TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
NãoBoss escreveu:Eu nem sabia
Tem mais informações sobre ?
O que eu quiz dizer é que com todos os times de Engenharia que esse tipo de empresa possui, eu não duvido se aqui e ali pesquisa são feitas e conceitos aparecem. Mas daí a algo se tornar realidade é uma distância absolutamente enorme e hoje em dia improvável.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Ah sim (achei que tinha falado de algo que vazou por aí e tal)
Se até nós que não somos nada ficamos fuçando nessa de caças nacionais, etc, normal dentro da Embraer terem feito trabalhos em cima disso e nunca terem saído de lá por não serem viáveis.
Se até nós que não somos nada ficamos fuçando nessa de caças nacionais, etc, normal dentro da Embraer terem feito trabalhos em cima disso e nunca terem saído de lá por não serem viáveis.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Ser viavel depende do tipo de viabilidade que estamos falando.
Será que o J-7 e o J-10 da China são viaveis?
Será que o J-7 e o J-10 da China são viaveis?
Editado pela última vez por sapao em Qua Jul 13, 2011 9:09 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Totalmente viáveis.sapao escreveu:Ser viavel depende do tipo de viabilidade que estamos falando.
Será que o J-7 e o J-10 da China são vaiveis?
Eles tem centenas de aeronaves para substituir na FAérea deles e somente isso já melhora a viabilidade de um projeto desses.
Eles tem prosperidade $$$$$$ e estão levando a revitalização das FAs deles bem a sério e não essa coisa de 3 Presidentes e nenhuma decisão porque um disse que não era o lugar dele escolher algo tão no finalzinho... outro queria salvar os pobres e apertou o botão de reset na coisa toda até que no fim disse que 'não era lugar dele escolher algo tão no finalzinho', e agora a terceira diz que não temos dinheiro porque temos que novamente salvar o país.
É a nossa realidade, infelizmente.
Outra coisa é o seguinte... eu comprei um livro sobre os projetos aeronáuticos da Industria Chinesa nos últimos 50 anos e os caras investem uma montanha de $$$$$$$ em pesquisa... e o que teve de coisa estranha que ganhou os céus e nunca se torno realidade... não está no gibi.
Daí J-10 é uma consequência natural de todo esse investimento... o que é uma realidade diferente da nossa
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- soultrain
- Sênior
Não percebeu Lima, o que o sapão quiz dizer foi: não era mais barato e com mais qualidade comprar fora? O custo é a variável mais importante?
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Vou repetir, o problema não é falar em mais barato, mas falar mais barato só de vez em quando. Se queremos levar a sério qualquer decisão de compra sobre plataformas, é necessário estabelecer critérios nos procedimentos, na forma de se fazer as escolhas e nos próprios critérios e pesos deles na escolha.
Se escolhermos o sistema igual ao FX-2, então todas as compras tem que ser feitas assim, quer dizer convites emitidos, propostas recebidas, análise dos produtos, triagem técnica e por fim a escolha política.
O que me parece absurdo é que em alguns casos a COPAC entra, já em outros não, em alguns são emitidos RFI em outros a compra é feita diretamente sem nada disso.
O FX-2 foi feito, e existem 03 finalistas, para o bem ou mal, se vamos jogar o FX-2 no lixo, que isso seja divulgado com todas as implicações, para depois não fazermos nunca mais nenhum processo como o FX-2, porque se ele for abandonado, convenhamos fazer um novo será absurdo. Que se escolha logo um concorrente por negociação direta e pronto.
[ ]´s
Se escolhermos o sistema igual ao FX-2, então todas as compras tem que ser feitas assim, quer dizer convites emitidos, propostas recebidas, análise dos produtos, triagem técnica e por fim a escolha política.
O que me parece absurdo é que em alguns casos a COPAC entra, já em outros não, em alguns são emitidos RFI em outros a compra é feita diretamente sem nada disso.
O FX-2 foi feito, e existem 03 finalistas, para o bem ou mal, se vamos jogar o FX-2 no lixo, que isso seja divulgado com todas as implicações, para depois não fazermos nunca mais nenhum processo como o FX-2, porque se ele for abandonado, convenhamos fazer um novo será absurdo. Que se escolha logo um concorrente por negociação direta e pronto.
