A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Jonas Rafael
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Re: A-12

#9406 Mensagem por Jonas Rafael » Dom Jul 10, 2011 5:52 pm

Corsário01 escreveu:
Luiz Bastos escreveu:Fiquei sabendo que a reforma das catapultas do SP foi apenas para bater a ferrugem e trocar algumas peças, mas que nada foi alterado nelas. Alguem confirma?
Bastos, não foi isso não.

A catapulta lateral sofreu extensas obras para troca de chapas em pontos aonde havia desgaste. Aproveitando a oportunidade, a MB realizou a obra de reforço estrutural que os franceses haviam feito na de vante e não tinham feito na lateral.

Mas nada foi alterado em relação a capacidade de lançamento. As 2 catapultas podem lançar 20t, sendo que a lateral só lançava 15t devido a capacidade estrutural da lateral não permitir maior tonelagem. Agora, após a reforma, eu acho que esse limite possa ter aumentado.
Mas aquele papo de 22t e tal, esquece, pura fantasia.

A catapulta lateral que foi reformada, não teve sua capacidade aumentada. Ela sempre pode lançar as 20t, o navio é que naquele ponto, não tinha capacidade estrutural de lançar mais do que 15t.

Existem algumas estórias bem gozadas sobre isso, mas não irei seguir por este caminho.

Espero ter ajudado.
De acordo com as infos que o Macegueiro divulga, parece que nem isso. Afinal 20t daria pra lançar com sobras um Rafale com tanques cheios e armamento AA, e parece que a MB acha que isso não é possível.




lubra
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Re: A-12

#9407 Mensagem por lubra » Seg Jul 11, 2011 10:31 am

E recolhe ele depois como?




Saudações,
Luciano.

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As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
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Re: A-12

#9408 Mensagem por Jonas Rafael » Seg Jul 11, 2011 11:11 am

A capacidade de recolhimento é de 13,5t se não me engano. Dá o avião vazio mais 3 tons. 4 mísseis AA dá 500kg mais ou menos. Ainda sobra 2,5 tons de combustível se for o caso. Que eu saiba o problema era que não dava pra catapultar com segurança acima de 13-14 tons porque as catapultas são velhas e não dão mais no couro...




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Re: A-12

#9409 Mensagem por PRick » Seg Jul 11, 2011 5:04 pm

Jonas Rafael escreveu:
Corsário01 escreveu: Bastos, não foi isso não.

A catapulta lateral sofreu extensas obras para troca de chapas em pontos aonde havia desgaste. Aproveitando a oportunidade, a MB realizou a obra de reforço estrutural que os franceses haviam feito na de vante e não tinham feito na lateral.

Mas nada foi alterado em relação a capacidade de lançamento. As 2 catapultas podem lançar 20t, sendo que a lateral só lançava 15t devido a capacidade estrutural da lateral não permitir maior tonelagem. Agora, após a reforma, eu acho que esse limite possa ter aumentado.
Mas aquele papo de 22t e tal, esquece, pura fantasia.

A catapulta lateral que foi reformada, não teve sua capacidade aumentada. Ela sempre pode lançar as 20t, o navio é que naquele ponto, não tinha capacidade estrutural de lançar mais do que 15t.

Existem algumas estórias bem gozadas sobre isso, mas não irei seguir por este caminho.

Espero ter ajudado.
De acordo com as infos que o Macegueiro divulga, parece que nem isso. Afinal 20t daria pra lançar com sobras um Rafale com tanques cheios e armamento AA, e parece que a MB acha que isso não é possível.

Isso já feito, está tudo documentado, com as catapultas lançando 20 toneladas, dá para operar o Rafale com restrições.

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Re: A-12

#9410 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 11, 2011 5:56 pm

Acho que a prioridade por hoje e por muito tempo ainda é operar os A-4 de maneira operacional e criar a doutrina de operar novamente em PA, porque já estamos uns bons anos atrasados nisso.

Rafale ou qualquer outra coisa nos dias de hoje só serve para custar caro e complicar o meio de campo sem muitos benefícios.

Sei lá... Vamos aprender a operar, A-4, S-2, S-1, S Hawk primeiro e depois procuramos ver o que fazemos.

