Eu concordo que se o GripenNG ganhasse no FX2 seria uma certa surpresa.Bolovo escreveu:Larga dessa de Gripen. A chance dele foi entre 2001~2004. Agora jamais. O governo sueco não vai fazer nada.knigh7 escreveu:Se o Governo Sueco se comprometesse com uns 30 GripenNG, eu optaria por ele. Esse caca é a cara da FAB.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2037 vezes
- Agradeceram: 2577 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Eu já acho que tudo será uma surpresa.
Até se escolherem algo ano que vem.
Até se escolherem algo ano que vem.
- knigh7
- Sênior
Foi um modo de dizer, Carlos...Carlos Mathias escreveu: Mas quem disse que eu quero mudar a sua idéia?
Nem eu acredito nisso.Carlos Mathias escreveu: E se você olhar por essa ótica, um caça que custa 70 milhões pelado cada peça (FSP, vide relatório vazado), jamais caberá neste orçamento da força. Além do que, os custos operacionais divulgados por aí de 5 mil merrecas/h, isso non ecxiste.
Sim eu acredito no Pepê. Esse valor é a metade do custo da hora voo do Rafale...Carlos Mathias escreveu: O guru, mestre e oráculo PP já disse que a Noruega e Finlândia (é esse mesmo?) chegaram a um valor perto dos 10 mil dinheiros/h voada.
Eu também não. Mas uns são bem mais baratos que outros...Carlos Mathias escreveu: Eu não acredito em caça baratinho hoje em dia.
- knigh7
- Sênior
Sou mais o último mês do próximo ano. E quando chegar lá será passado para 2013 porque não terá tempo hábil para a escolha...Pepê Rezende escreveu:Pepê Rezende escreveu:Estive hoje no MinDef. Existe um compromisso da presidente Dilma de encontrar uma solução para a FAB até 2012...Sou mais o primeiro do próximo ano...Boss escreveu:Seria então neste segundo semestre ?
Abraços
Pepê
Na boa, Pepê, a data da escolha dos FXssss da vida superaram até as nossas brincadeiras exageradas.
- soultrain
- Sênior
Tudo é barato comparado com 28 triliões gastos pelo Brasil nas FA.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Mil perdões então...Foi um modo de dizer, Carlos...
Cheguei do estábulo e não tirei a ferradura.
Entonces...Nem eu acredito nisso.
Mas o custo que estava prometido e seria acordado pela França seria 12 mil/h, lembra?Sim eu acredito no Pepê. Esse valor é a metade do custo da hora voo do Rafale...
Eu nunca li o PP falar em 20 mil/h pro Rafale.
"Bem mais baratos" ?Eu também não. Mas uns são bem mais baratos que outros...
Só se fosse russo ou chinês, mas europeu barato? Isso não existe!
Nada que venha da Europa é barato.
E barato é relativo.
Quanto vale a segurança de dois motores?
"Ah mas o motores atuais são tão seguros que..."
No dia que os aviões comerciais deixarem de usar no mínimo dois motores, aí eu acredito.
Não há como negar que um Rafale (ou qualquer outro caça médio/pesado) pode fazer mais que um Gripen.
Qual o preço dessa vantagem militar?
O preço/custo prá mim engloba mais até esse aspecto das capacidades de uma arma do que o dinheiro em si.
Mas repito, se formos escolher com base no orçamento de hoje, seria o ST, com ressalvas.
Olhando para a MB e o PROSUB eu creio que o aumento de verbas virá JUNTO com as novas armas.
Nem adianta sonhar com aumento de verbas com o que temos hoje.
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Como se você já não soubesse, mas... As FA`s foram sucateadas irresponsalvemente durante décadas e hoje se encontram em um estado de penúria. Para refazê-las, o estado já definiu que os investimentos virão através de verbas alheias a este orçamento. A verba de custeio operacional atual mal dá para operar o que tem. É esta verba que deverá sofrer um aumento para acompanhar os novos custeios operacionais e os futuros investimentos.soultrain escreveu:O vosso governo já mostrou claramente, para quê mais dinheiro se o orçamento similar da Índia , da Coreia do Sul, quase o dobro do Espanhol, Turquia, Israel, Holanda, três vezes o Grego e olha que a maioria tem conflitos activos.
GASTEM O DINHEIRO QUE TÊM COMO DEVE SER, SE NÃO FIZEREM NADA VOU BAIXAR E BAIXAR ATÉ APRENDEREM.
Era o que eu diria e faria.
A parte do orçamento total relativo ao pessoal ativo e inativo é outra história e outra política. Está fora de discussão neste contexto.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Amigos,
Os argumentos monetaristas casam muito bem com o capitalismo e com o mundo empresarial.