[ ]´s
E opinião é como bunda, cada um tem a sua.Que non sense heim CM...
Para de distorcer o que o rapaz escreve para manter um opinião errada...
Eu entendi de um jeito, e se outros entenderam diferente, é a opinião de cada um e cada um com a sua.
Cuidado com acusações, ela exigem provas.
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Não percebi, devo ter cuidado com o que? Com qual acusação?Carlos Mathias escreveu:E opinião é como bunda, cada um tem a sua.Que non sense heim CM...
Para de distorcer o que o rapaz escreve para manter um opinião errada...
Eu entendi de um jeito, e se outros entenderam diferente, é a opinião de cada um e cada um com a sua.
Cuidado com acusações, ela exigem provas.
Eu não acusei nada, fui curto e directo. E nada mais. Opinião é uma coisa, distorção é outra. O frase postada era simples, curta e objectiva, mas mesmo assim, você tentou esticar um assunto morto.
Se nesse caso entendeu diferente, o seu post, na minha opinião, também pode ser entendido como uma ameaça, pois não? Afinal de contas, opinião é que nem bunda, cada um tem a sua...
Audaces Fortuna Iuvat
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Obrigado.Carlos Mathias escreveu:Então tá certo, vai por aí que você vai bem.
Audaces Fortuna Iuvat
- romeo
- Sênior
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradeceram: 81 vezes
Pô... Os Moderadores provavelmente vão me deixar da geladeira com essa besteira; mas vocês com esse papo de bunda-pra-la... Bunda-pra-ca... Me lembraram da seguinte infame piada:
Um rapaz entra numa farmácia e diz ao farmacêutico:
- Eu quero a melhor vaselina que o senhor tiver ai, porque hoje eu vou comer um cuzinho que é um espetáculo!
O farmacêutico foi buscar e entregou ao rapaz, que perguntou:
- Quanto custa?
- São 3,20euros disse o farmacêutico.
O rapaz respondeu:
- O senhor não entendeu. Hoje eu vou comer um cuzinho que é o melhor da cidade, é uma maravilha e eu não posso usar uma vaselina qualquer. De-me o que existir de melhor!
O farmacêutico então pegou num gel lubrificante, explicou que era um produto importado e de altíssima qualidade e entregou ao rapaz, e ele disse:
- Quanto custa?
- São 50,00euros disse o farmacêutico.
O rapaz respondeu:
- O senhor não entendeu. Hoje eu vou comer um cuzinho que é inacreditável, é uma coisa do outro mundo que não tem como descrever e eu não posso usar um produto qualquer. De-me o que existir de melhor!
O farmacêutico então foi até aos fundos da farmácia, abriu um pesado cofre e voltou com um frasquinho minúsculo nas mãos e disse:
- Este é um gel lubrificante desenvolvido pela NASA. É um modelo experimental e este frasquinho apenas com 20 ml custa 500,00euros
- Agora sim! Agora o senhor entendeu o tipo de produto que eu preciso, pois hoje eu vou comer um cuzinho que é simplesmente perfeito!
O rapaz pagou e saiu.
Nisto, um velhote que estava quieto na ponta do balcão a assistir à cena toda disse para o farmaceutico:
- Vai comer porra nenhuma! Esse maricas vai é levar no cu!
- Porque é que acha isso?
- Você já viu alguém preocupar-se assim com o cu dos outros?
Agora postei... Ferrou....
Srs. do Conselho... Clemência !!!!! ... Mas depois desse papo de cada um que cuide da sua bunda, essa eu não pude resistir.
Um rapaz entra numa farmácia e diz ao farmacêutico:
- Eu quero a melhor vaselina que o senhor tiver ai, porque hoje eu vou comer um cuzinho que é um espetáculo!
O farmacêutico foi buscar e entregou ao rapaz, que perguntou:
- Quanto custa?
- São 3,20euros disse o farmacêutico.
O rapaz respondeu:
- O senhor não entendeu. Hoje eu vou comer um cuzinho que é o melhor da cidade, é uma maravilha e eu não posso usar uma vaselina qualquer. De-me o que existir de melhor!
O farmacêutico então pegou num gel lubrificante, explicou que era um produto importado e de altíssima qualidade e entregou ao rapaz, e ele disse:
- Quanto custa?
- São 50,00euros disse o farmacêutico.