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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: A-12

#9411 Mensagem por PRick » Seg Jul 11, 2011 6:00 pm

cb_lima escreveu:Acho que a prioridade por hoje e por muito tempo ainda é operar os A-4 de maneira operacional e criar a doutrina de operar novamente em PA, porque já estamos uns bons anos atrasados nisso.

Rafale ou qualquer outra coisa nos dias de hoje só serve para custar caro e complicar o meio de campo sem muitos benefícios.

Sei lá... Vamos aprender a operar, A-4, S-2, S-1, S Hawk primeiro e depois procuramos ver o que fazemos.

[]s
CB_Lima
Bem, isso aí é outra coisa, por sinal com o FX-2 ainda não saiu... Isso é apenas para saber a capacidade de operação, agora, o resto é com o din-din. :mrgreen: :mrgreen:

Vamos ver como as coisas ficam até o final do ano.

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Re: A-12

#9412 Mensagem por Corsário01 » Seg Jul 11, 2011 9:38 pm

Dim Dim Dim Dim Dim Dim, Cadê o Dim Dim Dim Dim ????????

Pé na chon!!!!

Jack já dizia: Uma parte de cada vez.

E eu acrescentaria: De preferência uma de cada vez sem Ferrar de grana a MB.

Ou seja, a grana está pra lá de escassa. A MB tendo que priorizar uns em detrimento de outros ( projetos).

Vamos parar de sonhar e por los pesitos na chon!

Tudo aqui neste país no que tange DEFESA é posto como prioridade 100.

Mas se alguém olhar o pátio de GTE, poderá entender que lá, a prioridade á 1.

Por isso eu queria umas T22B3 usadas, pq as FREMM, xiiiiiiiiii, já deverei estar com uns 70 anos, e o Marino já de pijama. :twisted:




Abraços,

Padilha
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Re: A-12

#9413 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 11, 2011 9:41 pm

Deixe que eu pergunto por você, FABIO:

Corsário, quer dizer que as FREMM não virão?????? Será que a MB vai fazer alguma compra de oportunidade pra suprir as baixas que serão dada???




.
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Re: A-12

#9414 Mensagem por Corsário01 » Seg Jul 11, 2011 9:48 pm

henriquejr escreveu:Deixe que eu pergunto por você, FABIO:

Corsário, quer dizer que as FREMM não virão?????? Será que a MB vai fazer alguma compra de oportunidade pra suprir as baixas que serão dada???
Vc entendeu errado.

Poderemos ter FREMM sim, mas quando elas chegarem, eu já estarei usando fraldas geriatricas e o Marino estará de pijama em casa vendo os netinhos e lendo jornal, ou talvez jogando damas.

Em suma, bem velhinhos estaremos. [003] [003] [003] [003]




Abraços,

Padilha
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Re: A-12

#9415 Mensagem por sapao » Dom Jul 17, 2011 8:16 pm

Jonas Rafael escreveu:
Corsário01 escreveu: Bastos, não foi isso não.

A catapulta lateral sofreu extensas obras para troca de chapas em pontos aonde havia desgaste. Aproveitando a oportunidade, a MB realizou a obra de reforço estrutural que os franceses haviam feito na de vante e não tinham feito na lateral.

Mas nada foi alterado em relação a capacidade de lançamento. As 2 catapultas podem lançar 20t, sendo que a lateral só lançava 15t devido a capacidade estrutural da lateral não permitir maior tonelagem. Agora, após a reforma, eu acho que esse limite possa ter aumentado.
Mas aquele papo de 22t e tal, esquece, pura fantasia.

A catapulta lateral que foi reformada, não teve sua capacidade aumentada. Ela sempre pode lançar as 20t, o navio é que naquele ponto, não tinha capacidade estrutural de lançar mais do que 15t.

Existem algumas estórias bem gozadas sobre isso, mas não irei seguir por este caminho.

Espero ter ajudado.
De acordo com as infos que o Macegueiro divulga, parece que nem isso. Afinal 20t daria pra lançar com sobras um Rafale com tanques cheios e armamento AA, e parece que a MB acha que isso não é possível.

