NOTÍCIAS DO RAFALE
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- soultrain
- Sênior
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Mas muitas vezes não há nada para comparar aqui há, um programa muito mais sensível, com muito mais apetência para o "lobby", mais caro e com mais tecnologia exclusiva, aconteceu. Mais importante não houve esse estardalhaço todo, porquê?
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2568 vezes
- Agradeceram: 1043 vezes
Efeito Top Gun???
Acho que uma venda de aviões gera mais dividendos políticos, tanto para o compradores como (principalmente) para os vendedores.
Acho que uma venda de aviões gera mais dividendos políticos, tanto para o compradores como (principalmente) para os vendedores.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
-
- Sênior
Sim, soultrain, a ProSub da MB com estaleiro novo+base nova+submarinos nucleares seria equivalente (na minha opinião) à FAB ter um programa de projeto, produção em cooperação de caças de 5a-geração.soultrain escreveu:Mas muitas vezes não há nada para comparar aqui há, um programa muito mais sensível, com muito mais apetência para o "lobby", mais caro e com mais tecnologia exclusiva, aconteceu. Mais importante não houve esse estardalhaço todo, porquê?
Mas consta sim nos planos da FAB ter caças de 5a-geração. Mas antes acho bom definir ao menos os de 4a... para ontem.
Eu acredito que o "7 de setembro" foi consequência, foi efeito de algo que vinha acontecendo.
Quem achava que estava manobrando em segredo pode ter sido pego com as calças na mão pelo anúncio atropelador, que na verdade atropelou os que achavam que tudo estava na mão e encaminhado.
Iam decidir ao largo do GF.
O anúncio pode ter tido o intuito de frear e bloquear as tais hipotéticas manobras, que após isso começaram a se tornar mais públicas, digamos assim.
A pós o atropelo e a revelação que se sabia das tais manobras, tiveram talvez que agir às claras e jogar o jogo mais pesado.
Daí -> vazamentos, declarações de "autoridades" no assunto, campanhas midiáticas ...
Na minha cabeça a coisa toda começou quando o MU caiu, o que foi mais uma vez uma consequência, um efeito de outras ações que aconteceram.
Caiu o engenheiro (MU) e ficou o pedreiro (NJ) do grande projeto.
Ali se demarcou e mostrou-se que na verdade as coisas não iam bem no fundo da fervura branda que aparentava ser o FX. Ficou claro que haviam duas ou mais correntes de pensamento/ação atuando no processo.
Atuando ao largo e diametralmente do GF.
Parece que todos os que manobravam e agiam botaram a cabeça de fora quando foram atropelados pelo "anúncio".
As negativas/ações provavelmente vieram dos pontos geradores das manobras e ações táticas/estratégicas atuando dentro do FX.
O processo do FX em si, na verdade, tinha se tornado secundário.
O grande combate era político/estratégico/ideológico, e manobravam-se as peças tendo como tabuleiro o FX.
Portanto, o FX não foi atropelado. Foram atropeladas as ações e forças atuantes que usavam o FX como terreno de manobra.
Ali, naquele momento, Lula deveria ter freado tudo e feito o que Dilma fez agora.
Só que ele é muito mais político que ela e deve ter achado que dava prá levar com a barriga (em política, esperar a hora de agir ou ficar quieto e fazer cara de paisagem), acomodar os interesses e interessados.
Some-se a isso o fato de que o FX "só é importante" dentro do meio no qual está inserido, a Defesa.
Aqui fora, no mundo das pessoas comuns, o preço político a ser pago por mais um adiamento e uma freada de acomodação era = 0, ou tendendo à isso.
Foi uma manobra acertada, visto que o bobo do Lula saiu com altíssima taxa de aprovação, inédita na história e fez sua sucessora.
Ele na verdade sempre manteve o processo e seus atores nas suas mãos.
Se ele não decidia, ninguém poderia decidir por ele, sem ele, ou apesar dele.
Foi posto um custo político para a decisão, que o GF pagaria se decidisse naquele momento.
Então, se eu não decido, ninguém decide e, se não vai ser assim, também não vai ser assado.
Sinuca de bico.
Não parece sintomático que muita gente se manifestou colericamente quando do anúncio?
Aí depois surgiram as notícias de que grupo A gosta de caça X e vai lutar por isso...
Figuras de alto brilho negociando em separado...
Meios de comunicação de uma determinada corrente política abraçando a causa...
