TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59236 Mensagem por Boss » Seg Jul 11, 2011 7:43 pm

Eu nem sabia :|

Tem mais informações sobre ?

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#59237 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 11, 2011 8:00 pm

Boss escreveu:Eu nem sabia :|

Tem mais informações sobre ?
Não :lol:

O que eu quiz dizer é que com todos os times de Engenharia que esse tipo de empresa possui, eu não duvido se aqui e ali pesquisa são feitas e conceitos aparecem. Mas daí a algo se tornar realidade é uma distância absolutamente enorme e hoje em dia improvável.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#59238 Mensagem por Boss » Seg Jul 11, 2011 8:05 pm

Ah sim :lol: (achei que tinha falado de algo que vazou [005] por aí e tal)

Se até nós que não somos nada ficamos fuçando nessa de caças nacionais, etc, normal dentro da Embraer terem feito trabalhos em cima disso e nunca terem saído de lá por não serem viáveis.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#59239 Mensagem por sapao » Seg Jul 11, 2011 8:27 pm

Ser viavel depende do tipo de viabilidade que estamos falando.

Será que o J-7 e o J-10 da China são viaveis?

Editado pela última vez por sapao em Qua Jul 13, 2011 9:09 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#59240 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 11, 2011 8:42 pm

sapao escreveu:Ser viavel depende do tipo de viabilidade que estamos falando.

Será que o J-7 e o J-10 da China são vaiveis?
Totalmente viáveis.

Eles tem centenas de aeronaves para substituir na FAérea deles e somente isso já melhora a viabilidade de um projeto desses.

Eles tem prosperidade $$$$$$ e estão levando a revitalização das FAs deles bem a sério e não essa coisa de 3 Presidentes e nenhuma decisão porque um disse que não era o lugar dele escolher algo tão no finalzinho... outro queria salvar os pobres e apertou o botão de reset na coisa toda até que no fim disse que 'não era lugar dele escolher algo tão no finalzinho', e agora a terceira diz que não temos dinheiro porque temos que novamente salvar o país.

É a nossa realidade, infelizmente.

Outra coisa é o seguinte... eu comprei um livro sobre os projetos aeronáuticos da Industria Chinesa nos últimos 50 anos e os caras investem uma montanha de $$$$$$$ em pesquisa... e o que teve de coisa estranha que ganhou os céus e nunca se torno realidade... não está no gibi.

Daí J-10 é uma consequência natural de todo esse investimento... o que é uma realidade diferente da nossa :(

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
soultrain
Sênior
Sênior

#59241 Mensagem por soultrain » Seg Jul 11, 2011 9:29 pm

Não percebeu Lima, o que o sapão quiz dizer foi: não era mais barato e com mais qualidade comprar fora? O custo é a variável mais importante?

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
PRick

#59242 Mensagem por PRick » Seg Jul 11, 2011 11:06 pm

Vou repetir, o problema não é falar em mais barato, mas falar mais barato só de vez em quando. Se queremos levar a sério qualquer decisão de compra sobre plataformas, é necessário estabelecer critérios nos procedimentos, na forma de se fazer as escolhas e nos próprios critérios e pesos deles na escolha.

Se escolhermos o sistema igual ao FX-2, então todas as compras tem que ser feitas assim, quer dizer convites emitidos, propostas recebidas, análise dos produtos, triagem técnica e por fim a escolha política.

O que me parece absurdo é que em alguns casos a COPAC entra, já em outros não, em alguns são emitidos RFI em outros a compra é feita diretamente sem nada disso.

O FX-2 foi feito, e existem 03 finalistas, para o bem ou mal, se vamos jogar o FX-2 no lixo, que isso seja divulgado com todas as implicações, para depois não fazermos nunca mais nenhum processo como o FX-2, porque se ele for abandonado, convenhamos fazer um novo será absurdo. Que se escolha logo um concorrente por negociação direta e pronto.

[ ]´s

Carlos Mathias

#59243 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 11, 2011 11:18 pm

Que non sense heim CM...

Para de distorcer o que o rapaz escreve para manter um opinião errada...
E opinião é como bunda, cada um tem a sua.

Eu entendi de um jeito, e se outros entenderam diferente, é a opinião de cada um e cada um com a sua.

Cuidado com acusações, ela exigem provas.

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#59244 Mensagem por Andre Correa » Seg Jul 11, 2011 11:38 pm

Carlos Mathias escreveu:
Que non sense heim CM...

Para de distorcer o que o rapaz escreve para manter um opinião errada...
E opinião é como bunda, cada um tem a sua.

Eu entendi de um jeito, e se outros entenderam diferente, é a opinião de cada um e cada um com a sua.

Cuidado com acusações, ela exigem provas.
Não percebi, devo ter cuidado com o que? Com qual acusação?
Eu não acusei nada, fui curto e directo. E nada mais. Opinião é uma coisa, distorção é outra. O frase postada era simples, curta e objectiva, mas mesmo assim, você tentou esticar um assunto morto.
Se nesse caso entendeu diferente, o seu post, na minha opinião, também pode ser entendido como uma ameaça, pois não? Afinal de contas, opinião é que nem bunda, cada um tem a sua... :lol:

Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

#59245 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 11, 2011 11:43 pm

Então tá certo, vai por aí que você vai bem.

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#59246 Mensagem por Andre Correa » Seg Jul 11, 2011 11:50 pm

Carlos Mathias escreveu:Então tá certo, vai por aí que você vai bem.
Obrigado.

