EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1636 Mensagem por PRick » Ter Jul 19, 2011 12:38 pm

Franz Luiz escreveu:Pelo que me lembro de ter lido nas revistas da década de 80 ou 90 foi que a opção
pela turbina também se devia a possibilidade de utilizar múltiplos combustíveis, facilitando
disponibilidade e logística.
Ou minha memória me trai ?
Um motor convencional também pode ser projetado para tal.

[]´s




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1637 Mensagem por joao fernando » Ter Jul 19, 2011 12:49 pm

Franz Luiz escreveu:Pelo que me lembro de ter lido nas revistas da década de 80 ou 90 foi que a opção
pela turbina também se devia a possibilidade de utilizar múltiplos combustíveis, facilitando
disponibilidade e logística.
Ou minha memória me trai ?
Exato. Um motor de combustão, queima qualquer coisa, mas precariamente. Já a turbina, se queima, a FADEC acerta a mistura e já era




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1638 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jul 19, 2011 2:33 pm

joao fernando escreveu:
Já a turbina, se queima, a FADEC acerta a mistura e já era
Por favor, será que você poderia explicar o que esta frase quer dizer?

Eu não entendi.

Bacchi




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8406
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1639 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jul 20, 2011 3:38 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
joao fernando escreveu:
Já a turbina, se queima, a FADEC acerta a mistura e já era
Por favor, será que você poderia explicar o que esta frase quer dizer?

Eu não entendi.

Bacchi
FADEC, ou Full Authority Digital Engine (ou Eletronics), é um computador responsável por, principalmente, sempre elevar ao máximo a performance de um motor, controlando a injeção de combustível, e o tempo da ignição (e em alguns casos, a admissão do ar e a temperatura do conjunto do motor) já que historicamente, os motores aeronáuticos (os primeiros a receber o FADEC) tem altitude, temperatura, e outros fatores que devem ficar numa faixa considerada ótima para que a queima seja satisfatória, e não haja qualquer falha deste motor.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1640 Mensagem por Moccelin » Qua Jul 20, 2011 7:17 am

Resumindo, é a "injeção eletrônica" das Turbinas, que torna possível queimar "qualquer coisa" em uma turbina com uma boa eficiência.

Infelizmente isso é impossível de se alcançar com um motor de combustão interna, a não ser quando conseguirem mudar a taxa de compressão automaticamente (diminuindo e aumentando a biela ou abaixando o cabeçote) e, por obvio, mudar os tempos do comando de válvula automaticamente (isso já existe nos motores CVVT, ou continuous variable valve timing). Nossos "Flex", por exemplo, é uma "gambiarra eletrônica", que só muda os tempos de ignição (a única coisa facilmente alterável) pra evitar pré-detonação com a gasolina e conseguir um índice aceitável de eficiência com álcool, mas não queima nenhum dos dois com alta eficiência.

E aí surge minha dúvida... Como fazem pra grandes motores, desenvolvidos para queimar diesel originalmente, conseguirem queimar "tudo"??? Como superam a diferença dos sistemas Diesel e Otto???

Se fosse apenas os combustíveis altamente inflamáveis até dava pra entender, mas Diesel só queima em altíssimas pressões (comparado com as pressões que já são capazes de causar pré-ignição em motores Otto.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1641 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 20, 2011 7:31 am

glauberprestes escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Por favor, será que você poderia explicar o que esta frase quer dizer?

Eu não entendi.

Bacchi
FADEC, ou Full Authority Digital Engine (ou Eletronics), é um computador responsável por, principalmente, sempre elevar ao máximo a performance de um motor, controlando a injeção de combustível, e o tempo da ignição (e em alguns casos, a admissão do ar e a temperatura do conjunto do motor) já que historicamente, os motores aeronáuticos (os primeiros a receber o FADEC) tem altitude, temperatura, e outros fatores que devem ficar numa faixa considerada ótima para que a queima seja satisfatória, e não haja qualquer falha deste motor.
Obrigado.

Bacchi




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1642 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 20, 2011 9:44 am

Báh, só tem especialista aqui :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isso mesmo, num motor a pistão, se exige a troca de taxa de compressão e sistema de ignição, alem de alteração no comando de valvulas

Já numa turbina, se altera o volume injetado para acertar a relação ar-combustivel, e voilá. Rende o maximo com qualquer coisa




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
PRick

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1643 Mensagem por PRick » Qua Jul 20, 2011 10:46 am

joao fernando escreveu:Báh, só tem especialista aqui :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isso mesmo, num motor a pistão, se exige a troca de taxa de compressão e sistema de ignição, alem de alteração no comando de valvulas

Já numa turbina, se altera o volume injetado para acertar a relação ar-combustivel, e voilá. Rende o maximo com qualquer coisa
Hoje com as injeções eletrônicas também é possível usar mais de um combustível nos motores, no entanto, duvido que mesmo as turbinas funcione igual com todos eles. Inclusive com o uso de alcool por exemplo.

