Marinha fecha mais 2 Seahawks

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Túlio
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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#166 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 16, 2011 1:34 pm

ASSIM É QUE SE FAZ!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#167 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 16, 2011 1:56 pm

Quando dá, é assim.




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cabeça de martelo
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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#168 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jul 16, 2011 1:59 pm

Túlio escreveu:Porque - dizem aqui no DB - falta mão de obra qualificada, têm que importar até soldador da Romênia. Como disse, nada contra ninguém, NE é Brasil igualzinho ao RS mas cada um com suas potencialidades, se não respeitarmos isso acabamos mal. Foi o que falei. Não esperes de mim malucagens do tipo "NE inferior" e bobajadas afins... :wink: 8-]
Salvo erro o governo Brasileiro ofereceu trabalho aos trabalhadores dos ENVC, mas tem que se meter na fila já que os Holandeses e os Alemães também estão interessados. :lol:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#169 Mensagem por Loki » Sáb Jul 16, 2011 2:23 pm

Túlio escreveu:Tá, e no Paraná? SC? RS? SP? Só tem água rasa?
Na minha opinião, o primeiro sempre será problemático mesmo, os equipamentos são novos, o pessoal não é treinando, tem a obra em andamento, tudo novo.

O que mais atrapalhou o JC foi a pressa imposta pela pressão política.

E com esse cenário os problemas em um primeiro navio aconteceriam em qualquer lugar!

A vantagem de Suape em relação aos outros locais são as licenças ambientais, as vantagens de infraestrutura, de custo e as utilidades.

A escolha do NE deve ter sido econômica-financeia, custo benefício, se está sendo feito lá é porque vai permitir o melhor retorno!

Os problemas de mão de obra para fazer navios existem em qualquer lugar do país, simplesmente porque não fazemos navios desde a época do Lloyd.

Para a necessidades atuais não formamos engenheiros nem técnicos navais, soldadores, e por ai vai. Na parte de material não fazíamos nem aço suficiente!

E sobre técnicos estrangeiros, fale uma área da engenharia que não está trazendo gente de fora para o mercado de trabalho brasileiro. Todas estão!
Nossa mão de obra especializada está longe, muito longe da demanda e consequentemente, as m@rdas estão acontecendo em todas as áreas, de edifícios desabando, subestações enterradas explodindo, metrôs e trens parando, implosões de estádios falhando, e por ai vai.

Veja bem, não estou dizendo que tudo é ruim, apenas que nossa média é ruim, temos expoentes mundiais nas engenharias e indústrias.

Mas como sou otimista acredito firmemente que mantido essa demanda, em 20 ou 25 anos alçaremos a nossa média há um patamar excelente!

abraço

Loki




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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#170 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 16, 2011 2:26 pm

Eu achei que com 2 páginas de discussão eu ia ver fotos dos S Hawk da MB e vocês estão discutindo estaleiro mal feito no Brasil... :lol:

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#171 Mensagem por henriquejr » Sáb Jul 16, 2011 2:32 pm

Apois num é!




.
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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#172 Mensagem por Corsário01 » Sáb Jul 16, 2011 2:39 pm

[003] [003] [003] [003] [003]

É pra aumentar o suspense CB. :wink:




Abraços,

Padilha
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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#173 Mensagem por Enlil » Sáb Jul 16, 2011 2:42 pm

henriquejr escreveu:Acho que o que mais pesou foi a infraestrutura existe no complexo portuário de Suape/PE. As potencialidades do lugar são imensas!!
Exato. Suape fica a mais ou menos 53 km de Recife e me impressionou muito o tamanho da área do porto e a quantidade de grandes obras de infraestrutura e industriais que estão sendo feitas por lá. São dezenas de kilômeteros de obras em andamento. Sem dúvida PE vai rivalizar com a BA como a maior economia do NE. A falta de mão-de-obra qualificada foi justamente um ponto tocado pelos pernambucanos que conversei e, segundo eles, estão sendo feitos também grandes investimento públicos e privados em cursos profissionalizantes. Por outro lado, quanto ao porto, que tem o maior calado do Nordeste, natural aliás, segundo me informaram outro grande estaleiro será construído em Suape.


Por acaso não tem um tópico apropriado para discutirmos esse assunto? :mrgreen:...


[].




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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#174 Mensagem por GustavoB » Sáb Jul 16, 2011 6:47 pm

Sea Hawk?