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
romeo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 81 vezes

#59247 Mensagem por romeo » Ter Jul 12, 2011 2:43 am

Pô... Os Moderadores provavelmente vão me deixar da geladeira com essa besteira; mas vocês com esse papo de bunda-pra-la... Bunda-pra-ca... Me lembraram da seguinte infame piada:

Um rapaz entra numa farmácia e diz ao farmacêutico:
- Eu quero a melhor vaselina que o senhor tiver ai, porque hoje eu vou comer um cuzinho que é um espetáculo!
O farmacêutico foi buscar e entregou ao rapaz, que perguntou:
- Quanto custa?
- São 3,20euros disse o farmacêutico.
O rapaz respondeu:
- O senhor não entendeu. Hoje eu vou comer um cuzinho que é o melhor da cidade, é uma  maravilha e eu não posso usar uma vaselina qualquer. De-me o que existir de  melhor!
O farmacêutico então pegou num gel lubrificante, explicou que era um produto importado e de altíssima qualidade e entregou ao rapaz, e ele disse:
- Quanto custa?
- São 50,00euros disse o farmacêutico.
O rapaz respondeu:
- O senhor não entendeu. Hoje eu vou comer um cuzinho que é inacreditável, é uma coisa do outro  mundo que não tem como descrever e eu não posso usar um produto qualquer.  De-me o que existir de melhor!
O farmacêutico então foi até aos fundos da farmácia, abriu um pesado cofre e voltou com um frasquinho  minúsculo nas mãos e disse:
- Este é um gel lubrificante desenvolvido pela NASA. É um modelo experimental e este frasquinho apenas com 20 ml custa  500,00euros
- Agora sim! Agora o senhor entendeu o tipo de produto que eu preciso, pois hoje eu vou comer um cuzinho que é simplesmente perfeito!
O rapaz pagou e saiu.
Nisto, um velhote que estava quieto na ponta do balcão a assistir à cena toda disse para o farmaceutico:
- Vai comer porra nenhuma! Esse maricas vai é levar no cu!
- Porque é que acha isso?
- Você já viu alguém preocupar-se assim com o cu dos outros?

Agora postei... Ferrou.... :D

Srs. do Conselho... Clemência !!!!! ... Mas depois desse papo de cada um que cuide da sua bunda, essa eu não pude resistir.
[002]

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#59248 Mensagem por NovaTO » Ter Jul 12, 2011 8:49 am

soultrain escreveu:Não percebeu Lima, o que o sapão quiz dizer foi: não era mais barato e com mais qualidade comprar fora? O custo é a variável mais importante?

O custo é uma das variáveis, a ponderação de todos os itens aponta em princípio o melhor.... O que talvez não pode ser feito é dar peso excessivo à um item distorcendo a análise. :?

[]'s

sapao
Sênior
Sênior

#59249 Mensagem por sapao » Qua Jul 13, 2011 9:17 pm

cb_lima escreveu:
sapao escreveu:Ser viavel depende do tipo de viabilidade que estamos falando.

Será que o J-7 e o J-10 da China são vaiveis?
Totalmente viáveis.

Eles tem centenas de aeronaves para substituir na FAérea deles e somente isso já melhora a viabilidade de um projeto desses.

Eles tem prosperidade $$$$$$ e estão levando a revitalização das FAs deles bem a sério e não essa coisa de 3 Presidentes e nenhuma decisão porque um disse que não era o lugar dele escolher algo tão no finalzinho... outro queria salvar os pobres e apertou o botão de reset na coisa toda até que no fim disse que 'não era lugar dele escolher algo tão no finalzinho', e agora a terceira diz que não temos dinheiro porque temos que novamente salvar o país.

É a nossa realidade, infelizmente.

Outra coisa é o seguinte... eu comprei um livro sobre os projetos aeronáuticos da Industria Chinesa nos últimos 50 anos e os caras investem uma montanha de $$$$$$$ em pesquisa... e o que teve de coisa estranha que ganhou os céus e nunca se torno realidade... não está no gibi.

Daí J-10 é uma consequência natural de todo esse investimento... o que é uma realidade diferente da nossa :(

[]s
CB_Lima

Independente do numero de aeronaves, pois a viabilidade não está atrelada a isso já que a principio o lucro não é o objetivo principal, e sim a independencia.
Logico que se for um sucesso de vendas e der lucro é otimo, mas a viabilidade dele não está sendo medida assim, foi isso que quis dizer.

Claro que lá a realidade empresarial é diferente, mas qualquer projeto pode ser tocado assim desde que se tenha vontade: o R-99, o A-29 e o KC-390 foram assim.

A empresa privada define os custos minimos do projeto, o GF entra com o capital de risco necessario para cobrir esses custos mais um lucro combinado, e se for para frente a venda de unidades a mais otimo; se não houver vendas a força tem o seu vetor e a empresa o seu lucro planejado.
Essa foi uma das grandes lições do A-1.

Em resumo, a viabilidade dele está associada a VONTADE POLITICA de que o projeto aconteça e não a um possivel numero de vendas no mercado externo.

Ou alguem acha que TODOS os estadios que serão feitos para a Copa são viaveis e vão dar retorno com seu uso ao longo dos anos após o evento?

sapao
Sênior
Sênior

#59250 Mensagem por sapao » Qua Jul 13, 2011 9:19 pm

soultrain escreveu:Não percebeu Lima, o que o sapão quiz dizer foi: não era mais barato e com mais qualidade comprar fora? O custo é a variável mais importante?

Bem por ai Soultrain.
O que é necessario para que o projeto seja viavel? Lucro?
Penso que não, este deve ser o objetivo da empresa e não do governo.

Responder