Prefeitos...
Sindicatos...
Denuncismo...
A ação teve de ir para as ruas, pois os bastidores estavam nus.
E quem deixou esse rei nú foi o 7/09.
Sem querer dar uma de phodão, mas quando do anúncio da bost-list e principalmente da sua antecipação, eu avisei que isso ainda ia dar merda.
Me pareceu impossível que um grande político, astuto e calejado nas lides da arte de politicar, tomasse uma pernada daquelas, perdesse um dos seus mais brilhantes quadros (lembre-mo-nos que MU foi o arquiteto e "criador") e depois achasse que estava tudo bem, tudo normal, que seria derrotado e ali na frente presentearia seus "algozes" com contratos bilionários e etc.
Por essas e por outras eu conclui que o barco jamais iria naquela direção para a qual estavam tentando manobrá-lo na base da pernada e de manobras.
E é isso, F-5M e "chuva de Rafales" até hoje.
Agora eu me pergunto:
Será que as coisas realmente se ajeitaram?
E a Dilma, vai ser mais ou menos "frouxa" que Lula?
Lula foi "frouxo" ou foi na verdade um político astuto?
Porque agora todo mundo tá de vara bem curtinha?
Dilma mandou um recado duro?
O governo de centro/esquerda está consolidado e ela pode agir com mais desenvoltura?
Se der alguma merda, quem pode voltar como salvador da pátria ?
Hoje me parece que se der tudo certo, Dilma se reelege.
Se der um pouco errado, Lula volta nos braços do povo.
E então, a manobra acabou dando errado e a caravana seguiu seu caminho.
Eu penso assim.
Abraços!
Quem achava que estava manobrando em segredo pode ter sido pego com as calças na mão pelo anúncio atropelador, que na verdade atropelou os que achavam que tudo estava na mão e encaminhado.
Iam decidir ao largo do GF.
O anúncio pode ter tido o intuito de frear e bloquear as tais hipotéticas manobras, que após isso começaram a se tornar mais públicas, digamos assim.
A pós o atropelo e a revelação que se sabia das tais manobras, tiveram talvez que agir às claras e jogar o jogo mais pesado.
Daí -> vazamentos, declarações de "autoridades" no assunto, campanhas midiáticas ...
Na minha cabeça a coisa toda começou quando o MU caiu, o que foi mais uma vez uma consequência, um efeito de outras ações que aconteceram.
Caiu o engenheiro (MU) e ficou o pedreiro (NJ) do grande projeto.
Ali se demarcou e mostrou-se que na verdade as coisas não iam bem no fundo da fervura branda que aparentava ser o FX. Ficou claro que haviam duas ou mais correntes de pensamento/ação atuando no processo.
Atuando ao largo e diametralmente do GF.
Parece que todos os que manobravam e agiam botaram a cabeça de fora quando foram atropelados pelo "anúncio".
As negativas/ações provavelmente vieram dos pontos geradores das manobras e ações táticas/estratégicas atuando dentro do FX.
O processo do FX em si, na verdade, tinha se tornado secundário.
O grande combate era político/estratégico/ideológico, e manobravam-se as peças tendo como tabuleiro o FX.
Portanto, o FX não foi atropelado. Foram atropeladas as ações e forças atuantes que usavam o FX como terreno de manobra.
Ali, naquele momento, Lula deveria ter freado tudo e feito o que Dilma fez agora.
Só que ele é muito mais político que ela e deve ter achado que dava prá levar com a barriga (em política, esperar a hora de agir ou ficar quieto e fazer cara de paisagem), acomodar os interesses e interessados.
Some-se a isso o fato de que o FX "só é importante" dentro do meio no qual está inserido, a Defesa.
Aqui fora, no mundo das pessoas comuns, o preço político a ser pago por mais um adiamento e uma freada de acomodação era = 0, ou tendendo à isso.
Foi uma manobra acertada, visto que o bobo do Lula saiu com altíssima taxa de aprovação, inédita na história e fez sua sucessora.
Ele na verdade sempre manteve o processo e seus atores nas suas mãos.
Se ele não decidia, ninguém poderia decidir por ele, sem ele, ou apesar dele.
Foi posto um custo político para a decisão, que o GF pagaria se decidisse naquele momento.
Então, se eu não decido, ninguém decide e, se não vai ser assim, também não vai ser assado.
Sinuca de bico.
Não parece sintomático que muita gente se manifestou colericamente quando do anúncio?
Aí depois surgiram as notícias de que grupo A gosta de caça X e vai lutar por isso...
Figuras de alto brilho negociando em separado...
Meios de comunicação de uma determinada corrente política abraçando a causa...
Prefeitos...
Sindicatos...
Denuncismo...
A ação teve de ir para as ruas, pois os bastidores estavam nus.
E quem deixou esse rei nú foi o 7/09.
Sem querer dar uma de phodão, mas quando do anúncio da bost-list e principalmente da sua antecipação, eu avisei que isso ainda ia dar merda.
Me pareceu impossível que um grande político, astuto e calejado nas lides da arte de politicar, tomasse uma pernada daquelas, perdesse um dos seus mais brilhantes quadros (lembre-mo-nos que MU foi o arquiteto e "criador") e depois achasse que estava tudo bem, tudo normal, que seria derrotado e ali na frente presentearia seus "algozes" com contratos bilionários e etc.
Por essas e por outras eu conclui que o barco jamais iria naquela direção para a qual estavam tentando manobrá-lo na base da pernada e de manobras.
E é isso, F-5M e "chuva de Rafales" até hoje.
Agora eu me pergunto:
Será que as coisas realmente se ajeitaram?
E a Dilma, vai ser mais ou menos "frouxa" que Lula?
Lula foi "frouxo" ou foi na verdade um político astuto?
Porque agora todo mundo tá de vara bem curtinha?
Dilma mandou um recado duro?
O governo de centro/esquerda está consolidado e ela pode agir com mais desenvoltura?
Se der alguma merda, quem pode voltar como salvador da pátria ?
Hoje me parece que se der tudo certo, Dilma se reelege.
Se der um pouco errado, Lula volta nos braços do povo.
E então, a manobra acabou dando errado e a caravana seguiu seu caminho.
Eu penso assim.
Abraços!
-
- Intermediário
Hmmm, ao ler esta entrevista (a qual eu não tinha conhecimento ainda), a primeira imrpessão que tive foi outra: nunca houve anúncio. A grande mídia é que distorceu os fatos.rcolistete escreveu:Viram, comandante da FAB externando falta de sintonia e comunicação com o governo federal. Ao invés de dar tal entrevista, era melhor ter preferido o silêncio e se relatar aos superiores (Ministro da Defesa e Presidente).knigh7 escreveu: http://www.aereo.jor.br/2009/09/11/forc ... -imprensa/
Enfim : tudo, inclusive F-5E, é consequência dos atos das pessoas/instituições.
Abraços, Roberto
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Putz, o KC-390 vai voar antes do F-X. Ou seja, um projeto sair do zero até o maiden flight antes de um caça de verdade voar por essas bandas...
- soultrain
- Sênior
Lendo a entrevista não é isso que transparece.
1º O comandante da FAB não conhece a estratégia do Governo?!
2º Sai pela tangente e não responde a uma pergunta direta, Aeronáutica pode ser Helicóptero?!
3º Pode até ser?
O que foi anunciado foi o inicio das negociações do contrato com o fornecedor vencedor, não há outras interpretações possíveis, mas o Saito tentou mudar o rumo dos acontecimentos sim, antes de começarem as negociações. A meio até era compreensível, para pressionar ou num impasse inultrapassável, antes de começar, não.
[[]]'s
2º Sai pela tangente e não responde a uma pergunta direta, Aeronáutica pode ser Helicóptero?!
3º Pode até ser?
O que foi anunciado foi o inicio das negociações do contrato com o fornecedor vencedor, não há outras interpretações possíveis, mas o Saito tentou mudar o rumo dos acontecimentos sim, antes de começarem as negociações. A meio até era compreensível, para pressionar ou num impasse inultrapassável, antes de começar, não.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
- Sênior
Bah, você descobriu o projeto secreto da FAB & MD : o F-390 será o FX-2 ! Não quiseram divulgar para não provocar a ira da Boeing, Dassault e Saab. O F-390 Será um KC-390 com radar do R-99 AEW, mísseis ar-ar e ar-superfície para dar e vender, combustível à vontade para si e para reabastecer outros aviões, cabine tão confortável que é um sonho para os pilotos com direito a banheiro, cama, cozinha e churrasqueira (a pedidos do pessoal do Pampa) ! Os caçadores até pediram aeromoça mas aí iria virar uma zona, o Saito vetou. Todo mundo na FAB apóia o F-390 e cancelamento do FX-2 atual, mas ninguém pode dizer isso publicamente, não pergunte a eles, tudo o que eu disse será negado.Wolfgang escreveu:Putz, o KC-390 vai voar antes do F-X. Ou seja, um projeto sair do zero até o maiden flight antes de um caça de verdade voar por essas bandas...