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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#175 Mensagem por orestespf » Sáb Jul 16, 2011 9:06 pm

Túlio escreveu:Vou tentar explicar melhor então:

:arrow: Botem o bendito estaleiro onde já tenha mão de obra qualificada para fazer navio direito.

:arrow: Encham o NE de SENAIs e Escolas Técnicas.


Feito isso, o NE vai estar cheio de profissionais de primeira. Daí sim, metam estaleiro lá. Tem muito mercado agora, imaginem com o Pré-Sal funcionando full. O que não se faz é botar a carroça na frente dos bois, dá nisso...
Já lhe passou pela cabeça que "sair do Rio" incomoda muita gente e que, aliás, tem gente aqui servindo de palanque para vozes terceiras? Que os ingênuos evoluam sempre; que os não ingênuos abram os olhos antes de servir de trampolim para "terceiros" de terceiros.

Em suma, a coisa é realmente assim ou as mudanças provocam/ram reações?

Só vejo reclamações, mas que parecem permeadas por argumentos "fundamentalistas", sempre ofendidos pela "modernidade" (leia-se conservadorismo).

Mano véio, tira este óculos escuro e veja o céu aberto e claro que cobre sua mente; que esta Luz possa lhe iluminar sempre!!! A coisa está aí, a olhos nus; mas não cobre dos ingênuos de plantão, estes nem percebem que servem à terceiros (ou não). A "verdade" está aparecendo, porém apenas através de uma via... Não seria prudente ouvir outras vertentes? Ou aqueles que optaram pelo formato/modelo são tão incompetentes assim? Juro que não sei. :wink:


Abração!!!




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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#176 Mensagem por Alcantara » Sáb Jul 16, 2011 9:33 pm

Orestes, isto tudo pra dizer apenas que "isto" (implantar o estaleiro no nordeste, longe do eixo sul/sudeste) foi opção do governo para levar desenvolvimento social aquela região?

Não teria sido mais fácil dizer diretamente? 8-]




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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#177 Mensagem por orestespf » Sáb Jul 16, 2011 10:23 pm

Alcantara escreveu:Orestes, isto tudo pra dizer apenas que "isto" (implantar o estaleiro no nordeste, longe do eixo sul/sudeste) foi opção do governo para levar desenvolvimento social aquela região?

Não teria sido mais fácil dizer diretamente? 8-]
Entendeu tudo errado, nobre Alcântara, você imagina que sou mais politizado do que realmente sou. A questão da presença militar no Norte e Nordeste do Brasil é estratégica e não sou eu quem afirma tal coisa; este assunto não é do último governo e nem do atual, é antigo. O Brasil é maior do que as regiões Sudeste e Sul, logo precisa se defender além destes espaços reduzidos, visto que a soberania é nacional e não regional. Lembre-se que a preocupação em relação ao Norte e ao Nordeste brasileiro vem dos militares e não dos governos civis.

Problemas que vejo:

1) você acha que tudo o que (eu) falo é de natureza política/poliqueira. Insisto, não é. :wink:

2) existe uma limitação técnica em relação a mão de obra do Norte e Nordeste brasileiro; que estes cidadãos sejam inserido nas novas exigências que tangem à soberania nacional;

3) existe um "boato/fama" que diz que a MB não quer sair do Rio; que seus representantes lembrem que a Força está à serviço da Nação e que a Nação não se resume ao Rio (supondo que tal bobagem seja verdadeira);

4) que se lembre que o desenvolvimentismo não se aplica à regionalidade, mas à totalidade;

5) que se tenha sensibilidade para lembrar que defender o Brasil não se resume, apenas, à defesa das regiões Sudeste e Sul;

6) que se perceba, acima de tudo, que a possibilidade ímpar de levar o desenvolvimento às regiões Norte e Nordeste do Brasil não deve ser perdida por preconceitos estúpidos dos moradores do Sul e Sudeste;

7) que se lembre que os moradores do Norte e Nordeste são Cidadãos brasileiros e que devem ser tratados com máximo respeito, sem a mediocridade de tratá-los como seres insignificantes e incapazes como tem se sugerido aqui, ao dizer-se que as "limitações técnicas" são oriundas da INCAPACIDADE de se encontrar capacitação profissional nas citadas regiões. Defender esta tese é uma ofensa sem igual! Se não há capacitação, que se capacite!


Forte abraço!!!




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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#178 Mensagem por Alcantara » Dom Jul 17, 2011 3:19 am

Os itens 2, 4, 5, 6 e 7 refletem justamente o que eu disse: "Levar desenvolvimento social ao nordste".
Por que a celeuma? Não estou discordando nesse ponto. Só perguntei por que não ser direto.

Sul e sudeste já estão desenvolvidos, não "precisam" desse tipo de investimento do governo. Por outro lado, é interessante aos olhos do governo federal a instalação de grandes centros produtores ao nordeste, como forma de "socializar" o desenvolvimento nacional, antes, muito concentrado na parte sul/sudeste, como todos nós aqui sabemos.

Porque fábricas de automóveis, refinarias e estaleiros foram orientados ao nordeste? Para criar empregos melhores nessa região.

O item 1, não discuto.

Finalmente, quanto ao item 3, creio que havendo decisão por parte do GF, à MB vai restar somente acatar. Ainda mais se o GF prover os meios necessários para ampliar a Armada para uma segunda frota.


Abraços!




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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#179 Mensagem por sapao » Dom Jul 17, 2011 8:51 pm

henriquejr escreveu: Por qual razão o EB e a FAB não adquiriram as versões mais modernas do H-60, como o I ou o M??? A diferença de preço é tão grande a ponto de justificar a compra de algo novo que estar para sair de produção e que, num futuro não muito distante terá que ser modernizado para o padrão atual?
Acho até um tanto incoerente a FAB e o EB estarem modernizando sua aviação com equipamentos modernos, com Glass cockipt e tals (como são os EC-725 e serão os Panteras e Esquilos modernizados) e adquirir um equipamento novo com avionica ultrapassada (em termos de geração)...
O EB não tinha como, ja que na epoca em que comprou os seus nem M ou o I existiam.

A FAB idem nos primeiros que foram para Manaus.
Quanto aos restantes, houve bastante discussão e se chegou a conclusão que não valia o preço de investir em um modelo que ainda esta entrando em operação, com todas as implicações que existem neste caso.

Uma aeronave com EFIS não está a frente de outra sem, pois ele é uma das variaveis.
Que eu saiba o HUEY II da PM-RJ tem EFIS, mas continua sendo um HUEY II.
Operacionalmente, ele tem pouco mais do que os HUEY da FAB.
E dependendo dos demais componentes (guincho, tanque auxiliar) ele pode ate vir a ser mais restrito; apesar de ter aquela painel bonito.
Concordo que esse é o futuro, mas grande parte das aeronaves atuais voam com paineis analogicos e cumprem bem a sua missão assim; o que se deve perguntar é: tenho a necessidade de mudar a minha configuração para EFIS?
Porque comprar analogico hoje é impossivel, mas será que vale a pena mudar o que ja se tem?

Tem que ser levado em conta tambem que o ambiente de operação da FAB e do EB é bem diferente do que o da MB vai ser utilizado; alias eles podem ser utilizados em qualquer ambiente: de resgate no mar a infiltração na Amazonia passando por enchente no NE.
E quem já viu a operação de helicopteros nestes tipos de situações sabem que a palavra é: ROBUSTEZ!

Por mais que o fabricante me garanta, eu so acredito vendo que um heli assim vai dormir uma semana na selva e continuar 100%, sem ter que limpar nenhum contato. Outro ponto é que nas aeronaves analogicas a pane de um sistema não inviabiliza a operação, ja no EFIS as coisas estão integradas.

Por ultimo temos sempre a logistica: o M está fora do nosso orçamento, e o I é a mesma aeronave que o da FAB, mas com EFIS.
O proprio fabricante disse que em uma revisão de 2 meses é possivel passar de um modelo A ou L para o I, já a reciproca não existe.
O L já esta testado e conhecido na FAB, valeria a pena abrirmos outra linha de suprimento para metade de uma frota de 16 aeronaves?
E se passassemos todas para o padrão I, vamos ser nos os operadores a descobrir as panes de inicio de projeto, ou vale a pena operar as que temos por mais alguns anos e converter toda a frota no MLU?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#180 Mensagem por henriquejr » Dom Jul 17, 2011 9:40 pm

Sapão.

O problema é que, pelo que sei, esses UH-60L da FAB serão os últimos a serem produzidos pela fabrica, ou seja, novas encomendas da FAB terão, necessariamente, que ser das versões "I" ou "M"!!! A FAB estar adquirindo HOJE um modelo que estar sendo descontinuado, então terminará tendo que abrir outra linha logistica se quiser mais UH-60, daqui pra frente!




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