EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Paulo,
pelo que me consta, o Chile vendeu todos os EE9 e EE11, a uns 3 anos passados. Parece que foi uma empresa de Israel, especializada em repotencializar viaturas blindadas que comprou, e o destino seria(ou foi??...) para os curdos na região norte do Iraque, ou algum pais daqueles da África saariana.
Em 2007, acompanhei uma comitiva de engenheiros e técnicos da Jordânia, que estava interessada em repotencializar os Urutus deles, usados pela Polícia, substituindo os Detroit V6 por algum motor mais leve, visto o V6 ter saído de linha e eles estarem tendo dificuldades em encontar peças para ele. Testaram e analizaram os nossos VBTP, e parece que gostaram. Me perguntaram quem foi que tinha recuperado aqueles carros, e passei para eles o AGSP e também o telefone da Columbus e da Universal, ambas interessadas neste projeto.
Depois não soube qual o resultado. Tens alguma informação?
Abraços!
pelo que me consta, o Chile vendeu todos os EE9 e EE11, a uns 3 anos passados. Parece que foi uma empresa de Israel, especializada em repotencializar viaturas blindadas que comprou, e o destino seria(ou foi??...) para os curdos na região norte do Iraque, ou algum pais daqueles da África saariana.
Em 2007, acompanhei uma comitiva de engenheiros e técnicos da Jordânia, que estava interessada em repotencializar os Urutus deles, usados pela Polícia, substituindo os Detroit V6 por algum motor mais leve, visto o V6 ter saído de linha e eles estarem tendo dificuldades em encontar peças para ele. Testaram e analizaram os nossos VBTP, e parece que gostaram. Me perguntaram quem foi que tinha recuperado aqueles carros, e passei para eles o AGSP e também o telefone da Columbus e da Universal, ambas interessadas neste projeto.
Depois não soube qual o resultado. Tens alguma informação?
Abraços!
- Reginaldo Bacchi
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
85 Cascaveis do Chile foram adquiridos por uma firma de Israel.eligioep escreveu:Paulo,
pelo que me consta, o Chile vendeu todos os EE9 e EE11, a uns 3 anos passados. Parece que foi uma empresa de Israel, especializada em repotencializar viaturas blindadas que comprou, e o destino seria(ou foi??...) para os curdos na região norte do Iraque, ou algum pais daqueles da África saariana.
Foram re motorizados com o motor Mercedes OM366A de 195 CV.
Bacchi
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Bacchi,
o Sr tem idéia de qual o destino deles?
E os EE11? Não foram vendidos?
o Sr tem idéia de qual o destino deles?
E os EE11? Não foram vendidos?
- Reginaldo Bacchi
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Eligio, esta noticia caiu do céu!!!eligioep escreveu:Bacchi,
o Sr tem idéia de qual o destino deles?
E os EE11? Não foram vendidos?
Eu estava conversando com uma pessoa que tinha trabalhado na MTU Brasil e ela, sem eu perguntar nada, me contou este fato.
É só isto que sei.
Desculpe.
Bacchi
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
joao fernando escreveu:Porque o gás, por ser gás(obvio) no mesmo espaço, tem menos moleculas de combustivel. Dai, tem menor energia por volume.Túlio escreveu:
Poderias explicar melhor essa parte? Eu tinha um GNV/gasolina e notava que era só acionar o botão do GNV para perder potência, como se resolve isso? Tinha falado a respeito com um mecânico e ele simplesmente respondeu 'é normal' e ficou por isso mesmo...
Então não entendi: é gás e por isso tem menos moléculas de combustível mas segundo o Moccelin ele usa maior taxa de compressão que o álcool (cuja taxa é maior que a da gasolina). Taxa mais alta de compressão, que eu saiba, implica em maior potência com menor consumo...
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Vamos ao Off: simplificando, a taxa de compressão de um motor é determinada pelo curso do pistão. Não pode ser alterada de acordo com o combustível em uso no momento. Um motor flex sai regulado para usar uma taxa que não resulte em pré-ignição da gasolina mas que possa tirar proveito da maior compressibilidade do álcool. Um carro gasolina/GNV vai funcionar com a taxa da gasolina, que é baixa para para o GNV. Desta forma o motor não usa todo potencial do combustível.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Então, pelo que entendi, o único modo de um veículo GNV aproveitar todo o rendimento do combustível seria ele sendo APENAS GNV, não? Para carros de combate eu acho isso maluquice, botar aquele explosivo todo bem no meio da tripulação mas e no caso veicular comum? Um motor só GNV é impossível? Afinal, com uma taxa de compressão tão alta não daria uma bela combinação o GNV + biodiesel? Por exemplo, nas pranchas de transporte de blindados e caminhões em geral (inclusive militares)...
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Em tese sim Túlio. O problema no caso seria a infraestrutura de abastecimento de GNV. Ele possui uma logística complicada e cara se comparado aos combustíveis líquidos. Em centros urbanos funciona bem, mas fora disso a coisa complica pacas...
Outra questão a ser pesada é a vida útil de um motor GNV puro.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Já discordo: motores flex são feitos para alcool, com taxas de 13 para 1. Na gasolina, enriquecem a mistura até não poder mais, para resfriar a camara de combustãoHader escreveu:Vamos ao Off: simplificando, a taxa de compressão de um motor é determinada pelo curso do pistão. Não pode ser alterada de acordo com o combustível em uso no momento. Um motor flex sai regulado para usar uma taxa que não resulte em pré-ignição da gasolina mas que possa tirar proveito da maior compressibilidade do álcool. Um carro gasolina/GNV vai funcionar com a taxa da gasolina, que é baixa para para o GNV. Desta forma o motor não usa todo potencial do combustível.