No serviço público, pelo contrário, o resultado do investimento é o SERVIÇO.
No caso da nossa primeira linha de defesa, acho que o SERVIÇO principal que se deve prestar é DISSUASÃO.
Dissuasão não se faz com número de horas de voadas, mas com capacidade operacional superior, mesmo de um numero menor de aeronaves.
Abraço,
Justin
Os argumentos monetaristas casam muito bem com o capitalismo e com o mundo empresarial.
No caso da nossa primeira linha de defesa, acho que o SERVIÇO principal que se deve prestar é DISSUASÃO.
Dissuasão não se faz com número de horas de voadas, mas com capacidade operacional superior, mesmo de um numero menor de aeronaves.
Abraço,
Justin
- knigh7
- Sênior
Carlos,
O Pepê se equivocou quanto a hora voo do Rafale.9.800 Euros é o valor do CLS. O consórcio não poderia bancar o valor de itens que fogem ao controle dele, como combustivel, pessoal da FAB, etc
O Pepê se equivocou quanto a hora voo do Rafale.9.800 Euros é o valor do CLS. O consórcio não poderia bancar o valor de itens que fogem ao controle dele, como combustivel, pessoal da FAB, etc
das 5 quedas de Gripen até hoje, nenhum afoi por causa do motor. Se isso fosse problema, não haveria cacas de 5G sendo projetados como monomotores.Carlos Mathias escreveu:
Quanto vale a segurança de dois motores?
"Ah mas o motores atuais são tão seguros que..."
No dia que os aviões comerciais deixarem de usar no mínimo dois motores, aí eu acredito.
Ué, se até hoje a FAB subutiliza os cacas que tem...Carlos Mathias escreveu: Não há como negar que um Rafale (ou qualquer outro caça médio/pesado) pode fazer mais que um Gripen.
Qual o preço dessa vantagem militar?
Se pelo menos tivéssemos condicões de operar a contendo o que temos hoje, que é bem mais barato, seria um sinal de que aguentaríamos o caca bem mais caro de operar, né não?Carlos Mathias escreveu: Olhando para a MB e o PROSUB eu creio que o aumento de verbas virá JUNTO com as novas armas.
Nem adianta sonhar com aumento de verbas com o que temos hoje.
Editado pela última vez por knigh7 em Dom Jul 10, 2011 10:09 pm, em um total de 1 vez.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
A FAB e as FAs são reflexos do Brasil.Carlos Mathias escreveu:Pode ser a cara da FAB, mas eu não acho que seja a cara do Brasil.
Mas isso é o que EU acho.
Editado pela última vez por Penguin em Dom Jul 10, 2011 10:22 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Matou a pau.Justin Case escreveu:Amigos,
Abraço,
Justin
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
-
- Sênior
Quero ver alguém manter 36 caças de um modelo que teve 36 unidades fabricadas e que não foi adotado pelo país de origem... O preço irá, sem dúvida nenhuma, às alturas. A indisponibilidade seria abismal!knigh7 escreveu: Então vc deve falar ao governo para aumentar a verba de investimento e custeio das F.As.
Quando tiver mudado, eu mudo de idéia.
A última chance do NG morreu na Índia.
Pepê
- knigh7
- Sênior
Pepê, no post anterior eu havia dito que eu apoiava o Gripen se o Governo sueco se comprometesse comprando umas 30 unidades.Pepê Rezende escreveu:Quero ver alguém manter 36 caças de um modelo que teve 36 unidades fabricadas e que não foi adotado pelo país de origem... O preço irá, sem dúvida nenhuma, às alturas. A indisponibilidade seria abismal!knigh7 escreveu: Então vc deve falar ao governo para aumentar a verba de investimento e custeio das F.As.
Quando tiver mudado, eu mudo de idéia.
A última chance do NG morreu na Índia.
Pepê
E na boa, o Gripen é mesmo a cara da FAB...
- knigh7
- Sênior
Depende. Se 70% da frota ficar indisponível estará prejudicando a dissuasão...DELTA22 escreveu:Matou a pau.Justin Case escreveu:Amigos,
Abraço,
Justin
Se o piloto tiver poucas horas voo na aeronave não terá capacidade de aproveitar todo o potencial operacional dela.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Justin,Justin Case escreveu:Amigos,
Abraço,
Justin
Tb concordo que não se deveria economizar com a 1a linha de defesa.
Mas sem treinamento adequado, se compromete a capacidade operacional e o poder de dissuasão. O fator humano ainda é essencial.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla