TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59206 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 10, 2011 9:27 pm

Bolovo escreveu:
knigh7 escreveu:Se o Governo Sueco se comprometesse com uns 30 GripenNG, eu optaria por ele. Esse caca é a cara da FAB.
Larga dessa de Gripen. A chance dele foi entre 2001~2004. Agora jamais. O governo sueco não vai fazer nada.
Eu concordo que se o GripenNG ganhasse no FX2 seria uma certa surpresa.




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59207 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 10, 2011 9:30 pm

Eu já acho que tudo será uma surpresa.
Até se escolherem algo ano que vem. :?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59208 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 10, 2011 9:32 pm

Carlos Mathias escreveu: Mas quem disse que eu quero mudar a sua idéia?
Foi um modo de dizer, Carlos...

Carlos Mathias escreveu: E se você olhar por essa ótica, um caça que custa 70 milhões pelado cada peça (FSP, vide relatório vazado), jamais caberá neste orçamento da força. Além do que, os custos operacionais divulgados por aí de 5 mil merrecas/h, isso non ecxiste. :mrgreen:
Nem eu acredito nisso.
Carlos Mathias escreveu: O guru, mestre e oráculo PP já disse que a Noruega e Finlândia (é esse mesmo?) chegaram a um valor perto dos 10 mil dinheiros/h voada.
Sim eu acredito no Pepê. Esse valor é a metade do custo da hora voo do Rafale...

Carlos Mathias escreveu: Eu não acredito em caça baratinho hoje em dia.
Eu também não. Mas uns são bem mais baratos que outros...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59209 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 10, 2011 9:35 pm

Pepê Rezende escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Estive hoje no MinDef. Existe um compromisso da presidente Dilma de encontrar uma solução para a FAB até 2012...
Boss escreveu:Seria então neste segundo semestre ?
Sou mais o primeiro do próximo ano...

Abraços

Pepê
Sou mais o último mês do próximo ano. E quando chegar lá será passado para 2013 porque não terá tempo hábil para a escolha...

Na boa, Pepê, a data da escolha dos FXssss da vida superaram até as nossas brincadeiras exageradas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59210 Mensagem por soultrain » Dom Jul 10, 2011 9:40 pm

Tudo é barato comparado com 28 triliões gastos pelo Brasil nas FA.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59211 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 10, 2011 9:47 pm

Foi um modo de dizer, Carlos...
Mil perdões então... [077]
Cheguei do estábulo e não tirei a ferradura. :mrgreen:
Nem eu acredito nisso.
Entonces...
Sim eu acredito no Pepê. Esse valor é a metade do custo da hora voo do Rafale...
Mas o custo que estava prometido e seria acordado pela França seria 12 mil/h, lembra?
Eu nunca li o PP falar em 20 mil/h pro Rafale.
Eu também não. Mas uns são bem mais baratos que outros...
"Bem mais baratos" ?

Só se fosse russo ou chinês, mas europeu barato? Isso não existe!
Nada que venha da Europa é barato. :lol:

E barato é relativo.

Quanto vale a segurança de dois motores?
"Ah mas o motores atuais são tão seguros que..."
No dia que os aviões comerciais deixarem de usar no mínimo dois motores, aí eu acredito. :wink:

Não há como negar que um Rafale (ou qualquer outro caça médio/pesado) pode fazer mais que um Gripen.
Qual o preço dessa vantagem militar?

O preço/custo prá mim engloba mais até esse aspecto das capacidades de uma arma do que o dinheiro em si.

Mas repito, se formos escolher com base no orçamento de hoje, seria o ST, com ressalvas.

Olhando para a MB e o PROSUB eu creio que o aumento de verbas virá JUNTO com as novas armas.
Nem adianta sonhar com aumento de verbas com o que temos hoje.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59212 Mensagem por faterra » Dom Jul 10, 2011 9:58 pm

soultrain escreveu:O vosso governo já mostrou claramente, para quê mais dinheiro se o orçamento similar da Índia , da Coreia do Sul, quase o dobro do Espanhol, Turquia, Israel, Holanda, três vezes o Grego e olha que a maioria tem conflitos activos.

GASTEM O DINHEIRO QUE TÊM COMO DEVE SER, SE NÃO FIZEREM NADA VOU BAIXAR E BAIXAR ATÉ APRENDEREM.

Era o que eu diria e faria.
Como se você já não soubesse, mas... As FA`s foram sucateadas irresponsalvemente durante décadas e hoje se encontram em um estado de penúria. Para refazê-las, o estado já definiu que os investimentos virão através de verbas alheias a este orçamento. A verba de custeio operacional atual mal dá para operar o que tem. É esta verba que deverá sofrer um aumento para acompanhar os novos custeios operacionais e os futuros investimentos.
A parte do orçamento total relativo ao pessoal ativo e inativo é outra história e outra política. Está fora de discussão neste contexto.




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Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59213 Mensagem por Justin Case » Dom Jul 10, 2011 9:58 pm

Amigos,

Os argumentos monetaristas casam muito bem com o capitalismo e com o mundo empresarial.
No serviço público, pelo contrário, o resultado do investimento é o SERVIÇO.

