos uma FA mais equipada e treinada.
Até quando devemos engolir de cabeça baixa desaforos como os da Bolivia? Se eu tivesse um carro que foi roubado, certamente entraria na justiça contra o governo brasileiro pela passividade e omissão pela não proteção de bens de cidadãos brasileiros.

[]´s
Só mudou o lugar então, porque desde que sou pequeno que os carros e caminhões roubados vão parar no Paraguai. Meu pai e meu tio tinham uma empresa de material construção (meu pai saiu da sociedade) desde 59. No início dos anos 80 eles compraram a duras penas uma carreta Scania pra trazer madeira direto do Mato Grosso sem precisar terceirizar. Na segunda viagem foi roubada no Paraná e nunca mais. O destino era bem conhecido pro todos na Polícia. E olha que o governo na época era militar...

rmturchiello
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#3422 Mensagem por rmturchiello » Qui Jul 21, 2011 5:31 pm

Jonas Rafael escreveu:
helio escreveu: Não estou querendo comparar com o passado, mas o presente está muito longe do ideal. Os países sul-americanos passariam a respeitar mais o Brasil se tivessemos uma FA mais equipada e treinada.
Até quando devemos engolir de cabeça baixa desaforos como os da Bolivia? Se eu tivesse um carro que foi roubado, certamente entraria na justiça contra o governo brasileiro pela passividade e omissão pela não proteção de bens de cidadãos brasileiros.

[]´s
Só mudou o lugar então, porque desde que sou pequeno que os carros e caminhões roubados vão parar no Paraguai. Meu pai e meu tio tinham uma empresa de material construção (meu pai saiu da sociedade) desde 59. No início dos anos 80 eles compraram a duras penas uma carreta Scania pra trazer madeira direto do Mato Grosso sem precisar terceirizar. Na segunda viagem foi roubada no Paraná e nunca mais. O destino era bem conhecido pro todos na Polícia. E olha que o governo na época era militar...
A algum tempo atrás, não faz muitos anos descobriram que o carro oficial do presidente paraguaio era uma BMW roubada em São Paulo, e legalizada no pais vizinho, depois disso pode-se esperar qualquer coisa.
Abraços

Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 303 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#3423 Mensagem por Pablo Maica » Sex Jul 22, 2011 11:55 pm

Edição da Revista do CBlind que eu achei na net, tem uns artigos muito interessantes!

É uma boa leitura!

http://www.cibld.ensino.eb.br/index2.ph ... &Itemid=19

Um abraço e t+ :D

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 303 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#3424 Mensagem por Pablo Maica » Sex Jul 22, 2011 11:58 pm

Acabei de achar a mina de ouro hehehe! Divirtam-se!! :D

Tem artigos excelentes!!! :)

http://www.cibld.ensino.eb.br/index.php ... &Itemid=19

Um abraço e t+ :D

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#3425 Mensagem por eligioep » Sáb Jul 23, 2011 12:20 pm

Paulo Bastos escreveu:
..................................
Obrigado por esclarecer a respeito das versões dos EE-9 do EB. Acredito que os de Brasilia sejam similares aos EE-9 M7 S7 MBB OM352A, do Suriname. A propósito, saberia me dizer qual a diferença da versão M7 para as anteriores? Da para identifica-la externamente?
Paulo,
as versões que a Colômbia comprou eram das mais recentes?
Creio que sim, pois olha eles no desfile de independência....

http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... ependencia

Pelo visto, são iguais às do Esqd de Brasília!

Forte abraço!

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#3426 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Jul 24, 2011 2:52 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Tulio, não houve involução da torre.
O fato é que o Leo 1A5 não foi fabricado!!!!!
Ele é simplesmente uma repotencialização dos Leo 1A1 (1.845 fabricados)!!!!!
Os Leo 1A2 (232 fabricados), Leo 1A3 (110 fabricados) e 1A4 (250 fabricados) não foram usados para esta repotencialização por uma questão de padronização.
O numero total de Leo 1 dos vários modelos FABRICADOS para o exército alemão, foi de 2.437 unidades.
Deste total foram REPOTENCIALIZADOS 1.224 Leo 1A1 para Leo 1A5. O resto foi vendido, cedido a outros países ou escrapeado.
Isto em simples palavras.
Falando sobre as torres:
As torres do A1 e A2 eram fundidas. A torre do A2 tinha parede mais espessa. A torre do A1 recebeu blindagem adicional envolvente da firma Blohm und Voss, cuja finalidade era fazer a detonação antecipada da carga oca antes da granada atingir a blindagem principal.
Como já foi dito anteriormente as torres da versão A3 e A4 eram soldadas.
Na repotencialização das torres do A5 estas tiveram sua traseira prolongada para receber algum equipamento a mais, e principalmente parte da munição, que veio do lado do motorista para esta posição.
Bacchi
Quando eu escrevi:

“... Na repotencialização das torres do A5 estas tiveram sua traseira prolongada para receber algum equipamento a mais, e principalmente parte da munição, que veio do lado do motorista para esta posição. ...”.

estava em Campos do Jordão longe de minha biblioteca.

Tirei a informação da Wikipedia no artigo sobre o Leopard 1.

Fiz isto em função de tentar esclarecer a duvida se a torre fundida do Leopard 1A5 era maior do que as torres fundidas do Leopard 1, Leopard 1A1 e Leopard 1A2.

Escrevi isto - mas fiquei com uma duvida: quando escrevi o artigo sobre o Leopard 1 para a Tecnologia & Defesa, não me lembrava de ter lido sobre alteração nas torres fundidas.

Afim de dirimir esta duvida, chegando de Campos do Jordão, peguei minhas duas bíblias sobre o Leopard 1:

Walter J. Spielberger “Waffensysteme Leopard 1 und Leopard 2” Motorbuch Verlag, 1995 (Walter Spielberger é engenheiro mecânico e trabalhou durante a 2ª GM no projeto de veículos blindados alemães. No após guerra escreveu para a Motorbuch Verlag cerca de 10 livros sobre toda a historia do desenvolvimento dos veículos blindados alemães na 2ª GM),

e,

Frank Lobitz “Kampfpanzer Leopard 1 in der Bundeswehr” (2 volumes) Verlag Jochen Vollert, 2006.

Muito bem - como estava desconfiado - não houve nenhuma modificação na torre fundida!!!

Não encontrei nenhuma informação sobre alteração nas dimensões da torre!!!

Todas as fotografias, todos os desenhos que mostravam vista de cima, que eu verifiquei, mostram que não houve nenhuma alteração na torre.

O QUE EU ESCREVI ESTÁ ERRADO!!!

O que eu pude averiguar é que as torres soldadas dos Leopard 1A3 e 1A4 tinham um volume interno aumentado de 1,5 m3, mas não encontrei nenhuma afirmação de que este espaço a mais foi aproveitado para alojamento de munição, só se fala em acessórios.

Peço desculpas pelo meu erro.

Bacchi

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#3427 Mensagem por Túlio » Dom Jul 24, 2011 3:52 pm

DESCULPAS??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Estás - para variar - trazendo infos preciosíssimas, hôme!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#3428 Mensagem por Paulo Bastos » Dom Jul 24, 2011 4:52 pm

eligioep escreveu:
Paulo Bastos escreveu:
Obrigado por esclarecer a respeito das versões dos EE-9 do EB. Acredito que os de Brasilia sejam similares aos EE-9 M7 S7 MBB OM352A, do Suriname. A propósito, saberia me dizer qual a diferença da versão M7 para as anteriores? Da para identifica-la externamente?
Paulo,
as versões que a Colômbia comprou eram das mais recentes?
Creio que sim, pois olha eles no desfile de independência....

http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... ependencia

Pelo visto, são iguais às do Esqd de Brasília!

Forte abraço!
Eligio, a versão dos Blindados Cascavel da Colombia é EE-9 M4 S2 DDA 6V53, ou seja, não é das mais novas, porem esses veículos passaram por um processo de modernização local com o apoio da empresa brasileira Universal.

Aproveitando, os VBR Cascavel de Brasilia, tem uma particularidade que não observei em outros EE-9: aquele quincho na sua parte frontal.

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#3429 Mensagem por binfa » Dom Jul 24, 2011 6:57 pm

Falando em T&D comprei hoje meu exemplar, porem não tive tempo de apreciar ainda....

Muito bonita a foto da capa!