O rapaz respondeu:
- O senhor não entendeu. Hoje eu vou comer um cuzinho que é inacreditável, é uma coisa do outro mundo que não tem como descrever e eu não posso usar um produto qualquer. De-me o que existir de melhor!
O farmacêutico então foi até aos fundos da farmácia, abriu um pesado cofre e voltou com um frasquinho minúsculo nas mãos e disse:
- Este é um gel lubrificante desenvolvido pela NASA. É um modelo experimental e este frasquinho apenas com 20 ml custa 500,00euros
- Agora sim! Agora o senhor entendeu o tipo de produto que eu preciso, pois hoje eu vou comer um cuzinho que é simplesmente perfeito!
O rapaz pagou e saiu.
Nisto, um velhote que estava quieto na ponta do balcão a assistir à cena toda disse para o farmaceutico:
- Vai comer porra nenhuma! Esse maricas vai é levar no cu!
- Porque é que acha isso?
- Você já viu alguém preocupar-se assim com o cu dos outros?
Agora postei... Ferrou....
Srs. do Conselho... Clemência !!!!! ... Mas depois desse papo de cada um que cuide da sua bunda, essa eu não pude resistir.
- NovaTO
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
soultrain escreveu:Não percebeu Lima, o que o sapão quiz dizer foi: não era mais barato e com mais qualidade comprar fora? O custo é a variável mais importante?
O custo é uma das variáveis, a ponderação de todos os itens aponta em princípio o melhor.... O que talvez não pode ser feito é dar peso excessivo à um item distorcendo a análise.
[]'s
-
- Sênior
cb_lima escreveu:Totalmente viáveis.sapao escreveu:Ser viavel depende do tipo de viabilidade que estamos falando.
Será que o J-7 e o J-10 da China são vaiveis?
Eles tem centenas de aeronaves para substituir na FAérea deles e somente isso já melhora a viabilidade de um projeto desses.
Eles tem prosperidade $$$$$$ e estão levando a revitalização das FAs deles bem a sério e não essa coisa de 3 Presidentes e nenhuma decisão porque um disse que não era o lugar dele escolher algo tão no finalzinho... outro queria salvar os pobres e apertou o botão de reset na coisa toda até que no fim disse que 'não era lugar dele escolher algo tão no finalzinho', e agora a terceira diz que não temos dinheiro porque temos que novamente salvar o país.
É a nossa realidade, infelizmente.
Outra coisa é o seguinte... eu comprei um livro sobre os projetos aeronáuticos da Industria Chinesa nos últimos 50 anos e os caras investem uma montanha de $$$$$$$ em pesquisa... e o que teve de coisa estranha que ganhou os céus e nunca se torno realidade... não está no gibi.
Daí J-10 é uma consequência natural de todo esse investimento... o que é uma realidade diferente da nossa
[]s
CB_Lima
Independente do numero de aeronaves, pois a viabilidade não está atrelada a isso já que a principio o lucro não é o objetivo principal, e sim a independencia.
Logico que se for um sucesso de vendas e der lucro é otimo, mas a viabilidade dele não está sendo medida assim, foi isso que quis dizer.
Claro que lá a realidade empresarial é diferente, mas qualquer projeto pode ser tocado assim desde que se tenha vontade: o R-99, o A-29 e o KC-390 foram assim.
A empresa privada define os custos minimos do projeto, o GF entra com o capital de risco necessario para cobrir esses custos mais um lucro combinado, e se for para frente a venda de unidades a mais otimo; se não houver vendas a força tem o seu vetor e a empresa o seu lucro planejado.
Essa foi uma das grandes lições do A-1.
Em resumo, a viabilidade dele está associada a VONTADE POLITICA de que o projeto aconteça e não a um possivel numero de vendas no mercado externo.
Ou alguem acha que TODOS os estadios que serão feitos para a Copa são viaveis e vão dar retorno com seu uso ao longo dos anos após o evento?
-
- Sênior
soultrain escreveu:Não percebeu Lima, o que o sapão quiz dizer foi: não era mais barato e com mais qualidade comprar fora? O custo é a variável mais importante?
Bem por ai Soultrain.
O que é necessario para que o projeto seja viavel? Lucro?
Penso que não, este deve ser o objetivo da empresa e não do governo.