Sem ofensas Jonas, mas eu creio que quem ACHA que não é possivel somos nos, a MB eu sei que tem CERTEZA se é possivel ou não; e ao que parece não dá.
Sobre o peso vazio, você esta levando em conta qual informação?
Porque existe mais de um peso vazio (vazio, basico ou de decolagem) para calculo, talvez esteja ai a diferença.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: A-12

#9416 Mensagem por Jonas Rafael » Seg Jul 18, 2011 11:49 am

Peso de decolagem é com os tanques cheios. Estou contando o peso listado como da aeronave vazia (que varia por volta de 10,5t conforme diferentes fontes) mais 500 kg de 4 mísseis ar-ar. Isso dá um pouco mais que 11t. Deve contar alguma coisa da munição do canhão e o piloto, mas ainda dá pelo menos umas 2 toneladas de combustível. Claro o avião decola com 4,3t nos tanques internos, então se der um pane e precisar voltar, não sei se ele tem como alijar parte do combustível dos tanques internos. Num vôo normal entretanto o peso del ao retnoar deve ficar entre 11,5 e 12 toneladas (considerando uma margem de segurança). Claro isso tudo com base em achismo ponderada, pois é info classificada.
De qualquer forma foi divulgado que a catapulta não tem mais a mesma capacidade por causa do desgaste natural dos anos. Creio que se referiam às duas, inclusive a de proa. Considerando que 20tons era a capacidade nominal dela quando nova, acho difícil que consiga operar nesta faixa agora. Mesmo que a lateral de repente tenha sido menos usada, ela também não deve aguentar o tranco
Em tempo, pra ficar claro: o que estou dizendo é que se a MB divulgou que não dava pra operar nada maior que Skyhawk, e justificava em parte por causa do desgaste das catapultas não tenho porque acreditar que esse dado de 20t de capacidade é crível. A não ser que tenham conseguido deixar a catapulta lateral mais potente que a de proa, o que acho difícil




PRick

Re: A-12

#9417 Mensagem por PRick » Seg Jul 18, 2011 1:49 pm

Jonas Rafael escreveu:Peso de decolagem é com os tanques cheios. Estou contando o peso listado como da aeronave vazia (que varia por volta de 10,5t conforme diferentes fontes) mais 500 kg de 4 mísseis ar-ar. Isso dá um pouco mais que 11t. Deve contar alguma coisa da munição do canhão e o piloto, mas ainda dá pelo menos umas 2 toneladas de combustível. Claro o avião decola com 4,3t nos tanques internos, então se der um pane e precisar voltar, não sei se ele tem como alijar parte do combustível dos tanques internos. Num vôo normal entretanto o peso del ao retnoar deve ficar entre 11,5 e 12 toneladas (considerando uma margem de segurança). Claro isso tudo com base em achismo ponderada, pois é info classificada.
De qualquer forma foi divulgado que a catapulta não tem mais a mesma capacidade por causa do desgaste natural dos anos. Creio que se referiam às duas, inclusive a de proa. Considerando que 20tons era a capacidade nominal dela quando nova, acho difícil que consiga operar nesta faixa agora. Mesmo que a lateral de repente tenha sido menos usada, ela também não deve aguentar o tranco
Em tempo, pra ficar claro: o que estou dizendo é que se a MB divulgou que não dava pra operar nada maior que Skyhawk, e justificava em parte por causa do desgaste das catapultas não tenho porque acreditar que esse dado de 20t de capacidade é crível. A não ser que tenham conseguido deixar a catapulta lateral mais potente que a de proa, o que acho difícil
A capacidade nominal dessas catapultas é de pelo menos 22,5 toneladas, como estavam taxadas no antigo Ark Royal. Em se tratando de material mecânico, uma reforma deveria elevar ela ao máximo real de novo.

O que se está dizendo é que a limitação não é da catapulta, mas da interação catapulta/navio. Porém, isso também é serviço que pode ser feito.

Resta saber se vale a pena gastar nos consertos, reformas e upgrades. Se não formos operar o Rafale ou outro caça mais pesado no São Paulo, não existe porque gastar recursos para lançar somente A-4 e Trackers reformados. É melhor já ir pensando no novo NAe.