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
eligioep
Sênior
Sênior

#3430 Mensagem por eligioep » Dom Jul 24, 2011 8:09 pm

Paulo,
eu também já vi viaturas com este guincho, só não sei se tem em todos.
Quando fiz curso na Engesa, vi uns na linha de produção, mas não nos foi informado para qual país eram destinados.
Mas é um sistema semelhante ao usado nos Urutu Recovery, de acionamento hidráulico, através da caixa Py.
Mas creio que aquele designador lazer de alvos dos colombianos seja original.

Abraços!

MILEO
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

#3431 Mensagem por MILEO » Seg Jul 25, 2011 9:23 pm

binfa escreveu:Falando em T&D comprei hoje meu exemplar, porem não tive tempo de apreciar ainda....

Muito bonita a foto da capa!
O conterraneo, tudo tranquilo?

Tb comprei a minha mas ainda não li direito, mas ja me surgiu uma duvida que os mestres aqui podem me esclarecer: No Leo que esta capa tem uma peça no canhão que parece ser um tipo de tampa, é isso mesmo?

Abraços

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#3432 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 25, 2011 11:46 pm

MILEO escreveu:
O conterraneo, tudo tranquilo?
Tb comprei a minha mas ainda não li direito, mas ja me surgiu uma duvida que os mestres aqui podem me esclarecer: No Leo que esta capa tem uma peça no canhão que parece ser um tipo de tampa, é isso mesmo?
Abraços
Mileo (você é parente de Braz Mileo Filho, que foi meu colega na Ford?) não, não é tampa.

Inicialmente eu pensei que fosse o dispositivo para fazer o alinhamento da mira com o canhão, mas os Leopard 1A5 tem sistema de alinhamento automatico por intermedio do laser e da peça que dá para ver encima da boca do tubo do canhão.

Lendo o artigo, eu acho que é o emissor laser mencionado na coluna do meio da pagina 91, referente ao "dispositivo de simulação de engajamento tático (DSET)", cuja designação para este caso é BT-41.

Lembra muito um equipamento para o Cascavel, cuja demonstração eu coordenei junto ao 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Brasilia, lá pelos fins dos anos 80.

Se eu conhecesse os autores do artigo "Tiro real com o Leopard 1A5" (pags. 86 a 92) eu poderia telefonar para eles, afim de confirmar.

Em todo caso aí está meu palpite!

Bacchi

binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#3433 Mensagem por binfa » Qua Jul 27, 2011 5:02 pm

Militares se reúnem em Santa Maria para definir estratégias do Projeto Leopard

Essa é a primeira vez que os gestores da iniciativa se reúnem fora de Brasília

Imagem

Até quinta-feira, militares do mais alto escalão do Exército Brasileiro estarão em Santa Maria para participar de encontros e palestras que visam integrar os sistemas que atuam no Projeto Leopard. O primeiro dia da Reunião Sistêmica ocorreu nesta terça-feira, no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), no bairro Boi Morto.

A finalidade da Reunião Sistêmica é decidir a logística de uso e funcionamento do Projeto Leopard. Entre os detalhes a discutir, estão a forma de aquisição de munições e a duração de treinamentos para o uso de veículos blindados. As definições devem ser divulgadas no início da próxima semana.

O Projeto Leopard foi efetivado em 2006, para mediar a compra dos blindados alemães por meio do Ministério da Defesa. Os veículos são destinados ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército. A iniciativa contempla o recebimento de 11 lotes de veículos, que devem chegar em Santa Maria até o final do ano.

Imagem

http://www.defesanet.com.br/leo/noticia ... to-Leopard

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2562 vezes
Agradeceram: 1036 vezes

#3434 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jul 27, 2011 6:20 pm

Dúvidas, este padrão de camuflagem em 03 cores é alemão??? O padrão brasileiro é de apenas 02 cores correto??? Se mantiveram por questões de custos, ele é eficiente em nosso TO???

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
eligioep
Sênior
Sênior

#3435 Mensagem por eligioep » Qua Jul 27, 2011 7:06 pm

J.Ricardo,
é o padrão alemão, e não sei porque foi mantido, pois eles recebem pintura nova depois da recuperação/revisão, antes do embarque. Foi oferecida o padrão da nossa, mas ........

Responder