Boas notícias para os nossos irmãos tugas : a FAP também vai operar F-390 substituindo os F-16, porém sem a churrasqueira (não transferimos ToT's disso). Portugal mantém segredo sobre isso para não assustar a Espanha, que se veria em grande desvantagem com meros Eurofighters.
A impressão geral é que a determinação de começar a negociar com o caça preferido foi solapada, como se o negociador subalterno tentasse sabotar a negociação. Foi feito de tudo para tal. E aqui também contou com a ajuda dos franceses, por falta de conhecimento do jogo político interno. Não entenderam que o sinal verde do GF não era determinante, mas apenas indicativo, iniciante.soultrain escreveu:Lendo a entrevista não é isso que transparece.
3º Pode até ser?
[[]]'s
Todo tipo de jogo sujo foi usado, sabedores que o ano seguinte era de eleições. E de fato conseguiram o seu intento, adiar a decisão.
O problema todo é que o adiamento não foi benéfico para os concorrentes do Rafale, afinal, eles contavam com uma possível escolha em outro país, para ajudar em nossa decisão, e só colheram derrotas.
O adiamento atual nada tem haver com o FX em si.
[]´s
Editado pela última vez por PRick em Sex Jul 22, 2011 8:59 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
A impressão que eu tenho, dada a oficial do Minsitério da Defesa em 7 de setembro, de autoridades que falaram aquele dia, do que o Saito disse 2 dias após na entrevista, é parecida com a do Soultrain. Eu acho que é por aí mesmo.soultrain escreveu:Lendo a entrevista não é isso que transparece.
3º Pode até ser?
[[]]'s
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
... Cara... é muito triste isso mesmo!!!
Gosto demais do Japa... mas putz!!
No fim como sabemos a Jordânia venceu e está nos fornecendo 11 F-5 em colaboração com o PAMA e a Embraer!!!!
Isso é que é ToT!!!!
[]s
CB_Lima
Gosto demais do Japa... mas putz!!
No fim como sabemos a Jordânia venceu e está nos fornecendo 11 F-5 em colaboração com o PAMA e a Embraer!!!!
Isso é que é ToT!!!!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Caros amigos,
estou convencido que todos aqui estão se comportando como "cornos" ao reviver um passado que nunca foi capaz de compreender na íntegra. Pra que se sentir como um? Desnecessário!
Lembro-me que foi noticiado na imprensa (e foi postado aqui no fórum) que o próprio comandante Saito fez parte da tal reunião com os franceses e brasileiros, que avançou madrugada adentro, na véspera do tal anúncio dos presidentes Lula e Sarkozy. Isto foi dito por mais de um veículo de comunicação brasileiro, porém se é verdadeiro ou não, não sei (estou me atendo ao que foi noticiado). Porém, de fato, o comandante Saito fez de desentendido (vide matéria (re)postada recentemente) pouco tempo depois (um ou dois dias, acho). Aí fica a dúvida: o Cmd. Saito estava ou não presente a tal reunião? Eu: não sei!
Além disso, em entrevistas concedida à FSP (vide matéria (re)postada aqui, página anterior) o Cmd. Saito disse (se está correto ou não, não sei; vou na boa fé sobre o que foi publicado): "Eu não recebi do presidente: “Saito, encerra o processo porque eu já escolhi”. Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não."
Ora bolas, só isto é de enorme gravidade! O presidente Lula, dias atrás (na época) diz abertamente na imprensa que o Rafale havia sido escolhido, restando apenas os acertos contratuais. Uma declaração de um presidente à imprensa internacional (não apenas a brasileira estava presente) é como uma nota oficial! Aí o comandante declara que "não recebi do presidente:..." Aonde estava o Cmd. Saito, na lua?