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Ou tem a taxa muito baixa, e queimam mal o alcool
No fim,andam mal num e no outro, alem de beberem alem da conta. To pegando um Gol G4 flex, e usarei apenas alcool. Ao ligar, deixarei esquentar uns minutos, para a injeção acertar a mistura e ter o consumo minimo (ao aquecer, um motor a alcool bebe como um bebado - se for trajeto curto, nem esquenta, e faz médias absurdas)
Dai a importancia de esquentar o motor, para um menor consumo
Já usando gasolina, esquenta bem mais rapido, e acaba gastando menos. Mas tambem, frio, gasta absurdo, e trajetos pequenos, gasta-se muito
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Túlio
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Não seria possível acelerar o aquecimento pelo controle do resfriamento, tipo a água só começar a circular após atingida determinada temperatura? Poderiam usar isso no URUVECO, já que diesel leva tempo para esquentar e só funciona bem em temperaturas altas, tanto que em pequenas paradas os caminhoneiros nem desligam o motor...
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
joão, isto é uma questão de ponto de vista...
A taxa de compressão de um motor flex é maior que a taxa de um motor gasolina puro. Mas inferior a uma taxa de motor etanol puro...
O limitante é a gasolina.
Concordo com você, mas é a questão do copo meio cheio ou meio vazio...
[]'s
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A taxa de compressão de um motor flex é maior que a taxa de um motor gasolina puro. Mas inferior a uma taxa de motor etanol puro...
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Túlio,
isto já existe. No sistema de arrefecimento, TODO o veículo sai de fábrica com uma tal de VÁLVULA TERMOSTÁTICA, que é a primeira que os caminhoneiros mais velhos arrancam. E depois reclamam que o motor não dura nada....
O funcionamento é o seguinte: o motor funciona, com o líquido de arrefecimento circulando apenas dentro do bloco do motor. Em certa temperatura, a termostática começa a abrir a passagem e também circula pelo radiador, progressivamente aumentado a passagem, e fechando a circulação dentro do bloco.
No Leo 1 existe um sistema que permite que se aqueça a água do arrefecimento com o uso de um queimador externo de óleo diesel e uma bomba de água elétrica, também externa ao conjunto de força, mas instalados no CC, até atingir a temperatura mínima e dar partida ao motor. Permite também aquecer o óleo do motor, ou aquecer a tripulação, conforme a posição de uma alavanca de controle (ou uma coisa ou outra).
O aquecimento do óleo do motor ou da água, é recomendado para temperaturas -45 graus ou -20 graus, respectivamente, ou sucessivamente. O aquecimento interno pode ser usado sempre que se desejar. Este sistema foi desconectado nos CC para o BR, pois não passou na certificação de segurança na Alemanha, por não existir mais fabricante de peças de reposição para ele. A solução seria usar um sistema do Leo 2, mais moderno e compacto, também a diesel, mas optaram por não usar. Afinal, aqui não faz frio.....!!!!
As tripulações agradecem!!!!......
isto já existe. No sistema de arrefecimento, TODO o veículo sai de fábrica com uma tal de VÁLVULA TERMOSTÁTICA, que é a primeira que os caminhoneiros mais velhos arrancam. E depois reclamam que o motor não dura nada....
O funcionamento é o seguinte: o motor funciona, com o líquido de arrefecimento circulando apenas dentro do bloco do motor. Em certa temperatura, a termostática começa a abrir a passagem e também circula pelo radiador, progressivamente aumentado a passagem, e fechando a circulação dentro do bloco.
No Leo 1 existe um sistema que permite que se aqueça a água do arrefecimento com o uso de um queimador externo de óleo diesel e uma bomba de água elétrica, também externa ao conjunto de força, mas instalados no CC, até atingir a temperatura mínima e dar partida ao motor. Permite também aquecer o óleo do motor, ou aquecer a tripulação, conforme a posição de uma alavanca de controle (ou uma coisa ou outra).
O aquecimento do óleo do motor ou da água, é recomendado para temperaturas -45 graus ou -20 graus, respectivamente, ou sucessivamente. O aquecimento interno pode ser usado sempre que se desejar. Este sistema foi desconectado nos CC para o BR, pois não passou na certificação de segurança na Alemanha, por não existir mais fabricante de peças de reposição para ele. A solução seria usar um sistema do Leo 2, mais moderno e compacto, também a diesel, mas optaram por não usar. Afinal, aqui não faz frio.....!!!!
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- joao fernando
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Não, no Celta VHC é 13 para 1, taxa mais adequada para alcool. Gasolina morre nos 10 para 1Hader escreveu:joão, isto é uma questão de ponto de vista...![]()
A taxa de compressão de um motor flex é maior que a taxa de um motor gasolina puro. Mas inferior a uma taxa de motor etanol puro...
O limitante é a gasolina.
Concordo com você, mas é a questão do copo meio cheio ou meio vazio...![]()
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Mas tambem não vou discordar, já que varia de motor para motor. No meu exemplo, mais adequado para alcool, no meu futuro Gol, mais adequado para gasolina
E sim Tulio, os carros já vem com a valvula termostatica, quando a agua está fria, ela não passa pelo radiador, a fim de esquentar mais depressa
Uns mecanicos manés, a retiram, para "resfriar mais o motor"
Com o motor mais frio, a mistura mal queimada escorre para o oleo, que se contamina, e ferra todo o motor...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Algo sobre A BLINDAGEM do URUVECO?
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