Clermont,
Na suíça era exactamente igual, lá é um país civilizado, não é de Cowboys. Embora o posse de arma seja livre, o porte não é, ninguém anda armado na rua. De todas as vezes que lá estive nunca vi um civil armado, como é natural.
Engraçado como todos os malucos são de extrema direita...
Nem todos os malucos são de extrema direita, mas é verdade que nesse sector, existe uma sensação de dualidade de critérios, que leva ao aparecimento de teorias da conspiração.
Enquanto que a extrema-esquerda tem o direito de passear os seus símbolos e icones de morte, terror e tortura, sem que nada aconteça, a extrema direita não tem essa possibilidade.
Simbolos assassinos, como a foice e o martelo, icones de monstros criminosos como Stalin, Trotsky, Mao Tse-tung ou Che Guevara são livremente expostos pela esquerda criminosa, sem o mais pequeno pudor ou vergonha.
Esta dualidade de critérios, sabendo-se que a esquerda sempre foi muito mais criminosa que a direita, leva a situações de resposta deste tipo, quando os extremistas perdem as estribeiras.
Eventualmente a extrema esquerda fanática ainda acredita que pode chegar ao poder. Não é impossível, que nos partidos radicais de esquerda existam centenas de Anders Breivik, que sublimam os seus instintos assassinos com ideias de atingir o poder através da revolução.
De todas as formas, o que ocorreu neste caso, foi resultado de um demente ter perdido o juizo.
Não se trata de uma organização com cabeça, tronco e membros que deliberadamente organizou, e preparou com rigor, acções destinadas a matar pessoas em vários países do mundo.
E não se podem comparar coisas que pura e simplesmente não são comparáveis.
Embora o resultado seja o mesmo: Gente inocente chacinada, sem ter culpa absolutamente nenhuma.