Não, estava na terra e no Brasil. Estou convencido que não acertaram com ele os discursos a ser usado (o "clássico" falha de comunicação), daí a ideia de ter dito bobagem. Claro que ele sabia da declaração dos presidente Lula e Sarkozy, claro que ele foi informado que tal anúncio aconteceria no dia seguinte (se não fosse assim, ele pediria exoneração de seu cargo imediatamente, visto a sua índole e integridade), claro que houve concordância da parte dele (em relação a escolha; caso contrário pediria o boné), mas também é claro que não prepararam um discurso afinado (com o governo da época) para ele ressoar aos quatro cantos do mundo. Esta é a única explicação que admito hoje (pois não tenho informação privilegiada; ainda bem!). Bem, parto do princípio que a declaração do Cmd. Saito (naquela época) foi infeliz, nada mais do que isto (pois aposto minhas fichas em sua -- dele -- honra e honestidade).
Agora, pergunto: pra que ficar remoendo este assunto? Não sabemos de nada que aconteceu de fato, menos ainda sobre os bastidores das conversas na época. Isto não nos levará a ponto algum, no máximo um provocando mágoa no outro, seja por convicção pessoal, seja por pura provocação.
Quando falamos sobre aquilo que desconhecemos por completo estamos passíveis a pelo menos dois erros: falar bobagem e ofender terceiros. A ofensa a terceiros é auto-explicativa; já a bobagem diz mais, pois nesta parte sempre somos tentados a ser parciais, falando apenas e tão somente sobre a parte que nos agrada. Se existe um grupo que defende A e que é diametralmente oposto a B que é defendido por outro grupo, então ambos estão conversando no "complementar" (no sentido matemático da expressão) do outro, ou seja, ninguém chegará a conclusão alguma. Excluindo (visto que a interseção é vazia neste caso) esta parte, o que sobra? Somente o erro que tange à ofensa a terceiros. Insisto, pra que tal coisa?
E tudo isto, imagino, porque nada se fala de oficial sobre o FX-2...
Vamos debater sobre coisas mais interessantes e que passam ao largo para muitos, como, por exemplo, a presidente Dilma ter dito que o processo de construção dos subs convencional e nuclear terão recursos necessários. Ora bolas, veja a aparente dicotomia: quem disse que não havia recursos para se comprar caças foi o ministro Mantega e não o ministro da Defesa NJ, alegando que este ano (2011) "seria impossível". Porém a parte interessante é que neste mesmo ano a própria presidente disse que há recurso para os subs. Pensem! Por que há recursos para os subs e não há para os caças? Isto pra mim é auto-explicativo.
Saudações a todos!
estou convencido que todos aqui estão se comportando como "cornos" ao reviver um passado que nunca foi capaz de compreender na íntegra. Pra que se sentir como um? Desnecessário!
Lembro-me que foi noticiado na imprensa (e foi postado aqui no fórum) que o próprio comandante Saito fez parte da tal reunião com os franceses e brasileiros, que avançou madrugada adentro, na véspera do tal anúncio dos presidentes Lula e Sarkozy. Isto foi dito por mais de um veículo de comunicação brasileiro, porém se é verdadeiro ou não, não sei (estou me atendo ao que foi noticiado). Porém, de fato, o comandante Saito fez de desentendido (vide matéria (re)postada recentemente) pouco tempo depois (um ou dois dias, acho). Aí fica a dúvida: o Cmd. Saito estava ou não presente a tal reunião? Eu: não sei!
Além disso, em entrevistas concedida à FSP (vide matéria (re)postada aqui, página anterior) o Cmd. Saito disse (se está correto ou não, não sei; vou na boa fé sobre o que foi publicado): "Eu não recebi do presidente: “Saito, encerra o processo porque eu já escolhi”. Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não."
Ora bolas, só isto é de enorme gravidade! O presidente Lula, dias atrás (na época) diz abertamente na imprensa que o Rafale havia sido escolhido, restando apenas os acertos contratuais. Uma declaração de um presidente à imprensa internacional (não apenas a brasileira estava presente) é como uma nota oficial! Aí o comandante declara que "não recebi do presidente:..." Aonde estava o Cmd. Saito, na lua?