No caso da nossa primeira linha de defesa, acho que o SERVIÇO principal que se deve prestar é DISSUASÃO.
Dissuasão não se faz com número de horas de voadas, mas com capacidade operacional superior, mesmo de um numero menor de aeronaves.

Abraço,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59214 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 10, 2011 9:59 pm

Carlos,

O Pepê se equivocou quanto a hora voo do Rafale.9.800 Euros é o valor do CLS. O consórcio não poderia bancar o valor de itens que fogem ao controle dele, como combustivel, pessoal da FAB, etc
Carlos Mathias escreveu:
Quanto vale a segurança de dois motores?
"Ah mas o motores atuais são tão seguros que..."
No dia que os aviões comerciais deixarem de usar no mínimo dois motores, aí eu acredito. :wink:
das 5 quedas de Gripen até hoje, nenhum afoi por causa do motor. Se isso fosse problema, não haveria cacas de 5G sendo projetados como monomotores.

Carlos Mathias escreveu: Não há como negar que um Rafale (ou qualquer outro caça médio/pesado) pode fazer mais que um Gripen.
Qual o preço dessa vantagem militar?
Ué, se até hoje a FAB subutiliza os cacas que tem...
Carlos Mathias escreveu: Olhando para a MB e o PROSUB eu creio que o aumento de verbas virá JUNTO com as novas armas.
Nem adianta sonhar com aumento de verbas com o que temos hoje.
Se pelo menos tivéssemos condicões de operar a contendo o que temos hoje, que é bem mais barato, seria um sinal de que aguentaríamos o caca bem mais caro de operar, né não?




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Jul 10, 2011 10:09 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59215 Mensagem por Penguin » Dom Jul 10, 2011 10:00 pm

Carlos Mathias escreveu:Pode ser a cara da FAB, mas eu não acho que seja a cara do Brasil.

Mas isso é o que EU acho.
A FAB e as FAs são reflexos do Brasil.




Editado pela última vez por Penguin em Dom Jul 10, 2011 10:22 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59216 Mensagem por DELTA22 » Dom Jul 10, 2011 10:03 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Os argumentos monetaristas casam muito bem com o capitalismo e com o mundo empresarial.
No serviço público, pelo contrário, o resultado do investimento é o SERVIÇO.

No caso da nossa primeira linha de defesa, acho que o SERVIÇO principal que se deve prestar é DISSUASÃO.
Dissuasão não se faz com número de horas de voadas, mas com capacidade operacional superior, mesmo de um numero menor de aeronaves.

Abraço,

Justin
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"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59217 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 10, 2011 10:06 pm

knigh7 escreveu: Então vc deve falar ao governo para aumentar a verba de investimento e custeio das F.As.
Quando tiver mudado, eu mudo de idéia.
Quero ver alguém manter 36 caças de um modelo que teve 36 unidades fabricadas e que não foi adotado pelo país de origem... O preço irá, sem dúvida nenhuma, às alturas. A indisponibilidade seria abismal!

A última chance do NG morreu na Índia.

Pepê




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59218 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 10, 2011 10:11 pm

Pepê Rezende escreveu:
knigh7 escreveu: Então vc deve falar ao governo para aumentar a verba de investimento e custeio das F.As.
Quando tiver mudado, eu mudo de idéia.
Quero ver alguém manter 36 caças de um modelo que teve 36 unidades fabricadas e que não foi adotado pelo país de origem... O preço irá, sem dúvida nenhuma, às alturas. A indisponibilidade seria abismal!

A última chance do NG morreu na Índia.

Pepê
Pepê, no post anterior eu havia dito que eu apoiava o Gripen se o Governo sueco se comprometesse comprando umas 30 unidades.
E na boa, o Gripen é mesmo a cara da FAB...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59219 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 10, 2011 10:15 pm

DELTA22 escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos,

Os argumentos monetaristas casam muito bem com o capitalismo e com o mundo empresarial.
No serviço público, pelo contrário, o resultado do investimento é o SERVIÇO.

No caso da nossa primeira linha de defesa, acho que o SERVIÇO principal que se deve prestar é DISSUASÃO.
Dissuasão não se faz com número de horas de voadas, mas com capacidade operacional superior, mesmo de um numero menor de aeronaves.

Abraço,

Justin
Matou a pau. [100]
Depende. Se 70% da frota ficar indisponível estará prejudicando a dissuasão...
Se o piloto tiver poucas horas voo na aeronave não terá capacidade de aproveitar todo o potencial operacional dela.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#59220 Mensagem por Penguin » Dom Jul 10, 2011 10:25 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Os argumentos monetaristas casam muito bem com o capitalismo e com o mundo empresarial.
No serviço público, pelo contrário, o resultado do investimento é o SERVIÇO.

No caso da nossa primeira linha de defesa, acho que o SERVIÇO principal que se deve prestar é DISSUASÃO.
Dissuasão não se faz com número de horas de voadas, mas com capacidade operacional superior, mesmo de um numero menor de aeronaves.

Abraço,

Justin
Justin,

Tb concordo que não se deveria economizar com a 1a linha de defesa.
Mas sem treinamento adequado, se compromete a capacidade operacional e o poder de dissuasão. O fator humano ainda é essencial.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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