[]´s




gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1644 Mensagem por gral » Qua Jul 20, 2011 10:49 am

PRick escreveu:Um motor convencional também pode ser projetado para tal.
Pode, mas as tentativas anteriores à turbina do Abrams(Leyland L60 do Chieftain, 5TD do T-64) fracassaram. Hoje em dia motores multicombustível são factíveis, na época, nem tanto.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1645 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 20, 2011 10:51 am

Negativo Prick, mesmo com a injeção, o motor funciona mal com cada combustivel. E não estamos falando de motores a gasolina, mas a diesel, que trabalham com injeção

Não sei como se comportaria um motor flex diesel, mas entendo que na turbina, se queima, e se ajustando a relação ar combustivel, se obtem a queima perfeita. Obvio, cada material vai gerar diferentes potencias, mas será melhor que o motor ciclo diesel




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1646 Mensagem por Moccelin » Qua Jul 20, 2011 11:14 am

Pois é, não basta apenas a injeção ser capaz de dosar. Num motor de combustão interna, tanto ciclo Diesel quanto Otto, a taxa de compressão e tempos de abertura e fechamento de válvulas são imprescindíveis.

A abertura e fechamento já existe solução (motores com sistemas CVVT), mas pra taxa de compressão não! E aí os motores multi combustível costuma ser ineficiente quando não estão rodando com o combustível principal. Ou então rodam ineficientemente em todos os combustíveis (sistema "flex" brasileiro) já que trabalham no "meio termo" entre os combustíveis previstos.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1647 Mensagem por eligioep » Qua Jul 20, 2011 11:15 am

O motor MTU do Leopard 1 e 2 é projetado para usar qualquer tipo de diesel usados pelos membros OTAN, e até usar querosene de aviação em caso extremo. Isso nos foi demonstrado, em bancada lógico, com dinamômetro, mas funcionou.
O resultado foi como os nossos flex: excelente funcionamento com combustível original (diesel alemão), razoável com outros e ruim com querosene. Neste combustível ele só alcançava 60% de sua potência máxima, mas o suficiente para sair de uma situação crítica ou sob ameaça do inimigo.
E não houveram modificações no motor entre um combustível e outro, e nem eletronicas, apenas desconectava-se uma mangueira e conectava outra...
Com querosene o motor ficou ruim de pegar, funcionamento irregular, fumacento e muito barulhento. Mas dava para se safar de alguma ameaça...




Editado pela última vez por eligioep em Qua Jul 20, 2011 11:18 am, em um total de 1 vez.
PRick

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1648 Mensagem por PRick » Qua Jul 20, 2011 11:18 am

joao fernando escreveu:Negativo Prick, mesmo com a injeção, o motor funciona mal com cada combustivel. E não estamos falando de motores a gasolina, mas a diesel, que trabalham com injeção

Não sei como se comportaria um motor flex diesel, mas entendo que na turbina, se queima, e se ajustando a relação ar combustivel, se obtem a queima perfeita. Obvio, cada material vai gerar diferentes potencias, mas será melhor que o motor ciclo diesel
O problema não é só o funcionamento, mas os possíveis danos, o álcool por exemplo é altamente corrosivo, se não existir um preparo prévio do motor, vai acabar com a vida útil dele, me parece ser o caso da turbina também, poder usar muitos combustíveis, não quer dizer qualquer combustível. Não é sem querer que o querosene impera nas turbinas, e existem diferentes tipos dele.

[]´s




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1649 Mensagem por eligioep » Qua Jul 20, 2011 11:21 am

PRick escreveu:
joao fernando escreveu:
O problema não é só o funcionamento, mas os possíveis danos, o álcool por exemplo é altamente corrosivo, se não existir um preparo prévio do motor, vai acabar com a vida útil dele, me parece ser o caso da turbina também, poder usar muitos combustíveis, não quer dizer qualquer combustível. Não é sem querer que o querosene impera nas turbinas, e existem diferentes tipos dele.

[]´s
Pessoal,
não esqueçam, estes motores tem previsão de funcionar com outro combustível só por algumas horas ou km.
Não é para uso contínuo.....
Só para quando faltar a logística do abastecimento e não existe outra alternativa!




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1650 Mensagem por helio » Qua Jul 20, 2011 11:30 am

O Utilitário russo Niva por exemplo já vem de fábrica com um dispositivo para aceitar gás como combustível.

Hélio




Responder