Não, estava na terra e no Brasil. Estou convencido que não acertaram com ele os discursos a ser usado (o "clássico" falha de comunicação), daí a ideia de ter dito bobagem. Claro que ele sabia da declaração dos presidente Lula e Sarkozy, claro que ele foi informado que tal anúncio aconteceria no dia seguinte (se não fosse assim, ele pediria exoneração de seu cargo imediatamente, visto a sua índole e integridade), claro que houve concordância da parte dele (em relação a escolha; caso contrário pediria o boné), mas também é claro que não prepararam um discurso afinado (com o governo da época) para ele ressoar aos quatro cantos do mundo. Esta é a única explicação que admito hoje (pois não tenho informação privilegiada; ainda bem!). Bem, parto do princípio que a declaração do Cmd. Saito (naquela época) foi infeliz, nada mais do que isto (pois aposto minhas fichas em sua -- dele -- honra e honestidade).
Agora, pergunto: pra que ficar remoendo este assunto? Não sabemos de nada que aconteceu de fato, menos ainda sobre os bastidores das conversas na época. Isto não nos levará a ponto algum, no máximo um provocando mágoa no outro, seja por convicção pessoal, seja por pura provocação.
Quando falamos sobre aquilo que desconhecemos por completo estamos passíveis a pelo menos dois erros: falar bobagem e ofender terceiros. A ofensa a terceiros é auto-explicativa; já a bobagem diz mais, pois nesta parte sempre somos tentados a ser parciais, falando apenas e tão somente sobre a parte que nos agrada. Se existe um grupo que defende A e que é diametralmente oposto a B que é defendido por outro grupo, então ambos estão conversando no "complementar" (no sentido matemático da expressão) do outro, ou seja, ninguém chegará a conclusão alguma. Excluindo (visto que a interseção é vazia neste caso) esta parte, o que sobra? Somente o erro que tange à ofensa a terceiros. Insisto, pra que tal coisa?
E tudo isto, imagino, porque nada se fala de oficial sobre o FX-2...
Vamos debater sobre coisas mais interessantes e que passam ao largo para muitos, como, por exemplo, a presidente Dilma ter dito que o processo de construção dos subs convencional e nuclear terão recursos necessários. Ora bolas, veja a aparente dicotomia: quem disse que não havia recursos para se comprar caças foi o ministro Mantega e não o ministro da Defesa NJ, alegando que este ano (2011) "seria impossível". Porém a parte interessante é que neste mesmo ano a própria presidente disse que há recurso para os subs. Pensem! Por que há recursos para os subs e não há para os caças? Isto pra mim é auto-explicativo.
Saudações a todos!
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Amigos, boa noite.
Abraços,
Justin
http://www.opex360.com/2011/07/22/le-ca ... ttoo-2011/Le capitaine Brocard et son Rafale remportent le trophée Paul Bowen du Royal International Air Tattoo 2011
22 juillet 2011 – 19:00
Belle performance réalisée par le capitaine Michael Brocard, à l’occasion du Royal International Air Tattoo 2011, (15-16 juillet) l’un des plus importants meetings aériens européens. A bord de son Rafale, le pilote de l’armée de l’Air a remporté le prix de la « Best Solo Jet Demonstration », c’est à dire le trophée « Paul Bowen ».
« C’est ma première participation à l’Air Tattoo et ma première représentation en dehors de la France cette année, alors recevoir cette récompense est fantastique. J’espère que je pourrais revenir l’an prochain » a commenté le capitaine Brocard, du 1/7 Provence (Saint-Dizier).
Chef de patrouille depuis 2003 et totalisant 48 missions de guerre et 3.650 heures de vol, le capitaine Brocard, 40 ans, est le pilote présentateur du Rafale depuis cette année.
Entré dans l’armée de l’Air en 1992, il a volé sur Mirage 2000D puis sur Mirage 2000C RDI avant de prendre les commandes du Rafale en 2005, avec lequel il a dépassé les 1.000 heures de vol.
Son prédécesseur, le capitaine Cédric Ruet, qui est actuellement so coach, avait obtenu le prix du public et le « best solo display » en 2009.
Au cours des démonstrations, le Rafale vole entre 30 et 1.200 mètres, à une vitesse comprise entre 180 et 1.000 km/h (MACH 0.95). Son pilote encaisse -3G jusqu’à 9 G
Abraços,
Justin
Aqui tem a demonstração completa. E já estão dizendo Rafale the best display ever?
Impressionante a desaceleração e a passagem lenta lá nos 3:35 do vídeo, parece que o caça parou no ar.
Impressionante a desaceleração e a passagem lenta lá nos 3:35 do vídeo, parece que o caça parou no ar.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Gostei da pintura desse Rafale. Eu não gosto da camuflagem da FAB para os cacas. E mais outro vídeo para minha colecão