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Re: A-12

#9418 Mensagem por Roberto Portella Bertazzo » Seg Jul 18, 2011 2:05 pm

[quote="PRick"][quote="Jonas Rafael"]Peso de decolagem é com os tanques cheios. Estou contando o peso listado como da aeronave vazia (que varia por volta de 10,5t conforme diferentes fontes) mais 500 kg de 4 mísseis ar-ar. Isso dá um pouco mais que 11t. Deve contar alguma coisa da munição do canhão e o piloto, mas ainda dá pelo menos umas 2 toneladas de combustível. Claro o avião decola com 4,3t nos tanques internos, então se der um pane e precisar voltar, não sei se ele tem como alijar parte do combustível dos tanques internos. Num vôo normal entretanto o peso del ao retnoar deve ficar entre 11,5 e 12 toneladas (considerando uma margem de segurança). Claro isso tudo com base em achismo ponderada, pois é info classificada.
De qualquer forma foi divulgado que a catapulta não tem mais a mesma capacidade por causa do desgaste natural dos anos. Creio que se referiam às duas, inclusive a de proa. Considerando que 20tons era a capacidade nominal dela quando nova, acho difícil que consiga operar nesta faixa agora. Mesmo que a lateral de repente tenha sido menos usada, ela também não deve aguentar o tranco
Em tempo, pra ficar claro: o que estou dizendo é que se a MB divulgou que não dava pra operar nada maior que Skyhawk, e justificava em parte por causa do desgaste das catapultas não tenho porque acreditar que esse dado de 20t de capacidade é crível. A não ser que tenham conseguido deixar a catapulta lateral mais potente que a de proa, o que acho difícil[/quote]

A capacidade nominal dessas catapultas é de pelo menos 22,5 toneladas, como estavam taxadas no antigo Ark Royal. Em se tratando de material mecânico, uma reforma deveria elevar ela ao máximo real de novo.

O que se está dizendo é que a limitação não é da catapulta, mas da interação catapulta/navio. Porém, isso também é serviço que pode ser feito.

Resta saber se vale a pena gastar nos consertos, reformas e upgrades. Se não formos operar o Rafale ou outro caça mais pesado no São Paulo, não existe porque gastar recursos para lançar somente A-4 e Trackers reformados. É melhor já ir pensando no novo NAe.

[]´s[/quote]


As catapultas do São Paulo não são as mesmas do Ark Royal.
Tanto é que o Ark Royal lançava Phantons.
Existe uma diferença de modelo e tamanho nas duas.
As do São paulo são as BS-5 e as do Ark Royal na configuração final foram as BS-5A
BS5 151ft-220ft 50,000lb@91kt/33,000lb@150kt
BS5A 199ft-268ft 50,000lb@105kt Eagle 1964, Ark Royal 1970




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Re: A-12

#9419 Mensagem por PRick » Seg Jul 18, 2011 2:42 pm

Roberto Portella Bertazzo escreveu:


As catapultas do São Paulo não são as mesmas do Ark Royal.
Tanto é que o Ark Royal lançava Phantons.
Existe uma diferença de modelo e tamanho nas duas.
As do São paulo são as BS-5 e as do Ark Royal na configuração final foram as BS-5A
BS5 151ft-220ft 50,000lb@91kt/33,000lb@150kt
BS5A 199ft-268ft 50,000lb@105kt Eagle 1964, Ark Royal 1970
As catapultas são as mesmas, o comprimento não define o modelo, apenas uma modificação quanto ao tamanho. Por sinal, as catapultas usadas no Minas Gerais também podiam lançar 20 tonelas ou mais. O limitação não está na capacidade de pressão das catapultas, elas poderiam ser modificadas para atuar com muito mais pressão, a limitação está na intereção catapulta, caça e navio.

Porém, um casco do tamanho do São Paulo, poderia lançar sem problemas caças do tamanho e peso dos F-4, se isso fosse o único parâmetro de limitação.

A questão é saber o quanto se quer gastar, e se vale a pena gastar. O resto é posição ideológica, e apego a mediocridade.

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Re: A-12

#9420 Mensagem por lynx » Seg Jul 18, 2011 10:21 pm

A maior limitação do A-12 nestá no aparelho de parada e não nas catapultas. Mas o PRick tocou no ponto certo. O custo x benefício de se investir num hipotético aumento de capacidade do navio se mostrou inaceitável. A capacidade das catapultas se reflete lá embaixo na praça de caldeiras... aí não vale a pena (ou o risco) de se tentar um aumento. No AP então... é ainda mais complicado. :wink:




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